Quioto, foi nosso primeiro ponto de encontro com o Japão. E eu que estava “esperando” ser recepcionada por gueixas e por uma arquitetura tradicional, acabei me deparando com uma estação de trem totalmente moderna, com a torre de quioto e com prédios altos por toda parte (risos), então pensei; “para encontrar aquela Quioto das fotos, terei que procurar um pouquinho mais!”.
Entrada do Templo Kiyomizu-dera
Usamos Quioto como base para Hiroshima e Nara, e na cidade mesmo, só tivemos 2 dias inteiros para explorá-la e tentar ver tudo que fosse possível dentro desse limite. Talvez, se tivéssemos mais um dia, teria sido na medida certa.
E para quem tiver apenas 2 dias, eu recomendo o roteirinho abaixo:
Quioto – Dia 1: Pelas montanhas do leste… Higashiyama!
Comece o dia cedinho e siga para o templo Kiyomizu-dera, mas prefira o caminho alternativo, que passa pelo cemitério, que além da vista da cidade e da montanha, ela é mais tranquila e sem tumulto.
Caminho do cemitério para o Templo Kiyomizu-dera
Dentro da parte paga do templo, além da caminhada para ver a vista de Quioto, para aqueles que curtem uma historinha de amor, não deixe de visitar o Santuário Jishu, dedicado ao deus Ōkuninushi, o tal “cupido japones” – Ok, não é espetacular, mas interessante!!! . O “ritual das pedras” foi o mais engraçado e funciona assim, é preciso andar de uma pedra a outra com os olhos vendados (mais ou menos 50 metros), objetivo: garantir um amor! Veja as meninas abaixo fazendo o ritual e a papparazzi aqui clicando tudo:
Vale tropeçar, atropelar, ir de mão dada com a amiga(o)… tudo garantir um novo amor!!!
Dica: Aliás, nessa viagem, percebemos o quão supersticiosos são os japoneses, em quase todo lugar tem uma estátua para se passar a mão, uma rodinha para girar, plaquetinhas para escrever, penduricalho para comprar e por aí vai… pra todos os problemas de saúde e emocionais, existe uma “solução” alternativa! Basta procurar…
Saindo do Kiyomizu-dera, o objetivo é chegar no Santuário Yasaka-jinja, e para isso, recomendo ir bem devagar e aproveitando cada pedacinho da ruazinha San-nen-zaka e suas adjacentes. Não busque por um roteiro estático, siga sem rumo, indo e voltando, conforme o instinto mandar, pra mim, esse caminho foi um dos pontos altos de Quioto… há vários templos, casas tradicionais (restaurantes), restaurantes e lojinhas nessa parte do passeio.
Apesar de sempre cheia, a região da San-nen-zaka, é uma delícia de se passear…
Próxima parada será “O Caminho do Filósofo“, começando pelo templo Nanzen-ji. Se resolver chegar a pé, prefira fugir das ruas principais e siga pela rua jingu-michi, passando ao lado dos templos Chi on-in e Shore-in, por exemplo… do contrário, é possível chegar de metro pela linha Tozai, parada Kaege.
A caminho para o templo Nanzen-ji…
Dica: A Quioto que queremos encontrar, geralmente está nas ruas pequenas, paralelas e bem longe das avenidas principais que perderam caracter.
Arqueduto do templo Nanzen-ji… um pouco do ocidente para o oriente…
O Caminho dos Filósofos, é uma das principais atrações de Quioto, porém, confesso que não achei tudo aquilo (risos), na época das cerejeiras o visual deve ser surpreendente, juntamente com o mundareu de gente, mas em Maio o negócio é bem tranquilo e tudo verde.
O caminho dos filosofos…
E o caminho termina no aconchegante Templo Ginkaku-ji, meu templo favorito desse primeiro dia! Não esqueça que o horário de visita termina 17hs, dessa forma se programe para chegar lá antes disso.
O símbolico Mt Fuji do Templo Ginkaku…
Saindo no templo, pegue um taxi e vá ao bairro Gion no pôr-so-sol para brincar de “caçar” gueixas!!! Jante por ali mesmo, ou vá para a deliciosa Pontocho-dori, a antiga “rua da luz vermelha em Quioto” e que hoje, está cheia de restaurantes e bares para o deleite dos turistas… (No próximo post sobre o Japão vou contar sobre o dia que assustei uma gueixa eheheh)…
Leia todos os post do Japão…
21 Comentários
Bom dia Mirella, estou amando suas dicas, mas só terei um dia em Quioto, como roteiro de 1 dia o que você me sugere? Você visitou a floresta de bambus?
