Nem acredito que já vai fazer dois anos que nos mudamos para a Flórida, o tempo realmente passa muito rápido e quando nos damos conta, já fazemos parte do contexto e da rotina do lugar que nos acerca. Se vou ficar aqui pra sempre, com certeza não… mas é o que tem pra hoje (risos).
Confesso que minha vida na Flórida foi cheia de altos e baixos, uma mistura de sentimentos e adaptacão. Sabe aquela sensação que se tem de gostar, mas não pertencer a um lugar? Pois é …. me sinto exatamente dessa maneira.
Apesar da gente ter vindo morar em Boynton Beach por livre e espontânea vontade. Eu posso dizer com todas as letras, que de todos os lugares que já moramos, sem dúvida a Flórida foi o pior lugar que já moramos, tenho convicção que desci de nível (risos), dei um downgrade. Mas fiquem tranquilos, não me arrependo dessa decisão 🙂
Eu sei que pra você que mora no Brasil, deve ser meio controverso ler esse comentário, mas quando comparo a Flórida com Toronto (Canadá), Brisbane (Austrália,) ou mesmo Amsterdã (que morei super pouco), eu sinto que perdi mais do que ganhei em questão de sociedade, benefícios sociais, cultura, entre outras coisas…
É complicado pensar nisso, mas não sou sozinha, a maioria dos brasileiros-canadenses que conheço, e que hoje residem aqui na Flórida, concordam com nosso pensamento.
No primeiro ano aqui na Flórida, eu ficava com raiva quando as pessoas diziam: “Nossa Mi… agora sim, você está bem, né? Morando no paraíso!“. Como se depois de ter vivido e trabalhado no Canadá e Australia, eu finalmente tivesse atingido o ápice da minha vida expatriada na Flórida… ai gente… era complicado! Eu queria esguelar de raiva e da falta de conhecimento de mundo das pessoas que me falavam essa besteira (risos).
Essa paranóia e obceção que os brasileiros pela Flórida, é meio sem noção… mas hoje, estou super tranquila com isso, pois consegui entender o motivo dessa idolatria, pois talvez, se eu nunca tivesse morado fora do Brasil, eu acharia a mesma coisa… pois a Flórida, oferece um “Brasil” sem a cultura da violência urbana e da cultura do medo que convivemos no dia a dia da terrinha. Então, já fiz as pazes com isso também, podem falar que moro no paraíso, que até vou concordar (argh!).
Mas tem muitas coisa boa por aqui, conheci pessoas muito bacanas, o clima é sempre quentinho (do jeito que eu gosto), mais gente vem nos visitar e a proximidade do Brasil é maravilhoso! Só esse ano, já fui duas vezes visitar minha mãe e estou indo no natal e ano novo de novo! Uhuuu …
A pior coisa de viver aqui nos Estados Unidos é a cultura individualista, materialista e armamentista… isso eu não vou conseguir me acostumar nunquinha. (PS: para evitar generalização, claro que tem muitos americanos que não se enquadram nessa cultura e são aversos a ela, mas o país de maneira geral se faz assim, infelizmente!)
Ando precisando de inspiração para escrever mais sobre a Flórida e do nosso dia a dia por aqui … pelo menos até o sonho “snow bird” virar realidade! Se tiverem ideias ou perguntas, manda aí na caixa de comentários 🙂
13 Comentários
Mi, imagino o downgrade cultural, social etc, pelo menos é quentinho - rsrsrs
Daqui a pouco vcs "pousam" em outra freguesia :)
Bjokas
Já pousamos amiga... vai lá ver o post que acabei de publicar!!!
Agora vamos viver entre Toronto e Florida... perfeito!
bjão
Olá Mirella! Estou lendo vários dos seus posts e entrei no seu blog por um post sobre o Canadá, enquanto vocês estavam lá ainda. Vi que o país é sua paixão, né? Vcs pretendem retornam pro Canadá?
Entre EUA, Canadá e Austrália, qual você mais gostou e diz um resumo do por quê? (Acho que já sei a resposta.)
Bjs.
Nossa, te entendo muito!!! Eu morei na Dinamarca por 2 anos e lá eu pude conhecer o que é um país de primeiro mundo, com benefícios sociais e toda uma estrutura para tornar a vida do morador o melhor possível. E aí a Dinamarca passou a ser para mim uma referência de desenvolvimento, de como um país deve ser. Depois voltei pro Brasil e quando me casei os Estados Unidos passou a ser meu novo lar. Todo mundo passou a olhar pra mim como se eu estivesse agora vivendo o sonho dourado. E apesar de não morar na Florida - moro em Houston/Texas - conheço Miami porque meus sogros moram lá. E sim, as praias são lindas e etc, mas a impressão que eu tenho é que estou em um Brasil que melhorou um pouco e confesso que prefiro Houston. Todos os dias aprendo um pouco sobre esse novo país, e têm inúmeras coisas que gosto aqui e que talvez até prefira, mas a Florida, que é excelente para passear e curtir as férias, está longe de ser um paraíso na minha opinião.
