Tunisia é um lugar cheio de história para contar, a começar pelo povo nativo do norte da Africa, os “Berbes”… eles estão lá desde sempre…

Depois chegaram os Fenícios com a rainha Dido (Fonte do texto abaixo: Algo Sobre:

“Dido era filha do rei de Tiro (atual Líbano), Belo, que foi sucedido no trono por seu filho Pigmalião – não confundir com o escultor. Este, como era muito ganancioso, assassinou o cunhado Siqueu, sacerdote de Héracles . Dido resolveu abandonar a cidade porque seu marido lhe apareceu em sonho para avisar-lhe que seu irmão pretendia matá-la da mesma forma que fizera com o marido. Aportou em Cártago (Tunisia) com o navio repleto dos tesouros de Siqueu, alguns nobres descontentes e algumas jovens raptadas em Chipre para serviram-lhes de companheiras. Os nativos da região a receberam em paz e afirmaram que seriam suas as terras cuja área o couro de um boi pudesse abranger. Cortando a pele do animal em tiras finíssimas Dido logrou delimitar uma vasta região onde fundou Cártago (814 BC), cidade que cresceu e prosperou com vertiginosa rapidez”…

Cartago:
Obs: Cartago é pertinho de Tunis, então dá para ir e voltar da capital numa boa…

Cartago cresceu e se desenvolveu tanto, que no final do século 6 BC eles já dominavam todo o Norte da Africa (da Líbia ao Marrocos) além das ilhas do Mediterraneo (Malta, Sicilia, Sardenha, Corsega)… Os Fenícios do Norte da Africa, foram denominado “Punicos”.

Com toda essa força… é claro que eles se chocaram com a Grécia (outra grande potência da época)… e logo depois com o Romanos (metade do século 3 BC) que depois das três Guerras Púnicas assumiu o poder total da area anteriormente dominada pelos Púnicos (isso em 146 BC) … Bye bye Hanibal…
Cartago
Antigo coliseu de Cartago… hoje virou pasto das ovelhinhas…

E tem mais história… depois dos Romanos vieram o povo Vandalo (Espanha) em 429 AC, depois os Bizantinos (Constantinopla, atual Turquia) em 533 AD… finalmente no século 7, chegou a religião Islamica que estava em plena expansão ao Norte da Africa e com isso as dinatias islamicas no país.

Kairouan, é a terceira cidade no ranking das cidades sagradas do Islamismo, depois de Mecca e Medina… foi fundada em 670 pelo general árabe Uqba ibn Nafi.
Cartago
Oqba Mesquita… (UNESCO World Heritage Site)

Ben Ali - font: lexicorient.com Em 1574 os Turcos Otomanos tomaram o país forçando os Hafsids (nome dado aos governantes da Tunisia e parte Libia (ou regiao arabe Ifriqiyya) durante os séculos 13 à 16)…. No século 19 Tunisia se tornou um protetorado da França e somente em 1956 Tunisia se tornou independente, tendo como presidente Habib Bourguiba, que governou por 32 anos, e que foi o grande responsável pela modernização da Tunisia.

Hoje o segundo presidente da Tunisia é o Ben Ali que governa desde 1987, e é impossível não saber quem é o rapaz, uma vez que outdoors dele esta pregado em toda parte (fotinho dele aí do lado)… Ai gente, ninguem me convence que esses presidentes são uns ditadores disfarçados… mas o nosso guia disse que não, pois tem até votação para elege-lo (então tá então, né?!).
Cartago
Uma fotinho de um dos bairros de classe média alta do suburbio de Tunis.

E é isso… depois tem mais… mas essa é a história (contada rapidinho…).

Leia também:
Tunisia I (Tunis)
Tunisia II (Sidi Bou Said)