Receita do Nhoque de batata

Finalmente estou disponibilizando online (para toda a eternidade) a receita do nhoque de batata da Nona do Kiko. Essa receita é um sucesso onde quer que a gente faça, sabe aquele nhoque que derrete na boca? Pois é, já fiz inumeras vezes e sempre recebo elogios!!!

E para quem um dia me pediu a receita, eis aqui a dita cuja!

Família em São Carlos
Herdeiros de sangue da receita! 🙂

Aprendi a técnica de como preparar esse nhoque com minha cunhada, Regina. Ela aperfeiçoou a receita para as bolinhas nunca ficarem pesadas. Pois vamos combinar, que nem sempre é fácil acertar para o nhoque de batata ficar levinho e derreter na boca.

É interessante notar, que dependendo da qualidade da batata ou da região que você mora, a massa pode fica molenga, mas não se preocupe que tem solução – mandei todas as dicas abaixo.

Das experiências que tive de fazer essa receita pelo mundo, no Brasil e na Austrália a massa fica mais mole e é preciso usar a técnica da farinha na mesa para enrolar, enquanto no Canadá e Estados Unidos a massa fica perfeita.

Olhe a diferença na aparência das bolinhas:

Receita do Nhoque de batata
Nhoque feito no Brasil – repare que ele não fica perfeitinho, mas é assim mesmo!
Receita do Nhoque de batata
Nhoque feito nos Estados Unidos ou Canadá, fica assim, lisinho. A qualidade da batata influência muito.

Vamos ao que interessa!

Receita: Nhoque de batata da Nona Stella

Essa receita dá para 2 pessoas comendo bem, caso for servir o nhoque com uma carne para acompanhar, aí dá para até para 3 pessoas. Então, use esse calculo para fazer mais receitas, de acordo com o número de convidados.

Ingredientes:

  • 10 colheres (bem cheias) de batata espremida (mais ou menos 4 ou 5 batatas) – compre seu espremedor de batata ou amassador de batata
  • 1 colher de manteiga ou margarina
  • 3 colheres cheias de farinha
  • 3 colheres de queijo ralado fininho
  • 2 gemas (preferencialmente sem a membrana – minha cunhada coloca um ovo inteiro, mas eu prefiro as gemas, para dar uma corzinha mais bonitinha para a massa)

PS: Sal na água que vai cozinhar o noque.

Como fazer:

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Evite quebrar os ovos diretamente no purê da batata se estiver quente, pois o ovo vai cozinhar e ficará estranho. Eu coloco os ingredientes nessa ordem, abrindo um buraco na batata, entende?

Se a massa ficar mole, depois de misturar tudo, não se desespere e não tente dar ponto com farinha, isso vai deixar a massa pesada. Para solucionar esse problema, na hora de abrir o nhoque de batata,  jogue uma quantidade de farinha na mesa de trabalho e vai moldando a “minhoca” do nhoque, nessa farinha, depois corte as bolinhas e coloque em uma travessa.

PS : Como disse anteriormente, no Canadá e nos Estados Unidos essa receita dá ponto certinho, no Brasil e na Australia a massa fica mole.

Depois das bolinhas prontas, encha um caldeirão de água quente, tempere com sal e cozinhe os nhoques.

Para quem nunca fez nhoque de batata, a dica do cozimento é jogar uma quantidade de bolinhas na água e depois que elas subirem para o topo da panela, geralmente entre 30 e 40 segundos, e então retire. Aí basta ir colocando os nhoques cozidos na travessa e ir alternando com o molho de sua preferência.

Cozinhando com as amigas
Quase tudo pronto… momentos finais do cozimento 🙂
Nhoque de batata em família
Outra noite do nhoque, dessa vez no Brasil com a família!

Enfim, deu para perceber que cozinha com a família e amigos é sempre uma delícia!!! Então, junte sua turma e faça uma noite italiana com essa receita infalível de nhoque de batata que derrete na boca da vó do Kiko!!! É um sucesso!

Depois me conta se deu certo 🙂

Mais receitas:

Receita Bolo de Chocolate para Festa (da Tia Marilda)

Receita: Bolo Marmore (da Vó Cida)

Receita: Kibe Assado (da mamãe)

Receita de Pão Caseiro (da sogra)

Receita de Bolo de Cenoura (da mamãe)