As vezes me pego pensando que tenho inveja dos meus amigos estrangeiros que moram em países que a gente chama de “primeiro mundo”.
Moro fora do Brasil há mais de 15 anos e tenho amigos de várias partes do mundo. Tirando a parte super bacana de conhecer gente de diferentes culturas, costumes e sotaques, é interessante observar que no final somos todos iguais, depois que algum tempo fora, a maioria tem vontade de voltar para uma nova temporada na terra natal!
E aí que vem a inveja … meus amigos alemães, australianos, canadenses, britânicos podem simplesmente fazer as malas e voltar para casa sem se preocupar se estão fazendo a coisa certa em questão de qualidade de vida. Eu ADORO o Brasil, gosto mesmo e sou muito orgulhosa de ter nascido lá (se bem que se eu tivesse nascido na Australia eu estaria resolvida kkkkk), mas quando vejo as notícias e o dia a dia das pessoas que conheço, sinceramente perco aquela ansiedade de voltar a viver em “casa”.
Pode parecer exagero para quem mora no Brasil, mas quando coloco na ponta do lapís o quanto perderíamos ao mudar pro Brasil, eu desanimo total… e não estou falando em questão monetaria, poia acho que isso nem seria um problema se topássemos viver em grandes capitais como São Paulo e Rio. Mas gente, eu não tenho mais paciência para essa violência sem limite (não, isso não é normal! violência tem em qualquer lugar do mundo, mas não nesse nível que vemos no Brasil) e também não aguento esses sem vergonhas que estão no poder e continuam a fazer o povo de marionete (acho que isso daria um post, né? Nem vou entra no mérito!).
Aí acontece assim… meus amigos estrangeiro voltam pra casa e eu continuo vagando pelo mundo, pois Brasil pra mim, só a passeio!
30 Comentários
Ótima análise!
É isso mesmo que deve pesar para todos os expatriados brasileiros... A saudade do convivio com a família pesa, mas o país não compensa...
Gostaria de poder ter esse "problema", mas ainda não tive coragem de realmente sair do Brasil... Hehe
OI Nayane, Tudo bem?
Obrigada pelo comentário ... é complicado lidar com esses problemas, seja para quem está no Brasil ou longe :)
Abs
Dá a mão aqui, Mi, que a gente tá no mesmo barco. :(
Bom saber que não estou sozinha (risos).
bjão
Realmente não é fácil amiga e entendo muito bem suas questões... A violência é um dos maiores fatores para eu querer deixar esse barco, junto com a educação, falta de saúde e políticos sem vergonha :/
Bjokas amiga :)
Ich ... complicado começar a falar dos problemas do Brasil, né?
Me dá nervoso :)
abs
Realmente a situação aqui está alarmante. Quando tem alguma coisa boa como é o caso das ciclovias por exemplo, logo já se ouve falar no aumento de roubos de bicicletas. Vejo que estamos aprisionados por muitas falhas governamentais não só atuais mas de anos, e ainda vai demorar muito mas espero que o Brasil um dia seja um país onde se tenha mais segurança e vontade de viver.
Oi Romulo,
Pois é ... todos nós esperamos, meu sonho é que esse país do futuro, seja algo no presente.
Abs
Oi Mi! Não é exagero seu não viu...
A situação aqui tá cada vez pior, dá um desânimo TÃO grande... Cada dia que passa é uma coisa nova, é uma sacanagem nova do governo, é gente de bem morrendo a torto e a direito...
A vontade que dá é de ir embora sim... Em busca de uma qualidade de vida melhor, de um lugar melhor pra ter uma família... Que vontade que dá colocar um filho no mundo pra viver aqui? Eu tenho cada vez menos...
Eu tenho inveja dos que conseguiram sair daqui... E honestamente, queria que fosse diferente, mas cada vez menos vejo luz no fim do túnel pro nosso querido país...
OI Marcela,
Nem me fala... dá um desanimo, né?
O Brasil já perdeu tantas oportunidades de se estabilizar de verdade... é incrível o como não somos um país sério.
Fica bem por aí!
