Parece brincadeira… mas em 8 anos de Canada eu nunca tinha me aventurado por esse lados da Chinatown e Kensington Market, e com a visita da minha mãe em fevereiro e com uma temperatura agradável de passear (entre 0C e 5C)… aproveitamos uma tarde para conhecer esses dois bairros que ficam um do ladinho do outro.
Começamos nosso passeio na Dundas St.W x Mc Caul St, onde de um lado da rua se localiza a moderna “Art Gallery of Ontario (AGO)” (foto acima) e do outro um conjunto de casinhas coloridas e interessantes (foto abaixo), sendo a galeria Bau-Xi (350 Dundas St.W) a mais famosa.
Infelizmente não entramos em nenhuma das galerias, nosso tempo era limitado. Logo ali, nas casinhas coloridas já começamos a perceber a influencia de Chinatown… Um Café Frances com as letrinhas asiáticas…
Antes de seguir pela Dundas em direção a Chinatown, desça um quarteirão na McCaul St para dar uma espiadinha (por fora mesmo, pois não é permitida a entrada dentro do predio) no Sharp Centre of Design, um prédio que faz parte da faculdade de Arte & Design de Ontario e tem um look super diferente e colorido… diz a lenda que foi inspirado em desenho animado 🙂
Volte e siga pela Dundas St. em direção a Spadina Av. … Você passará pelo Consulado da Italia, uma mansão do século XIX… e seguindo em frente o coração de Chinatown estará se abrindo para você, com muitas lojinhas de bugigangas made in china, supermercadinhos, padarias, restaurantes (com os patos na vitrine) e afins… o mais interessante são as comidas secas nos mercados de rua… vai parando e entrando nas lojas sem medo de ser feliz e divirta-se comprando kimonos ou coisinhas asiáticas para levar pra casa (apesar não parecer um bom souvenir, você se engana, pois como Toronto é uma Torre de Babel, cheia de culturas diferentes… qualquer coisa pode ser um autentico souvenir 🙂 )
Tem vários tipos de comidas secas: cogumelos, frutos do mar, condimentos etc…
Olha o pato … minha mãe adorou! Vocês já comeram crepe de pato? Eu experimentei uma vez em um restaurante super bacana de Amsterdam e adorei… o duro é que eu esqueci o nome do restaurante… ops!
Um pouquinho de história de Chinatown:
Apesar de existir em Toronto outras Chinatowns e a maioria dos Chineses atualmente morarem nos suburbios, a intersecção Dundas x Spadina (fala-se: espadaina) continua sendo o ponto principal de compras e restaurantes da comunidade asiática. E hoje, depois de ondas de imigração de vários locais do sudeste asiático, os principais comerciantes do local são os viatnamitas e tailandeses.
Bem na esquina com a Dundas x Spadina você encontrará o shopping Dragon City … apesar não ser muito diferente das lojinhas de rua, vale entrar e dar uma espiada… nós saimos de lá com um waffles maravilhoso e quase compramos uma sandalia natalina para a Julia (minha sobrinha) eheheheh!
Subindo a Spadina seguindo para a Baldwin St. além de outras lojinhas e supermercados, eu recomendo duas lojas só como curiosidade: Tap Phong Trading Company (360 Spadina Ave) um lugar cheio de apetrechos de cozinha para todos os gostos, tem uma parte com louças japonesas e chinesas de tirar o folego, eu comprei um conjuntinho para tomar sake autentico para o Kiko por CND$20… fez o maior sucesso – tem também a Fortune Housewares para comprar produtos de cozinha a preços convidativos. A outra loja chama-se Plaiter Place (384 Spadina Ave), uma lojinha que dá vontade de comprar tudo, tem vários artesanatos (bolsas, cestos etc) feito de bambu, madeira e essas coisinhas, uma pena não poder tirar foto lá dentro.
Na esquina da Spadina x Baldwin, você vai ser teletransportado para Kensington Market… um lugar diferente de tudo o que eu já vi em Toronto. Durante a caminhada, fiquei até pensando se eu realmente estava em Toronto ou se eu havia retornado no tempo e caído na década de 70 junto com os hippies de algum lugar do Caribe ou America Latina… essa foi minha impressão 😉
O lugar é muito maluquinho… tem gente (amigos) que não gostam de lá de jeito nenhum, mas tem outros que adoram… acho que existe essa relação entre os locais de amor ou ódio!
