Nesse sábado, vai acontecer um dos eventos mais bacanas da cidade; o Toronto Nuit Blanch! A noite que todos deixam de olhar para a CN Tower e olham para rua, ou para ser mais clara, olham para as exposições de arte que tomam conta da cidade do pôr ao nascer do sol …
O Nuit Blanche veio para confirmar, que quando Toronto quer ficar acordada e deixar nossos olhos brilhando, ela sabe fazer isso e muito bem! Então, se você estiver de bobeira pela cidade… não percam!
Obra principal da Toronto Nuit Blanche de 2013, “Forever Bicycles” do artista e ativista chines Ai Wei Wei, exposta na praça da prefeitura, Nathan Phillip Sq.
A ideia do Nuit Blanche, foi concebida em Paris em 2002, com o intuito de trazer arte contemporânea para a massa em espaço público. Hoje, esse evento também é traduzido internacionalmente como a “Noite que não dorme” (‘Sleepless Night’).
Toronto, foi a primeira cidade fora da Europa a participar da Nuit Blanche e hoje, várias cidades de todo mundo, tem seu momento artístico aflorado pelas ruas …
Há muitas maneiras de expressa arte … música e design são uma delas
Como participar do Toronto Nuit Blanche? É fácil, o evento acontece uma vez por ano, mais ou menos nessa época (final de setembro e começo de outubro). O horário é bem simples, do pôr-do-sol ao nascer-do-sol e aí, basta você chegar na cidade, pegar seu mapa em uma das várias barraquinhas espalhadas pela rua, e ir andando pelas atrações sem pressa, sem medo e tentando se interagir com tudo ao seu redor. Acredito que o lugar mais fácil de começar as andanças seja pela praça da prefeitura, Nathan Phillip Square.
É possível também planejar sua caminhada antecipadamente, acompanhando o website do Toronto Nuit Blanche, que é super completinho, oferece explicações de todas as obras etc…
O TTC, transporte público de Toronto, terá as linhas de metrô 1 e 2 abertas durante toda a noite, além do Blue Night Network. Para quem gosta de caminhar, dá para fazer todo o circuito de downtown a pé, mas tem algumas atrações mais distantes na Queen West e na St. Clair W., que fica mais puxado fazer andando.
Todas as atrações dessa noite são gratuitas, uma orgia artística esperando por você … Downtown é o palco das principais atrações de Toronto, concentrando em sua maioria no Nathan Phillip Sq e Front St [Veja o mapa].
King St x Bay St na Nuit Blanche, mais ou menos meia-noite…
Quando fui a primeira vez, eu achei que o povo estava exagerando em fazer um evento de 12 horas, mas olha, quem quiser participar de tudo, ver os detalhes de cada obra e interagir com cada exposição que te chama pra dentro, eu te digo, 12 horas é pouco!!! Ficamos das 7 da noite a 1 da manhã vagando pelas ruas e não conseguimos ver tudo!!! Muito legal…
Esse ano já combinamos com dois casais de amigos, de sair por Toronto para curtir a Nuit Blanche, a previsão do tempo não está das melhores para sábado, mas vamos torcer que vai dar tudo certo e o evento será mais uma vez um sucesso. Na verdade, seria bom que o tempo estivesse legal, pois será a primeira vez que não teremos um grande patrocinador, antigamente o banco Scotiabank bancava grande parte da “festa”.
*** Gostou? Quer mais artigos de Toronto, siga esse link.
* Esse post foi atualizado dia 30/Set/2016, a primeira vez que publicamos foi em 2013.
12 Comentários
Eu acompanhei as fotos de vcs via instagram e amei... Em SF eu já tinha ouvido falar dessa noite e agora vc faz um post dedicado a ela, amei Mi :)
Deu vontade de estar aí, vendo toda essa arte junta.
Bjokas
Vem no ano que vem Vi!!!! Você vai adorar :)
bjooooo
Aiiii Mi!!! Vontadinha de ter ido com vocês...Toronto é show...Nem tão grande, nem tão simples...Tudo no seu lugar e tantas, mas tantas coisinhas pra fazer!!! Que bom que você dividiu conosco seu passeio no Nuit Blanche; agora mais do que nunca vou colocá-la na minha to do list!
Ontem mesmo fomos ao AGO e amolçamos em Chinatown e ficamos dizendo um pro outro: Precisamos vir mais a capital....Nem precisa de avião pra viajar pra outro lugar deste planeta!
Fumaceira,poluição, dia nublado com nevoeiro, garoa fina, carros, pedestres, bikes, restaurantes em fileiras, barraquinhas de frutas, camelôs na rua, relógios Rolex falsificados, dumplings, bhan mi, thai, muitos chineses...Respirei fundo e senti aqueles cheiros todos misturados e me senti em Hong Kong ( devidamente menos populoso e menor...)---> Deja vù total....
Como somos privilegiados de poder fazer estes passeios simples e poder sonhar!!!
Beijocas!!!
Ju querida,
Vocês realmente perderam a Nuit Blanche, teria sido ótimo ter vocês com a gente explorando as artes :)
Toronto me impressiona a cada dia e vira-e-mexe me vejo amando mais e mais essa cidade, muito louco eu ter ficado tanto tempo no burbs e não ter aproveitado a city, mas estou tirando a barriga da miseria!!! Temos que sair do nosso conforto e explorar... Toronto tem vários países em uma só cidade, uma delicia...
Bjos
Ah que saudade de Toronto!
Já passei por isso :)
Chegamos em Toronto na semana passada, meu marido, minha filha e eu. No sábado fomos andar pelo centro e ficamos sabendo da exposição porque vi os expositores pendurando as meias (trabalho com eventos, não posso ver uma montagem de evento que fico interessada em saber do que se trata kkkk).
Como estávamos com nossa filhinha de 3 anos e tínhamos andado desde as 10h, ficamos somente até as 21h. O evento estava bem legal, e em algumas obras os artistas interagiam com o público.
Que legal Michelle... eu adorei também!
Está aqui a passeio ou chegando para ficar em Toronto?
Abs
Adorei o post !
Beijinhos;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/
Thanks :)
bjos
[...] Dicas de Viagem & roteiros: 25 Dicas do que fazer em Toronto (parte I) 25 Dicas do que fazer em Toronto (part2 II) Toronto no verão … dicas de passeios e atividades de graça ou bem baratinhas Queen Street … das praias as baladas, essa rua tem de tudo! Dicas de produtos “made in Canada” dividido por categorias Roteiro: Toronto no Inverno… Distrito Financeiro, Path & Old Toronto Roteiro: Passeando em Chinatown & Kensington Market Roteiro: Toronto Island e Harboufront Distillery District Escolha seu esporte em Toronto e vá para o estádio torcer! Onde esquiar na região de Toronto Mercado de Natal em Toronto … Ho Ho Ho Toronto continua entre as melhores cidades do mundo para se viver! Nuit Blanche: A noite que Toronto não dorme … [...]
[…] A noite que Toronto não dorme … Nuit Blanche … […]