Há alguns dias fiz um post sobre o como encontrar emprego no Canadá. E hoje, vou falar um pouquinho sobre como é trabalhar com canadenses.
Primeiramente é importante ressaltar, especialmente para quem mora nos grande centros, que encontrar um canadense legítimo é mais ou menos a mesma coisa que brincar de “Onde esta Wally” (risos). Resumindo, grande parte das pessoas que convivo no meu dia a dia de trabalho (area de TI) são imigrante, ou seja, uma Torre de Babel!!! No meu projeto atual, por exemplo, a turma de desenvolvimento tem 3 brasileiros, 2 indianos, 3 chineses, 1 escocesa e 1 canadense, acreditam???
Essa multiculturalidade também se extende ao mercado de trabalho nos Estados Unidos. Então, como já tive oportunidade de trabalhar no Canada e nos EUA, posso dizer que nos dois países você terá contato com diversas nacionalidades. Em alguns casos essa diversidade cultural é maravilhosa, contudo, e em outros casos é necessário muito jogo de cintura para lidar com situações inesperadas, choque culturais mesmo, sabe?
Trabalhar com canadenses… algumas verdades
Uma coisa que a gente nota facilmente aqui no Canadá é em relação as hierarquias, ou seja, assim como no Brasil, percebo que existem mais brancos em cargo de gerência.
Preconceito, por outro lado, é uma coisa que EU (pessoalmente) não sinto, mas sei que não é a realidade de outras pessoas. Sendo bem realista e franca, o fato de eu ser branca, com traços europeus, facilita muito a entrada e tenho total consciência disso. Alguns amigos indianos e chineses relataram coisas que eu nunca vivenciei.
Mas tem um “preconceito” que praticamente TODO imigrante que procura seu primeiro emprego passa, é o que chamamos aqui de “EXPERIÊNCIA CANADENSE”. Provavelmente, se você está pesquisando sobre esse assunto, já deve ter se deparado com esse termo, que nada mais é que a desculpa das muitas empresas não contratarem imigrantes recém-chegados ou pior, de contratarem, mas com um salário reduzido. Essa tal “experiência canadense” eu até entendo existir, mas eu acho que as pessoas abusam um pouco do sistema, sabe? Claro que um novo imigrante precisa aprender sobre algumas nuances de como o bumbo toca no Canadá, isso é óbvio, mas ao mesmo tempo, em alguns casos, as empresas se usufruem disso para benefício próprio, o que não acho legal!
Mas como brasileiros, e como vivemos em uma sociedade ocidentais, os impactos do ambiente de trabalho são menores, ao meu ver, desde o comportamento, como vestimento! Isso saímos com vantagens.
O que eu vejo com frequência sao os guetos (turminha de indianos, de chineses, de latinos e por aí vai). O importante é você se colocar fora dessas “panelinhas”, e ter jogo de cintura de se misturar com todas elas.
Dia a dia no trabalho com canadenses
Coisas bobas que noto a diferença entre a cultura brasileira e canadense no trabalho:
- Almoçar na mesa de trabalho é uma coisa corriqueira. Isto é, a maioria do pessoal leva um sanduíche ou marmitinha para esquentar no microondas e eles comem enquanto trabalham. Eu acho isso meio nojentinho, pois o povo come olhando o computado, digitando e vai que vai, sem contar o povo que come fazendo barulho (eu morro com isso, risos!). Geralmente as pessoas fazem isso para sair mais cedo, essa parte eu entendo!
Eu particularmente não gosto de comer na mesa, só em caso de “calamidade de projeto”. Acho tão levantar, arejar a cabeça ca na hora do almoço, olhar alguma oura coisa que não seja o computador.
- Escovar os dentes depois do almoço também não faz parte do hábito dos canadenses e muitos outros imigrantes. Raramente vejo gente no banheiro escovando o dente depois do almoço, quando acontece, quase 70% de chance que são brasileiros ou latinos! Isso sem contar quando o povo esquece de lavar a mão depois de ir ao banheiro (SOCORROOOOOOOO!).
- Definitivamente trabalhar ate 8PM eh algo quase revolucionário no Canada, isto é, 16h30 já está todo mundo se arrumando para partir. Incrível o trânsito nas estradas entre 16h e 17h. O dia a dia de trabalho no Canadá costuma ser bem relax comparado ao esquema São Paulo.
Por outro lado, o mesmo não acontece nas empresas americanas, pois o povo americano é “tarado” por trabalho e competitividade é super evidente. As vezes chega a ser até estressante, pois eu não sei até que ponto a produtividade aumenta.
Acho que é isso por hoje. Gostaram do conteúdo? Falem comigo nos comentários…
Leia também: Trabalho – EUA vs. Canada e Estereótipos Canadenses | Será que tudo é verdade?
Imagem da capa por: Tirachard Kumtanom
16 Comentários
Olá Mirella. Um dos motivos pelo qual estou indo para o Canadá é justamente o de desacelerar... Chega de ficar 4, 5 ou mais de 6 horas trabalhando além do expediente. Hora extra é bom mas acaba com o resto de nossa vida. Beijo.
