Hoje “comemora-se” no Canada, especialmente nas províncias de Ontario, Quebec e New Brunswick, os 10 anos da pior tempestade de gelo da história do Canada… Foram seis dias de horror (de 5 à 10 de Janeiro de 1998)…
Alguns estados do nordeste americano, também foram atingidos: Maine, New Hampshire, Vermont e New York.
Só para vocês terem uma idéia, esses foram alguns dos danos causados:
– Pelo menos 25 pessoas faleceram, muitas de hipotermia.
– Cerca de 900 mil casas ficaram sem energia em Quebec e 100 mil em Ontario (Tentem imaginar ficar sem calefação durante o inverno…).
– Cerca de 100 mil pessoal se refugiaram em alojamentos publicos.
– Aeroportos e estação de trem foram fechados.
– 4.000 soldados ajudarm a com a limpeza, evacuação e segurança. e
– A prolongada freezing rain (chuva de gelo) derrubou; milhões de árvores, 120 mil km. de cabos telefonicos e eletricos, 130 torres de trasmissão (custo de 100 mil dolares) e cerca de 30 mil postes de madeiras (custando 3 mil dolares cada).
>>> Update >>> Vejam o depoimento da Alexandra, no comentário número 3 desse post… ela estava em Montreal e narrou um pouquinho de sua experiência nos dias da Tempestade de Gelo.
Nem preciso mais comentar, né? Hoje, em qualquer noticiário do Canada, você ouvirá a respeito disso… acho que a única notícia concorrente é do “colapso” da Britney Spears (risos…).
Saiba mais sobre esse assunto: Enviroment Canada e CBC Archives.
14 Comentários
É desesperador! Brrrrr...que freezer hein?
Um beijinho bem quentinho prá vcs!!!
Japitta
Nossa, que caos!! Espero que este inverno não esteja tão rigoroso como foi há 10 anos...
Que legal que vc vive em Toronto!! Estive aí por 2 meses em 2002... era uma delícia!! Eu morava no bairro The Beaches, sabe onde é? E estudava na Eglinton... ah, bons tempos!! saudade do sky dome, da CN Tower, dos parques.... ai ai ai!
Obrigada pela visita!! VOu te adicionar!! É sempre bom ter notícias do Canadá... ;)
Feliz ano novo para vc!! Que seja um ano repleto de grandes realizações, prosperidade, paz, saúde e sucesso!!
Bjo grande! :)
dá medo só de pensar numa situação dessa...
Ei Mirella !!! Ja ta de volta ?
Que 2008 seja maravilhoso para voce ! Muita paz, saude, amor e viagens pois sei que voce gosta !
Eu e Edu estivemos em Portugal no ano novo e passams por todos os lugares que voce disse ! Foi lindo ! Adoramos...
Muitas beijocas
Lys
Pra onde vcs vão (ou foram??)
Essa eu também só ouvi falar. Muita gente na verdade brinca conosco, por não saber encarar uma tempestade dessas :)
Beijo
Oi Mirella!!! Quanto tempo!!!
Nossa, tomei um susto com essa historia!!! Meu mano ta indo pro Canada semana que vem... ta doido pra se livrar do calor daqui e pra poder esquiar!!!
Como foi o reveillon de vcs??? espero q tudo bem!!!
Feliz 2008!!!
Beijos, Dani
PS: to de blog novo!!!
NOssa mãe :S
Eu vi um documentário na Discovery sobre essa tempestade. E foi antes de ir pra Montreal, e confesso que fiquei bem assustada. A Zana também estava aí nessa época.
Beijos
Oi MIrella! Obrigado pela visita ao meu blog! Entao vc estah aqui em Toronto tambem! Muito legal tambem seu blog, parabens!
Marcos
Eu estava nessa!! Se não me engano cheguei no dia 6 de janeiro (primeira vez que vinha pro Canada no inverno) e meu vôo foi um dois últimos a poderem pousar naquele dia. Estávamos em Montreal, e naquela mesma noite a nossa energia foi cortada...
Mas não foi tão ruim. Tínhamos lareira, que mantivemos funcionando o dia todo. O centro aquático da prefeitura, onde fazíamos natação, que era pertinho de casa tinha gerador e se transformou em um shelter e nós íamos lá todos os dias de manhã tomar um banho quente e tomar um café. Era onde trocávamos informações com o pessoal da comunidade... Esquentamos sopa no aparelho de fondue, cozinhamos batatas na lareira e assim fomos levando até a energia voltar 4 dias mais tarde...
Fiquei bem impressionada como as autoridades se organizaram e como as pessoas se ajudaram. Vizinhos com quem nunca tínhamos conversado bateram na nossa porta pra perguntar se estávamos bem e se precisávamos de alguma coisa. A polícia/bombeiros foram de casa em casa pra ver as condições e se tivesse muito frio eles levavam as pessoas para os shelters.
Foi uma experiencia e tanto...
Toda vez qua acontecia alguma coisa fora do normal em SP eu ficava pensando que o limiar entre a ordem e o caos é bem frágil.
Alguns meses antes de vir para Toronto teve um blecaute (mais um!) na cidade e eu estava voltando do trabalho. Como os semáforos pararam de funcionar ficou um deus-nos-acuda geral. Era a lei do que tivesse coragem de passar primeiro e você tinha que disputar lugar na rua com os ônibus que, por serem bem maiores, sempre levavam vantagem.
Tive vontade de largar o carro no meio da rua e voltar a pé pra casa.
É incrível como a humanidade se tornou dependente de tudo. Como você mesma disse "já pensou ficar sem calefação no inverno?". Eu não quero nem pensar!
Bjs
Mirella
Obrigado pela visita ao meu blog!
Vou voltar para ir sabendo das novidades por aqui!
Viajar é realmente do que mais gosto de fazer!
Bjssss
Margarida
[...] que a natureza cria, mas em Toronto, que tem um clima bem mais ameno, isso é raro, me lembrou a tempestade de neve que teve em Montreal em 2008 . Outra vez que vi algo semelhante em beleza natural foi em fevereiro desse ano, quando fomos [...]