O leitor Matheus perguntou:
“… Devido a dois Posts que li em um Blog um tanto quanto duvidoso nesta tarde, senti a real necessidade de ouvir uma opinião que, para mim, realmente parece digna de credibilidade, a sua. Segue aí o link dos Posts: http://canadaemfoco.blogspot.com/ (Obs.: Observe também os títulos dos “Links sobre o Canadá”)”
Mirellita Responde:
Sobre o link que você me passou; li os dois posts e dei uma olhadinha nos links que essa pessoa deixou… o que dizer, né!?
Sabe, o que eu gosto da internet e do mundo atual, é que a história não é contada apenas pelos que vencem, mas também pelos frustados, pelos perdedores, pelos que se arrependeram etc… e essa é a beleza de tudo isso, pois temos opções de ler sobre diferentes pontos de vistas e tirar nossas próprias conclusões.
Sem dúvida, a pessoa que escreveu aqueles posts, o fez no calor do odio, da raiva e da decepção. Hoje (3 anos depois) pode ser que ele(a) pense diferente… vai saber!
Mas vamos as minhas conclusões, item por item do post “O Canadá“:
Nome do Blog: “Canadá em Foco”
Nenhum blog que se preza deve ter esse nome e somente ressaltar pontos negativos de um país… se bem que ele só escreveu três posts. Mas mesmo assim…
Canadá em foco escreveu: “O Canadá não passa de um país capitalista que vende os seus programas de imigração para os ricos dos países subdesenvolvidos, excluindo assim os mais pobres, independentemente dos méritos destes.”
O programa de imigração canadense é aberto a todos os países, e não somente para os “países subdesenvolvidos”.
Porém, de certa forma ele tem razão em ressaltar que pessoas de maior poder aquisitivo tem mais chances de receber o visto de imigração canadense, isso pelo menos ao se tratar do Brasil.
Por que eu concordo? Porque os mais ricos são os tem mais oportunidade de fazer faculdade, se formar, trabalhar em boas empresas, estudar inglês durante toda adolescência e vida adulta e por aí vai. E esses são os pré-requisitos básicos para se aplicar ao processo de imigração (leia mais sobre como se aplicar ao processo de imigração).
Canadá em foco escreveu: “Capitalisticamente, a imigração canadense é difundido com uma boa intensidade na mídia brasileira, de modo que o Canadá seja vendido como um país que possui boas ofertas de empregos, excelente qualidade de vida, entre outras coisas. A propaganda estimula a vontade de imigrar nas pessoas que passam por necessidades básicas, mas, por mais contraditório que possa parecer, o programa de imigração está destinado somente as pessoas de alto padrão financeiro. Quando um brasileiro pobre vai atrás da governo canadense para imigrar, ele recebe um NÃO bem veemente.”
Eu não sei se isso é culpa do governo canadense ou da mídia brasileira… lembram quando a globo colocou no ar a nojenta reportagem “Canadá, o novo eldorado?”, eu quase morri de vergonha e de decepção. Escrevi sobre o assunto aqui e aqui.
Pra ser sincera, eu acho que quem abre as portas, deve sim escolher e selecionar as pessoas que podem entrar. E quem bate na porta, deve ter sempre em mente que sua entrada pode ser recusada… no programa “skilled worker” existe restricões para algumas profissões e está lá, claro… basta fazer o teste e ver se tem ou não o número de pontos necessários e se não tiver, pra que se aplicar? Para gastar dinheiro à toa? Tem dó…
Porém, existem outras formas de se aplicar para morar aqui em “Terras Congeladas”… você pode vir como investidor, através de transferência de emprego e também como refugiado.
Canadá em foco escreveu: “Mesmo com uma escassez altíssima de mão de obra, incluindo as menos qualificadas, na província de Alberta, egoisticamente o Canadá não dá oportunidade às pessoas de baixa renda de países subdesenvolvidos, pois como tudo que é capitalista, o pobre não tem direito de consumir o que é bom! Esses trabalhos são destinados a filhos de ricos que buscam intercâmbios. Pouco importa para o Canadá a inteligência, a capacidade, a determinação e o potencial do pobre que quer imigrar, pois, no que tange aos países subdesenvolvidos, para o Canadá vale, mais do que tudo, aquela velha idéia “O pobre não tem vez”.”
