Continuando Israel IV.
Como havia dito no post anterior, para ir a Petra (Jordânia), nós dormimos em Eilat no mar vermelho (Israel).
Acordamos muito cedo para sermos os primeiros a cruzar (7AM) a fronteira e aproveitar o máximo possível de Petra.
Como sempre, a gente fica meio “tenso/a” em cruzar uma fronteira de um país como Israel para um país Árabe, mas novamente, tudo foi super tranquilo e nenhum incidente aconteceu.
Dica: Aproveite para comprar o Dinar Jordânico ($) na fronteira de Israel e pergunte a menina do caixa que ela saberá informar a quantia certa etc etc etc…
Lu, Kiko e eu saindo de Israel e entrando na Jordânia.
Eu adorei ter cruzado essa fronteira, Yitzhak Rabin (que dizem ser a mais fácil, barata e sem burocracia para usar entre Israel e Jordânia). Foi a primeira vez que entrei de um país para o outro a pé (risos…). É meio surreal, pois durante mais ou menos 100 metros, a gente anda e não está em lugar nenhum, pois havíamos saído de Israel, mas ainda não tinhamos entrado na Jordânia…
Depois de entramos na Jordânia, a gente paga pela entrada e pelo visto, uma folha inteirinha do seu passaporte vai ficar colorida e cheia de carimbo, uma gracinha!
Logo que saimos do prédio da fronteira, fomos “cercados” por três taxistas… e logo você percebe “Cheguei em um país árabe… Vamos começar negociação“.
Havia 3 lindos carros brancos (estilo limo americana) e fala daqui e fala dali, negociamos que pagaríamos 90 dinares pela ida e volta (negocie entre 80 a 100 dinares, 1 dinar JOD = 1.42 USD). Se não estou enganada, são mais ou menos 2h30 de viagem para ir e mais 2h30 para voltar… e os motoristas são bem rapidinhos (ai meu Jesus Cristinho… ops… Ai meu Alá!). Então… só para confirmarmos que REALMENTE estávamos em um país árabe, entramos em um desses lindos carros brancos… e logo que saimos do ambiente da fronteira, advinha o que aconteceu??? Tivemos que trocar de carro e fomos parar em um taxi típico da Jordania, bem apertadinho e meio velhinho… ai que raiva, viu?! Isso me tira do sério… E você vai brigar??? Claro que não… entramos e seguimos em frente.
No caminho, tivemos três paradas, uma para tomar café/chá e outras duas para apreciar a paisagem.
E depois do aperto do carro… chegamos!!! Nem acredito que estava indo pisar em Petra… e não pude deixar de vivenciar meu momento Indiana Jones ehehehe (eu sou tonta mesmo…).
Para quem tiver paciência para 3 minutos de filme, assista e relembre de algumas cenas do “Indi na Última Cruzada” em Petra… show!
Do contrário… passeie aqui comigo e nas minhas fotos (Ah… o Kiko disse que são fotos dele também, e é verdade… eheheh!)…
Tudo começa assim…
Você vai caminhando por esse estreito e fantástico vale (Siq) por aproximadamente 1.2km…
(Para terem noção do tamanho, tentem me encontrar na foto e veja a proporção… pode babar!)
Aí… aparece essa frestinha…
E você já sabe… ou imagina o que vai encontrar pela frente… coração até chega a palpitar!
E… tchan tchan tchan tchan…
OH… MY GOD!!! Com vocês “Al-Khazneh” (Tesouraria)
Nem preciso dizer que ao vivo isso é muito mais surpreendente…
Um pouquinho de história para quem gosta…
Petra, também conhecida como “A Cidade Rosa-Vermelha”, foi construída no século III A.C. pelos Nabateos (uma das muitas tribos árabes existem na época). Eles foram os grandes responsáveis pelas escavações dos palácios, templos, tumbas, depósitos etc. Desse local, eles dominavam a rota das especiárias, da seda e de caravanas de escravos de Damascus (atual Síria) à Arabia.
Os Nabateos também eram conhecidos pela sua excelente sabedoria em sistema hidráulico, o que era de extrema necessidade para eles que viviam no deserto.
