Malta já estava na minha listinha de lugares para conhecer há alguns anos, mas nunca esteve em primeiro plano, pois ao se pensar em Europa, existem tantas outras opções, que a gente sempre fica sem saber pra onde ir… Mal sabia que deveria tê-la colocado na listinha do “Must see” muito antes…
Enfim, vamos a um breve overview dessa pequena ilha no meio do Mediterrâneo, localizada entre a Tunisia e Italia… e exatamente devido aos nossos planos de viagem para esses dois países, foi que resolvemos inclui-la no nosso roteiro!!! E acertamos em cheio, pois acho que foi o lugar que mais gostei!!!
As 5 ilhas que compõem o país são: Malta, Gozo, Comino e as desertas Cominotto e Filfla… Nosso passeio se concentrou entre as duas primeiras ilhas (as maiores e principias), e mesmo assim faltou coisa para ver … Olha o mapa do país abaixo:
Malta se tornou membro da Comunidade Européia em Maio de 2004 e em 2008 abdicou de sua moeda local (Lira Maltesa) para adotar o Euro. Controvérsias sobre essa decisão tomaram conta do local, tanto é que o governo criou esse website para esclarecer algumas dúvidas naquela época.
Os Malteses falam inglês (thank god!) e maltês (uma mistura de Italiano com Árabe… muito interessante!). O lance deles terem o inglês como língua oficial, ajuda bastante a economia local que é baseada principalmente em turismo e Tecnologia da Informação… Aliás, o turismo de intercâmbio de estudantes está crescendo a cada dia!
Muitos europeus pensam em Malta como refúgio de verão, mas eu acho que ela deve ser aproveitada pela sua rica história que começou mais ou menos 1000 anos antes das pirâmides do Egito, isso mesmo, lá na fase Neolítica (podem ficar de queixo caído, eu também fiquei!…). Malta é “dona” das construções de pedras mais antigas do mundo… é muito interessante!!!
Nós visitamos duas das atrações “pré-históricas do país, se é que posso chamar assim. O Hypogeum é uma necróple construída em arquitetura negativa (do solo pra baixo) – a visita a esse local e guiada e dura cerca de 1 hora e é ESSENCIAL fazer reserva com (vários dias de) antecedência, e eu recomendo a visita se você falar inglês! Outro lugar que visitamos foram os Templos de Hagar Qim & Mnajdra, vejam o vídeo:
Uma coisa bem legal de Malta é que dá para ir para todos os lugares usando transporte público (nós passeamos de onibus um montão…) e se alguém decidir por pegar taxi, lembrem-se de negociar o preço antes da corrida, do contrário… se preparem para serem explorados (risos…).
Como nós ficamos em Valetta (principal cidade de Malta) e a estação central de onibus é lá… tudo foi tranquilo! Sem contar que os ônibus de lá são muito únicos em aparência (parece os onibus escolares do Canada) e os motoristas não são muito educadinhos… mas se eu e o Kikão sobrevivemos… todo mundo sobrevive!
Aguardem que o melhor ainda esta por vir 🙂
Todos os posts de Malta aqui no Mikix:
Malta I (Overview + Pre-Historia)
Malta II (Marsaxlokk & Mdina)
Malta III (Cavaleiros da Ordem de São João)
Malta IV (Ilha de Gozo)
26 Comentários
É um dos destinos de eleição do marido, mas acabamos por optar por outro destino nesse verão, mais por minha causa, ele ficou meio tristinho, mas pronto, no próximo vamos para lá de certeza, ainda mais depois de ler esse post!
Bjinhos
Malta e show . Diversão garantida !
Sabia que um bilhete de volta ao mundo é mais barato que ficar indo e vindo por ai ;-)
Amiga antes de vc falar de Malta, pouca coisa eu sabia, nem sabia onde ficava ;)
Gostei demais do video :)
Bjokas
Nem imaginava que essas ilhas fossem assim, imaginava muita pedra! Não me pergunte porque! :wink: Beijus
Estive em Malta em 2003 e só posso dizer duas palavrinhas: Muito Lindo!!!
