Vi lá no blog do Cesar e resolvi compartilhar com vocês também!
O governo canadense criou um serviço de ajuda online focado nos residentes e cidadãos do país … vale a pena dar uma olhadinha: http://www.servicesfornewcomers.cic.gc.ca/index.php.
Aliás essa ajuda a imigrantes é algo muito legal que o governo canadense oferece, eles tentam ao máximo integrar os novos imigrantes na sociedade de forma tranquila e efetiva.
Porém, eu acho que o governo deveria focar mais esforços na questão do trabalho, o lance das empresas exigirem (e abusarem) da tal “experiência canadense“, faz com que muitas pessoas bem formadas recem-chegadas não tenham as mesmas chances e/ou mesmos salarios dos canadenses e imigrantes de longa data. Pois vamos falar sério, bons salarios e reconhecimento profissional são fatores essenciais para uma imigração bem sucedida e feliz.
O governo a pouco tempo criou o programa “Hire a Immigrant“… mas temos muito a caminhar para que esse “probleminha” se resolva…
Outros meios bacanas para novos (ou velhos) imigrantes irem atrás são:
– Procure os “Multicultural Council” da sua região para se interar de serviços que eles prestam a comunidade. Tem cursos de linguas, cursos profissionalizantes, apoio a desempregados etc. Você vai ficar surpreso.
– Nas bibliotecas tem sempre uma sessão com folhetos para newcommers…
– Fique de olho colocado nas incriveis oportunidades que universidades ou centro de apoio a imigrantes oferecem. Somente em fevereiro eu fiquei sabendo de dois programas gratuitos fantasticos aqui em Toronto: Business Edge Program for Women (Oferecido pela super Rotman Business School… dica da Lu do Eddy) e Bridge-to-Work Program for IT (Oferecido pela ICTC … dica do Gean)… e deve ter mais programas interessantes por aí que a gente perde e nem fica sabendo. Tem que ficar de olho.
22 Comentários
Olá amigos!!
Estou recomeçando minhas pesquisas pra ir embora da nossa terra ....
Certa vez achei no site do governo canadense uma plataforma direcionada pra imigrantes ou interessados em imigrar com curso on-line grátis do tipo eletricista e assemelhados.
Como ainda não domino a língua inglesa peço ajuda com dicas (caso alguém já tenha visto no site do governo) como é o nome em inglês ou se conhece outros sites com oferta destes cursos rápidos grátis ead.
Se alguém também estiver ingressando na carreira policial no Canadá que pudesse dá as dicas de como é a seleção na província em que vive, seria muito grato.
Obrigado,
Dario
Oi Dario,
Esse link do RCMP talvez ajude: http://www.rcmp-grc.gc.ca/en/qualifications-and-requirements
Boa sorte
O fato de você ter uma tia lá não muda em nada, talvez você ganhe alguns pontos a mais na aplicação, mas acredito que tia nã dá o grau de parentesco necessário para isso.
Vocês teriam que aplicar com sua qualificações mesmo... No topo da página do mikix.com, tem uma tab escrito "Canada", passa lá para mais informações sobre o processo e afins.
Abs
Oi Mirella
gostaria de maiores informações para obter um visto de estudo para Canada para trabalhar e estudar curso de Ingês – atualmente sou bacharel em Administração aqui no Brasil.se voce poder gostaria muito d sua orientações...
atenciosamente;
Pereira
Aguardo maiores informaçoes.
obrigado.
Ola Pereira, Tudo bem?
Você chegou a dar uma olhadinha no meu website sobre intercâmbio? Lea você vai encontrar bastante informações para dar início a sua procura :)
https://www.mikix.com/intercambio/index.html
Depois, se quiser, eu posso te passar opções de orçamentos e também esclarecer qualquer dúvida que venha a ter.
