Quando fomos a Tunisia em 2006… muitas coisas relacionada a política do país ficou nos martelando a cabeça. Não que eu entenda ou seja muito ligada nesse assunto, mas tem coisas que simplesmente não encaixam, né?

Olha o que escrevi nesse antigo post de 2007:

… Hoje, o segundo presidente da Tunisia é o Ben Ali, que governa o país desde 1987. É impossível não saber quem é o rapaz, uma vez que outdoores dele esta pregado em toda parte… Ai gente, ninguém me convence que esses presidentes são uns ditadores disfarçados… mas o nosso guia disse que não, pois tem até votação para elege-lo (então tá então, né?!).

Pois é… nosso guia queria nos convencer que era normal um presidente ter quase 100% de aceitação entre o eleitorado… Mas eu entendo seu receio, porque cargas d’agua ele iria colocar o assunto em pauta, certo? Melhor deixar do jeito que está, para não atrapalha-lo no futuro…

Apesar de estar feliz com a atitude da Tunisia de tirá-lo do poder, não sei o quão melhor ela ficará com um novo governo, as vezes o espiríto de corrupção está tão impregnado na sociedade, que se desvincilhar disso é um tanto quanto difícil!

Como já havia nos ensinado o grande educador Paulo Freire: “… Pode-se ver algumas contradições em relação aos oprimidos e opressores, onde a violência dos opressores torna-os desumanizados, levando os oprimidos, a qualquer momento lutar contra quem os fez menos. Esta luta só tem sentido quando o ser menos, ao buscar sua humanidade, não se sinta também um opressor, mas sim um reconquistador da humanidade em ambos (ser mais e ser menos)…”.” (Fonte)

A Tunisia é um país que depende do turismo, empregando cerca de 270.000 pessoas. E eventos como esse afetam diretamente o setor.

Para quem não sabe, os lugares mais visitados do país são as ruínas da antiga cidade de Cartago e os sets de filmagem do Guerra nas Estrelas. Sem contar o deserto do Saara, a Mesquista Oqba e tantos outros lugares interessantes…
Tunisia bu Mikix
Um dos sets da Guerra nas Estrelas

Cartago…

E para quem for pra lá se prepare… você nunca comerá tanto pão e atum com azeite na sua vida (e eu que nem gosto de atum, como fiquei?! ai ai ai…).

PS: eu precisava tomar vergonha e acabar de escrever os posts sobre a Tunisia, né? Por enquanto foi isso que já saiu:
Tunisia I (Tunis) – Dec/2006
Tunisia II (Sidi Bou Said) – Dec/2006
Tunisia III (história) – Dec/2006
Tunisia IV – Kairouan – Dec/2006
Tunisia V – Tunisia V – Sbeitla & Tozeur – Dec/2006