Quando fomos a Tunisia em 2006… muitas coisas relacionada a política do país ficou nos martelando a cabeça. Não que eu entenda ou seja muito ligada nesse assunto, mas tem coisas que simplesmente não encaixam, né?
Olha o que escrevi nesse antigo post de 2007:
… Hoje, o segundo presidente da Tunisia é o Ben Ali, que governa o país desde 1987. É impossível não saber quem é o rapaz, uma vez que outdoores dele esta pregado em toda parte… Ai gente, ninguém me convence que esses presidentes são uns ditadores disfarçados… mas o nosso guia disse que não, pois tem até votação para elege-lo (então tá então, né?!).
Pois é… nosso guia queria nos convencer que era normal um presidente ter quase 100% de aceitação entre o eleitorado… Mas eu entendo seu receio, porque cargas d’agua ele iria colocar o assunto em pauta, certo? Melhor deixar do jeito que está, para não atrapalha-lo no futuro…
Apesar de estar feliz com a atitude da Tunisia de tirá-lo do poder, não sei o quão melhor ela ficará com um novo governo, as vezes o espiríto de corrupção está tão impregnado na sociedade, que se desvincilhar disso é um tanto quanto difícil!
Como já havia nos ensinado o grande educador Paulo Freire: “… Pode-se ver algumas contradições em relação aos oprimidos e opressores, onde a violência dos opressores torna-os desumanizados, levando os oprimidos, a qualquer momento lutar contra quem os fez menos. Esta luta só tem sentido quando o ser menos, ao buscar sua humanidade, não se sinta também um opressor, mas sim um reconquistador da humanidade em ambos (ser mais e ser menos)…”.” (Fonte)
A Tunisia é um país que depende do turismo, empregando cerca de 270.000 pessoas. E eventos como esse afetam diretamente o setor.
Para quem não sabe, os lugares mais visitados do país são as ruínas da antiga cidade de Cartago e os sets de filmagem do Guerra nas Estrelas. Sem contar o deserto do Saara, a Mesquista Oqba e tantos outros lugares interessantes…
Um dos sets da Guerra nas Estrelas
Cartago…
E para quem for pra lá se prepare… você nunca comerá tanto pão e atum com azeite na sua vida (e eu que nem gosto de atum, como fiquei?! ai ai ai…).
PS: eu precisava tomar vergonha e acabar de escrever os posts sobre a Tunisia, né? Por enquanto foi isso que já saiu:
Tunisia I (Tunis) – Dec/2006
Tunisia II (Sidi Bou Said) – Dec/2006
Tunisia III (história) – Dec/2006
Tunisia IV – Kairouan – Dec/2006
Tunisia V – Tunisia V – Sbeitla & Tozeur – Dec/2006
9 Comentários
Acho que a nossa teoria (minha e da Silvia) esta certa: voce nao dorme nao, ne Mi?! rsrsrsrs
Caraca, como voce e caprichosa e disciplinada. Deus conserve! Quando eu crescer quero ser igual a voce!
Bjs mil,
Lu :lol:
eheheheh...
Tantas saudades de vocês, minha amiguinhas e TODAS as horas!!!
Bjs
E logo agora que eu finalmente marquei a passagem, a crise explode por lá!!
A viagem ainda não foi cancelada, mas já "mentalizei" que infelizmente não será dessa vez que vou conhecer a Tunisia...
Oi Dri,
Sei bem como são essas coisas... mas aguenta um pouquinho, quem sabe a coisa dá uma acalmada. Quais cidades você ia conhecer?
bj
nossa vendo rapido os posts somente posso concluir que vc eh bem aparecida e quer passar por humilde nos seus textos enquanto faz inveja ao povo desprevilegiado brasileiro... Em verdade qual o motivo d alguem manter um blog desses senao para exibir?
Como você adivinhou??? Exatamente… eu SÓ escrevo esse blog para me exibir e SOMENTE para ter certeza que pessoas invejosas passem por aqui e fiquem se remoendo…(risos!)
Mas sinceramente, eu escrevo esse blog, pois como MUITOS outros blogs que existem na internet, o objetivo é dividir experiências… Talvez você não compreenda, mas somente pessoas que tem vontade de conhecer o mundo, aprender coisas sobre outras culturas, lugares e povos é que conseguem realizar sonhos e sair do mundinho pequeno em que vivem.
E isso só acontece quando você se informa, lê sobre varios assuntos e viaja mesmo sem sair do lugar através de experiências de outras pessoas…
Mas talvez, você nunca entendenrá isso, pois está mais preocupada em diminuir as pessoas pelas experiências que elas tiveram, do que contrinuir para que elas cresçam ainda mais e vivenciem esse mundo tão grande que vivemos!
Enquanto tivermos mente invejosa, jamais seremos mais… só seremos menos!
PS: Espero que você seja adolescente, pois saberei que esse foi só um “repente” e que ainda tem muito aprender, do contrário… eu só posso sentir pena de você!
Espero que no fim a situação na Tunísia fique melhor para o povo. O jeito é torcer.
E a vida segue...
Mi, que pessoa chata essa aí de cima...fala sério!
Valeu pela informação do post amiga :)
Nem comenta, né? Eu não sei o que é pior, ela escrever ou eu responder, né? ahahaha
(Coisa de momento... geralmente eu deleto esse tipo de comentário "amigável"!)
bjs