Quem disse que você precisa sair de Amsterdam para ver típicos moinhos holandeses???

Para a surpresa de muitos (inclusives moradores), Amsterdam possui nada menos que 8 moinhos para serem vistos e apreciados. Porém, somente um (ainda) pode ser visitado, o moinho Sloten.

Aproveitando minha estada aqui em Amsterdam, eu fui dar uma espiadinha em um deles, o chamado “De Otter” (moinho de vento)…
De Otter moinho em Amsterdam

Bonitinho, não é? Ele fica logo a oeste do charmoso bairro Joordam, é datado de 1638 e ainda continua em operação as sextas-feiras.

Esse moinho é do tipo Paltrock, e se não estou enganada na tradução (Wood sawing mill), esses moinhos serviam para facilitar o produção em massa da construção de navios/barcos nos século XVII.

Infelizmente, o moinho não recebe tanto vento quanto antigamente, devido a quantidade de prédios construídos ao seu redor… e como se não bastasse, existem planos de re-alocar o moinho para o norte da cidade, com o intuito de usar o atual local para contrução de mais prédios… acreditam???

Update (Nov. 21/2007) – Vi meu segundo moinho, clique aqui para ver o post.

—x—
It is not necessary to go out of Amsterdam to see wind-mills!!! Yeap… there are 8 mills around the town accessible for us to take a look.

One of those days… I went to see the “De Otter” (picture above), just west of the charming Joordam neighbourhood.

This wind mill is a “Paltrok” (Wood sawing mill), built in 1638 and it still in operation on Fridays.

Too bad the buildings around is blocking the winds, which deteriorates its condition…. and I read humours that the mill will be transfer to north of the city in order to open space for more home and business development… sad, eh!?

Update (Nov. 21/2007) – I saw my second mill… click here to see the post