Costumes canadenses

Quando me mudei para Toronto, em Agosto de 2000, eu lembro que tinha várias coisinhas que eu achava estranha ou diferente, mas aos pouco, meio que sem querer, alguns costumes canadenses foram adquiridos naturalmente e hoje, faz parte do meu dia a dia.

Vem comigo ver o que faço no dia a dia aqui no Canadá!


Vale a pena comprar antes de viajar:

Compras para mudançaCompras para mudançaCompras para mudança
Adaptador universalBalança para malasSaco a Vácuo Roupa Viagem


Costumes canadenses que eu adquiri

Tirar sapato ao entrar em casa

Costumes canadenses
Exemplo de como fica a entrada de casa quando tem festinha 🙂

Acho que esse é o costume mais comum, e que a maioria, se não todos, os novos imigrantes e estudantes internacionais adquirem rapidinho. Não somente por causa da sujeira que as botas de inverno causam, como também por questão higiênica. Eu levo esse lema de tirar o sapato em todos os lugares que já morei!

O mais legal é que nas festas a gente faz a mesma coisa, o povo vai chegando e tirando o sapato. E no final, a gente se preocupa mais com a meia do que com o sapato que vai usar!!!

DICA: nunca use meia furada para ir na casa do amiguinho canadense! (risos)

Jantar mais cedo

No Brasil geralmente jantava lá pelas 20h, mas aqui no Canadá, entre 18h30 e 19h já estamos sentadinhos a mesa.

Aliás, mesmo quando vamos a restaurantes ficamos espertos com o horário, pois se você vai muito depois das 21h, várias cozinhas já estão fechando e vai ser difícil comer alguma coisa! Então, para quem estiver passeando no Canadá, fiquem atentos com o horário da janta!

Leia também: Canadenses no restaurante

The Weather Network, meu melhor amigo

Mikix no inverno
Curtindo o inverno…

NUNCA eu saio de casa sem consultar o app ou o canal de TV da previsão do tempo chamado The Weather Networks. Parece vício, mas não dá para ser diferente! Aprendemos esse costume na marra, pois se não consultarmos o homem do tempo, a gente pode se estrepar ao longo do dia, especialmente entre os meses de outubro a maio. [Confira o tempo mês a mês em Toronto].

E sim, clima é o assunto favorito de todos os canadenses em qualquer ambiente, seja no elevador, no consultório médico ou nas festinhas de criança!

Falar “sorry” ou “excuse” o tempo todo

As vezes eu me irrito com essa mania dos canadenses de pedir desculpa por qualquer coisa, até quando eles acham que vão fazer alguma coisa, mas acabam não fazendo! Mas vira e mexe, me pego fazendo exatamente a mesma coisa; eu acho que vou pisar no pé de alguém e já tasco logo um “I am sorry”. [Esse post do BuzzFeed, em inglês, sobre o tema é muito engraçado]


Quem quiser eu fiz também um vídeo (naquele esquema amador) sobre o tema “Costumes canadenses que adquiri!”:


Atravessar na faixa de pedestre despreocupada

Acho incrível a despreocupação dos canadenses aos atravessar a rua, eles simplesmente acreditam que os motoristas são pessoas do bem e vão parar para eles passarem, o que geralmente acontece!

Mas esse foi um costume canadense que adquiri rapidinho (e adorei!). Confesso que em Downtown Toronto, eu fico um pouquinho mais esperta no momento de atravessar a rua sem olhar para os lados, mas de modo geral, em todo Canadá, sigo em frente sem medo de ser feliz nas faixas de pedestres. (risos)

Mas vamos combinar, o mundo deveria ser assim, né? Se existe faixa de pedestre, ela deve ser respeitada incondicionalmente!

Usar máquina de lavar louça todos os dias

Aqui em casa a gente usa máquina de lavar louça praticamente todos os dias, mesmo que ela não esteja cheia. Isso é bem diferente do Brasil, que vejo o pessoal usando somente quando tem festa ou coisa do tipo. Aqui em casa somos apenas eu e o Kiko, e eu só lavo na mão panelas e coisas de madeira, mas a maioria dos meus amigos, até panelas eles enfiam dentro da máquina.

E  TODA visita que recebo do Brasil, é a mesma ladainha, depois da refeição eles começam a lavar a louça na mão e eu digo: “não amiguinho, coloca na máquina!” e me respondem: “mas tem tão pouca coisa”, e então, minha contra argumentação básica é: “se não colocar, nunca vai encher!”.

Toda roupa é roupa

Uma das coisas que mais amo em Toronto é a falta de necessidade de estar na moda. Ou seja, toda roupa é roupa e ninguém fica te medindo por estar usando a cor verde, mesmo se nas novelas estão usando vermelho! Eu AMO essa falta de senso fashion dos canadenses e confesso que me adaptei facilmente a esse jeito e ser.

PS: Claro que nem todo mundo é assim, obviamente! Mas de maneira geral, qualquer roupa que você coloque, está ok! E a gente vê cada coisa… ahahah…

E acho que é isso … se eu lembrar de mais coisa, vou colocando aqui!

Leia também:

Como são os canadenses?

Motivos para não morar no Canadá | 8 Razões para considerar

Ensino médio no Canadá – High School