Abs
esse texto falou direto comigo, Mi
era o que eu precisava escutar. obrigada :)
:) :) :)
bjão
Só não estamos na mesma porque eu estou aqui. Concordo total! bjosss
Boa Rafael rs rs rs
Abs
Eu estou doida pra voltar.. contando horas e minutos.. na verdade eu até tenho certa inveja dos amigos estrangeiros.. não queria a violência que existe no meu país, a corrupção, a falta d'água, o péssimo transporte público. Mas eu consigo ver também vários pontos positivos, e não é só familia e amigos. E isso fica forte quando se fala em filhos por aqui, principalmente quando se tem tudo do melhor para os filhos lá, e chega no tal primeiro mundo (ok, é Florida, podemos dar um desconto), e se tem as piores experiencias possiveis.
. Precisei vir morar aqui pra dar de cara com um ensino público lixo, com material tão ruim quanto os professores que dão aula, com metodologias do tempo da minha avó, onde se coloca crianças de castigo de frente pra parede, e onde uma professora puxou o cabelo da minha filha, e o pior, chamei a polícia e nada foi feito. E mais.. eu lembro que eu estudei a vida toda em um colegio federal, portanto publico, que tem um ensino fabuloso, tão bom que o meu melhor amigo é um dos 6 físicos no mundo que trabalha com a ant-matéria, aqui nos Estados Unidos. Aliás, 80% da minha turma passou pra faculdade federal, inclusive eu. Enfim, fico comparando e chego à conclusão que eu tinha uma certa ilusão do que rolava sobre o ensino público daqui., assim como muita gente ainda tem.
Já sabia, até pq ja morei aqui antes, que saúde é paga, e no Brasil é paga também, só que ainda mais barata. Fora que nenhum médico que atendeu elas aqui se compara ao pediatra delas no Rio. Que atende a consulta na hora, que mando email a hora que quiser, inclusive daqui, que ligo, inclusive daqui, pra ele, a hora que eu quiser. Dentista eu ainda não fui aqui, mas já vi várias pessoas reclamando desse serviço aqui. Na dúvida, continuo com a minha do Brasil , que é paga tb, e perfeita. Tão perfeita que virou amiga da família.
Lógico que segurança e transporte público, fora a corrupção, pobreza, juros, são problemas graves. Mas quando olho a vida das meninas (escola, lazer, saude) no Rio, versus a vida que têm aqui, eu prefiro ficar no Brasil. Sorry pelo mega comentario rs bjs
OI Flavia,
Então ... complicado falar quando você tem a Flórida como base de comparação (risos). Eu senti um baque quando me mudei pra cá, senti que havia voltado para o Brasil, mas o benefício de não ter a violência, pois todo o resto (tirando o clima, tá?), o Canadá é extremamente superior... de repente não teremos os mimos de um sistema de saúde particular do Brasil, mas temos a justiça de todos terem o mesmo sistema de saúde independente da conta bancária.
Sobre as escolas públicas, quando você alugou seu apê, você chegou a verificar o nível das escolas do bairro? Isso ee a primeira coisa que as famílias analisam antes de mudar de cidade, bairro e afins... pois há escolas públicas aqui nos Estados Unidos boas e ruins, é preciso saber encontrar e morar perto para que os filhos tenham o direito a se matricular.
Mas eu ainda acho que o Brasil está muito sem noção, somos muito bobos da corte de um governo corrupto, que se troca o partido, mas nada muda de verdade... eu gostaria de viver no Brasil e sinceramente isso vai acontecer, mas terei muito claro na minha cabeça o que esperar...
Bjão
Sei o que você sente, eu sinto isso morando aqui no Brasil. Na verdade é um conflito. Quero ir e queiro ficar. Amo o Brasil e suas qualidades, mas o rumo que está tem me dasanimado tanto que não sou mais um otimista do país.
Esse sentimento duplo cansa demais, né Jr?
Sei bem como funciona isso ...
abs
Eu concordo... se bem que ainda não me deu essa vontade de voltar... talvez daqui a alguns anos... mas por enquanto estou feliz por aqui...
beijos
Mercia
OI Mercia,
A questão não é ter a vontade de ir ou não, é ter a flexibilidade de se querer ir e poder ir numa boa! Isso que me cansa no Brasil, sempre teremos que colocar na balanças muitas coisas antes de tomas a decisão final.
Bjão
Tá certinha, Mi... É triste, mas tá difícil mesmo de estar aqui.
Conversei com vários estrangeiros durante a viagem que não vem pra cá por medo da violência. E eles têm razão :/
Triste isso... muito triste!
