Passear nos EUA é uma coisa… Trabalhar é outra…. e essa é uma das coisas que o pessoal me pergunta em relação a diferença entre trabalhar nos EUA e no Canada
Estamos trabalhando em diferentes projetos nos EUA há uns 2 anos (eu acho!) e posso dizer que existe diferença SIM do modo que os Canadenses trabalham…
Nos EUA… tudo é extremamente competitivo… o lance é provar quem trabalha mais, quem fica mais tempo no escritório, quem puxa mais o saco do chefe e assim por diante… As vezes isso me irrita um pouco, pois ao contrário do Brasil que também funciona nesse esquema, as pessoas são mais amistosas… menos competitividade… aquela hora do cafezinho no meio da tarde para fofocar é tudibão! Mas nos EUA as paredes tem ouvidos… eheheheh!
No Canada, o esquema é mais relax… entre 4h30 e 5 horas o pessoal puxa o carro… família vem sempre em primeiro lugar, todos entendem e fazem o mesmo… as vezes, isso também dá nervoso, pois tem hora que o negócio esta explodindo, e os Canadians simplesmente dizem; “Gente, tenho que ir… tenho que fazer jantar para minha filha!” (Lembrem-se, hora da janta no Canada é 18hs)… e você fica lá com aquela cara de “put@ vid@ pensando; “Como assim? Manda sua filha comer miojo hoje, vai?!”
Claro que estou dando uma passada bem rapida nesse tema… mas para quem sai do Brasil e vai para os EUA não vai estranhar o ritmo de trabalho (só a competitividade excessiva), mas quem esta vindo para o Canada… pode ficar tranquilo que o ritmo de trabalho vai diminuir….
Alguém concorda, discorda??? E na Europa, como isso funciona???
Vamos bater papo…
21 Comentários
Parabens pelo blog...muito interessante. moro no Rio de Janeiro mas ja morei por um tempo nos eua. Eu queria tirar uma duvida, um cidadao canadense pode viver e trabalhar legalmente nos EUA?
Estou pensando em ir morar no Canada, e pelo que li, em 3 anos torna-se cidadao canadense. Com isso, poderei viver nos eua legalmente?
Abs.
Fernando
eu nunca fui ao canada,sonhei uma vez q/ eu estava lá numa igreja p/fazermos uma missão,só q/ minhas condições financeiras ñ me permite isso,mais sou curiosa p/ conhecer o lugar q/ sonhei...bjs p/ todos os brasileiros q/ moram ai :mrgreen:
Obrigada pelo carinho!!! Corra atras dos seus sonhos...
Quem sabe um dia agente nao se cruza em Toronto ;)
Abs
Ahhhh, esqueci de dizer que, dos trabalhos estressantes,rapidinho caimos fora, rsssss.
Olha, eu tb acho que tudo depende muito do ramo profissional e da empresa pra quem vc trabalha, aqui na california, onde moro desde pequena a tive muito trabalho estressante e muito trabalho tranquilo tb , aqui nós tb prezamos muito a familia e o jantar das criancas e fim de semana é sagrado, nós somos consultores e nos nossos contratos nós impomos, trabalhamos o horario que as criancas estudam, chegamos em casa no maximo 3:00, muitos aqui chegam as 4 ou 5 e outros bem mais tarde mas o americano tem direito de escolher o seu ritmo seguramente, o ritmo de trabalho nao é imposto, quem nao se impoe acaba levando nas costas o ritmo que o boss workaholic determina, trabalhamos em muitos outros países tb , incluso Brasil e sempre tivemos ritmos tranquilos, pq vcs tem que convir, trabalho é pra dar prazer e nao pra enlouquecer, né?
Eu acho que o esquema light no Canada depende muito da empresa e da posição da pessoa dentro da mesma. Tenho muitos amigos canadenses que vivem reclamando que não conseguem sair do trabalho antes das 7-8 da noite... na Air Canada o ritmo tambem era bem puxado, com os cortes de pessoal uma pessoa acabava fazendo o trabalho de 2 ou 3 e muitos não conseguiam sair do trabalho no horario certo. Fora quando o chefe não marcava reuniões de 2 horas começando as 5 da tarde... Meu marido chegava em casa às 4-4:30 da tarde mas só pq chegava ao trabalho as 6 da manha... mas teve chefe que reclamou que ele estava saindo cedo, ele falou que se o chefe quizesse discutir isso, eles poderiam se reunir as 6 da manha, quando ele chegava ao trabalho...
