Fica aqui 4 sugestões de restaurantes testados e aprovados em Quioto; dois na região mais bacaninha para passear a noite, Pontocho, um na Kiyamachi Dori que durante o dia é muito linda e a noite vira o centro das boates (paralela a Pontocho) e um restaurante bem tradicional próximo ao Palácio Imperial.
Apesar da gente adorar experimentar os restaurantes preferidos dos locais, em países com linguas tão diferentes da nossa, fica difícil pesquisar e ler o que eles já disseram sobre esse ou aquele lugar… dessa forma, acabamos pegando dois restaurantes pelas dicas da internet e dois fomos indo pelo cheiro… até que deu certo!
Ponto-cho Kappa Sushi 先斗町 [SUSHI]
Ambiente moderno e com preço razoável (quando se leva em consideração a localização), tem opção de serviço a la carte (geralmente com menu fixo) na varanda a beira o rio Kamo ou no sushi bar. Nós preferimos o ambiente mais descontraído dos balcões, para ter a liberdade de pedir o que quiséssemos e termos a oportunidade de ver nosso chef fazendo tudo na nossa frente. O Kiko até arriscou um “chef surprise” e acabou pela primeira vez comendo camarão cru, quase mechendo (risos), pois o sushiman pescou no aquario e ali mesmo preparou o prato… eu não arrisquei, pois era muito fresco !
Foi bem bacana e tinha menu em inglês! Não tem taxa de serviço como é comum em alguns restaurantes no Japão, porém eles podem servir entradinhas com “taxa extra” e você pode recusar se preferir
[PONTOCHO] 160 Matsumotocho, Nakagyo-ku, Kyoto, Kyoto Prefecture 604-0982, Japan | Aberto somente para jantar | Localizado bem no meio do Ponto-cho, se estiver caminhando para o norte, fica antes da pracinha. | Fone +81 075-213-4777
Nós no Kappa Sushi
Honke Owariya [SOBA & UDON – MACARRAO JAPONES]
Quando descobri que existia um restaurante com mais de 530 anos de história e que vários imperadores já se deliciaram com ele, não consegui resistir! Sei que parece um tanto quanto turístico, mas decidimos experimentar. Como adoro as sopas de macarrão japones com camarão e vegetais de tempura, não foi nenhum sacrificio e o almoço foi aprovadíssimo. Meu tipo favorito de macarrão (noodle) é o Udon, feito com farinha branca e de consistência mais molinha que o spaguetti, e a outra opção é o Soba, feito de trigo-sarraceno (não me pergunte o que é isso, ok? Em inglês chama-se buckwheat flour). Lembre-se que os noodles podem ser quentes ou frios, dessa forma leia direitinho qual você vai pedir… e não deixe de comer as bolachinhas que eles servem de entrada, são deliciosas e se quiser pode comprar mais na saida pra levar de souvenir.
Há três restaurantes na cidade, mas tem que ir no original para entrar no clima, não é mesmo? Você pode sentar nas mesas tradicionais no primeiro andar, ou pedir mesas com cadeiras não menos charmosas, porém mais confortáveis para nossas bundinhas ocidentais.
[Estação KARASUMA-OIKE] 322 Kurumayacho-Nijyo, Nakagyo-ku, Kyoto, 604-0841 (5 minutos andando ao sul do palácio imperial, siga o mapa do website para não se perder e encontrar o restaurante facilmente; “main restaurant” – clique aqui) | Fone +81 075-231-3446 | Aberto até as 19h
Issian Pontocho [ISHIYAKI]
Eles servem Ishiyaki, carnes e legumes feitos na chapa de pedra, e no caso desse restaurante, o cozimento acontece na sua própria mesa. Esse restaurante está no topo da lista de recomendações do tripadvisor e diante disso, nós resolvemos experimentar. A comida é gostosa e de qualidade, o ambiente é aconchegante (apesar dos fumantes infernais), os garçons e o chef falam bem inglês e o preço é bem apimentado (risos). O grande diferencial, é o atendimento, que será igual e melhor daquilo que estamos acostumados nos EUA/Camadá e exatamente por esse motivo, deixa de ser autêntico e passa a ser um lugar confortável, sem stress com a lingua e fácil de gostar para os padrões ocidentais de viajante. Depois de alguns dias no Japão nos divertindo com a comunicação nos restaurantes, confesso que não reclamei e a experiência foi muito positiva (especialmente depois de alguns copos de sake), mas para quem tiver somente uma noite em Quioto, eu aconselho algo mais com cara de Japão 😉 . Nós não conseguimos sentar no balcão em frente ao chef Ken, mas as mesas individuais também foram bacanas.