Em 64/63 A.C., Petra foi conquistada pelos Romanos sob o comando de Pompeu. Em 300 D.C. ela se tornou católica… em 363 um terremoto destruiu metade da cidade… mas parece que ela continuou a prosperar e se reformar sob o domínio binzantino… com a mudança da rota comercial, a cidade começou a entrar em declínio… e com o super terremoto em 551, a cidade foi arruinada completamente… com o crescimento do Islã, e cidade continou atrasada e sem futuro… Petra voltou a ser relembrada pelo povo do oeste (a gente) com o explorador Suiço Johann Ludwig Burckhardt.”
Voltando ao passeio… e depois de passar pela Tesouraria… você anda kilometro por kilometro e se depara com maravilhas e construções cavadas nas rochas que parecem de mentira…
Foi fantástico ir para Petra em Dezembro, pois não havia quase ninguém e pudemos usufruir de tudo só pra gente… um sonho!!!
Porém… sempre o mais belo, é o mais difícil de chegar… de depois de subir mais de 800 escadas, suar muito, ver algumas beduínas vendendo biju e quase perder o folêgo…
Você chega ao Mosteiro (Al-Deir)…
E vale todo esforço… que coisa linda!!! Aqueles quatro lá na entrada do prédio é a gente… viu??? eu disse que não tinha quase ninguém… uma beleza… um sonho!!!
E lá em cima, nos arredores do Mosteiro você tem vistas maravilhosas… e coisinhas engraçadas…
Ingréis pro ceis… e o burrinho amigo
E foi assim… que não querendo… nos despedimos de Petra… tinhamos um caminho muito longo para percorrer e chegar na casa do Joe e da Lu…
Nos só ficamos 5 horas em Petra… o que eu achei pouco, acredito que no mínimo 8 horas seja necessário para ver tudo (sem muito detalhe), mas com tempo para dar algumas paradinhas… de repente, o ideal seria dormir uma noite na cidade para curtir um nascer do sol… mas em Petra, tempo é muito relativo… você pode ir e ficar 3 dias pesquisando e admirando os lugares…
—x—
In this post I am talking about Petra in Jordan… what a place!
You MUST go!!! Wonderful!
42 Comentários
Boa tarde, quanto custa um passeio da camelo?
Oi NIna,
Não tenho ideia, fui há bastante tempo pra lá ...
Esqueci de colocar o período: entre 8 e 13/08/2015.
Oi Mirella, tudo bem?
Estou devorando seus posts e as respostas do pessoal. Uma maravilha! Eu estou planejando uma viagem à Jerusalém saindo da Turquia e queria dividir três dias em Jerusalém, um dia em Amã e dois em Petra e voltar para Tel-Aviv para retornar à Istambul. Fico lendo tudo, mas ainda não sei qual a melhor maneira de sair de Amã para Petra de modo a conhecer os melhores pontos com essa escassez de dias. Tem como ajudar-me a maximizar a viagem e aproveitar o que seria imperdível neste período?
Um abraço,
Victor
OI Victor,
Puxa... não estaria muito puxado seu roteiro? Eu não fui para Amã, então fica complicado eu dizer o que fazer por lá. Mas Jerusalem merece uns 2 dias, eu fiquei somente um dia e ahcie muito pouco, a cidade é incrível e ali do lado tem o Mar Morto que é FANTASTICO!!!!
Me manda seu roteiro de novo, não entendi direito como vai dividir esses 3 dias em Jerusalem, Amã, Petra e Tel-Aviv...
Essa sua viagem vai ser incrível, hein?
Abs
Ola! Desculpe se perdi algo, mas voces foram de ISrael para Petra e voltaram para Israel de noite?
É facil encontrar transporte?
OI Jean, Tudo bem?
Isso mesmo... fizemos o bate-volta pra Petra desde Eilat em Israel.
Ao cruzar a fronteira de Eilat tem taxis da Jordania te esperando e você precisa negociar preço... Fique esperto que as limosines lindas em frente a fronteira só faz a parte bonitinha, depois eles te mandam por um taxi fuleira até Petra... mas funciona.