Oi Giovanna,
Puxa... só um dia? Você então pode tentar fazer durante a manhã a parte dos templos fora do centro, ver nesse post: https://www.mikix.com/japao-quioto-arredores (excluir o último) e depois fazer a parte da cidade ...
O que acha?
Oi Mirella, aqui em Melbourne esta tudo bem ja passaram 2 anos e 1 semana, mas acho que em 2014 voltamos mesmo para Zurich depois de julho ainda.Surgiu proposta p marido de trabalho na Malasia, por 1 ano, mas nao aceitamos ir nao, prefiro ficar por aqui. :-) Ja o Japao eu moraria 1 ano facil! ei vcs se aventuraram com o sushi? viu que tinha lingua de baleia crua e figado de cavalo cru de sushi entre outras coisas? aff hahahahahaha beijos P.S. O visto de PR saiu ha 1 ano, mas acho que nao vai rolar de ir morar no Canada mais nao...mas nada esta encerrado nesta vida ne?¨beijos e vamos viajar...ja cheguei nos 40 Paises!!!¨
Nossa... como o tempo passa, né?
Trocar a Malasia pela Australia, só mesmo se for pela experiência de viver na Asia por um tempo, né? Eu continuo morrendo de saudades de Brisbane... mas as coisas estão indo por aqui, e acho que não volto mais também.
Eu não moraria no Japão não ahahah...
bjão
Ahhhh Mirella acabamos de voltar do Japao... estou apaixonada e 12 dias foram poucos.Tive varias impressoes iguais as suas e pude gastar meu pessimo japones.Estudado em Brasilia ha quase 9 anos atras kkkkkk mas peguei muitas dicas de amiga japonesa aqui em Melbourne :-) e do seu blog tambem! valeu bjs p vcs
Oi Patricia,
Que legal que curtiu o Japão... eu também adorei!!!
Como está a vida aí em Melbourne?
bjão
Mirella, só uma dica: se vocês tivessem feito o caminho contrário, teriam terminado o dia pertinho de Gion ao invés do outro lado da cidade, foi o que eu sugeri no post d'o que fazer em Quioto. Vou linkar esse post lá!
Oi Lu,
Essa é uma boa ideia mesmo, mas temos sempre que tomar cuidado para não perder hora dos templos, né?
bjos
Mi,
Lindo! Kioto, com certeza, está na minha lista de cidades a visitar! :D
Bjs
Tem que entrar mesmo Lu, aliás o Japão inteiro... um país delicioso de se visitar.
bjos
Oi, Mi. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais ;)
Natalie - Boia Paulista
Oba!!!!!! Adoro quando você vem aqui com essas novidades :)
bjos e obrigada!
Adorei as fotos e quando chegar o dia de conhecer Japão certamente usarei suas dicas..
Bjs
Oi Oscar,
O Japão é incrível e sei que um dia vocês estarão por lá... pois vocês tem rodinhas nos pés, né? ;)
bjos
Oi Mirella!!
Adorei o post e as fotos!!!
Um dia ainda realizo o meu sonho de conhecer o Japão!!! Morro de vontade!!
To anotando todas as dicas! ;-)
Quem sabe em breve...
Bjs, Anna
Oi Anna, Tudo bem?
Pois é menina... o Japão tb estava na minha lista há um tempão...
Adorei poder ter realizado mais esse sonho!!! E quem sabe um dia consigo voltar para aproveitar ainda mais :)
bjos
[…] de contar um pouquinho sobre o que fazer na cidade , chegou o momento de explorar os arredores de Quioto, conhecer os templos e testar o transporte […]
[…] Quioto: Roteiro de 2 dias (Parte 1) […]
[...] Dia 2 – Dia 1 em Kyoto pelas montanhas do leste em (Validação do JR Pass) – leia mais. [...]
[...] Mirella também escreveu um roteiro de 2 dias em Quioto. Procurando hotéis? Use o Booking.com Siga Aprendiz de Viajante no Twitter Curta Aprendiz de [...]
[...] volta das 17h30, depois de terminar o roteiro do nosso primeiro dia em Quioto, quando o sol estava começando a se pôr no mês de Maio, chegamos no bairro de Gion. E lá, [...]