Miiiiiiiii, obrigada pelo post! Malta é um dos meus sonhos de consumo!!!! Foi muito legal saber mais sobre a região através das suas palavras.
Bjks
depois de um longo e tenebroso recesso blogueano, estou de volta e já vendo suas novas histórias. Fantástica por sinal!!
bjocas, Mi
Oi Mi, minha chara'!!!
Dei uma passadinha no teu site e li algmas coisas.
Eu moro na Suica , em Lugano.
Vim para ca com o passaporte Italiano, pois sou filha de italianos, conheci um pakistano, tambem cidadao Italiano e que apenas nestes dias pegou a cidadania Suica.
Fiquei um pouco assim pensativa...pois nos gostariamos muito de sair daqui e conhecer coisas novas.Alguma coisa da lingua inglesa nos sabemos...(estou pensando seriamente em provar o Canada)
Tenho 48 anos e uma filha que esta' no Brasil e que casou a um ano atras.
Ela e o marido nao querem sair do Brasil, mas estao bem por la' como trabalho e vida .
Cheguei de Sao Paulo e posso dizer que a cidade melhorou muito em 11 anos , mas ...a violencia...NO COMMENT...
O meu medo e que posso acontecer alguma coisa de ruim a minha familia.
Bom , desabafei um pouco, mas so' queria desejar a voces muita sorte, e bola pra frente...voce e o maridao parecem ser muitos simpaticos....
Tchau....
Bom, sou brasileira, li o blog Mikix e gostei do que vi.
E depois, lendo os comentários sobre o blog, vi uma pessoa que tb se chama Mirella e mora em Lugano, na Suíça, comentário número 8... Ela relata algumas coisas, tem cidadania italiana e mora exatamente no lugar que estou precisando de algumas informações... Lugano.
Bom, se não for pedir muito, será que seria possível ter acesso ao seu e-mail ou, de alguma forma, pedir que ela entre em contato comigo?
Ficarei grata.
Saudações ecológicas.
Lou Bertoni
No recado anterior, não dei meu e-mail de contato.
Preciso de algumas informaçôes sobre Lugano, na Suíça e não conheço ninguém que more lá ou saiba o que necessito saber.
Mais uma vez, agradeço se alguém puder ajudar.
lou.bertoni@gmail.com
Malta parece ser mesmo um lugar muito pitoresco, mas da a impressão de que o verão por lá dura o ano todo e sinceramente, calor não é comigo.
Aproveito esta oportunidade para saciar minha curiosidade ao ver a foto do estrâmbótico ônibus que circula pela ilha: Em Malta tambêm é necessário fazer sinal para o ônibus nos pontos ou eles tem pontos de parada especificos?
Desde já agradeço pela atenção...
Abraço á todos os leitores
Mirella: Oi Paulo, nós fomos em Malta em Dezembro e não estava quente... estava uma delícia de passear e conhecer os lugares e como era época de chuvas, acabamos vendo uma Malta colorida e verde, coisa que não acontece no verão que é muito seco.
Quanto as paradas de ´ônibus, sim, existe pontos de ônibus e assim como no Brasil, é necessário abanar o braço para eles pararem.
Algo que tem que se ficar esperto... é com os taxistas... eles são malandros, tem que negociar o preço antes... coisa da mistura de cultura latina e arabe :)
[]s
Srs.,
Bom dia.
Gostaria de fazer contato com a pessoa que deixou o comentário de número 8 . Ela mora na cidade de Lugano, cidade que pretendo estar morando no ano que vem.
Seria possível voc~es cederem o email dela ?
Grato pela atenção dispensada.
Rogério Loyola.
OI Rogerio,
Vc não é a primeira pessoa que me pede o contato da Mirella que mora em Lucano. Infelizmente o e-mail que ela me passou esta desatualizado.
Nesse meio tempo, tem o blog de um brasileiro que mora lá: http://www.rodandopelomundo.com/
Boa sorte!
Olá Mirella,
Muito me encanta a Ilha de Malta e ao entrar no seu blog fiquei ainda mais animada.
Moro no Brasil faço faculdade em SP, porém sinto a necessidade de dar um up no meu inglês, mas por tentar sempre buscar algo novo e não ir ao mesmo lugares que todos vão eu pensei em fazer isso na Ilha de Malta.
