Continuando nosso post sobre “Um dia em Xian”… dessa vez vamos falar dos passeios que Xian tem para oferecer, e apesar da cidade ter sido colocada no mapa do turismo internacional devido aos Guerreiros de Terracota, acredite se quiser, o que mais me impressionou foi a muralha…
E foi assim….
Começamos nosso dia bem cedo, pois sabíamos que para aproveitar o Museu do Terracota sem muita gente no caminho, teríamos que ser um dos primeiros a chegar! 😀
Com o taxi já reservado e nos esperando na porta do hotel às 7h15, saímos rumo ao museu, que fica cerca de 45 minutos a 1 hora de distância do centro de Xian (leia-se “Torre do Sino e do Tambor“/“Bell & Drum Tower”). Tirando o trânsito que me deixou um pouco afobada (sempre ansiosa… risos!), chegamos no horário programado e fomos comprar o ticket. Nem passamos perto do Museu Banpo, onde todas as excursões e guias sugerem, sinceramente não me interessei em conhecer uma vila neolitica na China e pelo que andei lendo, não merecia o tempo perdido… e como eu disse, a ideia é chegar o mais cedo possível.
Fizemos tudo sem guia, mas hoje, acho que deveria ter contratado uma guia para usufruir dos serviços (leia-se alguém falando mandarim) e de conhecimentos extra sobre o local… mas tudo bem, conhecemos tudo numa boa.
Como fomos praticamente os primeiros a chegar, perdemos um pouquinho de tempo para localizar o guichê de venda de ingressos (nada mais que 5 minutos). A sinalização é meio nebulosa, sendo essa uma outra forma de “forçar” o turista a pegar uma guia… mas funciona assim:
Do estacionamento (onde seu taxista irá te deixar), siga para direita até o final onde estará o guichê. Acredite se quiser, mas no caixa, ninguém fala uma palavra em inglês, nem “Terracota” eles entendem, coisa da China que sempre me deixam irritada 🙄 … então pague o ticket e decida se vai querer andar 1km até a entrada do museu (voltando para o lugar da primeira foto do post e subindo até encontrá-lo), ou se você vai querer pagar um poquinho a mais para a subir de carrinho motorizado, que fica logo ali ao lado do guichê…
.:. Um pouquinho sobre o Museu de Terracota .:.
Museum of Qin Terracotta Warriors and Horses.:.Qin Shi Huang foi o primeiro imperador da China unificada e da dinastia Qin, e por 35 anos, governou soberanamente (246 AC – 210 AC). Conhecido por sua inovações administrativas e tirania, não há dúvida que ele foi um dos mais importantes governantes da China.
Para garantir um exército para sua “vida” após a morte e talvez com a intenção de conquistar o céu como ele fez na terra, um mausoleu foi construído com pelo menos 8.000 soldados, incluindo cavalos, charretes e armamentos.
Por 2.200 anos essa obra ficou enterrada, sem niguém saber de sua existência. Até que em 1974, camponeses da região repentinamente o “descobriram” e hoje o múseu de Terracota é mundialmente conhecido.
O interessante é o fato dos soldados terem face individuais e únicas, diferentemente do corpo que foi feito em esquema de produção em massa. Uma surpresa foi saber que os soldados originalmente eram pintados…
Arqueólogos continuam com as excavações e pesquisa sobre o local.
PS: Não vou me extender muito no assunto, pois qualquer guia de viagem ou mesmo textos na internet podem te explicar com detalhe a história do imperador e do museu.
PS2: Foto do soldado pintado é do flickr/Shadowfoot
O museu se divide em 3 estações denominadas “Pit”, além do Hall de exposição das carroças de bronzes e cavalos. O Pit 1 é o maior e o mais interessante, o segundo possui um mini museu com explicações sobre as posições e hieraquias de cada soldado e a terceira é ok. O Hall de Exposição também vale uma passadinha. Reserve de 3 a 4 horas para ver e rever o museu. [Website oficial: http://www.bmy.com.cn]
Depois do museu, voltamos à Xian para continuar nosso “mikix tour” pela cidade. Amoçamos dumplings no Defachang (teoricamente o mais famoso da cidade e se você não pedir o suco, a conta sai bem barata. Os dumplings são gostoso, a localização é perfeita (na praça da Torre do Sino (Bell Tower) e em cima do starbucks) mas a experiência em si não foi espetacular como alguns retrataram no tripadvisor ehehhe… por incrível que pareça o suco ficou mais caro que o almoço inteiro! Cardápio e garçonetes em inglês 🙂 )
Nós só espiamos por fora a Torre do Sino e do Tambor, pois nosso objetivo era fazer o passeio mais bacana de XiAn (na nossa opinião); dar a volta de bicleta na muralha da cidade! Usamos o Portão Sul como entrada principal e depois de 14 km pedalando posso dizer que conhecemos um pouquinho mais de Xi’An (ou pelo menos praticamente tudo que a cidade tem a oferecer) 🙂
Você sabia?
A “Muralha de Xi’an“, construída durante a Dinastia Tang, não é apenas a muralha mais completa ainda existente na China, como também é um dos maiores e mais completos sistemas militares de defesa do mundo antigo.
Fortificação da muralha … e eu pedalando…
Pedalando…
Vista da cidade de Xian…
De lá… demos uma passadinha pelas ruazinhas de Shuyuan Men e Shuncheng (cheia de galerias de arte)… e fomos nos enfiando pelas ruelas, shoppings e afins até chegar no hotel (Citadines Central).