Abs
Oi Mirella,
estou planejando ir com meu esposo e filho de 02 anos pra um período de estágio na Mc Master (06 meses a 01 ano). Estamos com alguma coisa já encaminhada. Como fizemos isso há 04 anos, só que para Calgary, sei que teremos direito a visto de trabalho. Minha pergunta é: aí em Ontário, nós teríamos direito ao plano de saúde? e em relação à cuidados com meu filho (escola ou creche? particular ou pública?). Tentei olhar no site da cidade, porém não ficou claro pra mim e como vou com criança queria ir mais segura. Será que teria como levar a babá dele conosco? (que sonho rsrsrsr!). Tomara que você consiga me ajudar, pois só estou dependendo disso pra definirmos a viagem!
Olá Cecília,
Caramba... não tenho a menor idéia sobre essas informações que você está me perguntando.
Não sei dizer se o visto que vocês estão vindo dá direito aos mesmos benefícios que o visto de residente permanente (que foi o qual eu vim!).
Vou ficar te devendo essa... sorry! Vocês já solicitaram essas informações para a McMaster?
bjks,
Mirella
Oi Mirella,
ainda perguntei na universidade não! Meu marido recebeu o OK deles porém eu disse que a resposta final dependeria dessas coisas que te perguntei por causa do filhote, entende? E em relação à babá, você sabe alguma coisa, so podéríamos levá-la bancando a estadia dela aí?
Obrigada, viu?
Beijos, Cecília
Oi Cecília,
Eu sei que existe um burburinho que é possível trazer babá se ela já está com a família há anos... mas eu não sei até que isso é verdade ou não. Vc já pesquisou sobre programa "Live-in Caregiver": http://www.cic.gc.ca/english/work/caregiver/index.asp
De repente é uma opção.
bjs
oi
gostaria de saber quais sao os documentos necessarios pra dar entrada na residencia canadense ou visa porque sou casada no Brasil com um canadense e nao sei como proceder e como conseguir estes papeis porque o consulado e so em Brasilia e moro no Parana , e se eu consigo fazer todo o procedimento sem ter que ir pessoalmente no consulado canadense
voce pode me ajudar? e quero saber se precisaria de um advogado porque meu pai poderia me ajudar sendo um advogado
aguardo resposta obrigada
Adriana
Ola,
Vc já tentou ler esse site: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/sponsor/spouse-apply-who.asp
Acho que vai ser o melhor começo para sua procura :)
Mirella, gostei muito dessa sua dica. É impressionante como o governo canadense está fazendo diversos esforços para atrair e manter os imigrantes. Aqui no Brasil saiu uma matéria recentemente na Veja falando sobre o processo de imigração que Quebec está fazendo. Bem bacana.
Se eu conseguir me estabelecer por aí, vou ir atrás desses cursos.
beijos
Oi Fabiana,
Tem que ir atrás mesmo... e a província de Quebec também está sempre a frente nesses programas de ajuda a imigrante!
Boa sorte!
Mi
Mirella,
Ajudou, sim, muito obrigada! Passarei as informações para eles!
Bjs
Mirella,
Perguntinha off topic: é caro/complicado fazer uma mudança (transporte de móveis e eletrodomésticos) do Canadá para o Brasil? Por acaso você conhece alguma empresa que faz? Tenho uns amigos morando em Toronto, mas que voltam pra cá em julho. Eles estavam pensando em trazer algumas coisas daí, só que eu acho que vai sair muito caro! Alguma dica?
Velu, bjs,
Lu,
Vou ficar te devendo essa informação... mas eu começaria minha pesquisas com as empresas de mudança de primeira linha que fazem "door-to-door": exemplo: United http://www.uvl.ca/ .
Dependendo do que eles querem levar... de repente a Purolator pode fazer o serviço...
Nem sei se ajudei, né?
bjs
Oii Mirella!! Estava navegando e encontrei seu blog e me encantei! já li bastate posts e achei totalmente explicativo! Por isso vou tomar a liberdade de fazer uma pergunta: Eu e meu namorado estamos pensando em ir para o Canadá para estudar e fazer estágio por 6 meses...o fato é que gostaríamos muito conseguir um emprego e ficar por mais alguns meses. Você saberia me informar se o processo de mudança de visto de estudante para um outro em que eu possa ficar por mais tempo é complicado? qual seria o meio mais fácil de se conseguir isso? Obrigada pela atenção! Rafaela
Oi Rafaela,
Eu também sou agente de intercambio e as escolas que trabalho aqui no Canada tem a opção de estudo + trabalho (remunerado ou estagio-não-remunerado na sua area) e isso faz parte do processo de visto de estudante, pois a intenção é ficar mais que 6 meses.
