Domingo, chegou em Amsterdam o tão esperado Sinterklaas (esse “mocinho” da foto, que não deve ser confundido com o Papai Noel).
Claro que fomos dar uma espiadinha na parada, né?! E aproveitamos para aprender um pouquinho mais sobre os costumes holandeses e também para mostrar a Donna (nossa amiga de NY que esta aqui nos visitando) um pouquinho mais da cidade :).
Sinterklaasavond – “Segundo a tradição holandesa, no meio de novembro São Nicholas, ou Sinterklaas, chega da Espanha num barco cheio de presentes. A cada ano, uma cidade patrocina sua chegada oficial, que é transmitida em rede nacional de TV. E, depois de ser recebido pelo prefeito, Sinterklaas monta em seu cavalo branco e desfila pelas ruas. Ele traz doces para as crianças boas. E para as más, ele tem uma bengala (mas nunca a usa). Isso abre a época de festas que culmina com a véspera de São Nicholas em 5 de dezembro. As crianças deixam seus sapatos perto da lareira, junto com cenouras e feno para o cavalo de Sinterklaas. Na manhã seguinte, elas encontram presentes em seus sapatos. Os adultos também participam das festividades dando pequenos presentes uns aos outros ou poemas humorísticos, chamados Sinterklaasgedchten”.
(Fonte: National Geographic – Brasil)
Os ajudantes de São Nicholas, são chamados de Zwarte Piet (Pedro Negro)… são eles que distribuem os docinhos e bolachinhas (speculaas) para a criançada. Há controvérsias sobre o fato dele ser negro, porém… eu achei tudo uma gracinha e todo mundo adora!!! Filemei um pouquinho deles, veja aqui.
Outra coisa que eu achei interessante sobre a história de Sinterklaas, é o fato dele morar na Espanha (risos…) e o melhor, as crianças que não se comportarem direitinho, voltam com ele durante o inverno para a Espanha… Gente, isso não é ótimo??? Eu seria a pior criancinha do bairro… ahahahah
7 Comentários
Nossa, adorei!! mas como não confundir com Papai Noel?? as histórias são parecidas!! Presentes para as crianças boas, etc... Agora o castigo para as más é realmente delicioso, hahaha!!
Mais conhecimento para mim. Adorei. Bjkª. Elza
Olá MI,
Festas Natalinas são ótimas, e esse Papai Noel holandês e seu castigo para as crianças más, que maravilha!!!
Bem divertido ,realmente.
Abraços
Realmente, não é castigo nenhum, a não ser que ele ficasse o inverno inteiro batendo na gente com a bengala... Quem sabe é esse o castigo ;-)
Bjão
Wow. Estou adorando as fotos! Meu irmao esta na italia, diz ele que eh muito bonito por la. Tenho muita vontade de conhecer a Europa, quem sabe um dia!
Parece muito com a historia da Befana na Italia, soh q aqui acontece em 6 de janeiro, é uma velhinha (uma bruxibnha) q dizem ser a mulher do papai noel e ela vem no dia dos reis magos trazer presentes (acho a data otima pois neste dias os reis magos chegar para trazer presentes ao Menino Jesus), e ela traz presentes para as crianças dentro te uma meia remendada e para as crianças mas ela tras carvao..
Mi a coletiva é amanha 22.
Bjs
Como mudam as tradições natalinas de país pra país! Adorei a versão holandesa!
Tô pensando em copiar a sua idéia e fazer um post sobre o Natal na Itália, posso?
Bjs