Se eu disser que Stonehenge esteve sempre no topo da minha listinha de viagem, estaria mentindo… Mas estando em Londres, excelente local para um bate-volta para ver as pedras, e com uma amiga mais que querida me oferecendo uma carona, não tive dúvidas! E lá fomos nós, ViviemUK e Mikix, desvendar as pedras de Stonehenge…
Mas não tem jeito, por mais que você não seja uma pessoa mística ou não acredite em nada dessas coisas, quando se diz a palavra Stonehenge, um mundo de historias, mitos e fantasias começam a circular sua imaginação… e confesso que me empolguei muito em me imaginar no meio daquilo tudo!
E aí veio meu primeiro equivoco, não é mais possível andar entre pedras nos horários de visitação do parque (somente em ocasiões especiais e com tours reservados), na verdade, há muitos anos já é dessa forma e não sei onde estava com a cabeça quando achei que poderia entrar no meio delas e descobrir “meu eu interior” 🙂 .
Durante a visita, você vai caminhando pelo círculo de proteção e vai apreciando a vista a distância. O valor do ingresso (£8 adulto) te dá direito ao audio guide que vai te explicando toda a história e teorias por tras das pedras de Stonehenge, e isso sim é mágico!
A maioria das pessoas ficam maravilhadas pensando nos motivos pelos quais as pedras foram usadas; religiosos, funerarios, astronômico ou qualquer que seja, mas meus olhos brilharam mais forte ao saber das possíveis teorias de como aquelas pedras foram parar ali… Imagina, estamos falando de um monumento pre-histórico, são 5.000 anos de história contada pedra sobre pedra! Isso pra mim é fascinante, tentar entender como os homens daquela época pensavam e o que os levaram a começar a construir algo dessa magnitude com tão poucos instrumentos e tecnologia! Incrível…
Meu segundo equivoco foi em relação a localização de Stonehenge, pois além de ser difícil de chegar de transporte público (obrigada a Vivi novamente por ter me levado de carro), o monumento fica literalmente entre duas estradas… isso mesmo, aquela paz celestial e mística que você irá sentir com as pedras, será adicionada a uma trilha sonora de carros passando o tempo todo! Ops… eu sei, nem tudo é perfeito! Mas sabendo com antecedência dos “probleminhas”, evita-se frustração 😉
Se valeu a pena? Claro que sim e recomendo também a visita do website oficial do World Heritage Site of Stonehenge (em inglês) para mais informações … Vale lembrar que ainda vou voltar para levar o Kiko, que teve que ficar em Londres trabalhando (tadinho, né? Mas alguém tem pagar as contas desse casal, certo? 😉 )
Depois desse passeio, a Vivi ainda me levou para Bath, uma cidade linda, bege, charmosa e romântica! Mas ficamos tão pouquinho e foi tudo tão corrido que acho que ela merece um post a sua altura… então, quando eu retornar A Bath, e poder curtir cada uma de suas ruazinhas com calma, farei um post dedicado, nesse meio tempo, deixo as fotos para ilustrar o que vi por lá e te deixar com vontade de visita-la pela primeira vez ou simplesmente retornar, assim como eu estou agorinha mesmo:
Curtiu? Quer mais fotinhos? Passa lá na minha página no flickr para ver mais
Precisa de um guia ou motorista para Londres e arredores?
Não procure mais, a ViviemUK, que mora há 2 anos em Londres, está começando a trabalhar com isso e ela é uma excelente companhia para te levar pra todos esses lugares!
Passa lá no blog dela, deixe um recadinho, que ela te retorna em seguida!
Mais sobre a Inglaterra aqui no Mikix:
Viagem a Londres … primeiras impressões
Dicas de Londres fora no circuitão
Primavera em Londres …
Como ir do Heathrow ao centro de Londres – 3 maneiras pra 3 bolsos diferentes
Entre as pedras de Stonehenge
18 Comentários
Mirella,
Eu fui!!! E claro que foi muito bom! Poder tocar naquelas pedras é algo que não consigo descrever até agora, porque era um sonho de adolescente!
Bom, eu fechei um pacote com a Golden Tours (gostei bastante, equipe super simpática e prestativa) que saía de Londres às 11:00am, e fazia o roteiro Bath – Lacock – Jantar – Stonehenge. Como esse tour só previa cerca e 1:30h em Bath (praticamente só as Termas de Bath), nós fomos sozinhos de trem no início da manhã, passeamos pela cidade, que é muito linda, e nos encontramos com o grupo às 13:00 na entrada das termas.
Saindo de Bath seguimos pra Lacock, uma aldeia fofa do século 13. Não gostamos muito dessa ideia de grupo com guia, então dávamos nossa escapadinha sempre que possível.
Saímos de Lacock e paramos para jantar em um pub. Não pagamos por esse jantar, e procuramos algo em volta para comprar. Tem um supermercado e uns 2 pubs (sugiro comprar sanduíches em Bath, e comprar vinhos, queijos e chocolates no supermercado).
Stonehenge – chegamos ainda de dia, mas as lojinhas e lanchonete já estavam fechadas. Na hora eles dividem a turma em 2 grupos pra revezar dentro do círculo. Entramos na primeira leva, e saímos com o sol se pondo. Enquanto o outro grupo estava dentro do círculo, tiramos mais fotos e ficamos curtindo o por do sol. Vale muito a pena esse tour privado, a gente fica meio abobado rsrs (não consegui anexar fotos, senão colocava uma pra você ver). Chegamos em Londres às 22:00, nos deixaram em uma estação de metrô da mesma linha do nosso hotel.