Abs
Oi Mirela, tudo bem? agora final de agosto iremos fazer um cruzeiro, e ficaremos dois dias em Haifa, estamos querendo alugar um carro, o que voce acha...é perigoso...pelo que eu li , parece tranquilo,queria uma opinião sua...e o que podemos fazer em dois dias em Israel.
Beijos
Jacqueline
Oi Jacqueline,
Quando fomos para Israel ficamos na mesma dúvida, mas depois que ficamos lá alguns dias, vimos que era paranóia da nossa cabeça, pois o país é tranquilo e com boas estradas. Com apenas 2 dias em Israel eu ficaria pelo menos um dia em Jerusalem e o outro você pode escolher entre fazer: mais um dia em Jerusalem, ou um dia em Tel-Aviv (para algo mais moderninho) ou um combinado de Masada e Mar Morto.
Ajudei?
Abs
Show de bola....
Viajar para Israel realmente é um sonho para muitos ....
Lindo!!!
Nem me fala... meu sonho agora está sendo voltar com mais calma!!! Adorei aquele país :)
Mikix,
Por pura distração queria saber algo da Jordania e fui no Google e acabei entrando neste blog. Sou agente de viagem que agora tenho interesse em viajar com meu grupo e estou sempre procurando novidades. Meu Facebook emerson.evidence, quando voces quiserem deixar informações sobre suas "aventuras" ficarei desde já muito grato.
Levei pela Evidence dois grupos: um grupo de 80 pessoas para Paris (vale do Loir, seguimos de ônibus até Lourdes), depois entramos em Madrid fizemos nosso tour ficamos lá por 3 dias.
Outro grupo com 22 pessoas: Fomos para Dubai (3 dias), seguimos para Bang Kok (evento do Rotary) ficamos 4 dias conhecemos varios pontos turísticos fomos até a Ponte do Rio Kwai, a primeira Capital de Bang Kok (nome complicado de escrever). Depois seguimos para Hong Kong ficamos 2 dias e fomos até Macau e ficmos somente um dia por lá. Foi muito legal.
Vou acessar sua homepage e deixar sempre um aviso. Meu tempo é pouco mais quero me aprofundar em aventuras para conhecer novidades e voces são realmente "aventureiros" mas sabem curtir.
Obrigado pelas dicas.
Emerson Muniz de Almeida (27/06/2013 - 06:20)
Como você adoramos viajar! Se um dia quiser nos levar na mala pelas suas excursões será um prazer ;)
Abs
Oi Mi, sou eu de novo. De Telaviv até Eiliat foi quanto tempo de viagem? Você acha que é possível sair de Telaviv, conhecer o deserto e ir dormir em Petra? ou é muito longe?
Bjos
Oi Michele,
Acho praticamente impossivel conhecer o deserto de Negev e ainda chegar em Petra por Eilat. Você provavelmente chegará tarde na fronteira (que tem horário de funcionamento, tem que ver, acho que fecha as 7-9pm... não me lembro) e ter que negociar carro, pegar estrada e afins a noite, não acho muito legal... E Eilat é bacana, de repente seria uma oportunidade de conhecer o Mar Vermelho, eu me arrependo de não ter parado por lá para explorar por pelo menos algumas horas...
Acho que é possivel fazer, sem uma parada no Negev, ou de repente uma super rapidinha. São umas 4 horas de viagem até a fronteira e depois mais umas 2 horas até Petra, mas acho que vc teria que deixar o carro no estacionamento em Israel e de lá pegar um taxi para Petra.
Ajudei? :)
Abs
Oi Mirella!!!
legal seu blog e muito útil as informações,eu estava pensando em ir a Petra pegando um voo para Amã mas depois que vi seu blog achei muito mais interessante ir por Eilat,mesmo porque de Amã até Petra são mais ou menos 3 horas de carro sem contar o custo do trecho aéreo até a capital ,queria esclarecer uma dúvida,vc foi e voltou no mesmo dia ? e o valor tratado com o taxista foi pela ida e pela volta ?
e ao retornar a Israel foi tranqüila a passagem pela fronteira?
Abraços e obrigado pelas informações.
Oi Erickson,
A estrada eh puxada tambem de Eilat p/ Petra... mas rola fazer sim o bate-e-volta apesar de cansativo (eu dormiria uma noite lah se tivesse tmais tempo).
