Durante a preparação do roteiro dessa nossa viagem ao Japão, um coisa eu sabia que tinha que acontecer: no domingo teria que estar em Harajuku para ver os adolescentes fantasiados de seus personagens favoritos, especialmente as meninas.
“Entrada” de Harajuku – Takeshita Dori
Eu sabia que ao descer na estação de Harajuku estaria entrando em um mundo novo, diferente de tudo que já tinha experimentado em relação a moda, fashion e auto-expressão. Mas eu confesso que por mais que a gente leia e se prepare, nada se compara a ver tudo aquilo ao vivo e a cores. Um emaranhado de gente juntos e cada um buscando por algo diferente: o anonimato, um lugar ao sol ou simplesmente ser alguém diferente por um dia.
Personagens da Takeshita Dori (Dori = rua)
Impossível julgar ou entender o que se passa pela cabeça dessas pessoas, mas a experiência é incrível. Alguns amigos que já moraram no Japão, comentaram que aquilo não tinha menor graça e que o país tinha muito mais a oferecer, concordo com a segunda parte, mas ir a Toquio e não vivienciar essa cultura cosplay é perder um pouco de um mundo que pode acabar a qualquer momento!
Lolitas ocidentais também querem adotar a cultura, será culpa da Gwen Stefani?
Chegamos um pouco cedo em Harajuku (10am) e como o movimento ainda não estava no auge, aproveitamos os arredores de Harajuku e fomos visitar o templo/santuário Meiji Shrine, dedicado ao imperador Meiji e sua esposa. Pra quem gosta de fugir da batida da cidade, essa caminhada dentro do parque é interessante, especialmente pelos murais que explicam o que significou a Restauração Meiji para o país, a queda do Japão feudal para o sociedade moderna e industrializada (leia mais sobre esse período no wikipedia).
O que na verdade mais me impressionou nesse passeio, não foi o templo em si, mas a oportunidade de assistir por alguns minutos um casamento japones, ou na verdade momento da “foto para a posteridade“:
Foto de casamento do Santuário Meiji em Toquio
Seguindo por ali, resolvemos explorar o Parque Yoyogi, um dos maiores e mais animados de Toquio. Para nossa surpresa, lá estavam os japoneses novamente nos surpreendendo. Como diz o ditado “quem não tem cão, caça com gato!“, e o pouco espaço das casas, transformam os parques no quintal da galera.
Foi lá que vimos vários grupos de adolescente treinando novas coreografias hip-hop ou de algum outro artista do momento!!! Incrível!!! Ao contrário das Lolitas que nem sempre gostam de ser fotografadas, esses adolescentes adoram e até fazem pose… AMEI!!! O Japão é tudo mesmo 😀
Paquitas Japas 🙂 … Lindas, né?
Justin Bieber que se cuide!
Voltando as as ruas, ruelas e becos de Harajuku, não posso deixar de recomendar o “crepe sorvete” servido em vários locais, não tem como não encontrar! Muito bom, basta escolher o sabor e aproveitar as calorias extras, pois o tamanho é grande! Deixo a foto para vocês me entenderem!
Sorvete crepe de Harajuku! Vale por um almoço
Enfim, Harajuku assusta, anima, surpreende e te teletransporta para um outro mundo, uma mistura de hyppie & chic! A dica é ir no domingo…
Infelizmente, não dá pra garantir que todos nós teremos a mesma experiência, pois como as pessoas não estão lá para nosso entreternimento, cada domingo é diferente. Mas vale tentar, enquanto isso ainda existe e é autêntico!
PS: A segunda da foto, eu não descobri se estava fantasiada, ou se era a roupa dela mesmo!
Continuamos esse dia, caminhamos pela arborizada avenida Omotesando e descemos a Oayama até o Shibuya Crossing, mas aí é assunto para outro post, pois esse já ficou grande demais 🙂
Outras publicações sobre o Japão no mikix:
Nossos dias no Japão…
Dicas rápidas e práticas do Japão
Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass?
Curta a gente também no facebook:
14 Comentários
Mais um ótimo post! “@mikix10: Toquio: Domingo em Harajuku com as Lolitas e a cultura Cosplay http://t.co/FBuikiVX #viagem #novopost”
Obrigada :) RT @danipolis Mais um ótimo post! @mikix10: Toquio: Domingo em Harajuku com as Lolitas e a cultura Cosplay http://t.co/3bDNXzim
THANK YOU,THANK YOU,THANK YOU,THANK YOU,THANK YOU,THANK YOU,THANK YOU,THANK YOU!!!!!
