Continuando os posts sobre nossa viagem… hoje vou contar um pouquinho da nossa curta estada no leste da Sicília!!!
“Without Sicily, Italy cannot be fully undestood.
It is here one finds the key to all things”
J.W. Goethe
(Traducao simultanea: ” Sem a Sicilia, a Italia nao pode ser totalmente entendida… Aqui que as pessoas encontram a chave de todas as coisas” (Goethe)
Obs: Serah que alguem consegue traduzir melhor??? ❓
….
Vamos lah…
Pegamos o ferry de Valletta (Malta) para Pozzalo (Sicília)… e fomos navegando pelo Mediterrâneo por cerca de 1 hora e meia… soh tem agua pelo caminho e o ferry eh muito bacana!!!
De Pozzalo, pegamos o carro e fomos direto para Siracusa, fundada em 743AC pelo povo grego “Corinto” e tambem conhecida com a cidade da Arquimedes (pai da geometria).
Na antiguidade, Siracusa foi uma das cidades-estados mais importantes da Magna Grécia e e no seu apogeu se igualou as gradiosas Cartago, Roma e Atenas… (Uia… nem sabia dessas coisas… na verdade, nunca sei ateh quando posso acreditar nos livros eheheheh!… minhas aulinhas de historia na escola foram muito fraquinhas).
As principais atrações da cidade se concentram no “Parque Arqueológico de Neapólis”; onde se localiza o Teatro Romano, o belíssimo Teatro Grego (onde atuaram Esquilo, Píndaro e Platão…) e a gruta Orelha de Dionisio.
Teatro Grego datado do século 5 a.C., é um dos maiores exemplos de teatro antigo em todo o mundo.
Outro passeio interessante é caminhar pela cidade velha (estilo idade média) e apreciar as ruas estreitas, as roupas penduradas na janela, as Italianas batendo a sujeira do tapete na sua cabeça (isso aconteceu com a gente eheheheh!), os gatos espalhados pelas ruas, a arquitetura e a belíssima Catedral de Siracusa (“Duomo”, essa ai da foto), que foi construida sob e ao redor do templo dórico/grego (datado de 5 AC) depois da chegada do romanos e do catolicismo (reparem as colunas “grega” no meio da fachada… e como diz o ditado ” na natureza nada se cria, nada se perde… tudo se transforma“).
…..
Entre Siracusa e Taormina (nossa cidade base) fica o grandioso, belíssimo e ativo “Monte Etna” (o mais alto vulcão Europeu… ai que meda!!! 😯 ). Pra gente, o Monte Etna foi a principal atração da Sicília…
É impressionante ver sua lava durante a noite no terraço de Taormina… é muito legal passear de carro ao seu redor… ver a lava ressecada pelo caminho… ver que cidades continuam sendo construídas em torno do vulcão, mesmo sabendo que uma forte erupção pode destruir tudo a qualquer momento (imagina se eu iria morar em um lugar assim… onde no quintal da minha casa existem lavas… no way! Pelo menos os terremotos aqui da California não são visuais… 😉
Não dá para ver muito bem na foto, pois estávamos contra o sol… mas reparem que esse negócio preto no chão é a lava ressecada… weird!!!
Essa outra foto é o Kiko (Ele esta lindo, né?!)… reparem na fumaça saindo… é uma explosão atrás da outra… fascinante!!! Para chegar nesse lugar, tivemos que pegar o bondinho de apenas $23 EUR por pessoa… fala serio, eh uma exploracao e eh assim na Italia inteira, sem contar a falta de informacao nos locais turistico… 👿
……
E para terminar, vamos falar de Taormina… a “Pérola da Sicília”…(Na minha opiniao, deixa Monte Carlo no chinelo eheheheh!)
A cidade é tão gracinha, arrumadinha, perfeitinha, romântica, estreitinha, com uma vista de deixar qualquer de queixo caído… que as vezes você se senta na Disneylandia :)… e ao mesmo tempo que isso enche nossos olhos, é o que faz perder a graça… pois nem parece que você esta na Sícília!!!
Mas enfim… todo esse glamour também tem um preço… e bota preço nisso :)… mas vale a pena!!! E o ” buxixo” acontece no Corso Umberto I, onde carro eh proibido e lojinhas sao o que nao faltam…sem contar que nessa mesma rua, foi onde eu comi o melhor Cannoli na minha vida (foto abaixo)
Podem babar… essa eh a vista da cidade na montanha e logo abaixo o mediterraneo!!!
Pela foto, voces podem perceber que alem de toda beleza… Taormina tambem tem historia, e isso comecou por volta de 395 AC… e esse eh o Anfiteatro construido no seculo 3 AC pelos Gregos e depois aumentado pelo Romanos…. Fala serio, essa vista eh de matar, certo??? E a montanha que vc esta vendo, nada mais eh que o Monte Etna… devo confessar que ao vivo eh muito mais impressionante :). (Eu nao consegui ver o Monte Etna assim, pois o tempo estava encoberto, mas a noite eh possivel ver lavas do vulcao (vermelhinhas) caindo… muuuuuito legal!)
