Dia 11 de novembro é um dia muito sensível em todo Canadá, pois é o momento que honramos o Remembrance Day. Uma data dedicada aos veteranos de guerra e as pessoas que perderam suas vidas nas várias guerras que o Canadá participou e ainda participa.
O símbolo desse dia é uma flor de papoula, ou poppy, como a chamamos em inglês.
É muito comum ver canadenses usando uma lapela com a poppy durante os dias que antecedem o Remembrance Day. Os broches de papoula são encontradas em vários os supermercados, farmácias e lojas. Sendo assim, para adquirir, basta fazer uma doação espontânea na caixinha e pegar umas dessas poppies para usar, como euzinha na foto abaixo.
Todo dinheiro arrecadado das doações é destinado ao Royal Canadian Legion. Sendo que os fundos das vendas das poppies ajudam veteranos de guerras e suas famílias.
Outras celebrações canadenses:
Por que dia 11 de novembro?
Dia 11 de Novembro de 1918 foi declarado o final da Primeira Grande Guerra Mundial. Então, uma forma de não esquecer os horrores da guerra, os sacrifícios e os veteranos combatentes, foi sugerido que às 11 horas, do dia 11 do mês 11 (11/11/11), as pessoas fiquem 2 minutos em silêncio como forma de absorver todo esse luto.
Outros países como o Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia também “celebram” o Remembrance Day.
Celebração pública no Remembrance Day
Em praticamente todas as cidades canadenses existe um monumento em homenagem as guerras ou as veteranos. Dessa forma, são nesses lugares que as pessoas se congregam para fazer os dois minutos de silêncio no Remembrance Day (11/11/11).
Em Ottawa, capital federal do Canadá, certamente a maior celebração acontece no Museu da Guerra.
A papoula no Remembrance Day no Canadá
Durante a Primeira Guerra Mundial, as papoulas vermelhas, poppy em inglês, estavam entre as primeiras flores da primavera a se desabrochar nos campos de batalha ao norte da França e da Bélgica. Diante da imagem desses campos vermelho, no imaginário dos soldados, certamente vinha a lembrança do sangue de seus companheiros que encharcavam os solos da guerra.
Como resultado, a visão de papoulas no campo de batalha de Ypres, em 1915, levou o tenente-coronel John McCrae a escrever o poema “Nos campos de Flandres” (In Flanders Fields), decerto um dos maiores símbolos da guerra.
E deixo abaixo o poema para vocês conhecerem:
IN FLANDERS FIELDS
by John McCrae, Flandres, 1915
In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row,
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.
We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders fields.
Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders fields.
NOS CAMPOS DE FLANDRES
(versão em português)
Nos campos de Flandres as papoulas florescem.
Entre as cruzes; que em fileiras e fileiras,
assinalam nosso lugar; e no céu
as cotovias voam e continuam a cantar heroicamente,
e mal se ouve o seu canto entre os tiros aqui embaixo.
Somos os mortos. Ainda há poucos dias, vivos,
sentíamos a aurora e víamos o pôr do sol a brilhar,
Ah! Nós amávamos, nos éramos amados;
e agora eis-nos todos deitados
nos campos de Flandres.
Continuai a lutar contra o nosso inimigo;
nossa mão vacilante atira-vos o archote:
mantende-o no alto. Que, se a nossa fé trairdes,
nos que morremos, não poderemos dormir,
ainda mesmo que floresçam as papoulas
nos campos de Flandres.
Conclusão sobre Remembrance Day
O Remembrance Day no Canadá é uma data tão especial para os canadenses que até foi instituído um feriado. Portanto, é realmente impossível não perceber a chegada nesse dia se você estiver no país durante esse período.
Apesar da guerra, na minha opinião, ser o pior dos males nesse mundo, não há como ficar comovida com as histórias de coragem, sacrifício e amor a pátria de todas essas pessoas lutaram.
Mais coisinhas interessantes sobre o Canadá:
Como são os Canadenses
Esteriotipos Canadenses
Multiculturalidade canadense
Multiculturalidade canadense II
Isso é ser canadense! Comercial do Canadian Tire 2011
11 Comentários
Olá...
