Nesse mês Toronto foi eleita (na média geral) pela The Economist a melhor cidade pra se viver do mundo, e essa notícia não é só boa para os residentes, mas também para os visitantes que podem usufruir de uma cidade segura, multicultural e cosmopolita… Aquela cidade que as pessoas costumavam chamar de “a Nova York limpinha” está cada dia se re-transformando e criando uma personalidade incrível, eu não reconheço mais a Toronto que me recebeu em 2000, quando coloquei os pés pela primeira vez no Canadá e adotei o país como minha casa.
Lendo a pesquisa, ou tentando entendê-la, muitos pontos ficam vagos e nem se sabe ao certo como eles chegaram a essa conclusão que Toronto ganhou, mas de que vale pesquisas, se as pessoas que residem não gostam ou não concorda, não é verdade? E foi assim que resolvi fazer uma análise pessoal e perguntar para algumas amigas de diferentes profissões e estilo de vida o que elas acham de morar em Toronto.
Pra mim, Toronto sem dúvida foi uma das melhores cidades que já vivi, se não a melhor! Brisbane, na Australia, talvez empataria com ela, mas em questão de oportunidades profissionais, perderia fácil. Não, não quero dar uma de sonhadora e dizer que Toronto não tem problemas, aliás eu sou a rainha de achar defeito nos lugares que moro (risos). O que eu admiro em Toronto é a capacidade que ela tem de abraçar as diferentes culturas, respeitá-las e integrá-las em uma só cidade. Toronto é feita de pequenas tribos multiculturais, são bairros “especializados” em diferentes etnias e você pode dar a volta ao mundo em um só dia … mas essas tribos não são guetos, são partes de uma cidade que todos chamam “home“. Talvez essa seja a principal razão de ser tão fácil se sentir em casa em Toronto.
Agora deixo as meninas falarem os motivos pelo quais elas gostam ou não de Toronto, deixe a questão bem solta e não pedi para que se preocupassem com uma pauta, somente que escrevessem o que viesse na cabeça … Agora, tirem suas próprias conclusões:
Melina Stevens (12 anos de Canadá): Eu acho que melhor do que morar em Toronto é trabalhar em Toronto. A vida é tão corrida e trabalhar no centro de Toronto supre todas as necessidades de uma pessoa ocupada. Por exemplo, se eu preciso de alguma comida pra janta, ou roupa para as crianças. Tem sempre de tudo para todos os gostos. No quesito moradia é a mesma coisa. Seja seu estilo urbano ou suburbano em Toronto você encontra o que te agrade facilmente. Mas o que eu acho mais interessante é o lado “cada um na sua”, de a gente poder vestir o que quiser, sem modinha de novela e sem frescura…
Alexandra Gerson (15 anos de Canadá): A Alex não teve tempo de mandar um texto preparadinho, mas me enviou um post do blog dela (escrito em inglês) que reflete o que pra ela é ser “Torontonian“, tomei a liberdade de traduzir 2 frases, mas o texto inteiro você encontra aqui e vale a pena a leitura: Becoming Torontonian
” Em Toronto … Eu encontrei uma cidade que a definição de Torontonian se extende além do local de nascimento. Independente do seu local de nascimento e sotaque, é possível pertencer a Toronto. Raízes facilmente germinam em seu solo fértil. Comunidades são abertas para todos que querem fazer parte dela. Um dia me vi participando da reunião de moradores e comerciantes para discutir melhoramentos no bairro Kensignton Market mesmo não residindo e nem trabalhando lá, fui convidada pelo simples fato de amar o Market .
… para alguém que cresceu sem ter uma cidade, é delicioso finalmente ter um lugar para chamar de meu.”
Gabriela Ghisi (4 anos de Canadá e dona do blog Gaby no Canadá): Um dos motivos que eu gosto de Toronto: Multiculturalismo: diferentes povos e culturas – uma cidade muito aberta para o imigrante (já que a maior parte dela é formada por imigrante), para amantes de culinária é maravilhoso porque você encontra bons restaurantes de diversas cozinhas; para trabalhar e estudar é muito bom pois os Canadenses já estão acostumados com pessoas de outras culturas e são mais abertos a isso. Com o multiculturalismo você aprende não somente sobre o Canadá, mas sobre o mundo e como, por exemplo, pode-se fazer uma mesma coisa de diversas maneiras.. É engraçado, acho que só vivendo aqui para entender. E mesmo assim, mesmo cheio de gente diferente, tudo funciona.
O que eu não gosto: Pra mim é o fato de estar longe da família, de não poder acompanhar meus afilhados crescerem, meus pais envelhecerem, os aniversários, casamentos, etc. Em relação a cidade acho que o transito é bem complicado e o transporte publico poderia ser um pouco mais eficiente.
