Quem estava com saudades do posts sobre viagem põe o dedo aqui… que a panelinha vai fechar ahahahah…
Hoje vou contar para vocês sobre o ponto altissímo da Ilha Norte da Nova Zelandia… a famosa Rotorua… para os íntimos, ela também é conhecida como “peidopólis”, devido ao cheiro constante de enxofre no ar 😕 .
Além de todas as atividades vulcanicas e geologicas do local, Rotorua é o local de maior influencia Maori do país. Para quem nunca ouviu falar, os Maoris são os primeiros habitantes das ilhas, acredita-se que eles chegaram na NZ entre os seculos IV e XIII atraves de canoas e eles nomearam Nova Zelandia de “Aotearoa” (Terra das Longas Nuvens Brancas). Dizem que eles vieram da Polinésia (inclusive a lingua é a mesma) e antes disso, eles se origaram no Hawaii… bacana, né?! Leia mais sobre os Maoris clicando aqui, ou tem fotinhos interessantes aqui.
Existe várias atividades para fazer na cidade… nós compramos no Rotorua Visitor Centre, um passe chamado Hot Deal – 5 Star Attraction (NZ$ 68.00 por pessoa) que dá direito a três passeios: Skyline Gondola, Te Puia e Polynesian Spa – segue abaixo as minhas opiniões sobre esses passeios…
Fizemos tudo em um dia… pois queriamos conhecer outras coisas nos outros dias…
Começamos pela vista da gondola (foto acima)… que é bacaninha, mas nada imperdível. Posso afirmar com ABSOLUTA certeza que a Nova Zelandia tem outras vistas muito mais interessantes e imperdiveis que essa acima. Massssss… como estava incluso no pacote… a gente vai! 😉
O lago mostrado na foto é o “Lago Rotorua” (Bã… quanta originalidade ehehehe) e é o tema da musica Maori mais linda que ouvi durante nossa viagem ao país, podem perguntar a qualquer neozelandes se eles conhecem essa musica e eles vão dizer que SIM. A musica “Pokarekare Ana” conta a historia de amor entre Hinemoa and Tutanekai, um casal Maori de tribos diferentes que enfrentam suas familias e se unem para sempre (Romeu e Julieta ‘a la nova zelandia‘, mas com final feliz!)… eu recomendo ouvir e apreciar a voz dessa cantora:
Depois fomos na atração principal e IMPERDIVEL da cidade o parque Te Puia, apesar de altamente turistico, nós amamos ter ido! Além do passeio guiado e das apresentações Maori (cultura, dança e costumes), você ficará impressionado com as atividades geológicas do local, o vale termal Whakarewarewa possui muitos aguas ferventes, piscina de lama quente e os geysers que entra em erupção a cada meia hora (mais ou menos)… INCRIVEL!!! Fotinhos e videos que não me deixam mentir 🙂 :
A “casa do encontro Maori“, um exemplo de onde e como as reuniões Maoris aconteciam. Nesse local é onde tivemos a apresentação Maori. Primeiro nossa “tribo” (os turistas) são levados ao encontro com o povo Maori… chega-se o lider Maori fazendo caras e bocas linguas de muito malvado e joga um ramo de folhas no chão, se nosso lider pegar, significa que chegamos em paz, do contrário… guerra! Mas nós estavamos em paz e fomos convidados a entrar na “casa de encontro” 😉
Obs: Vá com uma meia bonitinha, pois é preciso tirar os sapatos para entrar.
E dentro da “casa de encontro” começam os shows com muita musica, dança, coreografia e canto… muito legal! É possível ver claramente a influencia polinesia em tudo…
Esse vídeo é um exemplo da Haka, grito de guerra dos Maori. Na época, cada tribo tinha sua própria Kaka, mas o mais famoso é o que o time de rugby da Nova Zelandia (All Blacks) catam em todo início de jogo.
Nas apresentações tem outros tipos de dança: romantica, coreografica e afins… youtube esta aí para isso, né?! 😉
O passeio guiado também é super interessante, pois além do guia ser muito cativante e engraçado, ele nos dá uma aulinha sobre a cultura, costumes e crenças Maori… Nesse passeio a gente também pode ver o Kiwi… para quem pensa que é a fruta se enganou, pois é a ave símbolo da Nova Zelandia que raramente é vista por humanos por ser um bicinho noturno e em extinção (achei um desenho no youtube bem fofo sobre a aventura de um kiwi, clique aqui).
E o passeio guiado também nos leva por todas as atividades geológicas… aqui eu sou vou mostrar os geysers:
De longe…
De perto…
E um videozinho rapido!