Bjos
Ai Eloá... que muito legal!!! Vou dar um update no post com essas suas dicas de como entrar no círculo!!!
Morri de invejinha (branca) e agora quero ir também e levao o Kiko.
Obrigada por dividir com a gente.
bjão
oi Mirella,
to pensando em fechar um passeio que dá direito a entrar no meio das pedras, deve ser emocionante mesmo! o passeio é esse aqui ó: http://www.goldentours.com/bath_private_viewing_stonehenge/
só não fechei ainda porque tenho algumas dúvidas em relação ao tempo que ficarei em Bath, e onde estarei se não optar por almoço ou jantar.
Bjos
Ai Eloá, sou doidinha para fazer esse passeio... na época que fui, eu não sabia dessa possibilidade, mas da próxima vez quero levar o Kiko desse jeito (risos).
Se decidir por eles, promete que depois vem me contar como foi? :)
bjos
Mirella, fechei o passeio privado ao Stonehenge! :D estou super ansiosa rs
Mas como esse passeio prevê muito pouco tempo em Bath (1:40h, pode?) eu vou mais cedo de trem (que saiu bem barato), e encontro com o grupo lá. Acho que vale a pena. E de quebra ainda vou conhecer uma cidadezinha fofa chamada Lacock.
Pode deixar que conto tudo na volta.
bjo
Ueba!!!! Coisa boa... promete que depois me conta tudo? Tem uma amiga que está querendo fazer isso e vai ser legal ver como foi por você :)
Não tinha ouvido falar de Lalock, pronto, mais uma para minha lista ahahah... quero ouvir tudo dessa viagem!
Abs
Que enigma náo Mirellita? Como será que aquilo se formou? Vou entrar no site pra entender um pouco.
Adorei a cidadezinha de Bath. Ela é como voce citou, muito charmosa mesmo!
Obrigada pelas dicas e por repartir,
Beijáo adorei.
Pois é Livia, é muito louco pois ninguém sabe direito o motivo de tudo aquilo... eu achei fascinante e gosto mais com o passar do tempo, pois o enigma continua na cabeça ;)
bjão
Quando visitamos Stonehenge o dia estava MARAVILHOSO e um calor digno de Brasil sil sil. haha
Além disso, minha melhor amiga e seu namorado estavam passando uns dias com a gente lá e a road trip que fizemos foi sensacional.
Acho que tudo isso colaborou para que a gente adorasse muitão Stonehenge. :)
Mas você tem razão: não poder chegar mais perto é frustrante e a movimentação nas estradas atrapalha o momento zen. Mas que aquilo tudo é uma loucura, isso é. hehe
Beijobeijo, lindona!
WOW... dia de sol, quente e sem vento em Stonehenge... muito sortuda mesmo :)
Eu curti muito o passeio, valeu demais!!!!
bjão e tks pelo comentario
Que legal Mirella!
Tenho mto vontade ir pra lá, mas queria andar la no meio heheheh
um abraço,
Jonathan Padua
Jonathan,
Vamos então marcar uma visitinha, mas daquela especial que a gente pode ir fora do horario da turistada e entrar no meio das pedras!!!
Ia ser o melhor encontro de blogueiros ever :)
Abs
Adorei a dica da visita especial dentro do círculo. Se fecharmos mesmo a viagem em setembro eu vou marcar. E também entrar em contato com a Vivian para uns passeiozinhos.
Bjs
Olha aí Flora, aproveita para ir fora do horário mesmo... eu acho que a experiência deve er muito mais intenso :)
bjos
Muito legal esse passeio, adorei as fotos e as dicas! Não morro de amores pela a Inglaterra, tenho outros países que gostaria de conhecer primeiro, mas esse é um lugar que sempre me despertou interesse pelo fato de saber como essas pedras de 5000 anos foram colocadas ai e por que?
Adorei o post. Sempre acompanho mas acaba nunca dando tempo de escrever...
Adorei também o post contando da peça que vc foi ver em Torontoe que de quebra ganhou uma fotinha com o ator de Barrados no Baile.
Bjs
Oi Get Away,
Acho que sempre tive a Inglaterra na listinha por que estudei na Cultura Inglesa (risos)... mas de lá eu só conheço Londres e um pouquinho da região, mas eu te digo que a cidade é fascinante e só me deu vontade de explorar ainda mais o país.
Vamos nos falando!
Abs
MI,
Que saudade deste passeio que fizemos juntas!
Com certeza ficou com um mega gosto de quero maissss!
Foi muito legal poder mostrar um pouquinho de alguns cantinhos super legais que tem em Terras Britanicas.
Muito obrigada pelo carinho e pela indicação do meu novo trabalho de Guia em Londres e Arredores.
Um beijo mega carinhoso,
Nem me fala Vivi... você é sempre uma companhia mais que agradável!
Ainda nem acredito como viramos amigas e o melhor, que continuamos tão perto por todos esses anos...
Beijos e conte sempre comigo para divulgar seu trabalho.
Obrigada novamente por esse super passeio!!! Super amei.
bjão