*** Visitas ***
Nessa semana que passou a Mansão MiKix ficou lotada… os Compadres de Ottawa vieram nos visitar e depois chegou a turma do adendo (Marcia, Renato e Thais – também de Ottawa), então imagina o ser humano que vos fala com 8 pessoas dentro de casa. A folia foi grande
Fizemos churrasco, eles aproveitaram para fazer programinhas turisticos (MarineLand em Niagara, Wonderland, Centro de Toronto e afins…)…
Quem não tem cão, caça com gato… piscina regan para a criançada e EU!!! (Por isso digo: “Se tá ruim pra nóis, imagina pra crasse media!” ahahah… )
*** Vida Profissional no Canada ***
Ai ai ai… como se não bastasse em 2002 eu resolver trocar de carreira e encarar o mundo de TI (Tecnologia da Informação), agora eu estou tentando embarcar no mundo de Viagens e Turismo.
Tudo isso aconteceu depois que eu topei seguir o Kiko pelos seus Projetos na Europa e depois na Australia e isso resultou em mais de 1 ano e meio fora do mercado… resumo da opera, para voltar a atuar, ou eu fazia um curso para voltar para TI ou eu escolhia algo novo.
E como eu adoro um desafio, resolvi arriscar e desde Março estou em um curso de Turismo que deve ir até final de Setembro… digo logo sem pestanejar que NÃO É FÁCIL recomeçar… vivo cheia de encucações e não sei se fiz a coisa certa – vira e mexe eu mando curriculos para anuncios de SAP (Minha area em TI).
Em Junho consegui um estágio em uma Agencia de Viagens, que vai até final de Agosto. Estou aprendendo bastante, mas o começo é dureza, pois a gente acaba fazendo aquele servicinho que ninguém quer fazer… e para quem já trabalhou em grandes corporações e já passou dos 20 anos, esse recomeço as vezes nos deixa pensativo…
Enfim… nem sei direito o que eu quero fazer da vida… Agente de Viagens pode ser interessante, mas eu quero algo que seja mais orientado a carreira e sempre penso na area de eventos em hoteis ou empresas que atuam na area… mas vamos que vamos, apesar das crises existenciais, eu chego lá! ahahah…
*** Toronto em Greve ***
Vários funcionários públicos da cidade de Toronto estão em greve há mais de 17 dias… aposto que você esta pensando…”Mas o Canada? Um país de primeiro mundo em greve!!!“… eheheh… pois é, como eu sempre digo, paraíso não existe! Agora imagina 17 dias sem coleta de lixo, sem creche e com vário parques da cidade empesteado de lixo?! Melhor nem pensar…
E o pior… eu estou com raiva desse povo em greve, pois a razão é tão idiota e mesquinha que me irrita… Deixa eu explicar mais ou menos (pois não sou nenhuma expert no assunto): No Canada os trabalhadores tem direito a alguns sick day por ano, basicamente isso significa as empresas não descontam seu salário no caso de doença. O lance é que se você não usa os seus sick days, eles não são cumulativos para o próximo ano… e isso é válido para TODO MUNDO, seja no setor privado ou publico.
Mas os belezinhas dos funcionarios publicos aqui de Toronto, querem que esses dias sejam cumulativos e por isso decidiram entrar em greve, pode?! Isso para mim já é um absurdo por si só… mas isso piora quando uma greve desse tipo é feita em um momento de crise economica e quando muitas pessoas estão sendo demitidas e dariam tudo para ter o emprego desses grevistas…
Enfim… não vou me prolongar. O pessoal do blog Simbora pro Canada, escreveu um post sobre o lado dos grevistas, vale a pena ler: clique aqui.
Mas fiquem tranquilinhos amiguinhos, pois como eu moro na roça (Oakville), eu não estou sendo afetada! (Resumindo, estou escrevendo de intrometida e bicuda ahah..).
>>> Update: Leiam o comentario numero 1 desse post, a Mel esta relatando a opiniao de quem eh funcionario publico (no caso o marido dela)… Vale conferir uma mensagem de quem esta vivenciando na pela a situacao.