Jeanne (7 anos de Canadá): Toda cidade tem suas qualidades e defeitos, por isso fico orgulhosa de estar vivendo em uma das melhores cidades do mundo. Não acho que seja a melhor, já que (na minha opinião) há muita coisa que precisa de melhorias urgentemente, como o sistema de transporte público; mas em geral, Toronto é a melhor cidade que encontrei para viver. Aqui vão meus três principais motivos para isso:
- SEGURANÇA – para quem desistiu de viver em São Paulo por causa da violência, a segurança que encontro nas ruas de Toronto é o principal motivo por eu considerá-la um dos melhores locais para se viver. Parar no semáforo vermelho sem ficar aterrorizada com medo de ser assaltada ou seqüestrada não tem preço. Hoje eu ando à noite, de carro, a pé, ou no transporte público, e tenho certeza de que vou chegar inteira em casa.
- FUMO – é proibido fumar em vários locais públicos e dentro de qualquer local fechado em Toronto. Quem já esteve em Paris sabe que o franceses fumam muito em qualquer lugar; tentar tomar um café ao ar livre é simplesmente impossível. Aqui, cada vez mais estabelecimentos estão banindo o fumo em seus pátios para que não-fumantes também possam aproveitar o curto verão.
- EDUCAÇÃO – os Torontonians são tão educadinhos, né? Quando a gente sai do Canadá sente a maior falta da cortesia desse povo. Eles falam “por favor”, “me desculpe”, e “obrigado” o tempo todo. Quando você vai para outros países quase chega a pensar que está no meio de bárbaros.
Cinthia Nemoto (7 anos de Canadá): Além de ser uma cidade segura com baixos indices de criminalidade e todas as outras coisas que a pesquisa já abordou, eu sinto que Toronto me deu muitas oportunidades na minha carreira profissional. Como imigrantes somos necessários e bem aceitos aqui, eu pude trabalhar na minha area (marketing, uma area onde a lingua é extremamente importante) e mesmo não falando inglês como um canadense, não deixei de fazer um bom trabalho e ser reconhecida por isso.
Outra coisa que me fascina em Toronto é a oportunidade de ter amigos de todos os lugares do mundo. Além de ótimas dicas de viagens, também percebemos todas as igualdades e diferenças de sociedades em outros países e aprendemos a ter uma visão mais ampla do mundo. Isso é algo pessoal, nem todo mundo está aberto ou disposto a entender o outro, mas eu, particularmente, gosto muito!
E acima de tudo, eu considero Toronto (e o Canadá como um todo) muito mais justo do que o Brasil, onde moramos no passado. Justo não apenas no ambito da aplicação da justica quando há um crime, mas também justo na divisão de classes sociais, direitos e deveres de cada cidadão, acesso a produtos e servicços, e também no cuidado com o meio ambiente. Enfim, nao preciso falar que amo morar aqui, ne?
Livi Souza (12 anos de Canadá e dona do blog Baianos no Polo Norte): Eu gosto de morar em Toronto porque aqui temos: segurança, organização, serviços que funcionam e a certeza de que os impostos serão usados para o benefício da população. Mas não é só isso, claro! Tem a diversidade de gente, de comida e de lugares para passear. E o transporte público é eficiente (apesar das críticas). Resumindo, Toronto é uma cidade que funciona e me dá oportunidades para fazer o que eu quiser.
Minha reclamação é que nosso inverno é muito longo. Se fosse dois meses mais curto seria perfeito! Esse é o único motivo que me faz pensar em sair daqui!
E é isso … quer mais papo de imigração e vida expatriada? Acessa esse link aqui.
5 Comentários
Estive em Toronto em outubro de 2011. Eu estava com um grupo de japoneses da Terceira Idade, que viajavam de São Paulo para Tóquio (eles eram da Seicho Noiê). Era de madrugada e o aeroporto estava quase vazio. Fomos atendidos rapidamente. Tive que esperar algum tempo pelo avião que ia me levar a Montreal. Tenho um filho e uma filha lá, frutos do meu primeiro casamento com uma mulher canadense. Eles ficaram contentes de me receber.
Que legal Emanuel... adorei que deixou o comentário aqui ao invés de me mandar o e-mail :)
Assim fica tudo arquivado.
Abs e volte sempre.
Também me espante com essa pesquisa e, após quase seis anos em Montreal, me pergunto: Montreal é a segunda melhor cidade do mundo pra se viver, não tem nada melhor pra eu almejar? Ah, tem Toronto. k k k k k k
Falando sério, esse ranking é sobre segurança, o que envolve segurança pública, acesso ao sistema de saúde, segurança em caso de desastres naturais, risco de ataques terroristas, etc.
Portanto a pesquisa mostra que Toronto é a melhor cidade para se viver em segurança e Montreal é a segunda.
Ri aqui do seu comentário Sandro :)
Claro que Toronto TEM que ser seu alvo kkkkk .
Grande abraço e obrigada pela comentário.
[…] sempre participando dessa lista: Será mesmo Toronto a melhor cidade para se viver? (Feb 2015) Toronto a melhor cidade do mundo para se viver (Jan. 2015) Toronto continua entre as […]