Aqui na Flórida é assim, todos os anos, entre outubro e novembro, a população cresce, pois sabemos que os Snowbirds estão de volta!!! [Saiba como viemos morar nos Estados Unidos em 2013 ou entenda nossa Vida Nômade desde 2000]
Quem são os Snowbirds: aposentados residentes no norte dos Estados Unidos ou Canadá, que passam os meses de inverno, no calorzinho da Flórida!
Snow : neve
Bird: pássaro
Geralmente os turistas talvez nem notam essa diferença, mas nós, que ficamos aqui a maior parte do tempo, percebemos imediatamente que, nesses meses, teremos que dividir a Flórida com os velhinhos que lotam nossos restaurantes e deixam o trânsito relativamente mais perigoso 🙂 .
Vocês devem estar dando risada dessa minha última frase, mas meus amigo, é sério, o trânsito em determinadas intersecções das cidades, fica complicado.. nossa atenção precisa redobrar, pois a gente vê de tudo; gente entrando na contra-mão, gente parada no meio da rua (sem motivo aparente), demora para acelerar quando o sinal fica verde, ou simplesmente gente andando bem abaixo da velocidade da rua ou estrada… doidera!
No fundo, esses velhinhos sabem das coisas; eles ficam no Canadá na melhor época do ano (Abril a Outubro) e fogem do frio, rumo a Flórida, na melhor época de viver aqui (Novembro a Março) … Meu sonho de consumo!!!
Essa coisa do mercado de Snowbirds é tão forte aqui na Flórida que tem vários condomínios de casas e apartamentos exclusivos para esse público, eles chamam de 55+ Communities. Eu acho isso muito bacana, pois todas as atividades são voltadas para adultos, diferentemente do condomínio que moro, por exemplo, onde a maioria das atividades são para as crianças… então TUDO é dedicado a esse público! Perfeito!
E não vai achando que esses condomínio tem cara de asilo… muito pelo contrário, muitos deles são de altíssimo padrão e você nem percebe que são dedicados aos snowbirds!
Enfim … aos poucos vou continuar contando sobre nossa vida aqui na Flórida e aguardem, que daqui a pouco tenho novidades!!!! 🙂
5 Comentários
Oi Mi!!
Bom, não consigo avaliar que exatamente essa época é a dos velhinhos indo pra Flórida, mas eu acho um barato a vida que eles levam aí, de modo geral... É notável a presença deles nas ruas, dirigindo (sim, imagino que deva ficar mais perigoso!), saindo pra comer... Comparando com o temos aqui, fico besta com a qualidade de vida que eles levam aí... Além desses condomínios que você falou, muitos restaurantes tem menu especial para 55+, né?
Acho fofo que sempre tem grupinhos de idosos tomando café da manhã, almoçando... Sem a ~supervisão de um adulto~... hahaha
Aqui no Brasil eu nunca vi isso, os idosos quase não saem de casa sozinhos, muito menos em grupos só eles. No máximo naquele esquema do filho levar e aí sai junto com a família. Aí eles tem muito mais independência!!
Beijão!
Oi MArcela,
Sem dúvida a qualidade de vida dos 55+ aqui na América do Norte é invejável, especialmente aqueles que conseguiram envelhecer com dinheiro no bolso.
Acho que no Brasil vamos começar a ver isso com mais frequencia, pois somente agora ganhamos a liberdade de ser velho e viver feliz, antigamente parecia ser pecado ficar velho...
Viva a velhice de forma saudável e feliz!
bjão
Acho que meu irmão também é um "snowbird". Ele vive no Canadá desde 1972 e tem um apartamento em Miami. Até me aconselhou a comprar um apartamento lá, mas eu respondi: "prefiro comprar um apartamento em Fortaleza, a capital da moda. Quando estive lá em 2011 havia tantos austríacos falando alemão, que eu perguntei o motivo de tudo aquilo. Então fiquei sabendo que por ser a capital da moda, muitos jovens da Áustria veem para Fortaleza fazer cursos de corte e costura com as rendeiras cearenses e participar dos desfiles de moda que acontecem lá.
Oi Emanuel, eu não sabia dessa história de Fortaleza... vivendo e aprendendo.
Minha cunhada é de lá! Vou falar pra ela :)
Abs
[…] porque muitos velhinhos canadenses e americanos escolhem essa cidade para se aposentar, os famosos snowbirds. Lá conhecemos o “The Pier”, um lugar bonitinho, cheio de pelicanos e gente […]