O valor do taxista eh ida e volta e voce paga somente no final.
E foi tranquilo entrar na Jordania e voltar para Israel... as pessoas dizem que eh a fronteira mais facil para se fazer entre os dois paises.
Abs
Vim aqui de novo rever o post! Não deu para ir no natal de 2009, mas fui em maio deste ano, simplesmente amei Petra!! Agora vou voltar com meus pais, mas vou desde Israel e por isso estou tensa... Vc tem alguma dica sobre a fronteira entre Jerusalém e Amman, pela King Road?? Sabe se lá tb nao precisa de visto?
Brigadinha! :))
Bjos
Oi Fê,
Infelizmente não sei nada sobre essa fronteira, meu amigo disse que a de Eilat é a mais fácil e amigável... por isso nem discutimos e fomos por lá mesmo :)
Aproveita por mim... Petra é tão bom!!! Quero um dia voltar com mais calma.
bjs
Oi Fê, vou ver se te ajudo um pouquinho. Eu vim de Amã para Jerusalém de lotação. Não sei te dizer se foi pela Estrada do King. è uma boa via e foram 1hs30 de percurso. Não houve nenhuma dificuldade para entrar em Israel e o visto foi me concedido na fronteira, e a recíproca é verdadeira. Se você for de Jerusalem para Amã, são 10 dolares até a fronteira da Jordânia. Depois você toma outra lotação, a cerca de 15 dolares. Deus te guie........benoni.
Oi Mirella!
Estou em Israel a 6 meses e pretendo ir a jordania final de junho.
Será que poderia me ajudar com algumas coisas???
Essa fronteira em Eilat, como chegou ate la? de taxi??
E voce acha que é perigoso para uma mulher viajar sozinha por petra (e chegar até petra)???
Desde já, agradeço a ajuda!
Bianca
Ola Bianca,
Chegamos a Eilat de carro (de Tel-Aviv) e fomos de carro próprio até a fronteira onde o deixamos parado no estacionamento para visitantes... não tem erro. Mas de taxi também funciona.
Então... quanto a viajar sozinha (sendo mulher) em Petra, acho que não tem o menor problema, pois é bem turistico, mas minha experiência foi de bate-e-volta e ficando somente no parque, certo? Eu não sei com é a cidade em si.
Ao cruzar a fronteira para Jordania, vc vai ter que negociar o preço do taxi (que vai ser naquele esquema que eu expliquei no post)... e sendo mulher, branca e turista, negociando com arabe... vc sabe como é, né? Eu sou meio encucada com mulçulmanos... e não sei se me sentiria confortável viajando sozinha com um taxista todo o trajeto... mas isso é coisa da minha cabeça em paises do oriente medio (isso sem conta Israel, lógico!).
Vamos conversando.
Oi Mirella,
Super legal seu blog, parabéns!
Embarco pra Europa dia 15 e de lá Jordania. Preciso de algumas dicas de onde ficar... ainda não via nada. Chego em Amman; quero alugar um carro e ir descendo até Aqaba.
Quais as melhores atrações? Onde ficar? Qto devo levar?
Ficarei 6 dias.
Obrigada!
Simone
Vixe... vc esta viajando amanhã?
Olha, da Jordania eu só conheço Petra e fiz no esquema bate-e-volta de Israel.... dessa forma não tenho muito o que ajudar.
Tenta o blog do Arnaldo: http://interata.squarespace.com/
Abs
Ei Mirella!!
Foi bom ter dado a dica, vim aqui conferir!! ;) Ai que felicidade saber que vc foi em dezembro!! Estava morrendo de medo de estar super gelado!! Adorei saber que fica mais vazio, assim, as fotos ficam mais lindas, né?! Tô indo pro natal, acho que vai ser sensacional!! Depois te conto!
Grande beijo,
Fê
Olá.. primeiramente muito obrigado pelo post e informacoes tao uteis... so fiquei com uma pequena duvida e gostaria de elucida-la... estou indo pra Israel e tmb gostaria de passar em Petra... entao como brasileiro eu preciso de visto para entrar na Jordania mas posso adquiri-lo diretamente na fronteira? Não preciso faze-lo com antecedencia?!? Basta levar o passaporte valido?
