O assunto é sério e todos os viajantes devem estar atentos a esse quesito antes de ir viajar. Eu comecei a pesquisar sobre isso na sexta semana antes de embarcar e percebo que deveria ter iniciado minhas leituras antes… pois sempre fica aquela dúvida; mas será mesmo que eu devo tomar alguma vacina? existe efeito colateral? os lugares pelos quais irei passar exige alguma vacina mandatoria?
Enfim… a Dani recomendou começar minhas pesquisas pelo site do OMS (World Health Organization). Apesar de afirmarem que nenhuma vacina é obrigatória, é sempre bom estar atento.
O TravelFish (melhor website e guia sobre o Sudeste Asiatico, em inglês) também tem dicas excelentes nos forums , e o melhor que encontrei sobre o assunto foi o tópico “quais vacinas (realmente) tomar para sua viagem ao Sudeste Asiático” e sobre o dilema; “Tomar ou não tomar as pilulas da malaria” leia esse artigo aqui (em inglês).
Depois de ler… ler… e ler mais um pouco, eu e o Kiko decidimos procurar um “Medico de Viagem” (Travel Doctor) em Toronto e foi a melhor coisa que fizemos, apesar do custo. E basicamente foi isso que ele nos recomendou:
1- Hepatite A + Tifoide : uma vacina que mistura as duas vacinas chamada Vixaxim, depois de 6 meses eh preciso tomar a segunda dose de Hep. A.
2- Tetanu & Difiteria: a vacina TD
3- Colera: existe um novo recomedio chamado Dukoral que voce toma via oral em duas doses e te protege por 3 meses…
Alem disso estamos levando na bagagem: tamiflu, repelente especial (Ultrathon 12hs. em creme), imodium (diarreia) e antibiotico. E mais umas coisinhas que eu resovi adicionar: Tylenol gripe (dia e noite), Complexo de Viatamina C, remedio para dormir (ajudar com a jetlag).
Vale lembrar que nao estou indo para areas remotas e nem pretendo ser muita aventureira no quesito comida (risos!). Nosso roteiro inclui: Hong Kong, Kuala Lumpur, Melaca, Siem Reap, regiao de Krabi (Andaman Sea) e Bangkok.
Para pessoas que passaram pela America Latina e Africa antes de chegar no Sudeste Asiatico, é obrigatório tomar a Vacina da Febre Amarela (nós tomamos de graça no posto médico de São Carlos e eles inclusive perguntaram se precisamos tomar mais coisas… resumindo, aproveitem o sistema de saúde publico brasileiro para isso).
E não basta ter a vacina de febre amarela na carteirinha de vacinação, você precisa obter o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) junto a Anvisa. O Certificado Internacional de Vacinação é emitido nos postos de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa. Nós certificamos nossa vacina no aeroporto de Guarulhos antes de embarcar e foi tranquilo – para agilizar ainda mais o processo, faça o cadastro online.
31 Comentários
Adorei! Tô indo em dois meses e precisava saber quais vacinas tomar! :)
Que bom que ajudou... o post está um pouco velhinho, mas ainda está atual :)
Abs
Brasileiros residentes no Japão,estão isentos de qualquer tipo de vacina para os outros países asiáticos.primeiro e que o Japão não tem o foco da doença,segundo e que eles só liberam a vacina da febre amarela se o passageiro tiver como destino a África.( mediante a reserva de 1 mês antes do voo, custo de 10,800¥ yenes).ja fui a alguns países do sudeste asiático, e eles quando vêem que você mora no Japão nem olha pra sua cara.(A Tailândia apenas exige o carimbo no health control).
Obrigada pela informação Marcelo.
Abs
Obrigada pela info. So uma outra pergunta, o carimbo no health control vai no passaporte?
Abs
Oi Paula,
Não vai na carteirinha de vacinação e também na carta oficial do documento da febre amarela.
Abs
Boa noite pessoal estou morando no Japão a 4 meses e penso em ir para a Tailândia a passeio.
Alguem sabe me dizer se brasileiros residentes no Japão também precisam da vacina contra febre amarela para entrar na Tailândia?
Se não, há um limite mínimo de tempo morando no Japão para eu ser considerado isento da regra da vacina?
Obrigado
Oi Arthur,
Sim precisa... veja o que o website da Tailandia no Brasil escreve: http://www.thaiconsul.com/pr/visto/faq
"Todos com passaporte Brasileiro precisam tomar Vacina de Febre Amarela mesmo estando na Europa ou no Japao, e levar CERTFICADO INTERNACIONAL como comprovante. E necessario leva-lo.
E um requisito da Organizacao Mundial de Saude (OMS) para nao levar a doenca que ainda exite na America Latina para Tailandia, onde ja foi erradicada.
Vacina tem duracao de 10 anos."
Abs
Oi Mirella!
Também vamos para sudeste asiático, num roteiro bem parecido com o seu. Minha dúvida é sobre a vacina de hepatite, pois vi que são 2 doses com intervalo de até 6 meses, e aí não vai dar tempo de tomar a segunda dose. Sabe se só com a primeira já garante uma proteção efetiva ou daí nem adianta?
Obrigada!
Si (@FlashesporSi)
Oi Simone, Tudo bem?
Então, nós só tomamos a primeira dose da hepatite e o medico disse que não teria problema, pois estariamos protegidos por 6 meses, a segunda dose vira uma dose pra vida inteira, entende? Pelo menos foram essas infos que peguei com o médico.
