Quem disse que você precisa sair de Amsterdam para ver típicos moinhos holandeses???
Para a surpresa de muitos (inclusives moradores), Amsterdam possui nada menos que 8 moinhos para serem vistos e apreciados. Porém, somente um (ainda) pode ser visitado, o moinho Sloten.
Aproveitando minha estada aqui em Amsterdam, eu fui dar uma espiadinha em um deles, o chamado “De Otter” (moinho de vento)…
Bonitinho, não é? Ele fica logo a oeste do charmoso bairro Joordam, é datado de 1638 e ainda continua em operação as sextas-feiras.
Esse moinho é do tipo Paltrock, e se não estou enganada na tradução (Wood sawing mill), esses moinhos serviam para facilitar o produção em massa da construção de navios/barcos nos século XVII.
Infelizmente, o moinho não recebe tanto vento quanto antigamente, devido a quantidade de prédios construídos ao seu redor… e como se não bastasse, existem planos de re-alocar o moinho para o norte da cidade, com o intuito de usar o atual local para contrução de mais prédios… acreditam???
Update (Nov. 21/2007) – Vi meu segundo moinho, clique aqui para ver o post.
—x—
It is not necessary to go out of Amsterdam to see wind-mills!!! Yeap… there are 8 mills around the town accessible for us to take a look.
One of those days… I went to see the “De Otter” (picture above), just west of the charming Joordam neighbourhood.
This wind mill is a “Paltrok” (Wood sawing mill), built in 1638 and it still in operation on Fridays.
Too bad the buildings around is blocking the winds, which deteriorates its condition…. and I read humours that the mill will be transfer to north of the city in order to open space for more home and business development… sad, eh!?
Update (Nov. 21/2007) – I saw my second mill… click here to see the post
14 Comentários
Maravilhoso!!! Morro de vontade de ir a Amsterdam e você ta conseguindo aumentar ainda mais essa vontade! ;-)
Bjo
ai, que fofo!!!
NÃO PERCA A ESPERANÇA. SEI QUE A HUMANIDADE DESCAMBA LADEIRA ABAIXO MAS PRECISAMOS MANTER A MENTE E O CORAÇÃO DE FÉ E AS COSIAS ANDAM. DIAS FELIZES PARA TI E QUE ANA VIRIGINIA TENHA SEUS DIREITOS REVISTOS.
Prezados Mirella e Christian, encontrei seu blog procurando colaboradores para um grande projeto cooperado que estamos desenvolvendo no Brasil.
Chama-se O Pensador Selvagem, e será um site (http://opensadorselvagem.org) que tratará de integrar, como se fosse uma grande e interligada revista, várias áreas do conhecimento.
Dentro desta revista, estaremos publicando uma seção chamada "Este País", onde pessoas que moram fora do Brasil contarão suas experiências de vida através de textos e imagens (áudio e vídeo são possíveis, para os mais "tecnológicos") no exterior. A publicação poderá ser feita em português ou na língua nativa de sua moradia (ou, inclusive, em ambas, se assim o desejar).
Para poderes participar, deves ter disponibilidade de enviar-nos um arquivo (texto/imagem/texto com imagens/som/video) pelo menos 1x/semana ou, em casos excepcionais, a cada 2 semanas.
Se houver interesse de sua parte em participar deste projeto, que contará com a participação de pessoas de todo o mundo, aguardamos seu contato. Será uma ótima oportunidade de agregar e congregar pessoas interessantes que tenham no coração e no espírito experiências para compartilhar.
Além disso, também poderás colaborar dentro das diferentes Seções de que o site irá dispor, de acordo com sua profissão ou área de interesse. Se gostas de escrever sobre algum dos assuntos enunciados em nossa Carta-Convite (http://opensadorselvagem.org/carta_convite_ops.pdf), sinta-se à vontade de nos contatar através do e-mail contato@opensadorselvagem.org. Se tens vontade de escrever sobre um assunto que ainda não se encontra por lá, que tal nos contatar e ver a possibilidade de criar uma nova Seção? O site, eminentemente colaborativo, aceita este tipo de sugestão e estará sempre aberto a boas idéias.
Um abraço fraterno,
Rafael Reinehr e a Equipe d'O Pensador Selvagem.
q coisa louca! mudar o moinho?
Uma coisa que pouca gente sabe, é que o Brasil é líder mundial na fabricação de pás eólicas, que substituem muito bem os antigos moinhos. O maior comprador é a Holanda!! :) Boa semana! Beijus
A foto do moinho parece uma viagem no tempo.
Vamos fazer um abaixo-assinado para que não o removam!
Bjs
Se o Don Quixote souber disso, vcs estão fritos e sem moinhos hehehehe
Nunca vi um moinho assim, só na tv ou fotos.
bjs
Oi Mi, esse moinho é muito bonitinho mesmo! Os moinhos daqui são fabricados, ou seja, totalmente feitos de ferro, sem nenhum detalhe artesanal para dar um toque charmoso. Coincidentemente, fui passear em uma região neste fim de semana, que tinha diversos moinhos de vento por todos os lados.
Bjks
Eu acho um charme esses moinhos na Holanda amiga e vc tá linda na foto.
Um dia verei esses de pertinho :)
Bjokas
santa ignorancia, eu pensava que a cidade era cheia deles!
Yo estuve ahí em julio de este año...holanda es un pais increible...echo de menos todo...quiero vuelver un dia...un saludos
[...] que eu havia comentado que existem 8 moinhos aqui na cidade de Amsterdam??? Pois é… na semana passada vi meu segundo e o melhor, foi de [...]
[...] domingo é dia de… Flores, bulbos e plantas… Adaptação Amsterdam… (Parte I – O peladão) Moinhos… em Amsterdam! Moinhos… em Amsterdam! De Gooyer Adaptação Amsterdam… (Parte II – Os anti-ecológicos) [...]