Se vocês tem a intenção de trabalhar depois, a unica forma é se vocês conseguirem que alguma empresa patrocine seu visto de trabalho, do contrário isso não é possivel (pelo menos legalmente).
Qualquer coisa a gente vai se falando!
Abs
Agradecemos suas dicas sempre!!!
Grande beijo!
Super dica este post Mi, acho que todos vão amar :)
Mikix tbm é utilidade pública :)
Oi Mirela
Eu adoro seu blog, o acompanho já faz um tempo!
Beijos,
Michelle.
estou indo pro canadá , gostaria de tirar algumas duvidas , tem algum e-mail de vocês para me dar dicas? respondao no meu email que eu retorno .
agradecido ,
att.
Oi Leo,
A nao ser que seja algo muito pessoal, eu prefiro que nossa comunicacao aconteca aqui nos comentarios do blog, dessa forma outras pessoas podem se beneficiar das suas duvidas tambem... pode ser?
Seu e-mail esta seguro comigo... soh eu vejo :)
Abs
Oi Mi,
Esse link é bem legal, aliás, o site do CIC está sempre com novidades e acho isso jóia pra quem está chegando. Sinceramente, e trabalhando com imigrantes recém-chegados, eu acho que o governo faz até muito por eles (principalmente para os refugiados - mas isso é outra historia)...
Seeeeemmm querer puxar sardinha pro Canada mas se for para a gente comparar com o Brasil, o tipo de assistencia que o newcomer recebe aqui no Canadá é de impressionar. Por isso eu não acho que a tal experiencia canadense exigida deva ser descartada de jeito nenhum. As referencias contam muito. Apesar de o Canada ser um pais aberto e aceita imigrantes, muitos imigrantes sujam o nome e criam fama para todos os outros e não tem como você checar uma pessoa que acabou de chegar no país antes de colocar na sua empresa, por isso é dificil, as vezes, conseguir o primeiro emprego aqui. Se eu tivesse uma empresa eu iria querer checar referencias do meu funcionario (claro) e se ele(a) fosse imigrante mas eu não iria ligar pro pais dele(a) não, iria querer checar aqui para saber se a pessoa é fit para trabalhar, como é com as outras pessoas, na nossa cultura, etc.
Se não encontram a realização profissional isso pode acontecer em qq lugar né... com os canadenses também... eles começam a trabalhar cedo e vc sempre escuta algum caso de alguém que tem ótimas qualificações mas não se realizaram profissionalmente, então, depois que o imigrante conseguiu um pouco da tal experiência, ficam todos mais ou menos no mesmo barco :)
E concordo com vc, tem que ficar de olho mesmo, tem mt programa legal e útil pra recém-chegado, canadense, jovens, mulheres, etc. que não é muito divulgado mas que existe e qualquer curso que você fizer vai para o seu CV. As vezes, as referencias para emprego podem vir também de professores de cursos que o imigrante faz qdo chega aqui, para quem não tem ainda alguém para servir referencias aqui, essa é uma outra opção.
ok, vou para de escrever haha you know, me empolgo hehe
Beijos pra vcs!!
PS: Me recuprei da fratura totalmente já, estou pronta pra outra hehe
Concordo com voce Angie... e vamos que vamos!!!
bjks
Mi querida, aquele passeio no navio nao é caro, pois só sao 2 horas de viagem pra ir e 2 pra voltar. É lá nessa ilha da Finlandia, chamada Åland, que temos a casa de férias. Nao descemos do navio, pois nao fomos pra casa, pois ainda está muito frio.
Tem outros passeios que custam um pouco mais, mas dai é mais tempo. Tem passeio de 24 horas e de 36.
Um beijo
Brigaduuuuuuuuu!!!
Um dia quero ir ai te visitar :)
bjs
A ferramenta tem me ajudado bastante. E tomara que o país pelo menos aos poucos resolva esses problemas que você citou que dificultam a vida de nós imigrantes.
E a vida segue...