Outros amigos, começando carreira, tambem trabalham o tempo inteiro...
Na universidade... bom depende... a coisa aqui é mais puxada que no Brasil. Temos mais férias no verão, mas em compensação durante o ano letivo vc acaba trabalhando uma 12 horas por dia... Uma amiga minha acabou de terminar seu doutorado e conseguir seu primeiro emprego como professora. O primeiro ano no trabalho foi ótimo, segundo ela, ela conseguiu diminuir a carga horaria dela a "somente" 60 horas por semana e tirar 1 dia de folga no fim de semana! E isso que ela ensina "só" duas materias por semestre... Mas a dedicação exigida é muito maior que no Brasil...
Mirella, adorei o esquema do Canadá. Tb acho que NADA no mundo é mais importante do que fazer jantar para a filha. Só que aqui no Brasil, o chic é copiarmos os EUA - shit...
Bjs,
Silvia
Eu já me matei de trabalhar, já vesti a camisa da empresa e hoje vejo que nem sempre vale a pena.
Eu só quero é ser feliz!
Bjs
Mirella! Posso falar da Inglaterra pq morei la 3 anos. Depende muito da empresa, mas acredito que no geral, o ritmo de trabalho fica entre os Estados Unidos e o Canada.
Eu achei o maximo ter 25 dias uteis de ferias, mais os feriados, no total dava uns 2 meses. La tb se o feriado cai num sabado ou domingo, eles jogam para a segunda. No Brasil nao, se por ex. o Natal for no domingo, segunda tem que trabalhar!
La tb vc trabalha em media 38 horas semanais, hora extra e dificil, e geralmente NAO e remunerada. Final de semana e sagrado.
O povo ingles e muito divertido, eu sei que e dificil de acreditar, mas eles adoram ir para os pubs no final do dia e jogar conversa fora.
E falando de beneficios. Bonus no final do ano, muitas empresas tem day care onde vc paga so 30% do valor, la o sistema de saude tb e publico, e a maioria das empresas fazem o "top up" com planos de saude, as empresas tb fazem contribuicao para o "pension plan".
E outra coisa legal, la se vc e funcionario NAO tem que fazer o imposto de renda anual, o proprio governo faz, o que vc tem que fazer e so conferir os valores.
Deixa eu ir, acabei escrendo de mais.
Beijos!
Eu não sabia que no Canadá era mais relax!! Mas acho que eles estão certos. Os americanos são estressados! Beijus
Olá,
Eu tb acompanho o blog de vcs há um tempão... desde que começamos o preparativo para nossa imigração. Segunda-feira (06/08), estamos de mudança para Toronto...
Esse teu post veio a confirmar as expectativas que eu tenho com relação ao trabalho no Canadá. Eu tb já trabalhei nos EUA e concordo e muito com vc, rs.
Fiquei tb seis meses trabalhando na França, e o ritmo é bem mais para Canadá que EUA... fora os quase dois meses de férias que eles têm por lá.
Ps: obrigado pelas informações no blog... elas nos ajudaram muito no processo inteiro.
Abraços!!
Alexandre
Os meus primeiros dias aqui no Canadá eu estranhei muito quando o Adriano chegava em casa às 5h30 pm. Sempre perguntava: "aconteceu alguma coisa? por que vc já está em casa?" - as mesmas perguntas que meu pai fazia para mim quando eu chegava "cedo" do trabalho em Sampa - (cedo = lá pelas 19h30/20h00)!!! :):):)
Ah!! Tenho uma amiga que veio para Canadá ainda baby, com 04 anos de idade, e hoje ela trabalha na nossa AMBEV com chefes brasileiros... e ela está assustadíssima com o ritmo de trabalho nosso...
Acho que esse nosso ritmo maluco é fruto da falta de "mimo" por parte do nosso governo. Como não podemos contar com ele temos que nos virar, nos desdobrar e ralar muito!!!
Acho que o Adriano vai assustar um pouco quando formos morar no Brasil... :):):)
Bjo
Oi, Mirella!
Concordo com vc. Aqui no Canadá o esquema é mais relax. O que acho ÓTIMO! Em São Paulo o pessoal explora, muitas vezes não pagam horas extras, são super exigentes e nunca vêem o seu lado pessoal. Aqui, o esquema é outro. Agente consegue aproveitar muito mais a vida, a família e amigos!