23 Comentários
Oi Mirella,
estou pensando em fazer intercambio pra Toronto ou Vancouver, e já que você é da área, queria saber se você trabalha com intercambio de business english com internship ? Ou até mesmo se você conhece alguma escola ou universidade que dá cursos técnicos nas áreas administrativa, financeira ou contábil? Como já falei, vou graduar em Economia até o fim de 2011, mas não tenho muita experiência específica nessa área (o Canadá também não caresse muito desse tipo de skilled worker, o que dificulta ainda mais o processo de imigração). Então pensei que se eu fizer um estágio, ganho experiência e tenho chance de ser contratado por alguma empresa, além de poder solicitar o visto de residência permanente. Você também conhece alguém atuando nessa área pra me compartilhar essas experiências?
Grato!
Gabriel
Ola Gabriel, Tudo bem?
Trabalho com esse tipo de intercâmbio sim... mas esse tipo de internship na sua área não é remunerado. É isso mesmo que esta buscando?
Existe a possibilidade da empresa gostar do seu trabalho e te contratar sim, mas não é regra e acontece com a minoria.
Podemos conversar com mais calma sobre isso!
Abs,
Mirella
tem como vc dar detalhes desse intercâmbio? Procedimentos tomados? Qual a escola e o curso mais indicados? Budget?
aguardo resposta!
Vou te mandar um e-mail...
Oi Mirella,
Gosto muito de acompanhar o seu blog e como em breve (se Deus quiser) estarei aí é muito útil saber como é a experiência de quem vive aí. Sei que cada caso é um caso e talvez, sobre alguns aspectos, eu encare a experiencia de outra forma mais vale muito a pena saber sobre as conclusões que voce tirou da sua vivência aí. Eu tenho interesse em saber sobre como abrir um negócio de pequeno porte no Canadá. Voce sabe algo sobre isso?
Ola Celia,
Acho que existe sim a possibilidade de abrir um pequeno negocio no Canada... porem eh necessario dar uma pesquisada que tipo de negocio abrir, se ha mercado e quais as implicacoes. Eh importante lembrar que ha as leis das provincias e fderais... olhe isso tambem.
Olha esse site de ontario: http://www.sbe.gov.on.ca/ontcan/sbe/en/st_yrguide_en.jsp e esse aqui do Canada: http://www.canadabusiness.ca/gol/cbec/site.nsf/en/index.html
Eu acho que tenho mais coisas em casa... vou dar uma olhadinha e qualquer coisa coloco aqui.
Boa sorte!
Olá Mirella:
Gostei muito do seu blog.
Terminei doutorado em Psicologia pela USP em 2008 e, além de atuar como professor universitário, trabalho como psicólogo no sistema público de saúde de SP há alguns anos.
Tenho pensado em sair do Brasil, pois educação e saúde aqui estão muito em baixa aqui.
A minha esposa é advogada e tenho uma filha de 11 meses.
Apesar da cidadania italiana, tenho o desejo de ir para o Canadá e começo agora a pesquisar as possibilidades de tentar a imigração.
Você conhece algum psicólogo brasileiro que atue na área no Canadá?
Obrigado!
Gustavo
Ola Gustavo,
Tudo bem?
A unica brasileira que eu conheço e atua na area é a Eidemara, leia a entrevista dela aqui: http://brasoakville.blogspot.com/2008/09/entrevista-com-psicologa-eidemara.html . Porem eu não tenho o e-mail dela para te passar...
Encontrei alguns links que talvez te interesse:
http://www.cpa.ca/
http://www.ontarioimmigration.ca/English/how_work_psychologist_CM.asp
http://www.livingin-canada.com/salaries-for-psychologists.html
Boa sorte!
Qualquer coisa , entre em contato!
Abs
Oi,
Estou no Canada ha 5 anos e me identifiquei com sua crise existencial para mudar de area profissional.
Gostaria de saber como estra rolando esse seu estagio e como foi o curso que vc fez na area de turismo.
So pra esclarecer, eu era jornalista no Brasil e trabalhava com RP, aqui tenho feito de tudo, principalmente na area administrativa. Gostaria de girar 180 graus minha vida profissional e turismo parece legal. Se voce puder dar umas dicas ficarei super grata.