Um pouquinho de historia:
Kensigton Market também sofreu transformações ao longo de sua história… do começo do século 20 até por volta de 1950 o local foi o berço a comunidade judia, depois disso chegaram os portugueses e nos anos 60 a presença caribenha se estabaleceu também… hoje você pode ver um pouquinho disso tudo nesses poucos quarteirões que compõe o colorido Kensington Market.
Ao passear pelas ruas você vai encontrar a presença forte de mercadinhos de queijo (maravilhosos), padarias e cafés ao longo da Balwin St.… apesar de muita pixação, o bairro tem muita personalidade
A Casa Açoreana (Augusta St. x Balwin St – foto acima) diz ter o melhor café da cidade e é cheio de estudantes e moçada nos banquinhos…
A Rua Augusta tem algumas lojas, mas nada muito imperdível, o gostoso mesmo é andar pelas lojinhas retro e brechos da Kensington Ave.. Diz a lenda que se você souber procurar pode encontrar roupas de marcas famosas por preços incomparáveis…
Nós não ficamos para as compras, pois o friozinho estava apertando e o final da tarde estava chegando… mas foi uma tarde deliciosa e facilmente você pode transformar esse passeio em um dia cheio de atividades.
Leia também:
Toronto (Algumas dicas de restaurantes, compras e outras coisas) – Fev.2008
Compras no Canada… impostos sob o valor final – Fev. 2009
Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto – Fev.2008
25 Comentários
Oi Mirella, nao tive a oportunidade de te conhecer pessoalmente mas temos varias pessoas em comum q conhecemos: a super querida Joice (que dava uma mao e tanto em nossas casas!) e a Marina e Claudia q moram em Oakville tbem. Bom, escrevo pq tenho uma amiga brasileira Graziela q tem business no Kensington Market: ela faz bolos maravilhosos, tematicos e inclusive de casamentos ... alem de gostosos sao lindos, dignos de uma artista. Alem disso, ela e casada com um chileno q tem um acougue la tbem na Augusta. Deixo a dica aqui para quem interessar: So Many Cakes (416)593-9904 Adorei seu blog!!
Essa é uma área bem interesante, quando tenho visitas sempre levo eles lá!
monique’s last blog post..E por falar em cidade segura....
O Kensignton Market foi uma das coisas que eu mais tinha vontade de conhecer em Toranto, e foi a primeira area da cidade que eu fui quando estive ai ha uns anos atras. AMEI!
Adorei as fachadas das lojas, as galerias de arte, e lojas e os nomes de rua em portugues!
Bjs!
Dri
Dri - Everywhere’s last blog post..Pouco hoje pra muito amanha
PS: não me diga que vc não parou pra tomar um café no Louie's!
Alexandra’s last blog post..International Women’s Day
Então... eu não gosto de café ehehehe!
mas da proxima vez, vou parar para um chocolate quente ;)
Mi,
Eu gosto da loja de queijo da Baldwin St (Cheese Magic) pois é menor, o atendimento é melhor e a variedade é muito boa. Muita gente jura pela Global Cheese mas eu sempre fico com a sensação que eles estão empurrando muito os queijos lá... não gosto tanto.
Alexandra’s last blog post..International Women’s Day
Obrigada pela dica!!!! Adoro queijo... e disseram que lá tem a melhor qualidade pelo menor preço :)
Ehehehe adorei mais esse post de viagens amiga :)
Vc tem que escrever um livro contando tudo :)
Bjokas
Vivi’s last blog post..B-day Rio - 444 anos!
A Alexandra ja nos abduziu para o café do Louis varias vezes, mas faz um tempinho que nao vamos por causa do frio. Estamos planejando uma ida assim que esquentar e/ou parar de chover.
Qto a Chinatown, eu passo bem longe. Destesto aglomeracao e gente me empurrando, e aquilo eh um formigueiro humano nos fins de semana.
Bjs
a alexandra ja nos abduziu para o cafe do louis tb. Agora faz muito tempo que nao vamos por causa do frio, mas ja estamos planejando uma ida na primeira oportunidade.
qto a Chinatown, prefiro passar longe. Aquilo eh um formigueiro! Eu nunca fui muito chegada a aglomeracoes, fico desesperada tentando encontrar a saida no meio da multidao, e nao tem nada mais irritante do que vc querer ir para um lado e as pessoas te empurrarem para outro!
