Sempre que vou a algum país árabe/muçulmano, geralmente tenho baixas expectativas ao se tratar de atividades culturais, museus e afins. Mas Doha, foi diferente, ela me surpreendeu logo de inicio.

O que visitar em Doha

A região do Corniche e o Museu da Arte Islâmica (MIA), foram os locais que mais me impressinou na cidade.
MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha - Catar
MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha

O MIA, deve ser parada obrigatória a todos os visitantes, não somente pelo seu imponente prédio aos pés da baia e pelo design moderno, mas também por seu acervo. Sem dúvida, uma real oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura islâmica (religão e arte) e desmistificar alguns tabus, ou de repente, ressalta-los!

Confesso de anti-mão, que apesar de ter gostado muito e ficado impressionada com o que vi, me cansa um pouco ver esses países serem tolhidos de cultura e arte em prol da religão. Sim religião é importante, mas não deve ser a base de tudo (equilibrio e balanço são a ordem do dia!).
MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha - Catar
Design arrojado do MIA (Museu da Arte Islâmica) em Doha

Tivemos sorte de caminhar pelo Corniche ao pôr-so-sol e em um sexta-feira véspera de feriado.

Com as temperaturas amenas de dezembro, os locais saem pela rua para fazer o “footing”, pic-nic e brincar com as crianças… Até senti um certo romantismo no ar, ao ver aquele céu cor-de-rosa, barquinhos na baía e o skyline da “nova” Doha (west bay area), pena que não era possível andar abraçada com o Kiko para completar o ambience! (Coisas de países muçulmanos :wink:)
Fim de tarde no Corniche
Fim de tarde no Corniche …

Saindo do Corniche, logo você encontrará os Souks, os famosos mercados árabes que vendem de tudo um pouco. Se resolver ficar para jantar, melhor ainda, há muitas opções de restaurantes e pegar uma mesa com vista para a rua de pedestre é uma delícia.
Souk em Doha - QatarSouk em Doha - Qatar
Souk de Doha …

Ao meio dos turistas, locais e vendedores, o coração de Doha reside no meio daquelas ruelas do souk; restaurantes, mesquitas, lojas de souvenir, lojas de badulaques, banquinhas de comida, lojinhas e a parte mais engraçada, é encontrar o mercado das aves e ali fotografar os pintinhos coloridos! Pois é… e eu achei que já tinha visto tudo nessa vida (risos!).
Souk em Doha - Qatar
Pintinhos coloridos do souk das aves …

Se engana quem pensa que os prédios do souk são históricos… não senhor(a)… o governo simplesmente restaurou tudo e de antigo ali só sobrou mesmo o lugar, que há mais de 100 anos abriga o mercado da cidade. Do resto, tudo novo!

Como eu havia comentado no primeiro post sobre o Catar, o país está se moldando com olhos no futuro e não no passado.

Não me interessei muito pelo West Bay, o centro financeiro e de negócios da cidade, com seus prédios altos e modernos. Visitamos apenas o shopping, The City Centre Shopping, e com certeza valeu mais a pena ver essa área de longe (do Corniche ou do MIA), que ali no meio.
Vista do skyline do West Bay em Doha - Qatar
Vista do skyline do West Side …

E por falar em shopping… o mais famoso é o Villagio, construído longe de tudo, mas perto das atrações esportivas da cidade!

Como descrevê-lo? Assim, se você já conheceu o Ceasers Palace ou o Venetian de Las Vegas, o estilo italiano, com gondolas, teto pintado como se fosse o céu, não será nenhuma novidade ao se tratar da decoração… Para quem vai as compras, os preços e as lojas são as mesma da maioria dos shoppings americanos e conseguimos aproveitar várias promoções (e olha quem nem somos de compras), mas não vá esperando nada gigantesto e imperdível….

Precisando de dica para o almoço ou jantar no Villagio, recomendo o restaurant sírio Sarai, já o haviamos experimentado em Dubai, e fiquei feliz de rencontra-lo em Doha também :mrgreen: .
Villagio Shopping Mall em Doha - Qatar
Vista do skyline do West Side …

E para finalizar essa sessão de atrações dessa cidade que vive em pleno canteiro de obras, não deixe de visitar o The Pearl, mais uma megalomaniaca “ilha” artificial da região do Golfo Pérsico. Construída para atrair a alta sociedade da cidade com apartamentos, shoopings, restaurantes e marina, com toda sofisticação e requinte que você pode imaginar…
The Pearl, Doha / Font: thepearlqatar.com
Assim como a palmeira de Dubai (Jumeirah), a Pérola do Catar deixa os ambientalista de cabelo em pé! Mas que é bonito e esbanja luxo… isso não posso negar! E para quem gosta de comida libanesa, eu recomendo o restaurante Burj Al Hamam, nos divertimos com as kaftas e fumando uma sheesha. Porém, bebida alcoólica… por enquanto nem pensar!

Leia também:
Ah, vá se Catar! … Eu fui!
Visto para o Catar para brasileiros… como proceder…