Acho que ele tem razão, pois o Canadá realmente precisa de trabalhadores braçais, principalmente na área da contrução, mas que esse tipo de emprego é somente destinado aos intercâmbistas filhos de gente rica, é mentira! Tem muitos que topam trabalhar ILEGALMENTE nesses sub-empregos, mas é ERRADO, o salário é baixo e em pouco tempo a maioria desisti, pois aprendem que o trabalho is not as cool as it seems! Saibam que no passado, muitos dessas pessoas que chegaram aqui para trabalhar ilegalmente fugindo de um Brasil sem oportunidades, conseguiram os papéis e hoje vivem aqui numa boa e continuam trabalhando na contrução. Mas a história não é a mesma atualmente, muitos estão sendo deportados e a história nem sempre tem final feliz como as novelinhas da Globo..
Enfim, não é novidade que o Canadá não é um país perfeito e assim como todos, tem muitos defeitos, muita coisa para melhorar etc. Mas uma coisa eu digo, chegar aqui com tudo certinho, com um certo dinheiro no bolso e com alta chance de realocação já é difícil… imagina chegando com uma mão pra frente e outra atrás.
E outra… atualmente o Brasil está crescendo, se desenvolvendo e tendo um real espaço no mundo como nunca “teve na história daquele país” (risos!). Mas é sério… pensem nisso antes de virem pra cá!
Leitor que me escreveu… esse é um tema muito difícil de abordar! Mas acho que podemos levar a discussão para os comentários, quem sabe mais gente dá opinião, não é mesmo?!
20 Comentários
Olá!!!
Bom, vou deixar minha opinião a respeito do assunto...
Também li os posts desta pessoa que recebeu um não duas vezes do governo canadense, não o julgo, não o culpo. Acho que se isso tivesse acontecido com qualquer um de nós que também investiu (principalmente nosso precioso tempo e nossos preciosos sonhos) no Canada e levasse um não, nos sentiríamos da mesma forma.
Acho que é importante sim dizer os pontos negativos do processo e também da mudança e adaptação.
Muita gente escreve adoidado nos blogs antes da mudança, e quando chega aí, na fase de adaptação, quando recebe vários nãos de empregadores, que sofre com o frio, com a lingua, que não aguente de saudade, simplesmente some, não escreve mais nada. Para quem está pesquisando, fica sempre aquela impressão de que tudo no Canadá é maravilhoso e perfeito, o que sabemos que não é, e aí pode ser frustrante para alguns quando chegam. Eu admiro a coragem daqueles que admitem que nem tudo é perfeito, que as vezes pode bater um arrependimento, ou que simplesmente não deu certo.
Para quem está embarcando nesta agora, é bom saber que o Canadá é bom, mas pode não ser a "Wonderland" que alguns procuram.
Abraços!!!!
Oi Mirella,
Estou indo para toronto dia 23 de agosto com meu marido e nosso tão esperado visto de RP... em 2008 moramos em Vancouver e podemos sentir um pouco da dificuldade de adaptação e de como é difícil começar denovo. Por outro lado tem uma lado maravilhoso que é o de aprender muita coisa, todo dia...O que todos tem que ter em mente é que nada é fácil... no nosso país não é porque seria no Canadá?
Aproveito tb para te perguntar se vc tem alguma indicação de basement/bachelor para que eu fique no primeiro mês pq não estou conseguindo nada!
Abraço a todos!
Rachel Lucia
Oi Mi,
aqui são os seus mais novos clientes. Bom na verdade é a Giu, eu vou ficar só esperando ela voltar.
Estamos adorando o seu blog e a Giu está pegando várias dicas para a viagem dela. Ela está muuuuuito ansiosa. Bom é a primeia vez que ela sai do Brasil.
Parabens pelo blog e pelas viagens que realizou (pontinha de inveja) Tudo é muito lindo.
