Malta “caiu” nas mãos do mundo Árabe em 827, quando o Império Islâmico estava em plena expansão (dominando da Espanha e India)… Além de introduzir ao país a arte da irrigação e cultivação de frutas cítricas e algodão… O árabe tem fortíssima influencia na língua local.
Somente em 1090 Malta retornou ao domínio Europeu, quando Conde Roger fez um ataque surpresa e expulsou os Árabes do país… e durante 400 anos Malta e Sicília ficaram linkadas historicamente…
Chega de blá blá blá…
Vamos falar agora dos Cavaleiros de São João… aqueles das cruzadas…aqueles que eram os “protetores” dos pelegrinos que iam a Jerusalém… aqueles que perteciam as famílias mais influentes da Europa… aqueles que se matessem “infidéis” muçulmanos seriam condecorados com virgens quando chegassem ao céu (parece que já ouvi essa história em algum lugar!? eheheh)… Hoje a Ordem de Malta continua a existir e funciona mais ou menos como um Rotary.
Em 1530, após se rederem diante do poderoso Sultão Suleiman e seus soldado em Rodes, se instalaram em Malta na cidade de “Birgu” (hoje Vittoriosa, minha cidade favorita)… Rei Carlos V, com o apoio do Papa Clemente VII, cederam a ilha aos Cavaleiros, desde que esses não participassem de nenhuma batalha entre reinos cristãos…
Co-Catedral de São João (Valetta), por fora você não dá nada… mas entra lá dentro que você vai ver…. uau!!!! (deixem o salto alto em casa, do contrário… você fica pra fora eheheheh!)
Em 1565, os Cavaleiros defenderam a ilha contra os Turcos na Batalha denominada “A Grande Siege”… e participaram de outras lutas contra os Turcos até a destruição final do Império Otomano.
200 anos mais tarde, com a invasão de Napoleão… A Ordem de São João foi obrigada a deixar Malta e nunca mais retornou, embora eles ainda tenham uma espécie de embaixada na cidade de Valleta…
Nessa foto, nós estamos em Valletta… mas a vista é de Vittoriosa
Em 1814, Malta tornou-se colônia Britânica (daí veio o lance deles falarem inglês) e somente em 1964 o país finalmente ganhou independência… Imagine que esta foi a primeira vez, desde a pré-história, que Malta foi realmente governada por Malteses…
Tem tantos outros detalhes que eu gostaria de dividir com vocês…mas fica para depois… Agora deixo aqui é um video que fizemos lá em Vittoriosa…
Fort São Angelo (local que em que estava quando eu fiz o vídeo acima)
E para terminar uma dica de viagem…. muuuuuuuuuito importante.
Estão vendo a foto aí do lado??? Pois é… nós pedimos para uma pessoa tirar foto da gente… eu sei que eu e o Kiko formamos uma casal belíssimo… mas fala sério… tem cabimento alguém tirar uma foto dessa, com Vittoriosa intereinha atrás da gente????? Cade a paisagem??????
Quando eu vi a foto… juro que eu queria rir, mas como sou educadinha… agradeci!!! Mas até hoje fiquei inconformada….
Resumindo, quando alguém te pedir para tira uma foto… lembrem-se da paisagem…
Malta é linda!!!! O próximo e último post sobre Malta será sobre a ilha de Gozo… e depois conto sobre a Tunisia…
12 Comentários
Muito lindas as fotos,
só um detalhe: sou professor de História, e quem prometia virgens na outra vida aos guerreiros eram os maometanos, e não os cristãos.
Oi Luis, Tudo bem?
Obrigada pelo comentário.
Então, eu não me lembro onde li que os cavaleiros das cruzadas tinham os mesmo "benefícios" que hoje os muçulmanos radicais apelam para si. E essa história das virgens é uma delas...
Vou pesquisar direitinho e te mando a fonte e depois a gente vê se ela é fidedigna ou não... se não, eu retiro o que escrevi para não ter bobagens escrita no blog, né?!
Abs e até!
Seu blog tá muito show!! parabéns!!!! eu já me frustrei muito com foto tirada pelos outros também :( aqui na Austrália tem muita gente de Malta, a língua soa tão diferente. bjos.
muito bom o relato da viagem.
a foto mesmo sem a paisagem ficou linda :)
abs
Ai que vontade que dá! ") Adorei o videozinho...
Ai, que delícia que é "viajar" aqui com vcs no seu blog, Mirella!!! Adorei. Minha netinha Helena nasce agora, daqui a uns 15 dias. Ontem senti que a "conheci" pela primeira vez, imagina a emoção????, no DVD do ultrassom 3D, sen-sa-cio-nal!
esta tao pertindo, quem sabe por sua influencia eu nao de uma passadinha por la.
bjs
Nossa, Mirella. é um lugar mais lindo que o outro. Acho Malta um dos lugares mais bonitos do mundo!
ABs
Como sempre, fascinante!!
bjinhos
Às vezes assisto o noticiário maltês na TV daqui. Sempre me fascinou ouvir a língua deles me parecendo uma mistura de línguas e sotaques de tantos lugares. Seus posts explicarão o porquê. Biejocas.
Deixou todo mundo com água na boca de vontade de conhecer Malta...
Che bella!!!
Tem razão...esse fotografo deve adorar grades!!! kkk...
Bjs
Linda a historia por tras da viagem... me fez ter ainda mais vontade de ir a Malta..
Vcs estao otimos na foto... rsss..
Bjs!!!
Nossa muito legal esta história :D
Gostei de Malta mesmo que seja por fotos!!
Afe por isso que só ando tirando auto foto hehehe Vcs são lindos, mas de corpo inteiro?! Ihhh hehehehe