Essa vida de “morar fora” não é fácil, mas confesso que a gente a complica mais do que ela realmente é!
E nós que nos achamos “tão” experientes e sempre damos dicas de como ter uma vida imigrante mais feliz, acabamos nos enfiamos numa fria com essa nossa última decisão de ter voltado a America do Norte. Na verdade nem foi uma fria, foi simplesmente decisões erradas que devem nos servir de aprendizado para o futuro!
O povo tem mania de me achar maluca com todas as mudanças de cidade e país que fizemos durante esses 12 anos de vida expatriada, mas sempre tudo foi milimetricamente calculado e de certa forma, tinha o controle de tudo que estava acontecendo… e essa era a parte importante, pois no momento que você deixa de ter o controle, a meleca acontece!
Imagina que nos deixamos tanto ser levados pelo vento, que nesses últimos 4 meses quase demos a volta ao mundo sem saber nosso destino final: saimos da Australia achando que Toronto ia ser nosso porto seguro, mas aí quase nos mandaram para o Rio (isso, no Brasil!), o que não deu certo (TG!) e então, quase retornamos a residir Ottawa!!! E se você acha que acabou… nope! Há 3 semanas cancelei nosso contrato de apartamento em Londres (isso, na Inglaterra) e por quase um suspiro não fomos parar em Houston (no Texas) … e finalmente, caindo na realidade e chutando o pau da barraca, decidimos ficar Toronto mesmo!
Uma coisa é certa, é bom ser flexível mas não dá para ficar sem rumo, ou no nosso caso, sem uma casa! Há 5 meses estamos em apartamento mobiliado e minhas coisas estão em um deposito nos esperando! Ah cansei… quero ter vida maluquinha de ir pra lá e pra cá, pois sei que a rotina me cansa, mas não fico mais seu um canto pra chamar de meu! #ProntoFalei!
Então fica a dica: saiba dos seus limites antes de aceitar uma nova mudança! O meu limite não é o mesmo que eu seu… sabendo suas prioridades as frustrações serão menores…
24 Comentários
Wow ! Nem sei o que comentar, mas deve ser muito loucura isso. :D
beijos;
Catherine
meetyoutherecanada.blogspot.com.br
Foi uma loucura mesmo... mas meu problema são as loucuras não planejadas e fora do meu controle (risos)... as outras eu aceito de braços abertos!
Você vai passar por isso também eheheh
bjão
E eu lembro de vc se informando com a Mi-Mulherzinha sobre apê em Miami!! O.o
Menina, que canseira! Heheheh
Super beijão e seja feliz sempre, seja onde for! :)
POis é... aquele lance de Miami era mais pra fugir do restinho de inverno antes de procurarmos algum canto aqui em Toronto pra gente.
Mas acho que todos os velhinhos canadenses estavam na Florida e não sobrou nada pra gente :(
Fica pra o proximo ano eheheh
bjão e sempre felizes!!! Todo nós!!!
Nossa, Mi, eu não sabia dessas últimas aventuras!! :o
Pois é... monotonia passou bem longe da minha porta nesses últimos meses.
Mas não posso reclamar, né? Eu procuro por isso... então, é sacudir e dar a volta por cima!
Mas já está tudo ok, agora só precisamos arranjar uma casinha pra gente :)
bjo
Putz, quando comecei a ler o post pensei que vc estava anunciando a mudanca de volta PRA CAH!!!!!! hehehehe
Muita sorte nos seus planos, fofa.
bjnhos
Re,
Acho que se nosso container ainda estivesse na Australia, nós teríamos voltado, acredita?
O Kiko se encheu da empresa que estava trabalhando e até congitamos voltar para a ilha... o duro daí é o preço e a distância...
Beijos no coração amiga querida... saudades de você!
Oi mirella,
Estou a procura de um apto em Londres, pois me mudo em breve para la. Vc tem algum contato? Pois vi que vc alugava um apto la.
Obrigada
bjos
Oi Carol,
Nós estávamos em contato com o pessoal da empresa de apartamentos mobiliados, SACO www.sacoapartments.com. Nosso contato foi a Hayley Meyer e ela foi muito atenciosa com a gente.
De repente dá certo pra vocês também.
Abs
Mikix,
Bom ler seu post.
Ainda não me deu vontade de parar. Estou há 2 anos e dois meses no "mundo", fora do Brasil.
