Como vocês sabem eu respondo todos os comentários que recebo aqui no blog mikix, e hoje, estava tentando colocar as respostas em dia e me deparei com um comentário interessante, na verdade meu deu um clique, pois nunca tinha parado pra pensar que as pessoas talvez se perguntassem ou tivessem dúvida sobre essa parte da minha/nossa vida expatriada.
Mas pra não ficar enrolando e ir direto ao assunto, essas foram a série de afirmações e perguntas:
Ao ler alguns dos seus posts fiquei com a pulga atrás da orelha. Não quero ser intrometida, mas como os assuntos são tratados aqui, lá vão minhas dúvidas:
– os processos de imigração existem para selecionar mão de obra qualificada para suprir um deficit populacional do país, certo? O objetivo é que a pessoa fique, trabalhe, tenha filhos, etc etc;
– vocês imigraram para o Canadá e para a Austrália e foram aceitos em ambos;
– vocês ficam um pouco em cada país, quando não em outros terceiros;
– isso não seria usar a imigração da forma incorreta?
– o correto não seria ter vistos de trabalho ao invés de imigrar?
– ok, vc não está preso ao país, mas a intençao não deveria ser a de ficar?
– então, como a mesma pessoa pode ser imigrante em dois países ao mesmo tempo?
Aí vêm minhas repostas… que são pessoais, muitos podem discordar, mas essa é a maneira que vejo as coisas…
Sim, nós nos aplicamos em 2000 para o processo de imigração do Canadá e em 2003 entramos com o pedido para o processo de imigração para a Australia. Hoje temos a cidadania canadense, mas somente o visto de residência permanente da Australia.
Essa questão de quanto tempo eu fico em cada país, é relativa, pois no Canadá morei por mais de 12 anos… e apesar de muitas vezes estar viajando a trabalho para os Estados Unidos (inclusive nossa situação atual) e em 2008 para a Australia, nossa vida continua sendo totalmente no Canadá (pago TODOS impostos no Canadá), estamos fisicamente nos Estados Unidos, mas tudo continua lá no congelador, do jeitinho que sempre esteve desde que imigramos. Eu considero que moramos fora do Canadá de verdade, somente os 2 anos que ficamos na Australia (2010 a 2012).
Ao meu modo de ver, nós nunca usamos o sistema, mas aproveitamos as oportunidade que nos foram oferecidos e que também fomos atrás… poderíamos sim ter ficado no Canadá pra todo o sempre, mas essa nunca foi nossa intenção. Eu vejo assim, se devemos alguma coisa a alguém, esse “alguém” é o Brasil. Sim… pois todo país precisa da força braçal para mover a economia, e nós saímos de lá quando estávamos prontos para contribuir com o país de forma completa, pois antes, estávamos em formação e isso é somente gasto para um país, especialmente por termos nos formados em universidades federal (UFSCar) e estadual (USP). Alguém já parou pra pensar nisso?
Desde que pisamos no Canadá e na Australia pagamos nossos impostos, contribuímos para a sociedade ativamente, então também não acho que tenho dívidas com ninguém, já que nunca sonegamos e sempre cumprimos muito bem nosso papel de cidadãos ou residentes. Sinceramente tenho certeza que contribuo mais que usufruo 🙂
Não existe correto em questão do visto, existe o que você consegue… no nosso caso, acredito que seria difícil conseguirmos um visto de trabalho, pois para isso acontecer, alguma empresa tem que te contratar e sponsor seu visto. Além de não ser assim tão fácil de encontrar uma empresa que esteja a fim de fazer isso por você, na minha opinião os empregados ficam sem flexibilidade e na dependência dessa empresa, pois não podem simplesmente sair para procurar outra oportunidade e permanecer no país se quiser… No momento que a empresa não te quiser mais, você tem algumas semanas para sair do país e pronto. Se nós queríamos isso? Não…
Sobre a intenção de ficar… sim, acredito que quem imigra tem a intenção de permanecer no país, mas são tantas variáveis que acontece na vida das pessoas que a gente não pode se limitar a achar que a vida é uma árvore e que a gente não pode sair do lugar. E na minha opinião, no momento que você saiu da sua zona de conforto (no caso o Brasil), sua vida nunca mais será a mesma. A maioria dos meus amigos imigrantes continuam no mesmo lugar (cidade) que chegaram ao imigrar por “n” motivos, mas tenho certeza que todos, não teriam problema em mudar de novo se desse vontade ou se alguma oportunidade imperdível acontecesse e rolasse a vontade de experimentar, pois a gente aprende que é mais simples mudar de país que a gente imagina, mas isso não quer dizer que seja fácil…
No nosso caso de ter dois vistos de imigrantes de dois diferentes países, se você um país em questão tiver o processo de imigração aberto e você se aplicar e for aprovado, você tem o direito de ir pra lá. Mas esses vistos tem prazo de validade para você morar no país, poder se aplicar ao processo de cidadania e eventualmente expirar. Como já tenho a cidadania/passaporte canadense, esse prazo não existe mais, mas pode ser que meu visto de permanente residente da Australia vença… o que me dá um aperto no coração, pois eu adoraria ter a oportunidade de viver lá novamente.
