Estou relendo o livro “O Mundo de Sofia”, jah leram??? Eh uma historinha sobre o mundo da filosofia desde os tempos mais remotos ateh os dias atuais… eh um livro meio que para adolescente, mas a viagem pelo mundo da filosofia eh bem legal, especialmente para as pessoas leigas (como eu)…
E hoje, quando terminei de ler a passagem de Platao sobre O Mito da Caverna, comecei a pensar na minha vida e tentar fazer um paralelo (vai vendo…).
Eu sempre falo que felizes sao aqueles que sempre moraram em um soh lugar, viram soh uma realidade e nunca sairam daquele esquema de sempre, sabe??? Pois dessa forma, voce nao fica viajando na maionese e querendo sempre estar onde voce nao esta (Vulgo “Sindrome MiKix” ehehehehhe).
Enfim, desde que sai da “caverna” e vi o mundo colorido e cheio de opcoes, minha vida pifou… principalmente porque as maioria das pessoas que ficaram dentro da “caverna”, nao entendem nosso modo de vida e muitas vezes nos criticam pelo modo de sermos e de vivermos…
Inclusive, sempre achei isso estranho… mas por outro lado, faz total sentido… pois quando me mudei para o congelador, tinha como objetivo de vida, convercer a todos que o Canada era o melhor pais do mundo, o lugar ideal para se viver… Mas acho que fazia aquilo, pois eu eh que estava tentando me auto-convencer, entendem???
Eh estranho dizer isso, mas uma das coisas que mais acontece com imigrantes, eh a tentativa incansavel de mostrar a todos (que ficaram) que a escolha de mudar de pais foi correta, ideal e perfeita…nao sei porque motivo, depois que chegamos no “novo” pais, nosso foco muda. Ao inves de curtir o momento e a experiencia, queremos somente nos dar bem, arranjar um emprego maravilhoso, comprar a maior casa do mundo e assim por diante… Simplesmente deixamos de focar no objetivo de vivenciar um novo lugar, aprender uma nova cultura, aperfeicoar uma segunda lingua, de se divertir com o novo etc… pois no final, independente do resultado monetario, o que vale eh a experiencia…
Ah… soh para deixar claro, nao estou aqui para criticar as pessoas que estao na caverna, pois sei que um dia eu vou voltar pra lah e nem vou querer me mexer… pois tem hora que a “syndrome mikix”… me cansa!
Obs: Depois eu coloco fotinhos do Ian e conto da viagem a Ottawa…
16 Comentários
Voltei amiga!!!!
Olha, amei receber seu presentinho e me amocinei ao ler sua cartinha...Que letrinha fofa, que adesivos lindos que vc enfeitou a cartinha, mas suas palavras ficarão guardadas em minha mente, vc é 100000000000000!!!!!
Por isso te digo: EU TE AMODOROOOOOOO :)
Olá tudo bem? Esse livro é interessantíssimo, estou pénsando sériamente em reler, atualmente estou lendo Tieta (olha isso). Estava no zero de livros e então resolvi ler, é interessante também, gostosa história de uma mulher guerreira acima de tudo.
Então voltando ao seu post isso de viver na caverna é muito limitado, acho até depressivo demais. Mas para quem não conhece o outro dia, fica satisfeito somente com a caverna não é mesmo.
Um beijo
Acho que você tocou no ponto certo quando disse que tentamos nos convencer de que a vida no exterior é uma maravilha - é pra gente mesmo que as histórias servem. Quanto à compra de casas, ao trabalho, ao esforço... Bem, a maioria das pessoas que deixa o Brasil definitivamente quer ter uma vida melhor (financeira e profissionalmente falando), natural que tenham pressa para alcançar um novo status - o problema é viver somente em função disso.
:***
É interessante sua maneira de ver as coisas. Não concordo que as pessoas tenham que limitar a vida a essa "caverna". O nosso planeta é enorme, e não é tão grande assim por nada. Acho maravilhoso conhecer lugares, pessoas diferentes, culturas diferentes! Não tento provar a ninguém que sou feliz por viver em outro país ou que fiz a escolha certa. Talvez as tuas expectativas quando foi morar no "congelador" tenham cido frustadas.