Obrigadissima e abracos,
Maria Helena
Ola,
O curso de Travel & Tourism que estou fazendo é nessa escola aqui: http://www.iitravel.com/ttwd.html
Eu estou gostando, mas não estou amando... o problema é o restante dos alunos que são meio "burrinhos", desculpa ser franca, mas na minha classe tinha gente que não sabia que o Coliseo é uma das principais atrações de Roma e que o Hawaii fica no Oceano Pacifico... então leve em consideração o nivel de conhecimento dos seus colegas (risos)...
Quanto ao estagio, foi pura sorte... meu professor achou que eu tinha (tenho) potencial e me indicou para esse estagio (não remunerado) em uma agencia que ele conhece o dono... fico por lá até terminar meu curso e depois a gente vai ver o que acontece... mas essa experiência no meu resume vai ser 10.
Boa sorte!!!!
Abs
Oi Mirella, que situação!!!! O aspecto de abandono está tomando conta das ruas!!! Espero ver a cidade mais bonita e limpa!!!
É o Brian na piscina, que fofinho!!!!
Beijos pra você e o Christian,
Silvia
Oi Silvia,
É o Brian sim... ele esta cada dia mais fofo, né?
Adoro esse menino :)
bjs
Oi Mi.
Realmente mudar de área dá um pouco de medo mas tenho certeza de que tudo vai se acertar.
A área de turismo parece legal e logo, logo você pega o jeito.
Boa sorte!!!
Bjs.
Elvira
Elvira’s last blog post..O procurado
Mudar de profissão é complicado mesmo, mas achei que vc tinha tudo a ver com a área de turismo! bjs e boa sorte
Silvia’s last blog post..Eis a prova!!
Oi Mi!
Não sei pq mas essa foto do piscinão Mikix está tão linda!! Vejo uma princesa nela!! ahahaha!
Beijos
Franci
Oi Mi,
Eu recomeço é dificil mesmo, mas só o fato de vc estar predisposta a encarar novos desafios, tenho certeza que vc viverá essa dificuldade de um cheio muito prático. O bom de vc estar em uma agencia é pegar todo o jeito de um negócio desse tipo e com mais experiencia partir para seu proprio negócio Mikix Events Business...hehe, até nome da sua empresa ´já sugeri de intrometida que sou.
Bjs, Bia
Mirella, que legal que vc resolveu se aventurar pela área de viagens e turismo! Não te conheço direito (só lá da comunidade "dicas imperdíveis de viagem, né...), mas pelos seus relatos de viagem acho que tem tudo a ver com você, vc já conhece lugares fantásticos, então acho que os conhecendo como turista vai acabar te ajudando muito no ramo! É normal ter crises existenciais numa hora dessas, mas mudar para algo que vc gosta será sempre recompensador... Muito sucesso, viu? Bjo
Nossa Mirella como eu te entendo nessa de começar totalmente do zero e fazer estágios para começar em uma outra carreira! Não é nada fácil não, eu já estava ficando Phd em fazer estágios (e como vc disse não temos mais 20 anos e não é fácil emocionalmente) até que achei uma nova carreira, a de CEM (Chief Executive Mom:) rsrsrs
bjs
Oi Mirella
Te entendo perfeitamente nessas mudancas de area, estou passando exatamente pela mesma situacao! Vida de expatriada nao è mole! Mas logo logo tudo se ajeita!
Bjs
PS - Com o calor que esta fazendo em Milao, tudo o que eu queria era aquela piscina da foto! Que inveja!
Coisa boa é ter amigos em casa, tempo bom pra ficar na rua e muita diversão.
Amiga em relação a sua profissão eu sei bem o que vc anda passando, já passei por isso dentro da psisologia...Se estou ok?Sei não tô aí no mundo vendo no que dá :)
Gostei da explicação da Mel, o outro lado da força :)
Bjokas
Vivi’s last blog post..Adele…Estilo Amy Winehouse :)
Que festa em casa, heim??
Pela sua carinha deve ter sido bom demais.
A fase do estágio é necessária pra quem tá comecando e logo, logo vc vai olhar pra trás e ver que precisou dela.
Sei que é mais difícil na nossa fase (depois dos 20...rsrs) e quem já teve um emprego, mas passa.
