Acho que nunca organizamos uma viagem em tão rapidamente, quanto essa de Lisboa que aconteceu no último final de semana.
Estava tudo planejado para a viagem à Luxemburgo, porém, quando revisitamos a previsão do tempo na sexta de manhã… quase tivemos um choque!!! E a pegunta foi: Passear pelo vale de Luxemburgo à zero graus e com chuva, ou ir a Lisboa com sol (a chuva tinha ido embora)??? Uhn uhn… resposta: LISBOA!!!
E foi assim que em meio dia arranjamos passagem aéra, hotel e um roteiro mais ou menos.
Dessa vez fomos eu e o Kiko… e não somente o Kiko, como aconteceu em Outubro, quando ele foi se encontrar .
Chegamos na sexta a noite e logo no jantar (numa pizzaria), algumas confirmações a teoria brasileira começaram a se comprovar (desculpa aos portugueses que leem esse blog, mas eu não posso deixar de contar isso! É mais forte que eu.. ahahhahah):
Tudo começou assim…
Mi & Kiko: Olá, não estamos com muita fome… vocês fazem pizza meio-a-meio.
Garçon: Vocês querem colocar dois sabores na mesma pizza, sim sim… podemos fazer.
Mi & Kiko: Ótimo.
Garçon: Que sabor vocês querem?
Mi: Eu quero Havaina
Kiko: e eu calabresa.
…. uns 15 minutos depois…
Garçon: Prontinho…
… e eis que aparecem na nossa frente, duas pizzas e cada uma delas com dois sabores diferentes …
Conclusão: Será que deveriamos ter sido mais específicos dizendo que queríamos dividir a mesma pizza??? Ai meu Cristo Rei!!! eheheheh…
—x—
Mudando (mais ou menos) de assunto… vamos aos passeios…
Sábado de manhã estávamos prontos para explorar a cidade do descobrimento!!!
Começamos pela Praça Marques de Pombal e descemos a Avenidade da Liberdade, um local arborizado, largas avenidas, muitos hoteis e muita pompa… foi lá que comecei a reparar nas calçadas e pensei: “Ah…. então foi daqui que o Brasil pegou a mania de fazer calçadas desenhadas com aquelas pedras brancas e pretas”… Aliás, andando por Lisboa, você começa a entender o “porque” de muitas coisas no Brasil… fascinante!
Depois subimos para Bairro Alto… local da boemia, das ruas apertadas, dos bares e muita pixação nos muros. Apesar da primeira impressão ser estranha, por causa da sujeira e dos muros pixados, o Bairro alto tem seu charme e a noite, aquilo vira uma loucura!
Logo ali, encontramos o Chiado; bairro encantador, com a Praça de Camões, teatros, lojinhas, livrarias e tudo mais… um bairro muito mais bonito e aconchegante que o anterior. Foi lá que o Kiko experimentou o café da “A Brasileira” (Rua Garrett, 120), dizem ser o melhor café de Lisboa, mas o Kiko disse que o Café do Ponto continua sendo melhor (risos…). E também foi lá que tirei a fotinho “clássica” com Fernando Pessoa…
Andando mais um poquinho, chegamos ao Largo do Carmo, uma pracinha calminha com o Museu Arqueológico do Carmo ao lado…. foi lá o palco da Revolução dos Cravos a pouco anos atrás.
Ali mesmo fica a entrada do Elevador Santa Justa…
Gente, mesmo que decidam não subir e descer o elevador (como foi nosso caso), não percam subir no alto do elevador para ver a vista da cidade.. é fascinante e gratuito… aliás, como eu dizia o tempo todo; “Lisboa vista do alto, é muito mais bonita!”… Olha as fotos abaixo!
De lá, descemos para o Bairro Baixo… e como diz a Rachel Verano, é só ir pulando de praça em praça… Comece com a Praça do Restauradores, aproveitando para ver a antiga Estação Central… depois vá para o Rossio; aprecie a Praça do Rossio e uma Ginjinha na “Ginjinha Sem Rival” (típica bebiba lisboeta que parece uma mistura de licor com vinho do porto e sei lá o que… só sei que é gostoso e você pode pedir com ou sem fruto, cereja)… yumi!!!
Kiko e seu amigo…
Continuando pelo Bairro Baixo, siga pela rua Augusta para curtir um momento “shooping”… a rua é de pedestre e é uma delícia, aproveite também para ver a estrutura do Elevador Santa Justa de baixo para cima, uma maravilha…
Ao terminar a Rua Augusta, você chegará na gradiosa Praça do Comércio aos pés do Rio Tejo, também conhecido com Terreiro do Paço… que praça linda!!! adoro lugares amplos…
De lá, com o estômago pedindo socorro, fomos para o Largo do Santos e meio que procurando uma coisa e encontrando outra… tivemos a maravilhosa surpresa de almoçar no Tromba Rija, um restaurante muito gostoso que deixa você gordinho (tem buffet de quentes, frios, queijos, bacalhau, frutas, sobremesas e nozes) e altinho (vinho do porto branco, espumante, vinhos, vinho do porto vermelho, e um licor muitcho bom de amendoa amarga com limão, o da foto ao lado)… com um atendimento de primeira, preço único (32.50 euros por pessoa) e comida/bebida a vontade… aliás, embora alguns digam o contrário, os Portugueses são muito receptivos, alegres e sempre prontos a ajudar (O povo simpático e faladeiro!!!)…
Ficamos lá comendo umas duas horas (ahhahahah!) e apesar da vontade de cair numa cama, voltamos para a Praça do Comércio para terminar o dia vendo Pracinha Santo Antonio, a Igreja da Sé e o miradoudo Santa Luiza para ver parte da cidade a noite (foto abaixo)…
E foi assim que chegamos no hotel e só acordamos no dia seguinte… bem cedinho!!!