A dica que eu deixo é verificar os horários dos shows e dos passeios guiados para você planejar seu dia e as atividades que vai fazer… pleneje ficar umas 4 horinhas nesse parque.
E a noite… para relaxar… que tal o Polynesian Spa? Nada muito chique, bem gostosinho e cheio de turista oriental… afe! Ainda bem que mais tarde eles se foram e as piscinas de agua naturalmente aquecidas e terapeuticas ficaram somente pra gente 😉
E com o estomago nas costas acabamos a noite no Amazing Thai Restaurant, que é bom mas não amazing 😉
20 Comentários
Mirella,
Nova Zelândia... ahhhhhhhhh saudades. Estive lá em 2003 e também passei por Rotorua. O parque dos Geysers é muito legal mesmo, e vale o passeio. Como estava mochilando por lá, não tive muito tempo de ver os restantes das atrações. Mas acredito que vi a principal né??
Beijos
Carol Wieser’s last blog post..Bonito Rio da Prata!
Impressionante os geysers!
Ah... eu ADORO os hakas do All Blacks. Na ultima Copa de Mundo de Rugby eu não perdia um jogo deles so' para ver a "dancinha".
Dé’s last blog post..Basiléia
Muito interessante e elucidativa. Gostei. Bjkª. Elza
Acredita que ainda não visitei a Nova Zelândia? É aquela coisa, tão pertinho que a gente acaba sempre deixando para depois... Adoro o Haka e acho que a integração/respeito aos Maoris e sua cultura é muito maior na NZ que a integração/respeito aos aborígenes na sociedade australiana.
PS: quando vou a restaurantes indianos, me afundo no naan (adoro o roti também), e assim evito todas aquelas comidas mega picantes!
Beijocas.
OI Edelize,
Sem duvida a integração na NZ é imensamente maior que na Australia... Alias, isso foi uma das coisas que sempre comentei com o Kiko.
Os aborigenes na Australia são como marionetes, só aparecem quando precisa. Alias, como no Brasil, Canada e EUA... os povos nativos não são bem vindos na sociedade e só servem para fazer bonitinho quando o governo precisa. Mas não ha apoio para os integrarem na sociedade... não que seja facil, mas deveria ser feito.
bjs
Mi,
Que coisa fantastica esses geysers!! Vou confessar que nunca dei muita bola pra Nova Zelandia pq fica muuuuito longe e tudo o que eu lia a respeito era sobre esportes radicais (e eu nao sou nada radical).
Tenho que rever os meus conceitos... A cultura maori parece incrivel!
Bjs
Oi Luisa,
A NZ é incrivel, juntamante com Israel foi um dos lugares mais espetaculares que fui. Claro que um é totalente diferente do outro. Israel em historia e NZ em natureza... Você vai amar o que a NZ tem a oferecer em paisagens e deversidade... esporte radicais também tem, mas é opcional :)
bjks
Muito legal o post, Mirella! Eu adoro a Nova Zelândia, apesar de nunca ter ido lá. Acho que já contei que fiz assessoria de imprensa para o Tourism New Zealand... enfim, ainda não tive oportunidade de ir lá. Vc sabia que os maoris eram antropófafos? Acho que é por isso que sua cultura é tão vívida e eles são tão "temidos" até hj. Quando foi inaugurado o consulado da Nova Zelândia aqui em SP, os maoris fizeram uma série de cerimônias e purificações, pedindo bênçãos aos antepassados, antes dos "brancos" poderem entrar oficialmente no local. Um barato!!
Silvia’s last blog post..Cores
Oi Sil,
Sabe que eu adorei a forma que os Maoris e os bracos (vamos dizer assim) vivem na NZ. É incrível como a culura Maori é respeitada e você os ve em todas as areas da sociedade.
Não sento discriminaçnao como acontece com os nativos de outras regiões.
Eu não sabia que eles eram antropofagos (ai... que meda!), mas abia que eram temidos, inclusive, diz a lenda que a fama deles era muito difundida entre as ilhas, tanto é que quando Capitão Cook seguia ao west em busca de novas terras para a coroa britanica, ele semre ouvia de um povo extremamete violento que tinha saido do Hawaii e depois da polinesia. Tanto é que deu trabalho para os europeus vencerem ou se hamonizarem com os Maoris.
bjs e obrigada pelo insights.
Oi Mi,
passei para agradecer à você por ter respondido as minhas perguntas sobre o Canadá (estou indo visitar a minha tia em Toronto com marido e filho). Voce vai estar por lá? Gostaria de te encontrar.