Oi Stephanie,
É complicado mesmo quando a gente já viveu em países que saber o que significa benefícios sociais, né?
Essa é uma das coisas que mais sinto pelos Estados Unidos, acho o povo tão individualista, que seria impossível pensar em ter algo como o Canadá ou os países nórdicos oferecem a seus cidadãos.
Não posso reclamar da minha vida na Florida, pois ela é muito boa, mas falata muito coisa quando a comparo com o Canadá, por isso que agora resolvi que vou viver nos dois lugares :)
Sabe que quase fui pra Houston quando estava decidindo onde morar aqui nos EUA? :)
Abs e obrigada pelo comentário.
Pois e' Mirella, exatamente por todos os motivos citados eu e minha esposa resolvemos voltar pro Canada, chegamos mês passado. Pena que não deu pra conhecer vocês pessoalmente. A única coisa que eu acrescentaria e' que não acho que Florida e' exatamente um Brasil sem violência. Pelo meus 3 anos de EUA percebi que os Brasileiros são muito mais preocupados com o outro do que os Floridians, muito mais amigos e calorosos. Acho que mesmo vindo do Brasil voce perde coisas e ganha outras na Florida. Agora quando compara com Canada ai e' outro game, outra divisão, outro planeta... Acho muito bobo quando as pessoas comentam, "ah mas o Canada e' muito frio ne' ". Sim, e o Rio e' muito quente, e dai? Quase todo o resto e' muito melhor que boa parte do planeta. Compre um bom casaco e seja feliz! :)
Oi João Paulo,
Estamos comprando um apê em Toronto para viver metade em cada lugar (risos).
Vamos ver se no ano que vêm a gente se conhece em Toronto, estou vendo as fotos de vocês perambulando por TO e adorando.
Mas o Canadá é frio, hein? kkkkk
Abs
Mi, estamos em Miami e voltamos para Chicago amanha. Demos uma Volta por South Miami Beach e o que vimos nao nos impressionou muito, pelo contrário, voltamos para o hotel rapidinho.
Nos ainda achamos a Lake Shore Drive muito mais bonita que a Ocean Drive. Fiquei decepcionada.
Mas queremos voltar para conhecer a Florida Keys, acho que vale a pena.
Bjs
Jana,
A próxima vez vocês deveriam vir para ficar em casa... eu te apresento um pouquinho da South Florida e depois você vai para Keys ;)
bjão
Que delícia de post Mi! E como passou rápido, hein?!
Meta de 2016, te visitar na Flórida antes que vcs zarpem daí. rs
Beijos,
Ai Marizinha... estou tão chateada de não ter te respondido a tempo, para vc vir pra cá em Janeiro.
Mas não faltarão oportunidades... quero muito te receber aqui na minha casinha!!!bjos
Super te entendo, Mi...
Acho que o seu raciocínio faz todo o sentido! A primeira vez que tive a chance de ir para a America do Norte eu passei uns dias na Florida... E claro, adorei!! É bem o que vc disse, um Brasil "melhorado".., Então se for comparar com aqui, é ótimo mesmo...
Mas depois tive a chance de conhecer outras cidades americanas (de Seattle a Indianápolis, passando por Minneapolis e Pittsburgh, a parte da Nova Inglaterra e muitas outras) e principalmente tive a chance de conhecer o Canadá... A parte leste com toda aquela cultura diversificada (Toronto, a linda Ottawa, Montreal e Quebec com o pézinho na França!) e esse ano fui pra parte oeste (Vancouver e as montanhas rochosas... preciso falar alguma coisa?) e só consigo chegar a uma conclusão (que é o que eu tento dizer pras pessoas que só focam em ir pra Orlando e Miami): tem taaaaaaaaaaaanto lugar mais incrível por aí... Aff... Tanta beleza e tanta cultura... e infraestrutura... A Florida é só a pontinha do iceberg!!!
A parte indiscutivelmente boa é claro é que aí é o lugar mais próximo daqui... E fico feliz que você esteja conseguindo voltar pra cá com mais frequência pra ficar com a sua família!!
:)
Beijos!
Marcela ... daqui a pouco pego essas suas palavras e escrevo um post, pois é exatamente isso que sinto e acho que quando as pessoas conseguem ver além do Mickey e das compras, a Florida é apenas a pontinha do iceberg... perfeito!!!
Bjão e obrigada por continuar nos acompanhando por aqui.