A noite, caimos na “balada” de Xian (risos) que acontece no “Quarteirão Árabe“, onde as barraquinhas de souvenirs, comidas e guloseimas se espalham por alguns quarteirões. Achei que fosse comer alguma coisa por lá, mas confesso que não tive coragem… mas o passeio foi bacanésimo!!!
Você sabia?
O islamismo foi introduzido na China durante o comercialização da Rota da Seda. Xian foi uma das primeiras cidades chinesas onde esses mercadores arabes se instalaram. Atualmente são mais de 60.000 mulçulmanos vivendo no local e dividindo costumes e cultura com a China.
A primeira mesquita de Xian foi construída em 742 d.c. e é um dos atrativos da cidade.
E foi assim que terminamos nosso dia em Xian… se eu gostei de ter ido? Bom, eu nunca desgosto dos lugares que passei, mas esse foi o típico passeio que vi e está visto (não deixou aquela marca, sabe?! eheehe)… Se um dia eu voltar será por força do destinho ou porque a tão sonhada viagem pela Rota da Seda se concretizou!
Leia mais sobre a China aqui no mikix:
Hong Kong: dicas práticas e rápidas
Hong Kong: Hotel, transfer aeroporto, roteiro
Macau: Bate e volta desde Hong Kong
Pequim, Xian e Xangai: dicas práticas e rápidas
Pequim, Xian e Xangai… nosso roteiro (incluindo Singapore Airlines e a Air China)
Pequim: Muralha da China – Eu Fui!!!
Pequim: Roteiro de um dia pela Cidade Proibida e Praça Celestial
Pequim: restaurante Duck de Chine – “O” lugar para comer o famoso Pato Laqueado
Pequim: restaurante estilo Hot Pot – “Hai Di Lao”
Pequim: conheça a Opera de Pequim …
XiAn … com os Guerreiros de Terracota (parte I)
XiAn … com os Guerreiros de Terracota (parte II)
Xangai: quando o oriente se mistura com o ocidente!
Xangai: roteiro pela cidade – parte 1
18 Comentários
Adorei! Aguardo sua segunda opinião quando a "tão sonhada viagem pela rota da seda" acontecer!!!! Porque vai acontecer né? =) :P
AMEM!!! eheheh
Em vez do Quarteirão Árabe, tinhas o Big Wild Goose Pagoda e a Great Mosque, bem como o Teatro The Tang Dynasty Music and Dance Show durante o qual poderias ter o Dumpling Dinner. Isto fizemos nós quando lá estivemos em 1999 e vamos fazer novamente, pois o Show de Dança é maravilhoso. Volte para ver a rota da seda e não vai se arrepender.
abs,
POis é... só ficamos um dia em Xian, então aproveitamos tudo que podíamos nesse espaço de tempo.
Xian não me impressionou tanto, de repente deveria ter ido de carona com você, né?
Quem sabe um dia rola a Rota da Seda... :)
Nossa Mirella,
Nunca me atrai muito pela China mas voce está me mostrando tudo de uma forma tão interessante que até tô gostando??? rssrs...
Estou olhando com outros olhos, sabia?
Adorei voces andando de bike...rsrrsr
Beijos and nice journey!!!
A China é muuuuuuito interessante... eu me impressionei demais!!!!
:)
A China é um país invrivel... Esse passeio de Bike pela Muralha parece ter sido muito legal, para os guerreiros terracota ficarem em segundo plano.. A Rota da Seda é uma viagem que deve ser magnifica.. Em 2009 no Museu de História Natural em NY havia uma exposição super interessante...
Bjs
POis é.... o museu me decepcionou um pouco. Achei que fosse ver os guerreiros assim do meu lado, mas você na verdade vê do alto, o que perde um pouco da graça.
Sei lá, acho que estava com expectativas muito alta :) ....
A muralha é muito legal.... acho que a surpresa foi que valeu!
bjks
Adoro a China! É um país que a gente vai aprendendo a curtir aos poucos. Já estive lá algumas vezes. E, a cada retorno, entendo melhor a cultura e gosto mais do que vejo por lá.
Beijos
Claudia
Eu também gostei muito da China. Da primeira vez fomos somente a Hong Kong e Macau... mas quando entramos na China de verdade, ficou ainda melhor...
Um dia quero rodar o interior para ver a diferença :)
bjs
Mirella, que prazer a sua visita! Obrigada e seja bem vinda! Sou sua fã!!! Bj
Muito legal seus relatos ajudam bastante. Parabéns!
Que bom que está ajudando Paulo!
Abs
Olá Mirella...parabéns pela postagem,estou adorando pois estou planejando uma viagem à China para março de 2017.Pretendemos ir a Pequin,Xian,Xangai e Hong Kong.Se vc puder me tirar uma dúvida:Qual o meio de transporte mais barato para se locomover?Estou vendo voos mas fica muito caro,trem seria uma boa opção?Se puder me ajudar agradeço.Obrigado
Oi MArilu,
Nós fizemos tudo de avião... achei mais fácil e rápido, mas sei que agora tem um trem ligando essas cidades, mas não tenho experiência sobre isso ...
Depois me conta como foi sua viagem.
bjos
[...] 117. @mikix10 | um dia em xi’an … com os guerreiros de terracota (parte ii) | LINK [...]
[...] Pequim: conheça a Opera de Pequim … Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte I) Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte II) Xangai: quando o oriente se mistura com o ocidente! Xangai: roteiro pela cidade – parte [...]
[…] Leia aqui para continuar… […]