Mas tenho algumas dúvidas, com relação ao preço de passagens, custo de vida, se tem como visitar outros países e se isto sai muito caro.
Minha idéia é ficar somente um mês em julho, mesmo porque tenho que dar continuidade na minha faculdade, fui para o penúltimo ano.
Enfim, se você puder me escrever para me orientar um pouco mais eu agradeço imensamente hehehehe.
Desde já obrigada pela ateção.
Talita
Oi Talita,
Fiquei somente alguns dias na ilha de Malta para te dar uma informacao realista,entao vou te dar uma opiniao minha, ok?!
A ilha eh muuuuuuuuito legal para passar ferias, porem, eu nao faria um curso de ingles por lah, primeiro porque embora seja a primeira lingua juntamente com o Maltes, os locais preferem usar o Maltes. Embora Julho seja alta temporada e consequentemente mais cara, eu acho o lugar muito parado, sabe? Nao tem muita vida noturna e coisa e tal...
Quanto as viagens, com certeza vc consegue viajar... mas se estivesse em Londres por exemplo, acho que conseguiria mais opcoes e menor custo.
Mas vem ca, se vc vai somente passar um mes, porque nao opta pelo Canada? Eh mais barato... sei lah...
bjks
Olá!
Adorei o comentário sobre Malta. Eu encontrei o Blog pesquisando sobre construções pré-históricas para um trabalho da faculdade (faço arquitetura e urbanismo).
Gostaria de saber se tem como me enviarem fotos de construções como o Hypogeum ou do Tempo de Hagar Quim para inserir no trabalho... já que vocês visitaram o local e provavelmente devem ter fotos mais legais do que se encontra pela internet (são sempre as mesmas fotos!!)
O meu e-mail é andressapf@hotmail.com.
Obrigada!!
Oi Andressa,
Mandei 9 fotos para você dos templos de Hagar Quim, o Hypogeum não pode ser fotografado por turistas somente visitado.
Ah... se decidir usar qualquer uma das fotos que te mandei, por favor coloque me nome ou referencia ao site: mikix.com
Qualquer coisa me escreva.
Abs,
mirella
Olá Mirella tudo bem? Lí o seu recadinho que passou pra Talita!!! Sobre a pergunta dela de estudar inglês em Malta,e você deu uma resposta nada agradável, pois minha filha é brasileira e foi pra Malta estudar inglês.E já está falando muitíssimo bem, pra quem saiu daqui do Brasil sem falar nada. As escolas são ótimas e muito mais barato que em outros países, o Canadá por exemplo o curso de inglês é o mais caro.Ela fez uma pesquisa antes de viajar. tinha ido primeiro pra Irlanda e agora está em Malta e ela está adorando. Então nada a ver o que disse pra Talita que as escola não são boas. Um Abraço
====
Ana says: November 16 2011 at 4.26 pm Li seu recadinho para a Talita: Que ela perguntava que gostaria de fazer o curso de inglês em Malta.E você respondeu que esteve por lá muito pouco, e aconselhou ela a não fazer o curso lá, alegando não ser bom. Não é verdade Mirella!! As escolas são ótimas.Pois tenho minha filha que é brasileira e saiu daqui sem falar nada, nem mesmo o básico e hoje fala corretamente.Os professores são muito bons e calmos aliás o professor dela é Irlandês. Ela estava na Irlanda e hoje em Malta que é muito mais barato que em outros paises. Inclusive o Canadá que é muito mais caro.Está adorando o curso em Malta…Abraços
Ola Ana,
Exatamente... dei a ela minha opininão pessoal, que depois de ter passado por Malta por alguns dias e ADORADO!
Sua filha também esta em Malta por apenas 4 semanas como seria o caso da Talitha? Eu continuo acreditando que ir estudar em Malta por somente 4 semanas não vale a pena., a não ser que exista problema com vistos para o EUA e CAnada por exemplo (entendo que a Inglaterra é uma opcão bem cara e a Irlanda mais tranquila)... dessa forma, para somente 4 semanas, o custo no final pode se tornar mais caro que em outros países.