Querida Mirellita,
Voce está certissima. Não sei como alguns podem ver algo de bom aqui. Não desmerecendo os que procuram ser corretos, porque temos mesmo otimos profissionais, muitas vezes não reconhecidos. Eu tenho uma condição boa de vida, utilizo bons serviços em media. Mas juro nào consigo fazer vista grossa para o que acontece no pais bem debaixo dos meus olhos.
Nào se pode ver o jornal é insuportavel!. Mata-se por nada, olha o caso do surfista. Não existe punição. As pessoas fazem o que bem querem. E pra alguma coisa óbvia acontecer precisa fazer abaixo-assinados. Absurdo!!! Só noticias ruins que se tornam banais. Raras são as que beneficiam o povo. Raras são as boas noticias...
Bom, resumindo não dá pra pensar o contrário. Bem que gostaria! Juro! Continue com seus direitos adquiridos ai, porque voce sabe aproveitar bem e aqui é o que voce ve nos jornais e ouve dos amigos brasileiros. Desejo de coraçao que voce fique e aproveite cada segundo por ai, acho que seus familiares agradecem. Grande beijo!!!
Obrigada pelas palavras Livia ... a banalidade da violência está se tornando caótica no Brasil.
Uma judiação...
bjão amiga
Oi MIrella,
Que bom saber que nao estou sozinha. Para mim o que pega sao as saudades dos churrascos / aniversarios em familia. Agora voltei de SP e com filho pequeno meu curacao apertou mais ainda pq eu sinto que estou privando a familia de passar tempo com meu filho. Mas foi a escolha que eu fiz. Todo mundo fala pra eu nao voltar pq a vida esta bem complicada em SP(violencia, custo de vida altissimo e crise em geral). Para poder ter um padrao de vida decente em SP eu teria que ganhar um salario bem alto. E ainda ter que entrar naquela vida de SP com transito e stress. Coisa que em NY eu nao tenho ja que uso transporte publico que funciona bem. Aqui mesmo nao ganhando super bem ainda tenho opcao de escola publica(pq no BR escola publica na da) e acesso a bens de consumo com precos acessiveis. Lendo o ponto de vista da Flavia eu entendo ma acho que nao da para comparar a escola publica dos EUA com as particulares do Brasil. Se vc tem condicoes de colocar seu filho em escola particular aqui nos EUA o ensino tao bom qt no Brasil. E no caso dos medicos aqui eh bem diferente. A medicina brasielira eh mais humana em geral. Mas eu sei como o coracao fica dividido. Que pena que nao sou australiana ou alema. Beijos.
OI Tania,
Você disse tudo ... é exatamente isso que você disse!
Obrigada por compartilhar sua opinião ... e olha, pensa no Canadá! ;)
bjão
Oi Mirella.
Descobri hoje seu blog e achei o conteúdo maravilhoso! Adoro o senso de humor dos seus textos.
Tenho planos de mudar para a Austrália semestre que vem (o noivo é aussie, nos conhecemos quando morei em Sydney por 7 meses) mas confesso que tenho passado por maus momentos ao pensar na tristeza de deixar minha família (somos muitos próximos), meu país e mudar para o outro lado do mundo. Como você lidou com essa despedida? Você tem alguma dica para superar esse momento tão delicado? Beijos
Oi Suzany, Tudo bem?
Que legal que está gostando dos textos aqui do Mikix :)
Então, minha resposta para você é "TEMPO" ... só com o tempo a gente aprende a lidar com a saudade e ela passa de ser um banzo triste, para ser um aconchego bom quando sentimos falta dos entes e amigos queridos.
Mas isso só acontece quando você quer ter essa experiência e ela é por livre e espontânea vontade, do contrário, fica complicado e você vira uma Maria Reclamona e com saudades até de um Brasil que não existe (risos).
Ajudei?
bjos
Oi Mirella,
obrigada pela resposta! Ajudou sim!! É bom ouvir conselho de alguém que já passou e ainda passa por essa situação. Quando penso em todas as vantagens da vida na Austrália, que por sinal eu amei, sei que essa é a decisão certa. Eu não teria coragem de propor ao meu noivo se mudar para o Brasil, ainda mais nas atuais condições em que o país se encontra. E quando penso que um dia posso ter filhos, imagino a qualidade de vida superior que eles teriam lá. Mas a distância é grande e o custo das viagens br-au é alto.
Enfim, tempo ao tempo e força na peruca!rs
beijos
A distância realmente não é fácil Suzany, mas o bacana é que você será acolhida por outra família, e isso será muito legal.
Espero que dê tudo certo pra você :)
bjão