Dolce far niente

Pois é, viemos conhecer um pedacinho de Vanuatu. Se no ano passado você me perguntasse sobre esse país, provavelmente te perguntaria: Vanuatu, onde fica isso?! Mas como o mundo é do tamanho de um ovo e todo dia aprendemos novas coisas, foi lá que passei meu aniversário, no final de semana passado!

Seguro viagem

Onde fica Vanuatu

Vanuatu é um estado insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão, ao norte, com o território francês da Nova Caledônia, a sul, e com Fiji, a leste. A capital é Port Vila.

E aqui um close-up das ilhas:
Mapa de Vanuatu
Crédito do mapa: WorldAtlas.com

A primeira vez que soube da existência de Vanuatu foi na minissérie da HBO “The Pacific” no ano passado (2010), mas sinceramente nem tinha dado muita bola.

Foi só quando cheguei de mala e cuia na Australia em Out/2011, que comecei a prestar mais atenção devido a proximidade de duas horas de voo de Brisbane, cidade que estamos morando, e pelas fotos que andava espiando…



Povo simpatico e acolhedor, os ni-Vanuatu.

Um pouquinho da história de Vanuatu?

Apesar de Vanuatu ter conseguido sua independencia somente em 1980, há evidência de civilização, ou algo do tipo, desde 2.000 AC…

Em 1605, o português Pedro Queiros foi o primeiro europeu a chegar nas ilhas, acreditando ter chegado na tal “Terra Australis“, mero engano.

Somente no século 18, os europeus começaram um processo de colonização das ilhas após a segunda viagem do grande navegador inglês, James Cook, ganhando então o nome de Nova Hebrides.

Em 1887, as ilhas passaram a ser administrada pela comissão naval Francesa-Britanica, gerando um sistema bi-polar de governo. Ou seja, basicamente as leis francesas e britânicas eram utilizadas dependendo do status de residência de cada habitante. Contudo, os Ni-Vans, como se denomina o povo de Vanuatu, ficaram ao léu, como se não existissem, e finalmente, em 1960 eles adotaram um auto-governo.


Um dos funcionários do The Havannah

Durante a Segunda Guerra Mundial, as principais ilhas, Efate e Espiritu Santo foram bases navais dos aliados, recepcionando uma tropa de mais de 100.000 homens americanos. Essa chegada dos americanos foi bastante benéfica para o povo local em questão de infraestrutura, pois muita coisa foi construída e até hoje utilizada.

E em 1980, finalmente a Inglaterra e a Franca assinaram o tratado de independência de Vanuatu.


Pôr-do-sol no catamarã do hotel…

Curiosidades de Vanuatu – Yu no save? Mi save

Que tal algumas dicas de viagem e curiosidades de Vanuatu. Um país com várias atividades de turismo diferentes e que você pode ficar pulando de ilha em ilha para aproveitar.

Nós ficamos somente três dias em Vanuatu e confesso que só deu para sentir o cheirinho da região. E se assim como eu, você não tem/tinha idéia do que fazer em Vanuatu, veja abaixo uma listinha com algumas possibilidades:

Vanuatu Port Villa

  • A idéia do Bungee Jumping surgiu com um ritual tradicional na Ilha de Pentecostes em Vanuatu. E o melhor, é possível verificar como tudo acontece ao vivo e a cores durante os meses de abril e maio (aos sábados). Ele é conhecido como land diving (mergulho na terra).

  • Uma curiosidade é que a língua que se fala em Vanuatu é o Bislama e ela mistura alguns outros idiomas, o que a deixa super interessante, por isso que escrevi ali no título: “Yu no save? Mi save”, que significa “Você não sabe? Eu sei
Lingua de Vanuatu
Comercial da cerveja local “Tusker

  • Se você gosta de solitude, em Vanuatu ainda é possível fazer piquenique e passar o dia em praias desertas, como por exemplo em Lelepa e em Efate.
  • Monte Yasur é um dos vulcões mais acessíveis do mundo e ainda ativo. Ele se localiza na Ilha de Tanna. A dica é ir a noite quando as cores das explosões ficam ainda mais impressionante.

Vulcão TannaVulcão Tanna em Vanuatu
Foto by Lesagegeo

  • Que tal conhecer de pertinho a cultura canibal das tribos de Vanuatu? Pois é, recomendo pesquisar sobre o assunto na ilha Malekula.

  • Para quem gosta de mergulhar, vale a pena desvendar o famoso navio de guerra SS President Coolidge, além muitos outros artefatos de guerra, na ilha Espiritu Santo (também conhecida como Santo).

Correio no mar em Vanuatu
Foto by © Michael Cufer

  • Magia negra e toda a espiritualidade também existe nas ilhas, especialmente em Ambrym.

  • é possível mergulho e/ou fazer snorkel pelos corais em praticamente todas as ilhas de Vanuatu.

  • Porto Vila, a capital do país e onde a maioria dos vôos chegam, se localiza na ilha de Efate. Assim como várias ilhas do pacífico, ela é bem pobre, mas não confunda com miserável. Achei muito interessante conhecer os prédios públicos e o mercado. Contudo, eu não acho que valha a pena se hospedar por lá, mas uma visitinha de 3 ou 4 horas é bacana.

Mercado de Port VillaMulheres de Vanuatu
Vida em Vanuatu
Dia a dia na capital Port Villa

  • As ilhas mais visitadas de Vanuatu são Efate e Santo. Especialmente porque tem voos direto da Australia e Nova Zelândia, olha aí uma dica para encaixar Vanuatu no seu próximo roteiro!

  • Olha aqui um mapinha feito a mão (by Mirellita) para vocês se localizarem.
Mapa de Vanuatu

  • Ou visite Vanuatu pela beleza do far niente, que foi o nosso principal objetivo! Escolha um resort legal, dentro do seu orçamento e descanse!

Tankyu tumas! (Muito obrigada / Thank you very much em Bislama)