Então acho que é isso… Paz e Amor 🙂
23 Comentários
Nossa, vc foi muito atenciosa na sua resposta. Acho que eu não teria dado explicações, não... Mas está corretíssima!!!! bjs
Eu sou uma anja, né Silvia? :) :) :)
Mas é legal falar sobre isso e dar meu ponto de vista... e de gente cuidando da minha vida eu estou cheia, assim coloco os pingos nos is ;)
bjão
Gostaria muito de morar em um lugar que me desse tranquilidade, sem assaltos, sem bala perdida, desemprego ou falta de saude e moradia. Tenho 53 anos e aqui já posso me aposentar, mas posso ainda trabalhar mesmo sem falar ingles. Como vocês trabalham ? Como morar nos EUA numa pequena cidade, tipo bairro no Brasil ? Estou atrás de sossego, calma , tranquilidade mas com muita qualidade de vida.
Oi Angela,
Entendo esse seu desabafo, eu não sei o quão simples é mudar para os Estados Unidos ser ter um visto para que dê tudo isso que você mencionou, a não ser que você topo morar 6 meses aqui e 6 meses no Brasil.
Cidades pequenas por aqui tem várias, e de repente, para vc que não fala inglês, a Florida seria uma opção. Orlando, talvez...
Abs
Amiga vc como sempre ótima!
Tô com vc e não abro.
Bjos
Merci amiga querida ;)
Oi Milena,
Em primeiro lugar, agradeço pela resposta-post.
Depois, esclareço que você não precisa se preocupar comigo, não sou da imigração nem do tax office...rs ;)
Na verdade, não sou ninguém. Minha opinião ou dúvidas não tem a menor importância (mesmo). E provavelmente, levando em consideração os demais comentários, ninguém pensou o mesmo que eu.
A minha dúvida foi no sentido mais técnico da imigração. Escrevi realmente para saber como era possível, pois sua experiência contrariava algumas coisas que tenho lido, mas vejo que é possível. Achei interessante e agradeço a atenção.
Eu também tive a oportunidade de morar em alguns países (inclusive no Canadá), mas sempre com visto de trabalho. Também por isso a minha surpresa em ver que não há tanto rigor no tocante à imigração ou controle no pós imigração.
Tenho pesquisado nos sites oficiais sobre imigração e vejo a preocupação das autoridades para que as pessoas fiquem, se adaptem à cultura, ao estilo de vida, ao clima, que sejam a nova geração, etc.
Bom, mais uma vez, obrigada!
Ah, e caso tenha te ofendido, deixo minhas sinceras desculpas. Não achei que ofenderia, tendo em vista que criou um blog para expor tais assuntos e as próprias experiências. Caso contrário eu não teria escrito, em primeiro lugar.
Paz, sempre!
Abç,
Nat
Oi Nat,
Não me ofendi mesmo ... por isso que fiz um post (risos).
Levei um susto com com as perguntas, a princípio, mas as achei super válidas e acho sim que isso é assunto para se discutir e conversar ...
Com certeza um país abre seu processo de imigração para as pessoas ficarem e criarem vínculos (e foi o que fiz em todos os países que passei, em especial o canadá e Australia). e no tocante, acho sinceramente as pessoas devem se aplicar com a intenção de experimentar e viver a vida nesse novo país, mas nada pode ser muito duro ou rígido, as pessoas devem continuar ter o lire arbitrio de ir e vir, ficar ou não.
Mas a maioria dos meus amigos que imigraram como eu, foram e ficaram por lá "como deve ser" ... enquanto isso, eu estou aqui na Florida e pago os impostos no Canadá kkkk ... :)
Paz e amor sempre :)
Volte sempre!
Abs,
Mirella
Oi Nat,
Não me ofendi não, se tivesse achado qualquer coisa que não gostasse eu realmente deletaria o comentário e pronto :)
Eu achei bastante pertinente as perguntas, pois realmente é uma dúvida que as pessoas possam ter.
Mas saiba que existe sim uma preocupação do governo em atrair e reter os imigrantes, isso é lógico, mas não há como eles forçarem a gente fazer nada, entende? Isso é democracia :)
A resposta virou post, pois quando me dei conta tinha escrito uma bíblia e como não tinha nenhum texto preparado para a semana passada, coloquei no ar a resposta,
FicA tranquila que eu tambem estou!!!!
Volte sempre e simbora discutir opiniões...
Abs
Oi Mirella!