Mas de novo... não sou especialista em Malta... mas gostaria que considerasse o caso de 4 semanas vesus alguns meses (como deve ser o caso da sua filha).
Quanto as escolas, eu não disse que achava que as escolas fossem ruim, especialmente porque boas escolas geralmente são franquias e podem ser encontradas em vários países... professores qualificados também esta intrinsicamente relacionado as escolas... mas isso não quer dizer que nas escolas mais básicas você não encontra excelentes professores, é meio roleta russa :)
Enfim... agradeço o comentário e espero que sua filha curta cada minuto do intercâmbio dela, pois é uma experiência única e imperdível!!!!
Sucesso pra ela... e vá visita-la ;)
Bjos,
Mi
Oi, Mirella. Sou lá do RBBV tb e qdo fui colocar meus posts lá no site, vi que tinha posts seus sobre Malta e vim conferir. hehehehe Bacana seus posts. É legal, ver Malta pelo olhar de outros blogueiros tb. =)
Quando cheguei os ônibus ainda eram esses antigos, que eu achava um charme. Mas desde julho/2011, eles trocaram todos e a Arriva tb está operando por lá com uma frota moderna, mais confortável e com ar condicionado, que era mais que necessário no verão de 40 graus. Porém, os motoristas continuam os mesmos. =(
Eu morei 5 meses lá, então tenho uma visão bem diferente da sua sobre estudar inglês e se divertir em Malta. Atualmente, aquela ilha não tem nada de pacata, só aparenta ser. Pois a noite, ela ferve de segunda a segunda. É até um problema para os estudantes. hehehehe
Abs.,
Caroline
Oi Carol,
Pois é.... sempre curti o nome do seu blog "Bora Pra Malta" eheheh...
Então, eu fui pra Malta em 2006 e acredito que ela tenha mudado um pouco desde a sua chegado. Pode ser também que o inverno, tenha deixado as pessoas mais dentro de casa, mas lembro de ser tudo bem pacato por lá.
Mas, tendo Brisbane, cidade que estou morando atualmente, como exemplo... ela é uma outra cidade, quando comparada com a que eu vi pela primeira vez em 2006... é incrivel como os anos vão transformando um lugar. Sei que Malta, com o advento do Euro, estava se abrindo.
:)
bjos e obrigada pela visita!!!! Adorei :)
hehehehehehe Obrigada! Concordo contigo, os lugares mudam mto e rapidamente. Mas tb pode ser pq vc ficou hospedada em Valletta. Lá, apesar de ser a capital, é bem pacata mesmo, até hoje. O negócio pega mesmo é em Paceville. hehehehe Mas você me levantou uma dúvida, desde quando existe Paceville? vou pesquisar e fazer um post sobre isso. ;)
E vc mora em Brisbane, que delícia! Pensei em muito em ir praí. Quem sabe no futuro. ;)
bjo
Carol
Oi Caroline,
Acho que agora me lembro desse nome Paceville, era do outro lado da baia... Valleta era mesmo paradinha, mas como eu nnao sou da noite, não me importei muito eheheh... Conversando aqui com você, esta me batendo uma saudades de Malta, acho que estea na hora de voltar :)
Quanto a Brisbane, espero que um dia você venha mesmo pra cá e quem sabe a gente se encontra!!!
bjos
Isso é que é dar vida ao blog! Olha eu desenterrando post de séculos atrás... hahahaha.
Malta é meu segundo país preferido (o primeiro ainda é a Islândia)! Tudo muito lindo, limpo, barato, pessoas simpáticas, etc. Só não acredito que você não foi a Comino! Tão, mas tãããooo lindo tudo lá. Bom que serve de motivo pra voltar, né? :p
Oi Luiza,
Você desenterrou mesmo... aliás, nem lembro mais o que estava escrito nesse post (risos).
Eu tb amei Malta... muito linda mesmo e quero voltar!!! E da proxima vez prometo não perder o Comino ;)
bjos
[...] continuação desse post: Malta (1) - Overview + Pré-história [...]
[...] continuação desse post: Malta (1) - Overview + Pré-história [...]
[...] continuação desse post: Malta (2) - Marsaxlokk & Mdina [...]