Chegamos há quase três semanas das nossas férias de 23 dias pela Europa e agora só nos resta saudades… Quem nos conhec,e diz que estamos sempre na estrada e aproveitando a vida, e realmente não posso nega, mas fazia muito tempo que não tirávamos férias de verdade e por vários dias, então, esses dias vieram pra lavar a alma.
Como havia falado anteriormente, nossas mães nos acompanharam nessa viagem, e para circular pelos 5 países que escolhermos: Italia, Eslovênia, Bósnia, Croácia e Montenegro, resolvemos fazer o lease de um carro da Renault EuroDrive (como um aluguel) e de lá saímos para explorar um pouquinho mais da Europa.
Impressões Gerais de cada país:
Itália:
Se o Rio de Janeiro continua lindo, a Itália continua um dos melhores destinos para se viajar no mundo. Desde 2007 não íamos pra lá e mais uma vez descobrimos que não podemos ficar tanto tempo longe.
A Itália acumula uma infinidade de lugares históricos, gente fashion (até demais), comida boa e paisagens estonteantes, a única coisa chata é a quantidade de turista, que assim como agente, adora viajar pra lá e deixa tudo empanturrado de gente mas sabendo desviar um pouquinho, dá para curtir um pouquinho de uma Italia tranquila.
Nós desembarcamos em Roma e voamos Alitalia, ao chegar, usamos o serviço de transfer da BlackLane para nos transportar até o apartamento que havíamos alugados no AirBnB e deu tudo certo. Pagamos um pouco mais caro que pegar um taxi no aeroporto, mas evitamos a chatice de ficar exigindo que o taxista cobrasse o preço certo (48 euros) etc … Deu tudo certo, minha sogra e o marido, também usaram o serviço 2 dias depois e adorou! Então recomendamos. (PS: a reserva é feita online e fique de olho nos vouchers de desconto, que as vezes você consegue uma rodada mais baratinha, saindo quase o mesmo preço do taxi normal – foi o que aconteceu com a gente).
Além de Roma, conhecemos também uma cidade fofíssima na Toscana chamada Lucignano, e depois seguimos para Veneza. No final da viagem, quase no retorno pra casa, demos uma paradinha em Assis, que foi uma das grandes surpresas positivas do roteiro!!!
Eslovênia:
Sempre que falava que estava indo para Eslovênia, vinha aquele ponto de interrogação na cabeça dos amigos; “onde fica mesmo esse país?“. É comum as pessoas a confundirem com a Eslovaquia ou mesmo a Estônia… mas para você que gosta de natureza, anota aí na listinha, a Eslovênia é muito linda!
Não tivemos muito tempo para explorar o país, mas nos encantamos com a pequena capital Liubliana, e as atrações que fizeram nosso coração acelerar foram; as Cavernas de Postojna, o Castelo Predjama e o Lago Bled… Não percam as cavernas por nada desse mundo, nenhuma foto conseguirá explicar a beleza daquele lugar!
Bósnia e Herzegovina;
A Bósnia era o único lugar dessa viagem que estava com um certo frio na barriga de conhecer, estava com receio de levar as mães, e apesar de ter pesquisado muito e lido bastante sobre o país, eu sinceramente não sabia com o que iria me deparar. E quer saber? Que lugar fascinante…
Não foi fácil percorrer o país de carro: o GPS não se achava (e nós não tínhamos wifi), pistas eram de mão única e demorava pra chegar de um ponto a outro… Mas no final deu tudo certo e Sarajevo nos recepcionou de forma sem igual, nenhum de nós saiu indiferente a cidade, uma lição de vida.
Além de Sarajevo, ainda conhecemos um pouquinho de Jajce e Mostar…
Croácia:
A Croácia foi o principal motivo dessa viagem ter acontecido, ela já estava na minha listinha do “must see” há uns 7 anos (antes mesmo do seriado Game of Thrones), mas só agora deu certo da gente ir.
O país é lindo, mais ou menos do jeitinho que estava esperando. A região costeira do Adriático é inspiradora e Dubrovnik nos tira o fôlego. A única coisa que me decepcionou um pouquinho, foram os croatas, sério, achei eles meio sem tato… Não digo das pessoas relacionadas diretamente ao turismo, das quais conheci gente super legal e incrivelmente prestativas, mas as pessoas que você tenta interagir na rua fazendo uma pergunta, achei que eles estavam sem paciência com o bando de turista que invadiu seu espaço… não sei!
Mas não me interpretem mal, o país é LINDO e eu voltaria fácil!
Aliás, além da região de Dubrovnik, também fomos pra Zagreb, Split, o Parque Krka, Sibenik, Primosten e Trogir … faltou muito tempo para incluir tudo que tinha na minha listinha!
Montenegro:
Nunca vou esquecer Montenegro, pois esse foi o 50º país que conheci! Meu sonho era conhecer 50 países antes dos 40 anos e ele me veio de presente de 38 anos… (O Kikão, sempre atende meus pedidos… ♥️ ). Quem me conhece sabe que não prendo aos números, pois valorizo muito mais a experiência, mas é legal guardar esses momentos.
Conhecemos um pouquinho de Montenegro num bate e volta desde Dubrovnik e curtimos bastante… Confesso que estava esperando mais de Kotor, sei lá… gostei mas não delirei, entende! Perast foi uma surpresa deliciosa para um cafezinho! E Budva me impressionou muito, uma cidade praiana frequentada por turistas europeus, me lembrou o climinha do Guarujá da minha adolescência!
E foi assim que passamos dias incríveis e agora só fico sonhando com nossa próxima viagem!!!
Vou tentar colocar todas as dicas no Viajoteca aos poucos… mas qualquer coisa, grita aí na caixa de comentários 🙂
4 Comentários
A Itália me lembra o Estado do Espírito Santo, especialmente as cidades de Venda Nova do Imigrante e Guarapari: um povo alegre e limpo. O Espírito Santo é limpíssimo. No Canadá eu namorei uma moça da Iugoslávia, cuja família tinha um castelo na Croácia. Toda vez que assisto a um filme sobre castelos eu recordo da Cristina, essa menina que eu namorava lá no Canadá nos anos setenta. Tempo bom aquele!
Emanuel,
Adoro suas histórias... :)
Abs
[…] Como foi nossa viagem pela Italia, Croácia e outros países […]
[…] Como foi nossa viagem pela Italia, Croácia e outros países […]