Ontem acabei de ler o livro “Princesa Sultana – sua vida, sua luta” de Jean P. Sasson. Sultana eh uma personagem real… princesa saudita… e inconformada com o destino das mulheres muculmanas/arabes e das injusticas sofridas por elas em seu pais.
Esse eh o terceiro livro da trilogia… uma auto-biografia sufocada, mas ao mesmo tempo um alerta para o mundo… apesar de alguns momentos eu ficar enojada e com muita raiva das coisas que acontecem em uma sociedade nao-democratica e machista, eu tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da historia da Arabia Saudita.
Esse livro me marcou, assim, como o livro “As Boas Mulheres da China“, pois a questao do genero na sociedade, sempre foi algo que me chamou atencao… na universidade estudei sobre a questao do genero, trabalho e a dupla jornada feminina, hoje penso que deveria ter me aprofundado mais no assunto, pois gosto muito.
Nao me confundam com feminista ou coisa do tipo… acredito na igualdade social e politica, porem, ainda acredito, que homens e mulheres nunca poderao ser totalmente iguais, pois nos nao somos fisicamente semelhantes, algumas profissoes devem se limitar aos homens, enquanto outras as mulheres… eh questao fisiologica.
Acredito que as mulheres, devem lutar pela igualdade, sim… porém sem perder a feminilidade… as mulheres nao precisam se transformar em homens para se sobresair ou conseguir seu espaco… o mundo, precisa aprender a unir forcas, soh assim, teremos sempre o melhor dos dois mundos (masculino e feminino) juntos…
Hoje filosofei, né? Fui…. 💡
15 Comentários
Não te conheço (exceto o que leio aqui), mas também li o livro e estava procurando mais informações sobre ele e caí no seu blog, que achei super legal! E concordo com você nosso objetivo não é rivalizar ou tomar o posto de dominação, só convivermos juntos.
Tudo de bom pra você!!!
Oi Mirella,
Obrigada mesmo pelos elogios ao meu baixinho. Ele é muito fofo mesmo. muito legal esta idéia dos livros.
Vc tem tanta idéia educativa e inteligente, vc tá de parabéns.
Bejim Vivi
.::•::. Mirella ... depois de trilhar os caminhos do Vale da Eternidade de Taliesin, enveredei por este caminho que me trouxe além-mar, e do qual tecerei os mais rasgados elogios, digo eu que sou pirata. .::•::.
No teu post de hoje noto que filosofaste e muito bem, pois estou totalmente de acordo com o que acabo de ler.
Assim, é com muito gosto que te convido a vires ver a 'Arte' exposta no meu território.
Beijocas e inté.
Oi Mirella, pelo que vc falou sobre o livro deve ser mesmo muito interessante.Valeu a dica!"A união faz a força". Beijos, Lidu
Noossaaa... filósofa Mirella!!
Enquanto isso eu fico com os meus livros "passatempo"... ;o)
Bjo
Eu vou dizer uma coisa, tinha muito tempo que não vinha aqui!
O blog está novinho e lindooo! Adorei!
Adorei tambem o questionário :-)
E o encontro de vcs deve ter sido o maximo! Porque que aqwui em Portugal não temos isso???
Beijocas!
Filosofou 'legal' agora... mas gostei pois tb sou do seu time. Igualdade, fraternidade ... lembra? Pois é. Chega da mulherada ralar e sempre ficar por baixo em tudo!
Meu 'dutchje'me conquistou exatamente por ser o oposto desses 'macho man'e aqui em casa: lugar de mulher é vendo TV e o maridon fazendo o jantar! hahaha
Nada de preconceitos, é que a comida dele é melhor que a minha. No dia dos pais já disse que 'farei o jantar' e os meninos foram unânimes: Mac Donalds! Imagina, tb não sou tão ruim assim de fogão ... hehehe Boa semana!
Oi Mi, vim te visitar, fazia um tempao que eu nao entrava no seu Blog. Nem li muita coisa, porque to tentando escrever no meu Blog e nao consigo nao da tempo nunca, mas nossa, seu Blog esta 10, muito legal, a foto das tulipas eh linda. A gente se fala.
Beijocas e se cuida.
Ana
Oi Mirella; isso mesmo, filosofou e arrazou. Vc usou um termo que eu gostei muito "unir forças". Valu pela dica do livro. bjs,
Oi Mi!
eu acreditava na diferença fisiológica entre homem e mulher até conhecer uma ajudante de pedreiro que trabalhava numa obra perto da casa da minha mãe! e olha que ela dava de 10 a 0 em muito marmanjo, hohoho!
Bom, mas para com esses papos cabeça vai, hehehe!!!!
bjs
Menina eu li o primeiro livro e sou doida por esses, preciso ir num Sebo que tem em Pinheiros que vende livros mais novos :D
Eu vou procurar esse livro por aqui. Tomara que ache, ne!? Eu adoro ler sobre tudo que seja diferente do que eu passo, da minha cultura. Nao e a toa que estudava Relacoes Internacionais :) Beijos
E filosofou bonito... A divisão machista ou feminista espero que esteja com os dias contados. A união, como vc bem disse, é o melhor remédio, com certeza... bjoks
Filosofou e arrasou!!!
Eu tbm acho que essa lance de igualdade era muito bonito no passado e no sonho, mas na real sonhos diferentes doa homens e acho bom ser diferente deles mesmo...Acredito que existem trabalhos que só homens fazem, mas existem outros que mulheres fazem bem melhor, com mais delicadeza e paciência...Devemos lugar pelo nosso espaço, não pra ser iguais a eles...Esse livro me interesou, vou procurar aqui :)
Olha, li os posts abaixo e vi que vc respondeu o questionário, eu tbm adoro Luis Miguel :) Minhas roupas tbm não são de marcas famosas, compro o que meu bolso suporta pagar, amo jeans e blusas básicas :)
Esse sopão foi tudo hein!!! Que galera boa amiga!!! Imagino a festança :)
Um bjão no coração amiga
Filosofou, mas eu perdoo:)
(brincadeira, concordo com vc)
Pois eh, menina, eu sabia que eles eram de Berkeley, alias, ainda moram lah! Ateh pensei em ficar te perturbando, pra te convencer a fazer vigilia na casa do Billie Joe pra mim, ahahahhaha, mas aih achei que vc nao ia gostar... ohohohoho
O show vai ser em Detroit, amiga. Mas eles vao pra Ottawa tbm (as "vendas secretas" jah comecaram pra Ottawa tbm)
Beijo!
Comments are closed.