E ficamos sempre pulando de um lugar para o outro.
Não temos muita coisa, vendemos tudo, e isso nos dá uma certa leveza e alívio.
Pode ser que um dia a gente escolha ficar em algum lugar por mais tempo. Por enqto estamos conhecendo o mundo pra decidir onde ficar.
Voltar a morar no RJ, nem pensar.
Estamos na Turquia e vou te falar que nos adaptamos maravilhosamente bem nesses 2 meses que estamos "morando" aqui em Istambul.
Por enqto os lugares que tem a nossa cara pra viver são "Buenos Aires" e "istambul", lugares com vida noturna ativa, Cafés lindos e aconchegantes, internet boa e farta, sem limite de banda (pelo amor de Deus, País que limita sua banda é o fim da picada) e comida boa.
Acho maravilhoso vc compartilhar suas experiências com a gente.
A nossa, a gente começou e está aqui:
http://www.casalpartiu.com.br (português) e http://www.casalpartiu.com (inglês).
Beijinhos
PatFig
Oi Patricia,
Sei bem o que está a dizer... já tentamos viver assim dessa forma mais livre, mas na verdade, descobrimos que precisamos de uma base no mundo para sentir que em algum lugar do mundo existe um canto para voltar e chamar de casa. Todas as vezes que saimos pelo mundo, tínhamos algum lugar para voltar e isso sempre nos deu paz de espírito, dessa vez está sendo diferente e isso não nos agradou... dessa forma, queremos voltar ao que nos deixa mais felizes, claro que existe um custo maior nisso, mas as vezes não dá para curtir se não existe a paz interior, né?
Mas uma casa não nos impede de sair pelo mundo... acho que depois que se cria asas, não é mais possível parar em um lugar só.
Vou lá no seu blog conhecer a história de vocês, já conhecia da RBBV e de outras midias sociais, mas nunca deu tempo de ir com calma, agora eu quero :)
bjos,
mi
Sério que quase rolou Rio????!!! Tenho que dizer que fiquei feliz, pq minha cidade ia te receber bem, mas infelizmente a estrutura que vc tá acostumada nesse mundão de Deus aqui vc ia sentir muita falta, sou sincera ;)Amiga tomara que tenha sido a melhor escolha pra vcs e tudo nessa vida é aprendizado e crescimento, então segue mais uma p o seu ;) bjokas
Seríssimo Vi... estava até vendo apartamentos por lá, o projeto do Kiko ia acontecer o primeiro ano aí no Rio e depois voltar para Toronto... mas na época não falamos para ninguém, além da nossa família... e foi uma boa decisão, pois como não deu em nada, não criamos expectativas sem necessidade, né?
Eu nem fiquei chateada, pois estava morrendo de medo de morar aí, por mais que as pessoas falem que a violência não é tão ruim como dizem nos jornais, eu acho que não me acostumo a viver presa... e como o Kiko é meio paranóico com segurança, acho que iria ser uma fase complicada... mas estava encarando pela aventura e por poder ficar mais perto dos meus pais!
Bom... agora estamos por aqui... amanhã, só Deus sabe eheheh
bjão querida
Eu sei exatamente o que você esta falando... Depois de quase meio ano acampado finalmente ter um canto para chamar de casa é tudo de bom!!! Até realmente mudar para Nova Zelândia quase demos uma volta ao mundo também.. Por pouco não fomos para em Dubai (não sei como eu iria conseguir morar la com a situação do visto, graças a Deus não deu certo) depois quase mudamos para Luxemburgo (tinha ficado super empolgado), ai melou e quase mudamos para Hong Kong e quando menos esperava viemos parar na Nova Zelândia.... Jamais pensaria que iriamos morar por aqui.. A Australia eu até tinha alguma esperança, mas aqui eu realmente não esperava...
Bem no final das contas as coisas se acertam e logo logo vcs vão estar devidamente instalados e quando perceber vão estar empacotando tudo para uma nova aventura...
Bjs e tudo de bom sempre
Mirella
E o que fez vcs decidirem ficar em Toronto? (Se achar que é muito pessoal não precisa responder) Mas fiquei curiosa em saber, Londres é a minha cidades dos sonho para morar. Estou em Toronto desde julho de 2012, então pra mim tudo ainda é novidade.
Bjs.
