Até hoje, nenhuma sede de parlamento me impressionou tanto quanto a de Budapeste… e por isso resolvi fazer um post exclusivo sobre nossa visita ao Parlamento de Budapeste

Parlamento de Budapeste

O todo imponente Parlamento de Budapeste

As margens do Danubio não há como não se apaixonar por sua arquitetura renascentista. Ainda estou matutando para descobri se gostei mais do exterior ou interior do prédio, dessa forma minha dica é fácil: conheça as duas partes 🙂

Vista do Parlamento de Budapeste

Vista do Parlamento de Budapeste

Update Janeiro/2015: Recomendo a leitura do post  “BUDAPESTE : PARLAMENTO HÚNGARO” no blog viajoteca que está com informações atualizadas sobre a visita.

Para conseguir um ingresso/ticket em um dos passeios guiados de 30 minutos, você terá que ter paciência e seguir as instruções abaixo (tudo pela dica, certo?!):

1- Verifique com antecedência o horário da visita que você quer fazer (Link com os horários: http://latogatokozpont.parlament.hu/en),
2- Quem tiver passaporte europeu leve, pois a visita será mais barata, 1,750 Ft. Do contrário o custo é de 3,500 Ft para adultos.
3- Chegue cedo, por volta das 7h30am – Atualmente é possível comprar online… muito melhor, hein? Link: http://www.jegymester.hu/eng/PlaceInfo/480000/Parlament_blank.
4- Dirija-se ao portão X (praça Kossuth), entre na fila e aguarde o guarda te mandar entrar e comprar o ticket (no nosso caso só o Kiko entrou, pois é assim que funciona, uma pessoa por “grupo” entra para pegar os ingressos).
5- Volte 15 minutos antes do início da sua visita e aproveite o passeio!

Dentro do Parlamento de Budapeste

Dentro do Parlamento de Budapeste – Foto por: parlament.hu

——–

Dependendo do horário da visita você terá tempo suficiente para dar uma voltinha pelos arredores do parlamento e segue aqui algumas ideias:

1) Memorial em homenagens aos judeus sacrificados durante a guerra (“Shoes on the Danube Promenade”). Já contei um pouquinho sobre a história dos Judeus em Budapeste nesse post aqui.

Memorial aos judeus em Budapeste

Sapatinhos doMemorial aos Judeus em Budapeste

2) Praça Szabadság, onde você encontará o “Monumento Soviético” (único monumento desse tipo que restou na cidade e que constantemente sofre vandalismo devido o ódio dos Hungaros perante o regime soviético), lá também se encontra a Embaixada Americana (totalmente protegida…) e a sede da Rede de Televisão Hungara.

Praça Szabadság em Budapeste

Praça Szabadság em Budapeste

Leia também:
> Budapeste, Viena e Bratislava … Introdução
> Budapeste e suas delícias
> Caminhando por Budapeste… (I – Bairro Judeu)
> Caminhando por BUDApeste… (II – Buda & Castelos)