Vou compartilhar aqui com vocês um poema que recebi por email e achei genial. O email está apontando Martha Medeiros como autora, então fica os créditos a ela, e se alguém tiver um link para eu acrescentar, por favor, me mande, assim já coloco aqui.
“Vamos esclarecer alguns pontos sobre mães, ok?
Desconstruir alguns mitos.
Não, não precisa se preocupar!!!!.
Não é nada ofensivo, eu também sou mãe… e avó!
Vamos lá:
MÃE É MÃE: mentira !!!
Mãe foi mãe, mas já faz um tempão!
Agora mãe é um monte de coisas:
é atleta, atriz, é superstar.
Mãe agora é pediatra, psicóloga, motorista.
Também é cozinheira e lavadeira.
Pode ser política, até ditadora, não tem outro jeito.
Mãe às vezes também é pai.
Sustenta a casa, toma conta de tudo, está jogando um bolão.
Mãe pode ser irmã: empresta roupa, vai a shows de rocke pra desespero de algumas filhas, entra na briga por um namorado.
Mãe é avó !!! (oba, esse é o meu departamento!):
moderníssima, antenadíssima, não fica mais em cadeira de balanço,
se quiser também namora, trabalha, adora dançar.
Mãe pode ser destaque de escola de samba, guarda de trânsito, campeã de aeróbica, mergulhadora.
Só não é santa, a não ser que você acredite em milagres.
Mãe já foi mãe, agora é mãe também.
MÃE É UMA SÓ: mentira!!!
Sabe por quê?
Claro que sabe!
Toda criança tem uma avó que participa, dá colo, está lá quando é preciso.
De certa forma, tem duas mães.
Tem aquela moça, a babá, que mima, brinca, cuida.
Uma mãe de reserva, que fica no banco, mas tem seus dias de titular.
E outras mulheres que prestam uma ajuda valiosa.
Uma médica que salva uma vida, uma fisioterapeuta que corrige uma deficiência, uma advogada que liberta um inocente, todas são um pouco mães.
Até a maga do feminismo, Camille Paglia, que só conheceu instinto maternal por fotografia, admitiu uma vez que lecionar não deixa de ser uma forma de exercer a maternidade.
O certo então, seria dizer: mãe, todos têm pelo menos uma.
Ser mãe é padecer no paraíso: mentira!
Que paraíso, cara-pálida?!!!!
Paraíso é o Taiti! paraíso é a Grécia! é Bora-Bora! onde crianças não entram.
Cara,estamos falando da vida real, que é ótima muitas vezes, e aborrecida outras tantas, vamos combinar.
Quanto a padecer, é bobagem.
Tem coisas muito piores do que acordar de madrugada no inverno pra amamentar o bebê, trocar a fralda e fazer arrotar.
Por exemplo?
Ficar de madrugada esperando o filho ou filha adolescente voltar da festa na casa de um amigo que você nunca ouviu falar, num sítio que você não tem a mínima idéia de onde fica.???
Aí a barra é pesada, pode crer!!!!…
Maternidade é a missão de toda mulher: mentira !!!
Maternidade não é serviço militar obrigatório, caraca!
Deus nos deu um útero mas o diabo nos deu poder de escolha.
Como já disse o Vinicius: filhos, melhor não tê-los, mas se não tê-los, como sabê-los?
Vinicius era homem e tinha as mesmas dúvidas.
Não tê-los não é o problema, o problema é descartar essa experiência.
Como eu preferi não deixar nada pendente pra a próxima encarnação, vivi e estou vivendo tudo o que eu acho que vale a pena nesta vida mesmo, que é pequena mas tem bastante espaço!!!!.
Mas acredito piamente que uma mulher pode perfeitamente ser feliz sem filhos, assim como uma mãe padrão, dessas que têm umas seis crianças na barra da saia, pode ser feliz sem nunca ter conhecido Paris, sem nunca ter mergulhado no Caribe, sem nunca ter lido um poema de Fernando Pessoa.
É difícil, mas acontece!!!!!.
Mamãe, eu quero!!!!: verdade!
Você pode não querer ser uma, mas não conheço ninguém que não queira a sua”.
Texto: Martha Medeiros
======
E aproveitando o esse Dia das Mães, deixo aqui uma fotinho da minha mama querida, sempre presente na minha vida, mesmo que tão distante fisicamente. Amo ela mais que chocolate e vinho.
E a todas as mamães que me acompanham, Happy Mother’s Day!
8 Comentários
De quem é o texto?
Não sei... recebi de uma amiga por e-mail
Se souber me avisa, por favor!
Abs
acabei de achar o blog de vcs e AMEIIIIIIII , já começei acompanhar e tomei liberdade de colocar em minha lista de blogs
parabéns pelo site. bjokas Sil
Opa!!! Obrigada pelo link :)
Volte sempre, tá?!
Oiii,
Só digo uma coisa:
Pra ser mãe tem que ser SUPER! E mesmo assim corremos riscos.
Tarefa ádua essa! Nem todas dão conta, podes crer!
Beijos:?
Hoje em dia realmente mãe tem que jogar nas 11 posições. Um super dia a todas.
E a vida segue...
Adorei o texto, Mirella! Sou fanzoca de carteirinha da Martha Medeiros.
A foto tá linda mesmo!
Um abraço pra tua mãe pelo dia de ontem e o desejo de muitas felicidades pra Juju.
Bjim pras três. :P
Visitem o nosso blog:
www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com
Gostei... Mãe é mãe .. é mentira! e Mãe é só uma.. mentira!
Eu concordo plenamente! Essa de quererem levar vantagem em tudo porque se é mãe e que ser mãe é a melhor coisa do mundo, também não vamos exagerar! Há que curtir a vida, viajando, mantendo a chama da paixão com o marido, e não ficar "obcecada" e só viver para os filhos. Se eles existem, supostamente é porque o amor entre o casal originou esses frutos, sem o marido ou a mulher não existiriam! Por isso o amor entre o casal tem que ser maior que tudo para dar o exemplo aos seus filhotes e para que estes façam boas escolhas e sejam felizes como nós!