[]'s
Isabela.
Estou aposentada há quatro anos, mas no meu tempo já tinha essa coisa de puxar o tapete do colega... qualquer oportunidade e era tombo feio...
Bjocks
Acho q tô precisando de férias aqui do Brasil, trabalhando no Canadá ou na Europa....rsrs. Concordo com a Queila, trabalho pra viver.
Odeio esse negócio de ter q trabalhar 8 horas por dia e mais um tanto no fim de semana. Vixeee!! Vejo mais o povo do meu trabalho do que a minha família.
bjinhos, Mi
Coincidentemente acabo de receber um e-mail de um amigo que foi com a familia toda passar uma temporada em Londres. Deixou a vida louca e insana de workaholic aqui no Brasil e foi parar num vilarejo londrino, no meio de uma floresta cercado de castelos, pertinho de Londres onde ele vai pouco, só para fazer contatos do trabalho. Disse que lá tudo fecha às 5 da tarde e fica tudo mais calmo do que já é, e que vai colhendo blackberries (as frutas mesmo!) pelo caminho e tem uma fazenda biodinâmica com produtos frescos e sem agrotoxicos a disposição!
Vai ficar lá só um periodo, mas está aproveitando ao máximo com a familia toda! Legal, não?
Eu acho isso muito legal, mas não sei se conseguiria ficar nessa de naturebas muito tempo ehehehehh!!!
Mas quer saber, é o certo?! Esse povo vive mais... e melhor...
Beijos,
Aqui no Canada nao dei muita sorte... tive um chefe ultra workhaholic que nao tem familia e nao entende muito a situação de quem tem mas acho que não é regra.
Eu sou, definitivamente, da turma que gosta de trabalhar para viver e não de viver para trabalhar.
:)
Q
Com certeza.... trabalhar para viver é o lema....
Oi, acompanho o blog de vcs ha mais de um ano, sempre ficava lendo e nao escrevia nada, so que esse seu comentario de hj é um retrato da minha situacao. Vim de transferencia para Madrid e estou impressionado com o ritmo de trabalho aqui, coisa de louco, no verao de 8 a 15h sem almoco, so que eles param para cafe 2x num dia e levam quase 30min cada um... No resto do ano de 9 as 19h com 2h de almoco e varios cafes...
Ferias aqui sao sagradas e vai todo mundo viajar mesmo.
Ou seja, estou muito bem impressionado rsrs.
Nao sei o resto da Europa, mas aqui na Espanha o ritmo e mto diferente do Brasil.
Parabens pelo blog!!
Luciano
Oi Luciano, obrigada por deixar um comentário no blog... e bom saber quem anda por aqui :).
Bem que me disseram que na Europa o negócio é parecido com o Canada, mas com o beneficio de ter mais dias de férias... aqui as férias são de 2 a 3 semanas dependendo da negociação do contrato etc... tem gente que consegue 4 semanas, mas é exceção!
Bom pra vocês!!!
Abraços, Mirella
interessante... fico imaginando se o esquema mais relax canadense funciona na área do meu marido também (pós-produção cinema e publicidade) se for o caso nossa mudança pra lá seria uma benção! hehehehe Já pensou poder engravidar sem ficar com medo do marido não poder estar junto nem na hora do parto? alegria...
Oi Leticia, eu acho que na universidade o esquema é melhor ainda... já costuma ser melhor no Brasil, imagina aqui...
Mas com certeza, o marido tem que estar junto na hora do parto, consultor(a) como eu nem sempre pode ter esses privilegios, já vi vários amigos saindo correndo para pegar avião para encontrar a esposa, e mesmo assim não dar tempo... é triste!
Se um dia eu resolver ser mamys, eu e o Kiko teremos que dar um slow down... do contrario, nem pensar!
bjs
Oi Mi!!
Concordo com vc!! Aqui no Canadá é tão devagar que às vezes chega a irritar, mas ao mesmo tempo é bom. Com o tempo a gente vai aprendendo a aproveitar esse jeito deles também.
Agora, imagina esse povo trabalhando no Brasil?? Mais especificamente em SP capital?? Conheço muitos aqui que não dariam conta, não!!! hehehe...
Bjos!!
[…] Leia também: Trabalho – EUA vs. Canada […]