Chegamos há quase três semanas das nossas férias de 23 dias pela Europa e agora só nos resta saudades… Quem nos conhec,e diz que estamos sempre na estrada e aproveitando a vida, e realmente não posso nega, mas fazia muito tempo que não tirávamos férias de verdade e por vários dias, então, esses dias vieram pra lavar a alma.

Como havia falado anteriormente, nossas mães  nos acompanharam nessa viagem, e para circular pelos 5 países que escolhermos: Italia, Eslovênia, Bósnia, Croácia e Montenegro, resolvemos fazer o lease de um carro da Renault EuroDrive (como um aluguel) e de lá saímos para explorar um pouquinho mais da Europa.

Impressões Gerais de cada país:

Itália:

Se o Rio de Janeiro continua lindo, a Itália continua um dos melhores destinos para se viajar no mundo. Desde 2007 não íamos pra lá e mais uma vez descobrimos que não podemos ficar tanto tempo longe.

A Itália acumula uma infinidade de lugares históricos, gente fashion (até demais), comida boa e paisagens estonteantes, a única coisa chata é a quantidade de turista, que assim como agente, adora viajar pra lá e deixa tudo empanturrado de gente mas sabendo desviar um pouquinho, dá para curtir um pouquinho de uma Italia tranquila.

Nós desembarcamos em Roma e voamos Alitalia, ao chegar, usamos o serviço de transfer da BlackLane para nos transportar até o apartamento que havíamos alugados no AirBnB e deu tudo certo. Pagamos um pouco mais caro que pegar um taxi no aeroporto, mas evitamos a chatice de ficar exigindo que o taxista cobrasse o preço certo (48 euros) etc … Deu tudo certo, minha sogra e o marido, também usaram o serviço 2 dias depois e adorou! Então recomendamos. (PS: a reserva é feita online e fique de olho nos vouchers de desconto, que as vezes você consegue uma rodada mais baratinha, saindo quase o mesmo preço do taxi normal – foi o que aconteceu com a gente).

Coliseu em Roma

Com minha mãe no Coliseu em Roma

Além de Roma, conhecemos também uma cidade fofíssima na Toscana chamada Lucignano, e depois seguimos para Veneza. No final da viagem, quase no retorno pra casa, demos uma paradinha em Assis, que foi uma das grandes surpresas positivas do roteiro!!!

Lucignano na Toscana

Lucignano na Toscana

Viagem para Veneza

Veneza … sua linda!

Eslovênia:

Sempre que falava que estava indo para Eslovênia, vinha aquele ponto de interrogação na cabeça dos amigos; “onde fica mesmo esse país?“. É comum as pessoas a confundirem com a Eslovaquia ou mesmo a Estônia… mas para você que gosta de natureza, anota aí na listinha, a Eslovênia é muito linda!

Não tivemos muito tempo para explorar o país, mas nos encantamos com a pequena capital Liubliana, e as atrações que fizeram nosso coração acelerar foram; as Cavernas de Postojna, o Castelo Predjama e o Lago Bled… Não percam as cavernas por nada desse mundo, nenhuma foto conseguirá explicar a beleza daquele lugar!

Viagem a Liubliana

A fofa Liubliana

Cavernas Postojna

Cavernas Postojna … só vendo pra acreditar em tamanha beleza

Castelo Predjama na Eslovênica

O super diferente Castelo Predjama!

Lake Bled na Eslovênia

Lake Bled na Eslovênia

Bósnia e Herzegovina;

A Bósnia era o único lugar dessa viagem que estava com um certo frio na barriga de conhecer, estava com receio de levar as mães, e apesar de ter pesquisado muito e lido bastante sobre o país, eu sinceramente não sabia com o que iria me deparar.  E quer saber? Que lugar fascinante…

Não foi fácil percorrer o país de carro: o GPS não se achava (e nós não tínhamos wifi), pistas eram de mão única e demorava pra chegar de um ponto a outro… Mas no final deu tudo certo e Sarajevo nos recepcionou de forma sem igual, nenhum de nós saiu indiferente a cidade, uma lição de vida.

Além de Sarajevo, ainda conhecemos um pouquinho de Jajce e Mostar

Viagem a Sarajevo

Nossas mães e o Fernando em Sarajevo

Viagem a Mostar na Bósnia

A famosa ponte stari grad em Mostar na Bósnia

Cachoeira de Jajce

Cachoeira de Jajce

Croácia:

A Croácia foi o principal motivo dessa viagem ter acontecido, ela já estava na minha listinha do “must see” há uns 7 anos (antes mesmo do seriado Game of Thrones), mas só agora deu certo da gente ir.

O país é lindo, mais ou menos do jeitinho que estava esperando. A região costeira do Adriático é inspiradora e Dubrovnik nos tira o fôlego. A única coisa que me decepcionou um pouquinho, foram os croatas, sério, achei eles meio sem tato… Não digo das pessoas relacionadas diretamente ao turismo, das quais conheci gente super legal e incrivelmente prestativas, mas as pessoas que você tenta interagir na rua fazendo uma pergunta, achei que eles estavam sem paciência com o bando de turista que invadiu seu espaço… não sei!

Mas não me interpretem mal, o país é LINDO e eu voltaria fácil!

Aliás, além da região de Dubrovnik, também fomos pra Zagreb, Split, o Parque Krka, Sibenik, Primosten e Trogir … faltou muito tempo para incluir tudo que tinha na minha listinha!

Hotel em Dubrovnik

Pôr-do-sol no nosso hotel em Dubrovnik, o Valamar Lacroma!

Viagem a Dubrovnik

Belíssima Dubrovnik

Viagem a Zagreb

Zagreb, a capital fora de mão da Croácia 🙂

Viagem a Hvar

Vida boa em Hvar

Viagem a Split

Adoramos Split!

Viagem a Sibenik

Skyline de Sibenik

Montenegro:

Nunca vou esquecer Montenegro, pois esse foi o 50º país que conheci! Meu sonho era conhecer 50 países antes dos 40 anos e ele me veio de presente de 38 anos… (O Kikão, sempre atende meus pedidos… ♥️ ). Quem me conhece sabe que não prendo aos números, pois valorizo muito mais a experiência, mas é legal guardar esses momentos.

Conhecemos um pouquinho de Montenegro num bate e volta desde Dubrovnik e curtimos bastante… Confesso que estava esperando mais de Kotor, sei lá… gostei mas não delirei, entende! Perast foi uma surpresa deliciosa para um cafezinho! E Budva me impressionou muito, uma cidade praiana frequentada por turistas europeus, me lembrou o climinha do Guarujá da minha adolescência!

Perest em Montenegro

Perest em Montenegro

Viagem a Kotor

Vista de Kotor …. camelando e subindo muita escada se consegue essa vista linda!

Viagem a Budva

Praia em Budva do ladinho da cidade antiga!

E foi assim que passamos dias incríveis e agora só fico sonhando com nossa próxima viagem!!!

Vou tentar colocar todas as dicas no Viajoteca aos poucos… mas qualquer coisa, grita aí na caixa de comentários 🙂