Cuidado com livros de filosofia. E mais, para, pensar em qual objetivo tua vida tem. Talvez se achando assim, você descubra que não está tão longe da "caverna" como você pensa!
E ai Mi, tudo bem? passei pra retribuir seu beijo.. nem falo nada de leitura, ta tudo parado!! bjkas..poe fotos sim.
De uma certa maneira também não podemos generalizar e achar que todas as pessoas que se se mudam para um novo país estão simplesmente em busca de vivenciar um novo lugar, aprender uma nova cultura, um novo idioma, etc. Muitos sim vão se mudar simplesmente pela oportunidade de ter acesso a um padrão de vida mais alto por exemplo, comprando a maior casa que podem, querendo o melhor emprego da terra, etc.
E no Canadá isso tende a ser mais forte do que em outros lugares pelo simples fato de estatisticamente, a grande maioria dos imigrantes que aqui chegam vem de países considerados 'inferiores' em qualidade de vida ou ainda de países de terceiro mundo. A população desses países, na sua grande maioria, está em busca exatamente do que disse (e do que você, como comentou, conseguiu se 'libertar').
Já percebeu como praticamente não existem aqui imigrantes vindo de locais como a Noruega, Suécia e países nessa linha? Por que será? :-)
Mirella vc falou tudo...mas infelizmente qdo voltarmos pra caverna nada sera como antes..sera estar na caverna pensando no "congelador", pois qdo temos a oportunidade de viver em outro mundo nunca acharemos um lugar elgal, nem mesmo a nossa caverna, viveremos smepre de comapraçoes...
beijos
Tem os que nasceram para a Caverna e tem aqueles que não nasceram para ficar entocados...O seu caso!
Aproveite essa chance que a vida te deu!!!
Bjs
Mi,
Esi aqui a que nunca deixou a caverna e, nesta altura do campeonato, nunca vai deixar. Olhei para os arredores e acabei achando, mesmo dentro da caverninha, o lugar ideal para mim: praia, sol e calor.
Quem fala que vcs são os típicos "quero estar onde não estou"sou eu, aliás, como sogra, esta crítica não é assim tão ofensiva, né???
Eu torço ao contrário: quero que vcs voltem logo para nós, morar pertinho, poder ver a abraçar todos os dias. Isto de só vê-los uma vez por ano é o trauma da minha vida!!!!
Saudades...saudades...saudades.
Beijão
Lígia
Eu li O Mundo de Sofia a um tempão atrás , nem lembro de muita coisa. Eu não considero a minha mudança pro CA como a mais perfeita e correta, considero que no momento está sendo uma experiência válida e o futuro ainda não sei dizer ainda aonde estarei. Mas é verdade, tem gente que nunca vai sair da sua caverninha.... bjs,
Eu li o Mundo de Sofia quando era adolescente e foi terrivel pra mim, achei o livro mais entediante do mundo, mas terminei de ler só de raiva. Quanto ao mito da caverna.. eu vivi na caverna, ate os 26.. e acho que nunca mais se volta a caverna... saiu, viu o mundo lá fora, já era!
Adorei esse texto...Tô refletindo sobre ele :)
Eu acho que é como uma auto-afirmação, pra ninguém tenha o que falar, para que ninguém pense em dizer sua esolha foi ruim...
Muitos bjos e quero ver as fotos sim!!!!
Te amodoro :)
Eu AMO o Mito da Caverna... dá altas viagens! Tudo fez sentido do que vc disse. Acho que o ser humano é um eterno insatisfeito. Isso sim.
Beijos!
Vc divagou legal, eu nunca divagei nesta parte do livro, isso pq já li 3 vezes!!!!
Mirella,
Nao se volta nunca para a caverna, mesmo que se volte a morar onde antes se morava, porque morar na caverna significa que a unica realidade que conheces (e aceitas) e composta por sombras, e nao pelo mundo e suas cores.
O mito da caverna eh isso, eh viver vendo espectros da realidade e aceitar que isso eh a propria realidade.
Depois que saiste da caverna, que eh muito mais um estado de espirito que um lugar real, nunca mais vais voltar para la.
beijo
acho quesou ao contraro me esforco para mostrar o lado ruim . por isoo tantosme odeiam.....ja