Bom, já que você não se ofendeu, eu posso voltar a me intrometer e palpitar na sua vida! Hahaha (brincadeiraaa).
Confesso que realmente me surpreendi com o fato de ser possível imigrar para o Canadá e para a Austrália simultaneamente. Sempre ouvi que os países de colonização inglesa consultam um sistema integrado para fins de visto, imigração, investigaçao policial, etc. E isso me levava a crer que a imigração deferida em um lugar, inviabilizaria em outro. Mas a experiêcia de vocês mostra que não passa de devaneio meu. O que é bom!
Agora, quanto a vocês não ficarem no Canadá, não quis dizer que é errado. Como você tão bem detalhou, vocês estão apenas aproveitando as oportunidades que lhes sorriem. E estão certos!
Mas acredito que exista uma falha, uma falta de coerência no sistema de imigração. Veja, criou-se um sistema de pontuação que privilegia os mais educados e experiêntes. No entanto, esse indivíduo quando chega no Canadá tem tantas dificuldades para atuar na sua especialidade, que o mais natural é que ele busque oportunidades fora do Canadá também ou até no país de origem.
Por outro lado, dificilmente um trabalhador da construção seria aprovado na imigração, mesmo havendo oportunidades de emprego nessa área. Me parece que, nesse caso, fechar os olhos para o trabalho ilegal continua resolvendo o problema. Não é incoerente?
Por que será que o sistema de imigração vive sofrendo mudanças? Porque ainda não encontraram um modelo que cumprisse seu papel.
Mas, Milena, eu sou assim, fico olhando para os casos para entender o cenário, querendo entender o sistema. Não é nada pessoal, contra ninguém.
Acho que você já entendeu.
Obrigada e um abraço!
Nat.
PS- claro, se vc achar que tem algo inaquado nas minhas respostas, tenha a liberdade de não publicá-las;)
PS2- amo o Canadá! (o que não me impede de tecer críticas)
Oi Nat,
Super entendo suas colocações e concordo com a maioria das coisas que falou.
Você diz sobre a questão do pesssoal da construção. Mas veja os casos dos médicos, dentistas e afins, que quando chegam no Canadá não podem atuar caso não façam um milhão de provas a um custo elevadíssimo... é muito complicado essa questão da imigração.
O governo atual do Harper, andou modificando muitas coisas e endurencendo a imigracão... para algumas províncias isso foi bom, mas em províncias em crescimento, as mudanças estão afetando bastante.
Em 2015, o processo de imigração federal vai mudar de novo...
Quanto as profissões tecnicas, fique de olho, pois as vezes eles pedem na imigracão cabeleireiros e até gente da construção - mas sem duvida é mais dificil.
Bjão e vamos nos falando! Adoro críticas... críticas mostra amor!
Oi Mirella,
Conheci seu blog essa semana, quando finalmente comecei a pesquisar melhor sobre o processo de imigração para o Canadá.
Eu morei por 2 anos nos EUA como au pair. Voltei para o Brasil há quase 1 ano, mas não consigo me acostumar mais em morar aqui... Estou amadurecendo essa ideia de imigrar para o Canadá, até porque estive lá a passeio e simplesmente amei o país!!!
Minha dúvida é: para o processo de imigração, devemos permanecer no Canadá por 2 anos seguidos sem poder sair do país (se a intenção é aplicar para cidadania, no caso)?
Abs
Oi Julia,
Não existe isso de você ter que permanecer no país por 2 anos seguidos. Tem outras regras, mas essa com certeza não é uma delas "_
As regaras estão aqui: http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?q=355&t=5
Abs e volte sempre aqui no blog
Oi Mi,
Eu tambem estou na situacao de ter cidadania Suiça, Italiana e Brasileira, e ter o visto de residente permanete do Canada e nao ter ido para la com prazo para vencer o visto :-(
O daqui da Australia eh o visto de trabalho de 4 anos...a vida esta uma salada, mas ir para Canada vai colocar muita coisa construida em risco, inclusive novo emprego....algo para se pensar mesmo....e o tempo esta correndo...acho que moraria facil de novo em Vancouver, Toronto nao apaixonei...
aff a vida da gente eh uma salada deliciosa hahahahahaha beijos de Melbourne amiga :-)
Oi Patricia,
Doidera isso, né?
Nem quero ver quando o final de 2015 estiver chegando, pois feverieo de 2016 nosso visto da Australia acaba e nem quero pensar em perde-lo...
É complicado começar tudo de novo, né?
Vancouver é tudo de bom!!!! Sabia que ia gostar... Toronto é bem diferente, outro estilo de vida, pra gente faz mais sentido Toronto que VAN...
E vamos levando a vida amiga :)
bjão
MI esqueci de perguntar...
quanto tempo e valido seu visto de residente permanente para a Australia?
