Se você gostou da idéia de experimentar o famoso “Pequin Duck” (Pato Laqueado), eu recomendo também o “Hot Pot”, outro prato típico de Pequim que eu nem sabia da existência e só quando cheguei lá e falei com o pessoal da recepção do hotel, foi que eles indicaram e disseram que nós tinhamos que provar!!!
Então lógico que fui atrás de um lugar legal para experimentarmos o tal “Hot Pot” (panela quente)…
Foto: cityweekend.com.cn (by Monkie)
Escolhemos o Hai Di Lao, localizado em Salintum, um bairro descolado e cheio de restaurantes bacanas. Preço convidativo e válido para todos os bolsos! 😉
O restaurante é enorme, três andares e lotado (inclusive as segundas-feiras). Reserva deve ser feita chines/mandarim (peça para seu hotel ou simplesmente apareça como nós fizemos – mas pode ser que tenha que esperar uns 30 minutos, ok?!).
Como a espera/fila é algo normal, eles montaram um esquema onde os clientes não ficam entediados ao esperar e as opções na faixa/free são: suquinhos, água, chás, aperitivos, jogos (gamão, dama etc) e manicure… sim… eu falei certo, manicure!
Pesando alto … “Os chineses são realmente um povo interessante e certas coisas, atitudes e idéias são difíceis de entender… então o lance é entrar na onda e deixar que esse negócio de “entender a cultura” aconteça naturalmente (risos).” – manicure em restaurante!? uhn… ok… estou absorvendo a cultura!
Assim que você chega, a recepcionista te indicará o andar que irá te servir e se a mesa (grande do hot pot) não estiver pronta, você espera na pequenininha … e por favor, não faça show (como eu) achando que eles irão te servir o hot pot na mesinha, ok?! eheheh… coisa de quem não fala mandarin e quem conversa comigo não entende inglês!!! Lost in Translation… again!
.:. Enfim… o que é esse tal de Hot Pot!? .:.
Provalmente um prato de influência da Mongólia, o hot pot pode ser classificado como um “fondue chines“. A idéia é cozir suas carnes, noodles e vegetais em um caldo temperado (bem apimentado) e aproveitar a boa companhia para uma noite agradável e descontraída.
Ao chegar na mesa, você receberá um avental providencial e o menu… aí é só ir escolhendo o que você quer comer; das coisas comuns as mais exóticas. Vai das fatias de bife e carneiro bem fininhas até cérebros… tem vários tipos de vegetais e alguns tipos de massa chinesa…
No Hai Di Lao, o legal é que cada mesa oferece dois tipos de caldos (na verdade você pede os dois), um que eles colocam o tal do “tempero quente” e o outro é um temperinho “light” com gostinho de sopa… ambos deliciosos! Quer entender como funciona? Olha euzinha dando uma de Ian Wright (meu ídolo viajante) aí embaixo… videozinho super amador (como sempre), mas autêntico 🙂 :
Mas escuta o que eu digo… não esqueça de pedir pelo kung-fu noodle (macarrão chines), ok?! Pois eles esticam na hora num esqueminha “show” e é muitcho bom … veja aí um exemplo do que estou te falando (super legal):
A primeira vez ele erra… mas a partir dos 28seg dá pra ver tudinho!
E foi assim… uma experiência muito legal em um restaurante cheio de chineses. Apesar da comunicação ter sido quase zero, o atendimento e a atenção dos atendentes foram excepcionais! Recomendo…
Ah… sua roupa vai ficar com cheiro de Hot Pot, então nem se preocupe em ir arrumadinho e com aquela roupa de sair, ok?!
Hai Di Lao:
3 locais (Sanlitun, Haidian, Xidan):
Endereço de Sanlitun – A2 Baijiazhuang Lu, Sanlitun
West of Beijing No.80 Middle School 白家庄路甲二号 第80中学西侧
Tel: 6595-0079, 6595-2982
11 Comentários
Acabei de provar essa dica, adorei!!! O lugar é muito legal, a comida uma delicia e ainda me diverti um bocado brincando de cozinhar, valeu pela indicação, recomendo demais :)
Ueba!!! Eu disse que era muito bom, né?! ;)
Oi Mirella!
Comi, algumas vezes, esse Hot Pot na China. Na verdade, nós chamávamos de Fondue chinês. rsrs. Toda a comida lá é maravilhosa. Os restaurantes que mais gostei em Pequim foram o Din Tai Fung (para comer Dim Sum), o China Quanjude para o pato laqueado (na Qianmen Street) e o do Hotel Península (que não lembro o nome). Come-se muito bem na China!!!! Adoro o sabor dos alimentos e a leveza da culinária oriental. :P
Bj
Claudia
Oi Claudia,
Comi duas vezes no Din Tai Fung em Xangai (de tanto que eu gostei eheheh). Acabei não indo no Quanjube, pois preferi o Duck de Chine, mas fica para a próxima...
Adorei os sabores da China também... e olha que muitas vezes fui só por foto, pois não tinha menu em inglês ehehe
bjks
O lugar mais inusitado que eu já vi "serviços de manicure" foi numa praia ( imagina o estado do esmalte num dia de ventania? hahaha) Mas vc conseguiu me surpreender :)
Oiii Mirellita,
Não tenho tido tempo pra ler nos detalhes todas as informações mas seu jeito de relatar os pormenores é muito contagiante, heheh...Dai acabo sempre dando uma olhada mesmo que rapida...
Então, eu sou descendente de japa, voce sabe. Apesar da semelhança fisica, os asiaticos apresentam muita diferença no comportamento e nos costumes e em muitas coisas.
Voces devem estranhar D++++. Não consegui me conter pra dar minha opinião, rrs. Os orientais tentam ter muito do moderno, mas gostam de manter a tradição e o antigo. Voce se sente em muitas ocasiões numa situação muito simples e muito familiar. Isso eu admiro muito e gosto. Não é o tempo todo aquela formalidade, só porque voce é de fora ou de outra etnia ou porque certas coisas não pegam bem em publico e tal. Tanto que no Japão o pessoal abre a marmitinha na praça e manda ver na frente de todos. E é super normal. Imaginou voce fazer isso no Brasil? kkk Acho que é meio isso. hahah..
Beijos e boas viagens!!!
Voces querem e matar a gente afogado com tanta agua na boca. Fala serio.
E a vida segue...
eheheheh... é bão :)
[...] Celestial Pequim: restaurante Duck de Chine – “O” lugar para comer o famoso Pato Laqueado Pequim: restaurante estilo Hot Pot – “Hai Di Lao” Pequim: conheça a Opera de Pequim … XiAn … com os Guerreiros de Terracota (parte I) XiAn … [...]
[...] Celestial Pequim: restaurante Duck de Chine – “O” lugar para comer o famoso Pato Laqueado Pequim: restaurante estilo Hot Pot – “Hai Di Lao” Pequim: conheça a Opera de Pequim … Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte I) [...]
[...] Airlines e a Air China) Muralha da China – Eu Fui!!! Pequim… um dia do jeitinho que eu gosto! Hot Pot em Pequim? Vá para o Hai Di Lao Um dia em Xi’An … com os Guerreiros de Terracota (parte I) Um dia em Xi’An … com os [...]