Eu (com uma cara de faminta) e meu cannoli.. MARAVILHOSO!!!
E foi assim nossa passagem pela Sicilia… agora falta uma visita para o outro lado e o interior…
19 Comentários
Muito legal a viagem de vocês. Vocês foram em que época do ano? Será que vale a pena ir lá em março?
[]´s
Vinicius
A Sicilia é mesmo Mara..............tudooooo eu amo esse lugar e as comidas entao expetacular...... me indentifiquei muito com as pessoas, pois sao acolhedoras amigavel e divertidas como nós brasileiros kkkkkkkkk. Bem diferente da terra em que vivo no momento (Alemanha afffffffffff o lugarzinho....)
Foi muito legal acessar esse blog de vocês. Estou planejando minha próxima viagem para a Itália e concerteza a Sicilia é a resposta final pra se entender o que vem a ser a Itália. Gostei muito das fotos que vocês tiraram e de todo o texto, sempre bem descritivo. Eu sou Gaúcho - RS, moro em Bagé e mando abraços a vocês. Rubenmar
Ei! Vi que vc curte viajar, então aproveito para te convidar para dar uma passada no Portal 180° (www.portal180.com.br) e conferir nossas dicas de viagem, reportagens especiais, nossa webradio e, ainda, enviar suas melhores fotos para concorrer a prêmios na seção Olho Mágico! Abraço!
Até que enfim!!!!
Pelos seus comentários no Brasil achei que não tinha gostado tanto de Taormina.
Foi a cidade que mais amei!!! Antes, minha predileta na Italia era Sorrento...mas, depois de Taormina....
Não comi nenhum doce, apesar das vitrines MARAVILHOSAS !!!!
Saudadona de vcs...
Beijão...
A Sicilia é a exacerbação de tudo o que é a Itália... de bom e de ruím (purtroppo!).
Oi Mirella,
Descobri seu site agora e estou adorando ler seus posts antigos. Eu imigrei para o Canada na mesma epoca que vcs - casei com um canadense em nov/99 - e recebi minha cidadania em junho/2005. Como vc tambem me identifiquei muito com a cultura e valores do canada e me sinto muito orgulhosa de fazer parte desse país. Tambem me emocionei muito na cerimonia de cidadania e lendo o seu post as lagrimas me vieram aos olhos de novo pois tive a mesma experiencia. Morei os primeiros 3 anos e meio em Montreal (que adoro!) e depois mudamos pra Toronto onde faço doutorado na universidade de Toronto. No momento estamos em Barcelona onde estou fazendo pesquisa pra minha tese mas em maio estamos voltando pra Toronto.
queria ter colocado esse comentario no post apropriado mas parece que os posts antigos nao aceitam mais comentarios...
que delicia Mi... aiaiaiai... quando crescer aonda vou viajar muito assim
Estou torcendo que vc continue viajando. Tenho certeza que muita gente está pegando carona nessa viagem e aprendendo muito. um abraço
òtimo poder fazer essa viagem com vcs amiga...Bom demais ler este post, eu amo viagem e vc me faz viajar sempre.
Bjokas amiga :)
A Sicília é MUITO, mas MUITO legal mesmo.
E o trânsito de Palermo é o mais louco que já vi, comprarável ao de Nápoli.
Tudo muito legal.
Nossa eu amo seus relatos de viagem, são bons demais!
Bom, eu não sei NADA de italiano, então perdoem-me pelos possíveis erros que cometerei.
Minha família e a do Pedro são da Itália então ele costuma dizer:
Italiani, tutti buonna gente tutti delinquenti!
Se quiserem ver uma BOA comédia italiana assistam:
O Quinteto Ireverente - Mario Monicelli
Feios, sujos e malvados - Etore Scola
Bjs
Oi Mi,
Seus posts são ótimos, fico babando sempre.
Beijos,
As fotos estão lindas. Deu pra viajar com vcs.
Obrigada por vcs compartilharem das suas experiências com a gente.
bjocas.
Shalom!!
Que sonho! Fora o aprendizado...
Quando visito ruínas e lugares antigos assim eu fico imaginando como seria a vida nos tempos antigos...as pessoas, os pensamentos...Dá para sentir a energia dos velhos tempos no ar, não? (Essa da poeira nas cabeças foi demais!)
E viver nas proximidades do Etna é doideira pura. Isso que é gostar de adrenalina!
Aqui tem uma loja de decoração tipo Tok Stok que se chama Etna...
Que lindo!!!!!!!! Valeu pelas dicas!!!! Vou anotar... adorei essas vistas de Taormina!!!!
beijos
[...] velho, que eles chamam de “La Ribeira” e foi lá que senti novamente um gostinho da Sicília, sei lá, ruelinhas, igreja, bares e restaurantes perdidos! O Museu Picasso seja talvez o ponto [...]
[...] um pouco dificil de acreditar que exista um pedacinho como esse no país… mais ou menos como Taormina é para a [...]