O meu do Canada ja vence daqui ha uns 2 anos e meio...
se nao mudar p la perdemos...ai que duvida! beijos
Paty,
Geralmente os vistos são válidos por 5 anos, já renovamos uma vez e agora em 2016 vamos tentar renovar novamente.
Bjão
Oi Mirela td bem??? Meu nome é Sidra e descobri seu blog por uma acaso pesquisando sobre a Australia, eu e minha famia ( marido e 2 filhos de 5 e 7 anos) estamos morando nos Flórida-Eua ha 1 ano e meio com visto de estudante, ele estar fazendo o college e enquanto isso estar se aplicando para as empresas, e varias tem interesse, o resumé dele é ótimo, mas qdo ele afirma que precisa de sponsor a coisa muda... por causa do alto custo para a empresa, mesmo a gente podendo pagar este custo, nao podemos falar isso de imediato pois pelo que lemos é ilegal... Ele é da Area de Automaçao Industrial, mas é formado em IT ... uma ótima area aqui, mas nao estamos conseguindo uma oportunidade e não queremos voltar ao Brasil na atual crise que estar. Então, pensamos em fazer o processo para o Canadá (Nova Scotia) mas nao gosto do frio, mas prefiro encarar o frio do que a corrupção e a falta de respeito do governo brasileiro conosco. Ai me surgiu a ideia de pesquisar sobre a Australia. Bom, ja escrevi uma carta, agora a minha duvida, quanto tempo mais ou menos levou para voce conseguir o visto de residente permanente na Australia. O custo eu vi pelo site do governo que será + ou - uns $ 6.000. Pois no site fala alguns meses... eu queria ter noção pois meu marido já deu entrada no proximo semestre da facu aqui na Florida e nao queria gastar mais tanto dinheiro num país que nao estamos conseguindo nenhum retorno, pois já gastamos muita grana mesmo, ja que nao podemos trabalhar e estamos fazendo tudo dentro da lei. Gostaria muiot de ficar aqui na Florida pois amo muito os Eua, mas infelizmente como em todo lugar do mundo parece que se precisa de um QI para se conseguir as coisas com menos dificuldade. Vamos continuar tentando esses proximos 6 meses, quem sabe uma empresa dar uma oportunidade para ele. MAs já queria estar correndo atrás de outra coisa para chegar Dezembro e nao ter que voltar ao Brasil, se caso nada aconteça nesse periodo. Obrigada por sua disposiçao em ajudar com suas experiencias !!!!
Oi Sidra, Tudo bem?
Sinceramente não sei quanto tempo demora para o visto australiano ser aprovado. O nosso, que tiramos nos aplicamos em 2003, demorou 1 ano e meio.
Vocês podem ir para a Australia estudando? E de lá tentar a imigração, acho mais "fácil" que fazer isso nos Estados Unidos.
Abs e boa sorte
Olá Mirella, obrigada pelo retorno! De fato seria uma boa opção ir estudando, mas a grana ta começando apertar pra investir tanto de novo sem certezas... E sabe aquela esperança que temos lá no fundo do coração,,, pois é ... é ela também que estar nos segurando ainda aqui nos Eua... Várias empresas ligam pro meu marido interessado, porém o que pega é esse bendito visto que teria que trocar para H1. Ele vai dar entrada no OPT em Outubro, pois de fato a grana tá sumindo há um ano e meio sem trabalhar,... Ele estar se aplicando e se não surgir nada até Dezembro talvez possamos mudar mesmo com o visto de estudante. Estamos olhando todas as possibilidades. Ah, um detalhe... somos quase vizinhas, moro em Davie/Fort Lauderdale. Obrigada e sucesso sempre !!!!!
OI Sidra,
Eu sei como é... essa fase de "transição" é um dilema, o dinheiro sai e vai dando uma sensação de impotência.
Veja sobre o processo canadense do Express Pass, de repente, se seu marido tem uma oferta de emprego, é mais fácil do visto acontecer por lá. Eu não sei os detalhes do processo, pois tudo está bem diferente da época que viemos pra cá, mas acho que vale a pesquisa.
Vc então mora pertinho de Boynton... quem sabe a gente não marca um café quando eu voltar pra Florida :)
bjos
Oi Mirella, mais um vez obrigada por responder!!!! Entao, a gente estar pesquisando todas as possibilidades e pensamos em Nova Scotia-CA mas ainda nao decidimos nada, estamos juntando as peças. Puxa, qdo estiver em Boynton me avisa, que eu faco um bolinho de milho ou de cenoura e vc vem aqui tomar um café brasileiro conosco. Bjusssss
Eita Sidra,
Volto no mês que vem pra casa, mas estarei com visita até final de setembro... quem sabe a gente não marca em Outubro.
Um bolo de milho ou cenoura SEMPRE é bem vindo :)
Bjos