Quando vc está indo?
bjos
Só daqui a uns 3 meses, então primeira e segunda dose (se for dentro de 1-2 meses dá tempo de tomar!)
Ontem já tomei a dupla (TD) e de hepatite B, agora falta da A, que só tem em clinica privada por aqui. No posto de saúde me informaram isto tb, que com a primeira/segunda dose já dá proteção para viajar.
O bom do Brasil é que o postinho dá várias das vacinas de graça, né? Eu tive que pagar todas, pois como elas não eram obrigatorias para o Canadá, o governo não oferecia :(
Só digo para marcar na agenda a segunda dose, pois nós acabamos esquecendo eheheh
Olá Mirela
E afinal você tomou ou não o remédio contra a malária?
Estarei embarcando para a Asia em daqui há 2 meses e também estou pesquisando sobre tomar ou não o remédio contra a malária. Recentemente uma jovem diplomata morreu de malária depois de chegar de viagem à Africa. Colegas seus fizeram inclusive protesto pelo fato do Itamarati não dar informações necessárias a quem visita locais de risco.
Por outro lado há inúmeros relatos de fortes efeitos colaterais de quem toma o remédio indicado contra a malária.
O que fazer então, além dos inúmeros repelentes?
Não tomamos... quando mostramos nosso roteiro para o m'edico, ele disse que não precisava, pois nnao estariamos indo para lugares rurais etc e tal... o contato com os mosquitos seriam bem restristos e não valeria a pena pelos efeitos colaterais da vacina.
Usamos um super repelente que até tirava esmalte... e deu tudo certo :)
Depois me conta da viagem :)
Abs
Excelente... as dicas... Estou levando uma farmácia para Africa do Sul , Austrália e Thailandia... Mas acrescentaria uma receita médica se possível em inglês para justificar os medicamentos na bagagem, assim evitaria algum problema na imigração. Medicamentos para dormir podem ser considerados como drogas.
Verdade, boa ideia!Eu levei também, mas ninguém perguntou nada.
Vou dar um update no post :)
Mirella curta bastante a viagem, graças a Deus nunca tivemos nenhum problema de Saude enquanto estavamos ai no Sudeste da Asia.
Vcs estao visitando varios lugares que nos conhecemos la no Blog vc pode ver umas dicas tb!!
Quero ver se voce vai ser aventureira ao ponto de experimentar Tarntula frita em Siem Reap, vc acha essa iguaria no mercado Central!! rsrs
Boa Viagem!!!
Eu pulo de Parapente, mas tarantulas, grilos e coisinhas do tipo eu prefiro deixar só na fotografia ehehehe...
Abs
Que bela atitude!Não basta saber e praticar;é preciso compartilhar,parece ser o teu lema.Parabéns.Apesar de parecer natural esse comportamente,e deveria ser,não é o que comumente ocorre.Beijo.
Ola Mi!! adorei as dicas... vou pesquisar mais coisas ainda.... obaaa
Bjks e boas viagens para 2010
Kisses
Com saúde não se brinca. Ótima dica esses sites todos.
E a vida segue...
[…] ainda assim foi preciso tomar mais algumas precauções. Eu já estava bem informada pelos posts da Mirella e da Carla, então comecei minha imunização por conta própria mais de um ano antes da viagem. […]
[…] designada como Yellow Fever Vaccination Centre, clique nesse link para procurar [Eu por exemplo, usei uma dessas clínicas quando fui para a Asia e precisei tomar algumas vacinas para viajar mais […]
[…] médico de viagem para descobrir quais vacinas eu realmente deveria tomar. Enfim, escrevi um post (Que vacinas tomar para sua viagem ao Sudeste Asiatico?) achando que seria de utilidade pública e nem deu ibope […]
[…] ainda assim foi preciso tomar mais algumas precauções. Eu já estava bem informada pelos posts da Mirella e da Carla, então comecei minha imunização por conta própria mais de um ano antes da viagem. […]
[…] pelo Viaje na Viagem. O próprio VnV nos levou ao Mikix no Mundo – mais especificamente ao post onde a Mirella fala sobre os cuidados e vacinas que eles tomaram antes da viagem ao Sudeste […]
[…] também: Que vacinas tomar para sua viagem ao Sudeste Asiatico? Eu vi e repasso … em Siem […]
[...] @mikix10 | que vacinas tomar antes da sua viagem ao sudeste asiático? | LINK 89. @360meridianos | malásia com pouco dinheiro: como gastar us$ 25 por dia | LINK 90. @viajeaqui [...]
[...] tal ler outras ideias de viagem pelo Sudeste Asiático: Que vacinas tomar para sua viagem ao Sudeste Asiatico? Camboja: como encontrar um guia em Angkor Camboja: meus templos favoritos em Angkor Eu vivi e [...]
[...] Que vacinas tomar para sua viagem ao Sudeste Asiatico?- Jan/2010 Eu vi e repasso … praias da Tailandia – Feb/2010 Eu vivi e repasso… em Bangkok – Feb/2010 Voando AirAsia… – Feb/2010 Bangkok … cadê aquela cidade que conheci? – Maio/2010 [...]
[...] Que vacinas tomar para sua viagem ao Sudeste Asiatico?- Jan/2010 Eu vi e repasso … praias da Tailandia – Feb/2010 Eu vivi e repasso… em Bangkok – Feb/2010 Voando AirAsia… – Feb/2010 Bangkok … cadê aquela cidade que conheci? – Maio/2010 [...]
[...] também: Que vacinas tomar para sua viagem ao Sudeste Asiatico? Eu vi e repasso … em Siem [...]