Muito obrigado...
Oi Euclene,
É isso mesmo... o visto é tirado na fronteira. Vc sai de Israel (aproveita para trocar dinheiro) e de lá vai para fronteira da Jordania e eles providenciam tudo na hora.
Boa Viagem... vc vai amar!!!
oi gostei das fotos quero ir pra la algum dia me add no msn pra comversarmos pode ser t + abraço
Oi Rafael,
Eu não adiciono ninguém no MSN... sorry! Normalmente fica somente para a família.
Mas fica a vontade de me perguntar qualquer coisa por aqui mesmo que eu respondo :)
Abs
Oi Rafael. Eu já estive em Eilat, no Egito e na Jordania, mas não estive em Petra. Vou para Eilat em 14 de novembro. Gostaria de sair de Eilat para Petras. Pergunto: Qual a distancia de Eilat à fronteira da Jordania, indo para Petra? E chegando na fronteira qual é a espécie de transporte? Indo para Petras, paga-se a ida e a volta ou somente a ida? E realmente quanto custa? Indique-me uma pousada (sou mochileiro) e o preço. E para voltar a Eliat no outro dia como será a vinda? Já quebrei muito a cara em viagens, tenho 75, e em 30 anos de caminhada percorri o mundo todo (5 continentes e 48 países) e assim volto à Ásia pela oitava vez. Faça-me o obséquio de me ajudar informando-me. Eu sou o Benoni. "God Bless You". Saudações.
Oi Benoni, Tudo bem?
Aqui é a Mirella.
De Eilat a fronteira é rapidinho, acho que menos de 15 minutos... não tem erro.
Pelo que entendi você vai estar viajando sozinho, certo? Se for assim é melhor buscar por algum onibus para fazer o trajeto, pois de taxi pode ficar um pouco caro (especialmente se estiver economizando).
Acho que não ajudei muito, né? Mas vamos nos falando :)
Abs
LÁ É MUITO LINDO MESMO, SEI POR EXPERIÊNCIA PROPRIA, POSI CHEGUEI SEGUNDA DE LÁ
Estou planejando uma viagem à Jordânia (incluindo Petra, é claro) e advinha ONDE vim parar?
Muito bacana a matéria. Se eu precisar, posso perguntar?
Obrigado e parabéns!
viajei com as fotos agora... lindo
Pára com isso!!! Que sonho visitar o "Vala de Lua Crescente", que fez parte da minha infância por causa dos filme do Indy!!! :D
Lindo, lindo, lindo!!!
Oi ! Cheguei aqui através do VnV. Também fui a Petra, em janeiro/08, fiquei dois dias por lá e tive tempo de fazer o passeio Petra by Night quando cheguei. Também é muito bonito mas ver o Tesouro e o Monastério sobre a luz do sol é deslumbrante!
Eu gostaria de perguntar sobre o tempo em julho em Toronto. Estamos querendo ir pra lá (aí ?) e como só fui pra Rochosas, queria saber como é o verão ?
Parabéns pelo blog ! É muito bom e como eu gosto muito da Itália também, aí e covardia !
Oi Eduardo,
Tudo bem?
Julho eh para ser o mes mais quente do Canada (e principalmente em Toronto) :0).
Voce pode pegar facilmente 35C... mas o Canada eh sempre cheio de surpresas, entao,uma blusinha (jaqueta jeans ou algo mais quetinho) eh sempre bom colocar na mala... a noite (depois das 9PM) costuma dar uma esfriadinha, pois o sol vai embora.
Arrume as malas para verao... mas com uma ou duas mudas de roupa para um friozinho de 15C.
Ah... Petra eh deslumbrante... quando vejo as fotos, ainda nao acredito que fui naquele lugar :0).
Qualquer coisa entre em contato.
Fiquei cheia de vontade de lá ir!
Beijoca.
Lindo ! Lindo ! Lindo !
Deve ter sido emocionante andar pelos estreitos nao ?
bjs
Lys
Foi show ver as fotos junto com o flme do "Indiana..." