Fica aqui 4 sugestões de restaurantes testados e aprovados em Quioto; dois na região mais bacaninha para passear a noite, Pontocho, um na Kiyamachi Dori que durante o dia é muito linda e a noite vira o centro das boates (paralela a Pontocho) e um restaurante bem tradicional próximo ao Palácio Imperial.

Apesar da gente adorar experimentar os restaurantes preferidos dos locais, em países com linguas tão diferentes da nossa, fica difícil pesquisar e ler o que eles já disseram sobre esse ou aquele lugar… dessa forma, acabamos pegando dois restaurantes pelas dicas da internet e dois fomos indo pelo cheiro… até que deu certo!

Ponto-cho Kappa Sushi 先斗町 [SUSHI]

Ambiente moderno e com preço razoável (quando se leva em consideração a localização), tem opção de serviço a la carte (geralmente com menu fixo) na varanda a beira o rio Kamo ou no sushi bar. Nós preferimos o ambiente mais descontraído dos balcões, para ter a liberdade de pedir o que quiséssemos e termos a oportunidade de ver nosso chef fazendo tudo na nossa frente. O Kiko até arriscou um “chef surprise” e acabou pela primeira vez comendo camarão cru, quase mechendo (risos), pois o sushiman pescou no aquario e ali mesmo preparou o prato… eu não arrisquei, pois era muito fresco :mrgreen: !
Foi bem bacana e tinha menu em inglês! Não tem taxa de serviço como é comum em alguns restaurantes no Japão, porém eles podem servir entradinhas com “taxa extra” e você pode recusar se preferir

[PONTOCHO] 160 Matsumotocho, Nakagyo-ku, Kyoto, Kyoto Prefecture 604-0982, Japan | Aberto somente para jantar | Localizado bem no meio do Ponto-cho, se estiver caminhando para o norte, fica antes da pracinha. | Fone +81 075-213-4777
Kappa Ponto-cho em Quioto por mikix Kappa Ponto-cho em Quioto por mikix
Nós no Kappa Sushi

Honke Owariya [SOBA & UDON – MACARRAO JAPONES]

Quando descobri que existia um restaurante com mais de 530 anos de história e que vários imperadores já se deliciaram com ele, não consegui resistir! Sei que parece um tanto quanto turístico, mas decidimos experimentar. Como adoro as sopas de macarrão japones com camarão e vegetais de tempura, não foi nenhum sacrificio e o almoço foi aprovadíssimo. Meu tipo favorito de macarrão (noodle) é o Udon, feito com farinha branca e de consistência mais molinha que o spaguetti, e a outra opção é o Soba, feito de trigo-sarraceno (não me pergunte o que é isso, ok? Em inglês chama-se buckwheat flour). Lembre-se que os noodles podem ser quentes ou frios, dessa forma leia direitinho qual você vai pedir… e não deixe de comer as bolachinhas que eles servem de entrada, são deliciosas e se quiser pode comprar mais na saida pra levar de souvenir.
Há três restaurantes na cidade, mas tem que ir no original para entrar no clima, não é mesmo? Você pode sentar nas mesas tradicionais no primeiro andar, ou pedir mesas com cadeiras não menos charmosas, porém mais confortáveis para nossas bundinhas ocidentais.

[Estação KARASUMA-OIKE] 322 Kurumayacho-Nijyo, Nakagyo-ku, Kyoto, 604-0841 (5 minutos andando ao sul do palácio imperial, siga o mapa do website para não se perder e encontrar o restaurante facilmente; “main restaurant” – clique aqui) | Fone +81 075-231-3446 | Aberto até as 19h

Honke Owariya em Quioto por mikix Honke Owariya em Quioto por mikixHonke Owariya em Quioto por mikix

Issian Pontocho [ISHIYAKI]

Eles servem Ishiyaki, carnes e legumes feitos na chapa de pedra, e no caso desse restaurante, o cozimento acontece na sua própria mesa. Esse restaurante está no topo da lista de recomendações do tripadvisor e diante disso, nós resolvemos experimentar. A comida é gostosa e de qualidade, o ambiente é aconchegante (apesar dos fumantes infernais), os garçons e o chef falam bem inglês e o preço é bem apimentado (risos).restaurante Issian Pontocho em Quioto O grande diferencial, é o atendimento, que será igual e melhor daquilo que estamos acostumados nos EUA/Camadá e exatamente por esse motivo, deixa de ser autêntico e passa a ser um lugar confortável, sem stress com a lingua e fácil de gostar para os padrões ocidentais de viajante. Depois de alguns dias no Japão nos divertindo com a comunicação nos restaurantes, confesso que não reclamei e a experiência foi muito positiva (especialmente depois de alguns copos de sake), mas para quem tiver somente uma noite em Quioto, eu aconselho algo mais com cara de Japão 😉 . Nós não conseguimos sentar no balcão em frente ao chef Ken, mas as mesas individuais também foram bacanas.

[PONTOCHO] 178-3-1 zaimokucho, nakagyo-ku,, Kyoto-shi, Kyoto, Japan 604-8017 | Ph: +81 75-254-8568 | Website | Quando fomos, o endereço que aparece no google estava errado, para te ajudar, o restaurante fica numa das ruelas ao norte da Pontocho, um pouco pra cima do parquinho – guarde esse símbolo ao lado para lembrar do logo do restaurante)
Issian Pontocho em Quioto por mikix
Nós no Issian Pontocho curtindo um Ishiyaki. Repara como já tinhamos aprendido a tirar foto fazendo o símbolo de “paz e amor”… quase locais! ehhehe

Chiba Niku Nabe

Pois é, não tenho a menor ideia do nome desse restaurante que paramos na nossa primeira noite em Kyoto – Graças ao nosso amigo Fernando, residente de Toquio, conseguimos o nome do restaurante que nos atraiu pela foto da vaquinha com coração :mrgreen: (veja a foto da entrada do restaurante abaixo). Praticamente não tem menu e nem garçon que fala inglês, a gente tentou se comunicar e no final, olhando o prato dos outros decidimos o nosso (risos). E foi assim que pedimos um pote com uma especie de sopa temperada (como uma sopa miso ou um sukiyaki) e depois cozinhamos lá dentro vários tipos de carne e legumes (que também escolhemos). Pelo que entendi esse é o prato principal do restaurante e nós gostamos bastante!

[KIYAMACHI DORI] A localização é em uma das esquinas da Kiyamachi dori, a rua do canal paralela a Pontocho. O nome do bairro é o Zaimoku-cho, ali do lado dos outros restaurantes que citei acima na Pontocho. A ruela que ele dá esquina, não tem nome do google, mas deixo aqui o link para se localizar | Website .
Kiyamachi Dori em Quioto por mikix
Fachada do restaurante, foto do google maps
Kiko na Kiyamachi Dori em Quioto
Aqui dá pra ter uma ideia da comida.

E foi assim nossas descobertas culinárias no Japão.

Leia também:
Japão: Roteiro para 15 dias
Nossos dias no Japão…
Dicas rápidas e práticas do Japão
Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass?
Japão: Roteiro de 2 dias em Quioto (Parte 1)
Como encontrar uma gueixa em Quioto