Umas das atividades mais bacanas e talvez frustante de se fazer em Quioto, é encontrar uma gueixa de verdade, pois as “falsas”, você encontra a cada esquina e em qualquer hora do dia! Dessa forma, siga nossa estratégia, que foi tão boa que quase matei uma do coração (risos)…
Brincando de “gueixa” por um dia…
Por volta das 17h30, depois de terminar o roteiro do nosso primeiro dia em Quioto, quando o sol estava começando a se pôr no mês de Maio, chegamos no bairro de Gion. E lá, começamos a percorrer as ruas sem muita esperança de ver uma gueixa a caminho do trabalho.
Caminhando por Gion…
Dica: Assim como o Mt. Fuji, não vá esperando que você vá ser sortudo(a) o sufiente de ver uma gueixa ao vivo e a cores na rua, a não ser é claro, que você consiga (e tenha dinheiro) para pagar uma noite de entretenimento com elas… e saiba que gueixas não são prostitutas!
Algo que eu tinha em mente, era que se caso eu visse uma, eu não iria agir como paparazzi e ficar perseguindo a coitada. Se eu conseguisse vê-las e conseguisse tirar pelo menos uma fotinho (clicada bem disfarçadamente), já me daria por satisfeita!
Pessoal vestido com quimono passeando na rua e nos templos…
Dica: Respeite as gueixas e use o bom senso! Apesar de lindas, elas não são pagas para ficar agradando turistas e não tem dinheiro o suficiente para contratar guarda-costas como as atrizes de hollywood. Então, eu recomendo; olhar, admirar, mas não sufocar!
Confesso que não as encontramos nas ruas principais e nem nas ruazinhas turísticas de Gion, porém, vimos 4 (uma bem de pertinho e três mais distantes), em uma ruazinha chamada miyagawa-cho dori (na esquina com Matsubara Dori – google maps)…
O momento do susto “mirellita x gueixa”, foi exatamente nessa esquina. Estávamos eu e o Kiko parados e discutindo se voltaríamos ou não as ruas de Gion para tentar encontrá-las, e eis, que ouvimos uma porta bater, eu sem pensar virei repentinamente e dei de cara com a moça!!! Diz aquele de som de surpresa sabe? AHHHHH… Não deu outra, a gueixa olhou assutada imediatamente na minha direção, com aquela cara “o que aconteceu?!”, viu que era somente uma louca emocionada, virou as costas e seguiu seu caminho. Eu quase corri atrás, mas me contive e a fiquei observando se afastar com seu andar gracioso e naquele quimono verde!!!
Gueixa em Quioto…
Foi emocionante… enquanto isso, o Kiko e um outro rapaz, ficaram lá morrendo de rir da cena!
Dica: Amadoramente chamamos todas as meninas que exercem a profissão, de geixas ou no dialeto de Quioto geikos, porém, existe um alto grau de hierarchia entre elas e as aprendizes são chamadas de Maikos. Há maneiras de distingui-las de acordo com a maquiagem, vestuário e penteado!
18 Comentários
Olá Mirella, vamos ao Japão e quito neste mês poderia nos dar algumas dicas, pois achei bem legal suas dicas de restaurantes; Vamos ficar no hotel New Miyako Hotel 3-3-1 Shibakoen,Minato (n sei nem o que são os ns separados. se tiver dicas de apresentações de Maikos me de a dica grata Martha
adorei o post. deve ter sido bem divertida essa busca pelas gueixas. :D
abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br
Foi sim... apesar dos pés latejando depois de tanto andar por Quioto eheheh...
Valeu muito :)
bjo
Visualizei aqui a sua cara encontrando com a moca, deve ter sido uma comedia mesmo. hehehe
Quando irei conhecer sua mamys? bjnhos
Oi Rezinha,
Imagino você rindo da minha cara também eheheh..
Vamos nos encontrar nessa sexta para um almocinho??? Te mando um txt.
bjos
Desde que eu assisti o filme Memórias de uma Gueixa eu fiquei encantada por essa cultura!
Também gostaria de ver uma pessoalmente!
Beijos
Oi Carol,
Você chegou a ler o livro? É muito mais legal que o filme... e ele que me deixou com muito mais vontade de ir ao Japão!
bjo
Adorei o embate "Mirellita x Gueixa" :D :D :D
eheheh...foi engraçado :)
haha que engraçado, mas acho que entre tanta gente se vestindo de gueixa no Japão eu não
saberia por onde começar pra encontra-las ... vcs demoraram muito tempo para ve-la?
bjos :D
Oi Raquel,
Você acaba descobrindo, pois a diferença é grande. As gueixas e maikos geralmente só são vistas no final da tarde e a roupa, maquiagem e penteado é muito caracteristicos :)
Aquelas que você encontra na rua a qualquer horário, dá logo para notar que são "falsas"... na verdade nem são falsas, são pessoas comund se vestindo dessa forma para tirar fotos especiais...
Encontramos mais rápido que o esperado, mas por sorte, pois se tivessemos ficado na rua principal... tenho certeza que não teriamos visto nada eheheh
bjos
Hahahaaa! Adorei :-) Mi, você leu o "Memórias de uma gueixa"? Eu achei bem legal. Bjs
Oi Lu,
Li sim, e desde então minha vontade só aumentou de ir pra lá!
Sabe que vi o filme também, mas não curti...
bjos e obrigada pela visita!!!
Que legal, Mirella! Sou leiga nessa história de gueixas, maikos e afins, mas já que você diz que é difícil encontrá-las eu acredito e entendo sua emoção. ;-)
Beijos!
eheheh... o pior é que é assim mesmo, nem estava esperando encontra-las para dizer a verdade! O timing é que ficou a nosso favor :)
Mas tenho certeza, que deve ser mais fáci ve-las em Quioto, que ver o Mt. Fuji sem nuvens de pertinho... eheheh
bjos
[...] Quioto: Como encontrar uma gueixa [...]
[...] Leia também: Japão: Roteiro para 15 dias Nossos dias no Japão… Dicas rápidas e práticas do Japão Japão: Comprar ou não comprar o JR Rail Pass? Japão: Roteiro de 2 dias em Quioto (Parte 1) Como encontrar uma gueixa em Quioto [...]
[...] só se entra por indicação e os clientes tem contas mensais). A Mirella fez um post legal sobre como encontrar uma gueixa em Quioto. O distrito das gueixas de Quioto – elas preferem ser chamadas de [...]