Meu nome é Carla e vou fazer um intercâmbio cultural no Canadá no próximo ano, mais especificamente em Vancouver. Vc conhece essa cidade? o que tem a me dizer sobre ela? o que me diz das pessoas aí? Por favor, adoraria poder receber sua mensagem me esclarecendo essas dúvidas e quem sabe poderemos ser amigas.
Abraços,
Carla
Alô,
meu nome é Felipe e eu estou planejando encarar o Canadá a partir do próximo ano, junto com a minha mulher e o meu filho de 11 anos. Nossas opções são:
1) Bolsa de doutorado do Governo brasileiro
2) Bolsa de doutorado da universidade de Ottawa
3) No peito e na raça, procurando emprego e rezando muito :)
o Camilo me indicou o teu blog, e eu pretendo visitar de vez em quando para sentir o clima de quem já foi e já venceu por aí.
valeu,
Felipe Gaúcho
Mi, passei aqui para te deixar um super beijo e desejar um super final de semana.
Bel
O Remenbrance Day Canadense equivale ao Veterans Day americano, que antigamente era chamado de Armistice Day. Ese é o dia de honrar os veteranos americanos que participaram de todas as guerras (inclusive Coréia, Vietnã e etc).
Já o Memorial Day, que já foi conhecido como Remenbrance Day, é o dia de lembrar e honrar aos soldados mortos nas guerras e conflitos armados das quais os USA já tenham participado.
--- x ----
Nossa... que legal saber disso... pois os artigos que eu li sobreo assunto, todos disseram que era uma data comemorada no Canada e Inglaterra... bom saber das comemorações americanas!
[]s
Aqui é Veterans Day. :) O Memorial Day (o mesmo que o Remembrance Day de vocês) é comemorado na última segunda-feira de maio).
Mirella,
Com relação a Aurora Boreal, acho que o Paulo infarta quando tiver o prazer de ver uma.
Vou mostrar a foto do brasileiro para ele e tenho certeza que ele vai babar.
bjs,
Marcelle
---- x ----
Mostra pra ele... o Kiko também quase teve um treco quando viu ao vivo :0)... ele sempre falava que um dia iriamos ver esse efeito da natureza lá no polo norte e coisa e tal... e não é que ele veio até nós!!!! Demais!!! Lindo!!!
Oi Mirellita, já fiquei sabendo da data lá no post de hoje do Gean, (muito bonito por sinal). Muito legal o respeito para com esses homens e sua forma de homenagear...
Beijos
---- x ----
Oi Marcia... obrigada pela dica!!! Já deixei o link dele para o pessoal dar uma olhadinha :0)
Beijos
Lindo :-)
--- x ---
Tks... o Canada agradece eheheh!
Oi Mi, eu tb falei sobre isso hj lah no Blog. Bom saber que vc tb postou. Eu tava lendo sobre o assunto e descobri que essa florzinha que voce colocou (com o fundo verde) foi utilizada no inicio. Agora, como padronizacao, eles passaram a utilizar o fundo preto. E eh verdade, se vc observar, ao menos as pessoas que vi por aqui estao usando a florzinha com cor preta no fundo. "Me parece" que esse sera o ultimo ano que usam a florzinha com fundo verde.
Blog eh cultura :)
Beijo!
--- x ----
É isso mesmo Gean, desde o ano passado os miolinhos são pretinhos e não mais verdes... mas a fotinho que encontrei da poppy foi essa :0(.
Eu também te linkei ;0)
[]s
Olá vizinha, Assim como o seu post do Greatest Canadian, mas uma vez você postou exatamente o que eu iria postar, só que melhor. Eu ia escrever sobre o poema do John McCrae mas eu não tinha a tradução. Por isso, eu citei seu Blog no meu. Espero que não tenha que pagar os direitos autorais... Beijo.
---- x ----
Oi Mauricio,
Fica tranquilo que logo logo o cobrador bate lá na porta da sua casa ahahah!!!!
[]s
Remembrance Day no Canada http://t.co/QPz6Ezfz #viagem #novopost
Comments are closed.