Oi Mi, eu concordo com voce. La na empresa somos varios os imigrantes, mas tb existem muitos canadenses. Alguns, nao legitimos, sendo filhos de imigrantes, estando no caso na 2a ou 3a geracao. E o que vc fala sobre trabalho eh facil. Eu "fecho" a empresa, saindo as 5. :) O povo ja tem ido embora. E as sextas-feiras eh pior ainda, pq ao meio dia ja estao arrumando as coisas e indo curtir o verao.
Quanto aos dentes, eu concordo com vc. Inclusive ja tinha te falado no blog ne?
E... agora tem 1 brasileiro trabalhando la comigo, inclusive eh meu chefinho :))
Beijo, e bom fim de semana "madrinha"
Gean
Oi Mirella! Por que será que o Canadá é assim, essa torra de babel, hein?! Hummmmm, frio?! Acho que sim!
Tentei te mandar um mail, mas voltou dizendo que era endereço inexistente... E olha que era um reply.
De qq forma, vou colar aqui a minha mensagem:
Estou aqui te falando no assunto outra vez pq lembrei de vc ontem, vendo as notícias locais na CBS... Esles estão fazendo umas reportagens especiais sobre "The Best Neighborhoods" em South Florida e está ótimo!
Aqui estão os links...
http://cbs4.com/moreinfo/local_story_204171841.html
http://cbs4.com/moreinfo
Besitos!!!!
Oie!! É realmente nas grandes cidades é dificil mesmo encontrar um canadense legítimo. No ano passado eu morei em St. John's (Newfoundland) e lá é o contrário, é dificil encontrar um imigrante! ehehehhe
Preconceito aqui eu tb nunca senti, nem qdo eu comecei a procurar emprego pq foi através de estágio da faculdade, acho que tive sorte. O único problema que enfrentei aqui (por incrível que pareça) foi qdo eu estava em Montreal com uma brasileira!!
Parabéns pelo afilhadinho, a foto ficou linda!
Beijinhos e bom final de semana.
Oi Angie
Estarei indo para NL soon poderia fazer agentileza de entrar em contato comigo para esclarecer algumas duvidas?
Grata
Acho que o blog da Angie é esse http://tudoetal.com/
Mi, mas deve bom esse intercâmbio cultural, não?
Eu sinto isso quando viajo para L.A. e N.Y. A maioria das pessoas são imigrantes, poucos são os locais, nativos...
Em Sampa eu também sinto essa miscelânea, basta dar uma caminhada no parque para ouvir a variedade de línguas: inglês, espanhol, francês, chinês, japonês, coreano...
Beijins...
Estou sempre agora acompanhando seu site e realmente é o mais legal que encontrei ate agora. Gostaria de saber se é cara a vida ai, tenho 25 anos e sou solteiro e gostaria de passar um tempo ai, quanto gastaria em média por mês? Falo gastar com coisas como moradia, alimentação, transporte, roupas, diversão, essas coisas normais.
Espero resposta. Boa sorte ai.
a parte de escovar os dentes depois do almoço também é bem inédito aqui nos USA...só antes de dormir. Talvez seja por isso que ir ao dentista seja tão caro...trabalho dobrado...hehe
=]
beijocas
Oi!Mirella!
Tudo bem? Obrigada pela gentileza de responder meu e-mail. Nossa! Deve ser muito legal trabalhar nessa Torre de Babel. Agora, não escovar os dentes depois do almoço: Que horror! Que caca! Os dentistas agradecem!
Esse povo deve ter um mau hálito! Já ouviram falar em Cepacol ou coisa do gênero? eheheh!
Beijos!
Fernanda.
Oi Mirella, tudo bem po aí? Antes mesmo de conhecer o Canada, eu já ouvia sobre a miscelania de raças que existia por aí. Dizem, na verdade que se consideram legitimos canadenses só os inuits, por que o resto é tudo uma misturancia só!
Bom domingo pra vocês também!
Bom saber como é o dia a dia de vcs aí... Sem stress realmente congestionamentos ficam bem mais fáceis de encarar... rs
Quanto ao desafio do desktop, agora estou sem meu micro, mas ainda volto aqui pra entender as dicas e talvez fazer um post... bjoks Mi e bom domingo
Olá,
Acabei de conhecer o seu blog e achei muito legal. Tenho grande vontade de morar no Canadá. No momento, estou cursando faculdade de Ciências da Computação, quem sabe quando eu terminar eu vou.
Visita-la-ei (hehehe viu como eu falo difícil?) mais vezes :)
Kisses
Daqui a uns dez anos a cidade de Toronto vai ter uma maioria de pessoas que nao nasceram no Canada. Entao essa historia de legitimo ou ilegitimo nao tem muito a ver aqui no Canada. Alguém que nasceu em outro pais mas é cidadao canadense tem todos os direitos que alguém que nasceu aqui, é constitucional. Ao contrario de paises como a Alemanha, onde para ser alemao, você tem que ser filhos de pais alemaes. Acho que boa integraçao da Mirella aqui no Canada, é uma mostra disso. Beijos (agora tenho o seu outro email !)
[…] canadense? Resolvi escrever este post, pois alguns comentários do post anterior, “Como é trabalhar com canadenses”, se referiram a misturas de raças e culturas que hoje formam o […]
[...] criar este post, pois alguns comentarios do post anterior se referiram a misturas de racas que hoje formam o [...]