Alias ano que vez estamos pensando em ir para a Escócia (nós dois desta vez), então por favor de uma passada lah antes da gente :lol:
Um bjo
Uia... que legal ver vocês por aqui :D
Fica tranquilo que vou cuidar dela direitinho ehehehe... estamos aguardando a escola mandar a homestay que ela vai ficar. Pedi para o pessoal caprichar e encontrar alguma coisa pertinho da escola, vamos cruzar os dedos!!!
Escócia?! Bem que eu queria ir ... o duro é que não temos nenhuma viagem longa em vista! Acho que eu é que vou pegar dicas com vocês :wink:
Bjs e Abs
Uia… que legal ver vocês por aqui :D
Fica tranquilo que vou cuidar dela direitinho ehehehe… estamos aguardando a escola mandar a homestay que ela vai ficar. Pedi para o pessoal caprichar e encontrar alguma coisa pertinho da escola, vamos cruzar os dedos!!!
Escócia?! Bem que eu queria ir … o duro é que não temos nenhuma viagem longa em vista! Acho que eu é que vou pegar dicas com vocês :wink:
Bjs e Abs
Bom.. sou eu o "leitor", e qria dizer q eh bom estar aqui quebrando o gelo e participando do Mikix...
quanto ao post.. Concordo com vc Mirella!
ao enviar o email eu esava ensando mais em um "desencargo de conciência", pois jah tinha uma ideia mais ou menos nesse mesmo sentido. Realmente acho que essa pessoa deveria estar extremamente possessa de raiva, e não sei se essa seria a melhor hora pra escrever um post, ainda mais com o título "Canadá em Foco". Além do mais, acho totalmente plausível que o Canadá busque pessoas com um maior poder aquisitivo, pois de que outra forma eles garantiriam que o imigrante não iria acabar ficando desempregado, com uma mão na frente e a outra atraz, se tornando mais um a precisar de auxílio do governo ateh pra comer?! acho tbm que ao sairmos do "aconchego do nosso lar" devemos ir preparados para TUDO de peito aberto... Devemos ir com a fé de que aconteça o melhor, mas tbm com a humildade de aceitar que o pior tbm pode acontecer! E acredito que antes de mais nada, o Canadá pracisa respeitar a populaão q jah está daí (nascidos aí ou não), pois se começarem a aceitar qualquer um que venha "com o bolso vazio e o coração cheio de esperanças" pode ser que a população jah canadense acabe sendo prejudicada, pois assim como teriam os sortudos que dariam certo, também teriam os azarados que acabariam por cair no "submundo" e ir acabando aos poucos com a segurança do país..
Bom.. essa pelomenos eh a minha opinião..
Oi Matheus, eu também fiquei feliz que vc saiu do anonimato :)
Reparou que coloquei seu nome lá no post? Tinha escrito como "leitor" pois sei que tem gente que não gosta de se identificar e eu respeito :)
Esse assunto é complicado de dar opinião pois tem muitos "se isso", "se aquilo" etc...
Vamos nos falando!!!!
abs
Mirellita querida, ano que vem estarei por aí na meia maratona, se Deus quiser. Iremos com um grupo. Mammys e minha outra sister estarão em Toronto na casa da Fabiola e o Cris agora em Julho!
Ano que vem a Amanda termina o colegial e vamos ver se em 2012 ela passa um tempo estudando por aí. Se for estudando e trabalhando melhor ainda. Esses são os projetos "canadesnses"... :mrgreen:
Oba!!!! Será que vamos nos encontrar de novo?! Mas dessa vez vocês tem que vir para um churrasquinho aqui em casa, né?!
Uma vergonha só sair para jantar e beleza ;)
O programa "study & work" é mais recomendado para pessoas mais velhas que pelo menos já tenham faculdade... é mais difícil para a meninada mais nova conseguir uma colocação. Mas ela pode tentar, não é mesmo?! Mas ela tem que tem no mínimo 18 aninhos...
Bjks
Que pesado esse blog " canada em foco"! 8O
:)
Ótimo post pra gente pensar. Parabéns.
E a vida segue...
Hoje, olhando alguns blogs de brasileiros morando no Canada, achei a seguinte frase:
"O Canadá não nos quer (imigrantes) ele nos tolera, o Canadá quer os nossos filhos, que vão estudar aqui, falar sem sotaque e ter filhos para povoar essa terra".
