Já dizia o poeta:
Para conhecer a China dos últimos 100 anos, vá para Xangai…
Para conhecer a China dos últimos 1.000 anos, vá para Pequim…
E para conhecer a China dos últimos 2.000 anos, vá para Xian…
E foi com essa frase que decidimos ir à XiAn, mesmo sem saber ao certo o que encontraríamos (alguns relatos definitivamente não eram animadores, enquanto outros diziam maravilhas! ❓ ). De qualquer maneira confesso que estava muito ansiosa de ter a oportunidade de ver os Guerreiros de Terracota in loco!
.:. Como Chegar .:.
Chegar lá é simples, mas perde-se bastante tempo de translado, ainda mais para quem pretende ficar somente um dia na cidade (como nós).
Como não somos fãs de dormir em trem, escolhemos ir de o avião e optamos pela companhia “China Airlines”, que pertence a Star Alliance, e não temos do que reclamar, com excessão da comida! (Não confundam com a Air China, plissss?!). Apesar de termos comprado nossas passagens diretamente no site da companhia, a Tati recomenda pesquisar preços na http://english.ctrip.com/ (fica aí a dica!).
Para quem esta economizando, a opção do trem noturno para o trecho “Pequim-Xangai” parece ser a mais recomendada… mas tem que estar no pique chegar na cidade e ir direto para os passeios! (O TripAdvisor tem vários relatos sobre o assunto e vale ler).
.:. Translado aeroporto-cidade e para os passeios .:.
Demora-se cerca de 30 minutos sem trânsito para fazer esse translado. Perto do que pagamos em Pequim e Xangai por um trajeto igual ou maior, o preço cobrado foi um absurdo (Y$ 240). Logo no trajeto aeroporto > hotel, o inferno astral de ficar falando no celular do motorista começou.
Funciona mais ou menos assim, o taxista não fala uma palavra em inglês, mas ele te dá um papelzinho com os passeios e os preços… 30 segundo depois, aparece um celular com alguém falando em inglês e te oferecendo os serviços… Estando você na mesma situação que a gente, sem nenhum pacote para o Terracota as 21hs da noite anterior ao passeio, o jeito é tentar negociar e o preço mais barato que consegui com o taxista foi de $450 (para 8 de carro e motorista).
Pelo que tinha pesquisado, achei caro e resolvemos arriscar fechar com o hotel… e foi uma boa idéia, pois acabamos pagando $400 pelo dia. Vale lembrar que o dia não significa ir para onde você quiser, o dia significa qualquer lugar dentro do trajeto (Hotel > Museu de Terracota). Ah sim… o celular bilingue vai voltar a conversar com você para vender guia e ter certeza que você não quer incluir outros passeios no seu roteiro (seja firme na sua posição, mas educado… eu li e sinceramente nenhum dos “extra” passeios me fizeram mudar de idéia de que eu queria somente ir ao Terracota Museu e depois conhecer a cidade por conta própria).
Os famosos espetinhos de carne vendidos em todo lugar…mas esses aí são do Quarteirão Árabe de Xian.
A volta para o aeroporto foi outro drama, mesmo fechando o preço e o trajeto com o pessoal do hotel… adivinha o que aconteceu no caminho??? Sim sim sim… o celular falante voltou a atacar… aliás, essa história é boa: “O trânsito dentro de Xian estava desgraçadamente infernal (como qualquer hora do dia) e eis que o celular veio com uma “super” proposta pra gente, se topássemos pegar cerca de 50 a mais, o motorista poderia pegar o atalho mais longo e fugir do trânsito para que não perdessemos nosso vôo. Como tínhamos tempo de sobra, sabíamos a distância, olhamos o mapa e tínhamos noção do trânsito… desenrolamos o cara e dissemos que nem em Manhattan as coisas poderiam ser tão ruim assim (risos!). O moço perdeu o rebolado, nos desejou boa viagem e seguimos pelo mesmo caminho… e cerca de 15 minutos depois, estávamos na estrada (sem trânsito nenhum) ehehehe…”
Esse tipo de atitude em relação ao turista é o que cansa em Xian… não passamos por isso em Pequim e nem em Xangai.
.:. Nosso Hotel – Citadines Central Xi’an .:.
Um hotel bom, bem localizado e oferece tudo o que você precisa sem grande luxo. Tendo em mente um Ibis, você terá uma boa referência do que estou falando.
Achei a relação custo beneficio excelente e recomendo! Aliás, recomendo sempre ficar próximo a região da Bell Tower (centro), prático e tudo praticamente acontece ali (passeios dentro da cidade, a volta no muro e a noite uma passadinha no quarteirão árabe).
Citadines Central Xi’an /// 西安馨乐庭城中服务公寓
Zhubashi, Xi’an, Shaanxi, China, 710002
+86 29 8576 1188
.:. E o passeio na Cidade de Xian e com os Guerreiros de Terracota? .:.
9 Comentários
Em setembro 2011 será a segunda vez que vamos a China e vamos repetir os mesmos lugares...
Hoje ainda vou fazer um post sobre essa viagem a China e coloco lá os hoteis e pacotes...
abs,
Pra onde vcs estão indo mesmo? Vão voltar a Xian?
Depois em conta :)
Oi Mirella,
Eu vi estes guerreiros em uma exposição sobre a China aqui no Ibirapuera faz um tempão. Desde então tenho pensado muito em ve-los in loco.
Estou aguardando o post do passeio.
Bjs
Olá Mirella,
Nós, eu e marido e mais dois amigos, vamos a Pequim, Xian e Shanghai, de 21 a 28/09 e Macau e Hong Kong de 28/09 a 06/10.... São os mesmos lugares de antes (menos os dois últimos) depois de doze anos que fomos a primeira vez e com certeza, apesar dos mesmos lugares, veremos com outros olhos e coisas iguais mais diferentes em razão do interregno de tempo.
Falou em viajar é comigo mesma.......... sem falar que o meu Marido vivia nas asas da KLM, pois lá trabalhou...
abs,
Nossa... acho que vai ser diferente rever esses lugares 12 anos depois e ainda mais agora que a China esta a todo vapor.
De repente Xangai é o mais vai chamar sua atenção.... vou ficar de olho nos seus posts. Vc vai fazer quele esquema "antes e depois"? adoro :)
Somos duas então... é só dizer "viagem" que já arrumo as malas ehheeh.
bjs
[...] Pequim: restaurante estilo Hot Pot – “Hai Di Lao” Pequim: conheça a Opera de Pequim … Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte I) Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte II) Xangai: quando o oriente se mistura com o [...]
[...] Continuando nosso post sobre “Um dia em Xian”… dessa vez vamos falar dos passeios que a cidade tem para oferecer, e apesar dela ter sido colocada no mapa do turismo internacional devido aos Guerreiros de Terracota, acredite se quiser, o que mais me impressionou foi a muralha… [...]
[...] nos sentimos apertados em nenhum momento. Já tínhamos nos hospedado nessa mesma rede de hotel em Xian e mais uma vez eles não nos [...]
[…] um bate-e-volta legal de Kuala Lumpur Um dia perfeitinho em Macau (bate-e-volta de Hong Kong) Um dia em Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte I) Duck de Chine em Pequim… “O” lugar para comer o famoso Pato […]