(Leia a continuação: Lisboa II)
19 Comentários
Que delícia de viagem!! Muito legal. Mas a história da pizza é mais uma piada pra coleção!! rsrsrsrs
Eu acho que a maioria das piadas de portugueses ocorrem justamente por causa da diferença de interpretação do idioma, o que ocorre com o Inglês também.
Um exemplo, tinha uma piadinha que dizia mais ou menos assim (sou péssima pra contar piada): o cara liga pra loja do português e pergunta: "Vocês fecham aos sábados?" E o português respondeu que não.
No sábado lá vai o cara todo feliz à loja do português mas acaba dando com a cara na porta.
Na segunda-feira ele liga de novo pro portuga p* da vida e reclamando porque ele tinha ido à sua loja no sábado e ela estava fechada. Nisso o português respondeu:
"Não fechamos aos sábados porque não abrimos."
Bom, ficou perto do que deveria ser a piada.
É uma questão de interpretação, mas devo imaginar a cara de vocês quando as 2 pizzas chegaram. hahah
Bjs
Que bom terem vindo para Lisboa! O clima está óptimo para a época!
Aproveitem bem, visitem os museus e façam um tour de eléctrico!
Não esquecer de provar os pastéis de nata em Belém!
Boas Férias!
Ai como eu amo Portugal, saudade! Lisboa é linda não é? E o Porto mais ainda, a Ribeira é meu lugar preferido, em Abril se Deus quiser estou por lá também. Lindas as fotos, espero o próximo post. Beijinhos
Achei as fotos super bem feitas. Bom final de semana.
Que super roteirinho Mi!!! Conheceu tudo e mais um pouco!
Ai que saudades da terrinha...adorei Portugal!
Coloquei algumas fotos de Foz no flickr, ok? Beijinhossss
E sobre as pizzas...hahaha!!! Pois!
Olá Mirella,
Não sei se vc recebeu meu e-mail há alguns dias...mandei para o mikix10@gmail.com; se não recebeu me mande notícias que eu envio novamente. Estou aguardando resposta.
By the way, LINDAS as fotos de Lisboa....fiquei encantada!!!! Parabéns pelo blog!!!!!
Bjusssss
Sylvia
Um dia em cheio!
Ainda bem que gostou de Lisboa :-) Eu adorei revisitar os locais pela sua mão.
beijo.
Foi visitar Fernando Pessoa? Que beleza! Aliás esse ano Fernandão foi visitado por algumas amigas lindas minha(vc, Meiroca etc...)
Amiga que foto é essa que vc tirou a noite???? É de tirar o fôlego!!!! Tô doida!!!!!
Estava louca pra ouvir seu relato de Lisboa e amei, vou esperar o próximo :)
Bjokas
o Kiko foi se encontrar em Lisboa sem vc?? como assim? hehehe
que bom que agora voces puderam curtir a cidade juntos, né?
fascinante Mirella. Aproveite bastante seus ultimos dias de Europa! :)
Q
Que bom que você gostou de Lisboa!! Olha só, nem sei como vocês conseguiram que ele colocasse dois sabores na mesma pizza, nunca fui a uma pizzaria aqui que fizesse isso!! Hehehehe...
O tromba rija tem em vários lugares e é de matar de comer mesmo! Hehehehe...
Bjos
Mi Lisboa nao é fascinante? Eu saì de laà com gostinho de quero mais.
E o lisboeta é super simaptico e educado, concordo com vc.
Bjs
Olá!! Nossa, adorei seu blog, super animado!!! Adoro viagens e fico zapeando pela net para descobrir mais e mais dicas... adorei as suas de Lisboa e que tanto de foto linda vcs tiraram!! Essa da lua está simplesmente deslumbrante e muito profissional!!
Parabéns e continue postando suas incríveis aventuras pelo mundo! :)
Abraços...
Olá estava mais uma vez a passear por cá na net e essa da piza foi como eu quando casei em 1999 fui ao Algarve de lua de mel e pedi duas pizas uma de carne de vaca e outra de frango e quando comecei a comer já ia quase a meio e o paladar não se identificava com frango mas como era a 1ª vez chamei o empregado e ele disse-me não era de "Atum" eu respondi "não" ele pegou e disse "então desculpe que eu troco" pegou e trouxe outra LOL enchi que nem um Abade.
Parabens pelo site muitas felicidades e força continua a dar-nos a conhecer o mundo porque para muita gente é mesmo só esta a sua unica janela para o mundo.
Olá
Ainda bem que gostou de Lisboa!è sempre bom ouvir falar bem da nossa terra :-)E quanto ao episódio da pizza, acontece em qualquer lado do mundo...não serve de (mais uma) justificação para dizer que todos os portugueses são burros, não acha? :-)
beijos e boas viagens!
Oi Alda,
Obrigada pela visita e pelo comentario.
Por favor, nao leve a mal o negocio da pizza... na verdade foi um episodio engraçado e como vc disse acontece em todo lugar! Mas como todo Brasileiro sempre gosta de tirar uma casquinha dos Portugueses, eu acabei fazendo essa brincadeira... ;)
Abs,
Mi, obrigada! Dicas anotadas. Mi, adoro ler o q voce escreve, ja pensou em escrever um livro?
Bjokas
Ro, você é uma fofa... adoraria escrever um livro, mas ainda não tive coragem kkkk
bjoooo
[...] o post sobre Lisboa, deixa eu comentar como foi nosso segundo dia na Capital [...]