Isso me perturbou um pouco. Sempre pensei no Canada como um país multicultural, que realmente preza seus imigrantes, não só pelo fato de eles estarem aumentando a população e dando dinheiro ao país. Gostaria de saber sua opinião sobre isso. E qual a importância deles para o povo canadense?
Ah, meus parabéns pelo blog!
Tenho muitas outras perguntas e adorei esse Call Centre! Como participo? :mrgreen:
Uia... você quer me colocar na saia justa, hein?!
Essa frase que apresentou é um tanto quanto forte... mas de certa forma verdadeira, principalmente para regiões com menor indíce de imigrantes.
Porém, quando você chega e fica nos grandes centros, a realidade é diferente... pois tem imigrante por toda parte, fazendo tod tipo de serviço etc.
Eu acho que os canadenses aceitam muito bem os imigrantes, mas devo confessar que a integração não é tão grande entre eles e os imigrantes, entende? Ainda estou "pesquisando" o motivo disso acontecer, por enquanto tenho essas teorias:
1- Canadense não gosta de imigrante
2- Canadense já tem sua turma de amigos & família por perto e não tem necessidade de incluir mais gente nesse grupo.
3- Canadense é fechado e tem receio de se aproximar de imigrantes
4- Imigrantes não querem se integrar, pois é mais fácil encontrar amigos da mesma cultura
etc...
Mas eu te digo... é muito tranquilo ser imigrante no Canadá.
Bjs e pode ir mandando as perguntas... o call centre é aberto e as vezes vira post... tudo sem compromisso ;)
Oii Mi,
Nós não fomos para o Canadá por problemas de cancelamento de algumas atividades profissionais, nem tampouco somos ricos mas continuo incentivando meus filhos a irem mesmo por intercâmbio porque acho que é como falou a Rachel Lucia, com certeza todos os dias existem coisas novas pra se aprender...
Beijos
Olá Mi, gostei muito do post e da discussão. Fiz um link para uma seção que tenho lá no blog, ok?
Abraço para você!
Pati
Olha, confesso que ler tudo isso me deu um friozinho na barriga. :( Meu noivo e eu estamos nos preparando economicamente e psicologicamente para o programa “study & work”. Inclusive já até trocamos e-mails com a Mirella sobre o assunto e, muito provavelmente, ela será nossa anfitriã em terras canadenses. :D Como em quase todas as histórias que ando pescando em blogs pela internet afora, também não somos ricos. Estamos arduamente juntando dinheiro para isso e a possibilidade de um não é assustadora. 8O Mas, temos que estar preparados para isso. Mas, me surgiu uma dúvida: Mesmo para um programa de estudos o visto pode ser negado?
Ola Sâmia,
Tudo bem?
Lembro que já trocamos figurinhas por e-mail, né?!
O visto pode sim ser negado, mesmo se você já tiver feito sua inscrição e recebido sua carta de aceitação da escola. Mas se você tiver toda a documentação, tiver trabalho, renda e afins... é difícil de acontecer. Se você trabalhar com despachante pode inclusive ser mais fácil esse processo (não pelo fato do consulado ter preferência por despachantes), mas pelo fato deles (despachantes) poderem te ajudar com a documentação.
Infelizmente não temos como controlar os criterios do consuldado...
Mas fica tranquila... que vai dar tudo certo! ;)
Bjs
OI, Mirella. Tenho muitas dúvidas quanto à migração para o Canadá. Tenho muita vontade, mas pelo que li o país abre as portas para pessoas com até uma idade determinada. Exemplo no máximo 30 anos. Ou é mentira? Pois eu tenho 40 indo para 41 este ano, meu esposo 49 , somos graduados, pós graduados não temos mestrado, e estávamos pensando em tentar, mas o fator da idade nos amedrontou.O que você poderia me falar à respeito ?
Um grande abraço , Mirella
Oi Xará,
Até onde eu sei, somente a Australia tem limite de idade para imigração, e é de 45 anos. O Canadá não tem essa restrição.
Não fique ouvindo rumores, vá direto na fonte para ter as respostas corretas: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp
Abs