Nao preciso pensar o que vou fazer no domingo. Vc e demais. Te mando uma foto vestindo a camisa do curintia, prometo.
Fiz esse post pensando em você Fabi :)
Aproveita por mim... plissssss
bjo
Ei Mirella,
Que passeio mais divertido! :)
Adorei as fotos! Conseguiu captar o momento certinho da foto do casamento. Super legal!
Beijos,
Lillian.
Oi Lilia,
Que legal que gostou do post, eu ADOREI essa região de Toquio e estou doidinha pra voltar :)
Estou toda feliz que elogiou a foto, pois adoro as suas eme contento com meu amadorismo fotografico eheheh
bjão
Leia no Mikix: Toquio: Domingo em Harajuku com as Lolitas e a cultura Cosplay http://t.co/z6NCEbi9 via @mikix10 #SBLbr
Toquio: Domingo em Harajuku com as Lolitas e a cultura Cosplay por @mikix10 http://t.co/WRUx6X20 #SBLbr
Toquio: Domingo em Harajuku com as Lolitas e a cultura Cosplay. Via @mikix10 http://t.co/yZpsdjFV #SBLbr
Mirella minha leitura anda mais atrasada que os vôos no Brasil hahahaha, invento fazer um monte de coisas e tempo depois?
Por experiência própria essa visita é algo que não pode faltar, a nossa primeira vez em Harajuku foi uma mistura de espanto e incredulidade, tem alguns, que como vc disse da moça de roupas de bolinha, fica difícil saber se é fantasia ou estilo, agora me fala, se alguns desses personagem surgissem na sua frente, numa rua mal iluminada a noite, qual seria sua reação? Acho que eu, no mínimo iria ser um belo de um susto, seguido de alguma palavra não muito educada, já vi alguns e tenho varias fotos que assustam, e acho que daria um ótimo livro, se algum psiquiatra resolvesse pesquisar e entender o real motivo dessa moda!? Que é uma experiência única e muitas vezes chocante é, mas que deve ser vista antes que perca a originalidade como vc bem disse, abraço.
Nossa... eu AMEI Harajuku!!!! Não sei como é no inverno, mas deve ser parecido, né?
Se você que mora aí há tanto tempo ainda se assusta com esses "personagens", imagina a gente ... Sensacional esse passeio!!!
Agora vou ter dois motivos para voltar a Toquio, voltar a Harajuku e comer macarrons preparado pelo Fernando e a Erika ehehehe
Bjão e bom natal!
.olá, mirella! irei em jul14 p toquio e busco informações e dicas p passar uns 12 dias por lá. bom saber q o dia p conhecer harajuku é no domingo, pois será a partir desta informação q prepararei o meu roteiro. te peço uma dica: qual é o melhor bairro p ficar? economicamente e estrategicamente falando. penso em shinjuku e shibuya. estou no caminho certo? bom, navegarei pelo seu site e se vc tiver outras dicas, estarei por aqui. abraços,
Oi Barbara, Tudo bem?
Eu também montei meu roteiro pensando no domingo em Harajuku :) ... se bem que hoje acho que ia montar meu roteiro pensando no dia aberto que eu consigo ir para Hakone ver o Fuji sem estar coberto pelas malditas nuvens eheheh...
Acho que você está no caminho certo em escolher Shinjuku e Shibuya, eu fiquei em Shinjuku e foi bem pratico, pois a estação de trem de lá te leva para qualquer lugar. Shibuya é bacana e cheio de coisa pra você, para quem gosta de muvuca. Da proxima vez, quero ficar entre Harajuku e Omotesando, pois adorei aquela area...
Qualquer dúvida vai perguntando, pois ainda não deu tempo de escrever tudo que gostaria sobre nossa viagem ao Japão ;)
Abs
[...] mais antigo templo budista de toqui: asakusa | LINK 105. @mikix10 | harajuku e a cultura cosplay | LINK 106. @thaisfioruci | tokyo tower – o renascimento niponico | LINK 107. @thaisfioruci | o [...]