[PONTOCHO] 178-3-1 zaimokucho, nakagyo-ku,, Kyoto-shi, Kyoto, Japan 604-8017 | Ph: +81 75-254-8568 | Website | Quando fomos, o endereço que aparece no google estava errado, para te ajudar, o restaurante fica numa das ruelas ao norte da Pontocho, um pouco pra cima do parquinho – guarde esse símbolo ao lado para lembrar do logo do restaurante)
Nós no Issian Pontocho curtindo um Ishiyaki. Repara como já tinhamos aprendido a tirar foto fazendo o símbolo de “paz e amor”… quase locais! ehhehe
Chiba Niku Nabe
Pois é, não tenho a menor ideia do nome desse restaurante que paramos na nossa primeira noite em Kyoto – Graças ao nosso amigo Fernando, residente de Toquio, conseguimos o nome do restaurante que nos atraiu pela foto da vaquinha com coração (veja a foto da entrada do restaurante abaixo). Praticamente não tem menu e nem garçon que fala inglês, a gente tentou se comunicar e no final, olhando o prato dos outros decidimos o nosso (risos). E foi assim que pedimos um pote com uma especie de sopa temperada (como uma sopa miso ou um sukiyaki) e depois cozinhamos lá dentro vários tipos de carne e legumes (que também escolhemos). Pelo que entendi esse é o prato principal do restaurante e nós gostamos bastante!
[KIYAMACHI DORI] A localização é em uma das esquinas da Kiyamachi dori, a rua do canal paralela a Pontocho. O nome do bairro é o Zaimoku-cho, ali do lado dos outros restaurantes que citei acima na Pontocho. A ruela que ele dá esquina, não tem nome do google, mas deixo aqui o link para se localizar | Website .
Fachada do restaurante, foto do google maps
Aqui dá pra ter uma ideia da comida.
E foi assim nossas descobertas culinárias no Japão.
Leia também:
Japão: Roteiro para 15 dias
Nossos dias no Japão…
Dicas rápidas e práticas do Japão
Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass?
Japão: Roteiro de 2 dias em Quioto (Parte 1)
Como encontrar uma gueixa em Quioto
13 Comentários
Num pelo menos coincidimos :)
https://joaobarrigudo.pt/onde-comer-em-kyoto/
Grato por compartilhar suas experiências com outros futuros turista s no Japão ,aliás sou um um deles.Estou programando uma viagem para o final do ano e estou lendo tudo sobre o Japão que encontro na internet . Gostei muito de sua dicas e acho que elas vão me ajudar a me virar melhor là. Um grande abraço a vocês dois .
Oi Carlos,
Que bom que minhas dicas estão ajudando... precisando de mais alguma coisa, me avisa, tá? Eu não consegui escrever tudo que vivênciei no Japão, mas posso responder nos comentários se tiver alguma dúvida :)
Abs e obrigada pela visita e comentário!
Oi Mirella, fui tentar decifrar o nome do restaurante com o meu pobre conhecimento de japonês e consegui, hahahaha, foi até fácil o nome é igual a província vizinha que moramos, e também sobrenome até meio comum, chama Chiba Niku Nabe, que pode ser tipo, cozido/ensopado de carne do Chiba, geralmente feito e servido na panela de barro, ainda borbulhando na mesa do cliente, achei esse site, pelo endereço pode ser o mesmo lugar, talvez vcs reconheçam alguém do restaurante. A vaquinha com o coração aparece em uma das fotos. E eu como sempre falei muito, desculpa é mal de família, abraço. http://www.sagaseika.jp/kiyamachi/kiyamachi_osusume03_chiba.html
Fernando, você caiu do céu :)
É esse lugar mesmo, até lembro da cara do chefe eheheh... super mega obrigado! Arigato Gozaimaz!
Adorei essa comida, aliás, comi tanto no Japão!!! Como vocês estão? Planos de vir nos visitar? Agora estamos mais longe, né?
Bjos e mais uma vez obrigada!!!!
:) RT “@destinoprovence: Restaurantes em Quioto http://t.co/O04KeYiU por @mikix10 #SBLbr”
Restaurantes em Quioto http://t.co/NQSqNuIv por @mikix10 #SBLbr
Indo ver o timão no Japão? Que tal dicas de alguns restaurantes em Quioto... http://t.co/O04KeYiU #viagem #mikix
[…] Veja também as indicações da Mirella, clicando aqui. […]
[…] Eu aprendi a comer comida japonesa já adulta; comecei com os tempuras, depois fui me aventurando pelo california rolls, até chegar nos peixes crus e adorar tudo! Desde então, toda semana, preciso comer uma dessas delicias da culinária japonesa. […]
[...] | guia gastronomico: o que comer no japao ii | LINK 20. @mikix10 | restaurantes em kyoto | LINK 21. @viagemmulheres | 10 pratos imperdiveis do japao | [...]
[...] Quioto: Dicas de 4 Restaurantes [...]
[...] Já quase comendo as pedras de tanta fome, pegamos um taxi e fomos para o centro experimentar os tradicionais noodles do Honke Owariya, conto sobre ele no post “Restaurantes em Quioto“. [...]