Acho que fui 2 vezes no bras e umas 3 na 25 de marco em sao paulo, e mesmo assim pq fui obrigada!
bjs
que roteiro!! Foi um dos que mais gostei.
Amei conhecer mais um pouquinho do meu país amado (mesmo nunca ter ido aí....rsrs).
E passear com Mamãe é bem melhor, né??
bjinho
deby’s last blog post..Os olhos do meu Pai
Nem preciso dizer que eu sou to time dos que AMAM Kensington Market, né? ;) Eu e o Alan vamos TODOS os sábados; é sagrado. Já conhecemos a maioria dos donos das lojinhas e nem precisamos pedir o nosso café na Casa Açoreana (aka Louie's), quando chegamos no caixa ele já tem o café pronto do jeito que gostamos.
Quinta-feira passada fomos lá de tarde e estávamos sentados no Louie's e alguém falou alguma coisa, uma outra pessoa respondeu e logo estávamos todos conversando sobre o assunto. Um senhor estava de saída e parou, virou e disse "Isn't this amazing? A whole cafe having a conversation! This is stuff you only see on TV!" E é mesmo, viu? Mas isso é Kensington.
Pra mim, Toronto = Kensington
Alexandra’s last blog post..International Women’s Day
Sei sim... inclusive foi através dos seus comentários sobre o bairro que me levaram até lá :)
Mas eu quero ir de novo para comprar vários queijos... quase morri com aquelas lojas de queijo, um sonho!
Bjks
Roteiro mais que dez! E que delícia realizá-lo com a mãe a tiracolo!
Beijos
[…] Banana Market: uma lojinha deliciosamente alternativa em Kensington Market! Ir aos domingos nesse bairro já é uma atração turística em potencial […]
[…] Como passeio extra, escolha entre conhecer o museu Casaloma ou conheça os bairros de Chinatown & Kensigton Market. […]
[…] Explore as “tribos multiculturais” de Toronto e vá para os bairros de Chinatown, na Spadina, para provar uns dumplings ou comprar bugigangas e frutas, Little Italy, na […]
[...] tem um walking tour que fiz com minha mãe pela Chinatown e Kensington Market que talvez te ajude nessa [...]
[...] tem um walking tour que fiz com minha mãe pela Chinatown e Kensington Market que talvez te ajude nessa [...]
[...] em Toronto (part2 II) Roteiro: Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto Roteiro: Passeando em Chinatown & Kensington Market Roteiro: Toronto Island e Harboufront Onde comer em Toronto! (10 [...]
[...] Toronto (part2 II) Roteiro: Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto Roteiro: Passeando em Chinatown & Kensington Market Roteiro: Toronto Island e Harboufront Distillery District Escolha seu esporte em Toronto e vá [...]
[...] Toronto – Passeando em Chinatown & Kensington Market – Fev.2009 [...]
[...] Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto Roteiro: Passeando em Chinatown & Kensington Market Roteiro: Toronto Island e Harboufront Outlets em Toronto Onde comer em Toronto! (10 restaurantes) [...]
[...] Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto Roteiro: Passeando em Chinatown & Kensington Market Roteiro: Toronto Island e Harboufront Índice de todos os posts sobre o Canadá no [...]
[...] Toronto (part2 II) Roteiro: Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto Roteiro: Passeando em Chinatown & Kensington Market Outlets em Toronto Roteiro: Toronto Island e Harboufront Toronto (Algumas dicas de restaurantes, [...]
[...] guiado pela Shirley Lum (entre CND$22 à $43) especializado em Chinatown. Ou siga as minhas dicas; Guia Chinatwn Toronto, por mikix…… * Chinese Cultural Centre of Greater Toronto: fique de olho nesse website para saber [...]
[...] University Avenue + Queen’s Park + University of Toronto + Yorkville (Bloor St + ROM + areazinha da Cumberland & Bellair … extra: Casaloma ou passeio em Chinatown & Kensigton Market [...]
[...] University Avenue + Queen’s Park + University of Toronto + Yorkville (Bloor St + ROM + areazinha da Cumberland & Bellair … extra: Casaloma ou passeio em Chinatown & Kensigton Market [...]