Espero que consiga realizar seu sonho de trabalhar com eventos. Deve ser muito bom essa área.
bjinhos e Que Deus te abencoe
deby’s last blog post..A Era do Gelo 3
Oie Mi,
Ai q delicia...casa cheia de amigos e criancas...tudo de bom e ainda com piscina regan...delicia!!!!
Saudades...bjs,
toda moeda tem dus faces nao e?
aqui em israel os sick days sao cumulativos. e gracas a deus por isso. recebemos 18 dias anuais (por lei esta e a quantia minima embora existam empresas que dem mais). na verdade tem sido minha salvacao, pois esta gravidez esta acabando comigo, ja fiquei internada e tudo e gracas aos dias que acumulei ao longo dos 3 anos que trabalho na empresa nao estou sofrendo uma baixa no salario. acho muito bom e importante os dias serem cumulativos pois nunca sabemos o que nos espera. se alguem quebrar a perna por ex. e precisar ficar 45 dias sem trabalhar ... mas o aluguel/prestcao da casa tem que pagar, comida, escola das criancas, etc.
mudando de assunto, linda foto das criancas na piscina.
beijos!!
Paola’s last blog post..Calgarians
Caramba !!!
Que situação essa greve hein !!!
Sobre a carreira, o que importa é estar feliz com o que se faz, eu demorei muito para mudar de rumo, mas hoje sou feliz com a minha escolha !!! Tenha paciência, que uma hora a porta que você procura, se abre...
Abçs
Jeison
Jeison e Susana’s last blog post..Retorno do Bureau, só alegria…
Olá Mirella,
Sempre digo que o ser humano se adapta a realidade que vive (em certos casos digamos que na marra mesmo) e acredito que daqui a um tempo vc estará lembrando desta fase de trainee e pensar como conseguiu....
Legal que você está querendo entrar justamente no ramo da minha esposa, eventos. Ela é turismologa e já trabalha a algum tempo com eventos, primeiro foi em hotel e agora atende a contas do governo. O que posso te dizer é que ela adora, principalmente porque a rotina não faz parte da vida dela. Cada evento é sempre único, seja um coffee-break ou um mega congresso.
Sucesso nos novos desafios e que bom ter a casa cheia heim....
Cristiano
Cristiano’s last blog post..EMPREGO E OUTRAS COISINHAS…
Oi Mi,
So para constar...
Funcionarios de alguns school boards de Ontario tambem tem sick days cumulativos...podendo acumular ate 220 dias...beleza, ne?
So para constar, eu trabalho em um school board...
Um abraco,
Claudia
London/Ontario
Oi Mi,
Ate' que apesar da greve a cidade nao esta tao suja como as pessoas imaginariam.
E nao e' bem assim. O Ken esta ha mais de 25 anos com a prefeitura e os dias sempre foram cumulativos. O problema e' nao estamos mais na decada de 50 e esses direitos nao devem continuar, mas como a prefeitura ja tinha renovado outros contrados que continuariam sendo cumulativos, esse pessoal tb quer a mesma coisa.
E' facil falar p/ quem esta de fora, mas por exemplo o Ken esta ha 5 anos sem receber aumento. E nessas 4 semanas de greve esta sem receber.
O problema do sindicato das locals 79 (do Ken) e 416 (do lixo) e' a maneira com que a prefeitura esta lidando com a situacao, mas do que com os beneficios que a prefeitura quer eliminar, ninguem que eu conheco esta reclamando deles tirarem os sick days cumulativos, mas desde que deem um payout justo.
E a prefeitura, ja que o tempo esta do lado dela p/ nao piorar a situacao do lixo, nao esta nem um pouco preocupada com a duracao da greve. Como todos sabem, a prefeitura esta falida e qto mais a greve demorar, mais $$$ p/ bancar com o aumento dos salarios do prefeito e councillors (mas nem saiu mta noticia do aumentos deles pouco antes da greve, ne'? I wonder why????) Com mais de 20 mil funcionarios em greve, cada semana que passa e' um lucro muito alto p/ a prefeitura.
Believe me, quem esta de greve sem receber por mais de 3 semanas esta louco p/ voltar a trabalhar!!!!
Beijo