Pra quem nos acompanha no instagram, facebook e twitter provavelmente ficou sabendo que em abril fizemos uma viagem pela Europa de férias. Foi uma loucura de 9 dias rodando por 4 países, mas valeu a pena!!!! Conhecemos novos lugares, incluímos um país na listinha, revisitamos cidades queridas e participamos do aniversário de 40 anos de uma amiga… Uma viagem bombril (1001 utilidade) ….

Paisagens do Vale Mosel

Imagens do Rio Mosel, na Alemanha …

Estou contando sobre essa viagem em detalhes no blog viajoteca, e o roteiro que fizemos foi esse aqui: Roteiro pela Europa: 9 dias e quatro países … Devo estar maluca (nesse link também tem as dicas dos hoteis que ficamos).

Compramos as passagens chegando por Frankfurt e retornando por Amsterdam e não tinha a menor ideia do que ia fazer no meio, são tantos caminhos que poderíamos ter seguido que no final nosso mapinha ficou assim:

Roteiro 9 dias pela Europa

Mapa do nosso roteiro via Google Maps

A grande surpresa dessa viagem foi o vale do Reno e Mosel na Alemanha. Juro que não tinha ideia que seria tão especial… Imagine um lugar de conto de fadas, mas onde pessoas vivem. São tantos castelos ao longo do rio que a gente acha que é de mentira… mas quando pensamos na história medieval, logo lembramos que o bicho pegou por ali, e hoje, tudo se transformou em um cenário romântico, tranquilo e o melhor, cheio de vinícolas onde a principal uva é o Riesling… Estava no paraíso e queria ter ficado por lá mais uns 3 dias e não somente dois dias e meio como nosso roteiro permitia 🙂

Vale do Reno na Alemanha, Bacharach

Bacharach, cidade que nos hospedamos no Vale do Reno

Primavera na Europa

Primavera na Europa e os campos de canola… de enlouquecer de tanta beleza!!!!

Castelo Eltz no Mosel

O Castelo Eltz (Mosel), na minha opinião, o mais bonito que vi durante o passeio…

Castelos do Reno, Alemanha

Castelos e Vilas ao logo do Reno na Alemanha…

Aí seguimos pra Luxemburgo (o novo país da listinha) com uma paradinha em Trier, a primeira cidade da Alemanha (resquícios da época romana). O que me levou pra lá foi o fato do meu ídolo da universidade ter nascido por aquelas bandas, conhecem o Karl Marx, pois é, o próprio. Hoje,  a casa que ele nasceu é um museu que conta sua história pessoal, política e filosófica… mas apesar dele, a cidade é muito gracinha, especialmente a catedral! (Tem também a Porta Nigra de origem romana, mas aí isso vai virar um post 🙂 )

Karl Marx Home in Trier Casa do Karls Marx em Trier Marx x Eu

Catedral de Trier

Catedral de Trier (Dom)

Luxemburgo foi outra grande surpresa na nossa viagem, já tinha lido em vários blogs que a cidade/país era sem graça, isso e aquilo, mas nós adoramos (ainda bem que ouvi os conselhos da Mari). Achamos a cidade muito bem cuidada, a parte alta e a parte baixa são bem distintas, mas ao mesmo tempo se completam e a historia por trás do ducado ter permanecido um país, também é interessante. Sem contar que comemos muito bem! E pra quem não sabe, há muitos portugueses por lá, mas muitos mesmo 🙂

Luxemburgo

A bela Luxemburgo

Parte baixa de Luxemburgo

A caminho da parte baixa de Luxemburgo …

No caminho para Amsterdam, fizemos um pit-stop em Ghent, a cidade que mais gostamos da Bélgica quando a visitamos em 2004… Foi um pouco estranho voltar lá e não encontrar o que estávamos procurando, pois metade da cidade estava em construção e não agradou, mas do resto, eu continuo curtindo mais Ghent que Bruges, pois ela é viva, jovem e tão linda quanto … Sem contar que lá é onde se compra a melhor mostarda do mundo (e olha que nem vou comentar das cervejas, chocolates, waffles e afins) 🙂

Ghent na Belgica

Graslei and Korenlei em Ghent … essas ruas encantam no primeiro olhar!

E então chegamos em Amsterdam, nossa cidade do coraçāo na Europa. Pra quem não sabe, em 2007 tivemos a oportunidade de morar lá por 5 meses e foi um experiência inesquecível. Além de rever a cidade e sentir toda aquela nostálgia de passar pelo apartamento que moramos, as ruas que sempre passávamos, a chocolateria delicia e tudo mais …. Ainda tivemos a sorte de estar visitar o país na época das tulipas, dessa forma conhecemos também o Jardim de Keukenhof que há anos sonhava em explorar. E como se não bastasse, ainda celebramos o aniversário da Natalie duante 3 dias, e comemoramos com topo país o aniversário do Rei da Holanda, o  Koningsdag, talvez a maior celebração popular de Amsterdam!!!

Koningsdag Amsterdam Koningsdag Amsterdam Comemorando 40 anos

Koningsdag Amsterdam

Eu e a Natalie Invadindo o barco dos holandeses … somente pra foto! 🙂

Tulipas da Holanda

Campo de Tulipas pertinho de Keukenhof

E foi assim… adoro viajar pela Europa e já estou pronta pra próxima 🙂