Nessa época do ano no Canadá (final de fevereiro e comecinho de março), quando as noites continuam bem frias e os dias ensolarados, todo canadense sabe que chegou a época de visitar as fazendas açucaradas, ou como conhecemos por lá, os “Sugar Bush” – em outras regiões, pode-se chamar de sugar shacks ou cabanes à sucre (em francês).
Chamamos de Sugar Bush as fazendas de árvores de Maple (aquela da folhinha da bandeira do Canada) que produz o tão famoso “Maple Syrup” (Xarope de Maple). Eu sei… se você nunca foi para o Canadá, ou nunca leu a respeito, você deve estar pensando “mas o que é esse maple syrup?”, olha a fotinho aí embaixo e você terá uma ideia…
Folhas de Maple no outono e o melzinho “maple syrup”, que é produzido no final do inverno!
Maple Syrup é o produto mais típico do Canada, ele tem o jeitinho de um melzinho e é usado em muitos pratos canadenses, principalmente no café da manhã com as famosas panquecas estufadas… Veja nesse link (em inglês), 50 maneiras de usar Maple Syrup!
Acredite se quiser, mas o Canadá é o maior produtor de maple syrup do mundo, fabricando 86% da safra, especialmente a província de Quebec!!! É muita Sugar Bush pra dar conta do recado … e para quem pensa que é facil se fabricar esse “melzinho”, esta muito enganado….
Maple Syrup é um produto tão especial, que ele só pode ser produzido durante algumas semanas do ano, entre o finalzinho do inverno e início da primavera, quando a seiva das árvores recomeçam a trabalhar, saindo do seu estado dormente do inverno – essa seiva é chamada “sap“.
A ideia é recolher o sap (foto ao lado) e depois essa “água” precisa ser fervida para ganhar a consistência do xarope ou mel de maple. Antigamente usavam esses baldes para recolher o sap, mas hoje eles fazem esse processo através de canos e mangueiras (veja aqui uma foto ilustrativa)
Existem varias consistencias de Maple Syrup, quanto mais se ferve, mais grosso o caldinho vai ficando, e mais acentuado o gosto. Quando ele toma a forma de um “melado”, é possivel fazer o delicioso pirulito chamado “Taffy”. Veja abaixo como ele é feito:
Não é um passeio imperdível, mas bem típico canadense caso você esteja indo visitar nesse época do ano! Algumas fazendas são abertas para visitação e além de conhecer como é feito a produção, algumas delas oferecem restaurantes para se encher de panquecas, tem passeio de carroça e algumas coisinhas extras… a criançada adora e os adultos também! 🙂
Nós conhecemos duas fazendas de Sugar Bush, perto de Toronto fomos na “Mountsberg Conservation Area ~ Maple Towne” e perto de Ottawa na “Fulton’s – Pancake House & Sugar Bush“. Lembrando novamente, que somente no início da primavera elas abrem.
Mais Sugar Bush na região de Ontario, procura na tab “Maple Festivals” no Ontario Maple website e na região de Quebec, as informações estão no website Quebec Region
12 Comentários
Show de post, quanta informação sobre o Sugar Bush, estamos de cara nova. Lindooooooooo!
beijos
Adorei saber disso. Nao conhecia.
Mirella, teu template ficou lindo de morrer. Eu queria muito colocar no cabeçalho do meu uma foto de Toronto, mas não sei como se faz...
Beijos
Deve ser muito bom Mi!!!Como eu queria poder conhecer estes lugares.Sorte sua que pode.Beijos
Eu não a invejo, não gosto de Maple, mesmo com panquecas que adoro ;-) Mas gostei de saber um pouquinho mais sobre ele, não tinha a menor idéia de como era feito ;-) bjks
Hmmmmmm... eu quero!!! Tudo que é docinho é comigo mesmo! Adoro seu blog! Beijinhos Mi!!!!!!!!!
Oi Mi,
Eu adoro Maple Syrup, sempre que estou nos States eu como com panquecas no café da manhã! Adorei a nova roupagem do Mikix, ficou muito show!!!
Bjs
Belo template. E doce post! Fiquei com vontade de provar, menina!
Estou tenetando todos os dias descobrir como por os links no meu. se voce puder, me ajude.
Beijos
Great minds think alike! :)
Amei seu template novo. Preciso aprender a arrumar o meu! :)
Q
Mirella adorei o template, mais personalizado e alegre que o antigo. Adoro sirop d'érable e derivados, mas nunca comi com panquecas (bota uma receita de panqueca para nos !) Beijos
eu nunca tinha comido maple syrup ate morar aqui. eu adoro. com french toast entao, lambo os beicos.
muito legal o post pra aprender tudo sobre esta delicia.
beijos
Não sabia da existência dessas fazendas,
e muito menos que eram abertas`ao público.
Deve ser um lugar muito bonito e um passeio
maravilhoso. Adoro Maple Syrup, tem um gos-
tinho doce bem peculiar, muito saboroso...
Um dia ainda retorno ao Canadá e vou trazer
uma sacola cheia de potinhos de melado.
Enquanto isso, vou visitando seu Blog e ma-
tando as saudades do Canadá.
Abraços,
Megy
Comments are closed.