Beijo,
Oi Luciana,
Quando vc vem mesmo??? É no Natal, não é mesmo?
Depois me fala as datas direitinho, vc tem meu e-mail???
Estarei np Brasil no Natal...
bjks
Mi, sou apaixonada pela cultura Maori. Jah vi uma apresentaçao de um grupo aqui na Italia, e Pokarekare Ana é maravilhosa, me parece que ateh Elvis gravou.
Vou ali ouvir mais um pouquinho.
Bjs
Mi, o video do Pokarekare Ana nao esta abrindo...
Oi Meiroca, coloquei um outro video :)
Acho que agora esta tudo ok...
Brigadin!
Sou louca pra ir visitar new zealand, estou t~~ao eprtinho, mas aidna não deu. Adorei este post, suas fotos sempre belíssimas!!!
Polly’s last blog post..Campanha de Natal Ateísta
Fascinante!!! Tudo é fascinante!! Amei o post.
bjinho
deby’s last blog post..Feltro por Nós
Olá Mirella!!!
Fazendo pesquisa sobre Nova Zelândia encontrei seu blog!
Muito legal as dicas, ainda mais nesse momento em que me preparo junto ao meu marido e amigos para passar natal e ano novo por lá.
Minha pesquisa tem uns detalhes dificeis de encontrar, tipo, devemos fazer pacotes de passeios e aluguel de carro por aqui ou dá pra fazer quando chegarmos em NZ.
Passaremos 15 dias e a intensão dos meninos é de fazer esportes radicais... eu além dos programas culturais, gastronômicos e aventura, queria aproveitar e fazer comprinhas, infelizmente sou um tanto consumista, será que consigo? o que me indica?
Beijos
Paula - Rio de Janeiro
Oi Paula,
Vocês vão AMAR a Nova Zelandia... Linda de morrer!!!
Quant ao carro, nós alugamos antes, pois não queríamos ficar pesquisando preço aqui e ali, além do que chegamos em Christchurch e depois em Auckland a noite, o que dificulta um pouquinho mais... resolvemos não arriscar nesse quesito :)
Fica tranquila que tem sempre lugar para fazer comprinhas, de coisas simples e a coisinhas tradicionais... você não terá problema com isso... eu só me arrependi de não ter comprado uma biju de jade em Hokitika.
APROVEITA!!!!
Precisando de mais alguma coisa me avisa... Todos os posts que escrevi de NZ estão aqui: https://www.mikix.com/?cat=58
bjks
Oi Mirella,
Adorei essas informações sobre NZ..
A viagem deve ter sido muito linda..
Danila
Obrigada!!!
A viagem foi uma das melhores que jah fiz na vida.
A beleza natural do pais eh de tirar o folego!
abs
Superrr COOOLLLLL sua materia sobre Rotorua...100% verdade..adorei como vc descreve a Nova Zelandia...eu moro aqui e td vc descreveu bate...Acho super legal a gente divulgar aqui, porq e um pais q vale a pena visitar...nao apenas por causa da cultura ou por causa da natureza...mas tb. por causa dos kiwis, que sao mega receptivos, e adoram brasileiros....Beijos
Parabéns pelo post! Com certeza, ainda tenho muito o que conhecer por aqui e com certeza Rotorua é um dos lugares que tenho que ir. Mas é tanta coisa, e quero fazer tudo em Julho! Vou correr. Só um ps: Os Maoris falam Maori, língua própria deles e não se assemelha com as milhares de línguas polinésias, juro.
Ola Lucas, você vai se divertir muito pela NZ... tenho certeza.
Quanto a lingua Maori, acho legal vc dar uma pesquisidinha, a lingua Maori se originou na Polinesia assim como os Maoris.
Leia aqui um pouquinho: http://www.teara.govt.nz/en/1966/maori-language/1 e esse é só um texto de muitos que comprovam isso :)
Incluisve as músicas de eles ouvem são as mesmas até hoje.
Abs
Estamos indo lá esse final de semana :D
Bjks
Vou ficar de olho nos próximos posts do mauoscar, para eu poder matar a saudade da Nova Zelândia :)
bjo
[...] 20 minutinhos de Rorotorua fica o parque termal chamado Wai-O-Tapu… para quem gostou da parte termal do parque Te Puia, [...]
[...] Mirella Matthiesen on December 11th, 2008 | 10 Comentários Há 20 minutinhos de Rorotorua fica o parque termal chamado Wai-O-Tapu… para quem gostou da parte termal do parque Te Puia, [...]