Oi Camila,
Nós também sempre pensamos em passar uma temporada em Londres e quase fomos devido a uma oportunidade de trabalho do Kiko, mas acabou que de última hora, ele ficou alocado para o projeto da America do Norte, na verdade não queriamos ir ara outra localização que iriam nos mandar na Europa... e então a ideia de Londres se desintegrou rapidamente e em uma semana tivemos que mudar os planos.
Toronto sempre foi nosso port seguro, quando não sabemos para onde ir, a gente volta pra cá. E de todos os lugares que já moramos, o Canadá ainda continua sendo o melhor país, não mais legal ou exciting, mas o melhor.
Complicado de entender, né? Mas acho que é isso...
Abs
Eu não sou das de "morar fora", nunca fui, e acho que nunca vou ser. Não por minha "culpa", mas porque sou filha única de pais idosos e com fragilidade na saúde. Então...não dá pra pensar nem em sair de Ilhéus, quanto mais, do Brasil. Enquanto isso, vou aproveitando para turistar... hehehehe
Penso muito num doutorado em Portugal, que seria por 6 meses in loco e depois continuando a pesquisa por aqui, mas isso depende de muita coisa, não só de mim, então vou empurrando com a barriga.
Torço por vocês, e mesmo que não comente sempre por aqui, leio via feed. ;)
Beijão e boa sorte sempre!
Oi Bel querida,
Entende esse problema de pais mais idosos, sempre penso nisso no dia que chegar nossa hora, o que deve ser em uns 5 ou 10 anos (se Deus quiser, ainda mais).
Espero que seus planos de doutorado dê certo, deve ser uma experiência fascinante viver em Portugal, nós passamos 3 meses em Amsterdam e amamos!!! Um experiência sem igual!
Um beijo pra você e sucesso pra todos nós...
Ou Mirella, acompanho suas "andanças" pelo mundo e eu que pensei que mudar de País 4 vezes em 10anos seria um recorde. (O meu recorde!).
Mas posso dizer que entendo bem o sentido de ter um Porto Seguro. Assim como a Bel sou filho único e tomei a decisão de que independente de onde moro, sempre estarei a 5 minutos de comprar uma passagem e voltar para o Brasil quando meus pais precisarem. Em caso de emergencia!
No nosso caso conseguimos fugir do frio com um apartamento em Sunny Isles (alias se voce souber de alguem interessado, estaremos alugando por 1 ano, é simples mas a 1 quadra de uma Praia muito gostosa e 20 minutos de Miami).
Este sentimento de segurança é muito bom, apesar que eu adoraria voltar a morar em São Paulo, mas a mulherada da casa (filha na Queens e a outra entrando no grade 1) não querem nem pensar.
Boa sorte agora em Toronto, qualquer dia nos encontramos por ai e não em corridas de F1!
Abraços
Oi João,
Bom saber que não sou a única maluquinha que muda de país (risos), mas acho que minhas andanças ainda não acabaram!
Esse fator dos pais envenlhecendo é meio primordial pra mim também, e por isso a Australia acaba ficando difífil... eu ainda não penso em voltar ao Brasil, mas se precisar...
Puxa, eu procurei tanto um apê na Florida no inicio do ano, pena que não sabia de vocês ehehhe... fica pra próxima, mas se souber de alguém eu aviso. Geralmente conheço pessoas que vão por 1 mês ou algo assim, mas por longo período acho mais complicadinho.
Abs e com certeza a gente se vie por aí... ou em alguma F1. Você vai esse ano na de Montreal? O ano passado fomos na de Cingapura e foi 10...
abs
Olá, Mirella. Tudo bem?
Existe algum conselho que você possa me dar para sair do Brasil?
Eu farei 33 anos em alguns dias, sou Analista de Sistemas Sr aqui, no Brasil, e estou cansado dessa loucura de tentar sobreviver por aqui. O nosso país está um CAOS e eu gostaria, demais, de proporcionar uma vida melhor para minha esposa e meu(s) filho(s) que ainda não tenho.
Um abraço e sucesso.
Oi Guilherme,
O que posso dizer é que o Canadá, Nova Zelândia e a Australia possuem processo de imigração aberta...
Recomendo começar a pesquisar por esse lado e assim decidir se sua profissão está sendo aceita pelos processos e se você tem interesse por esses países.
Boa sorte... eu entendo essa sensação de desilusão com o Brasil, pois a situação aqui, realmente está triste.
Abs
[…] Morar fora … Faça o que eu falo, mas… […]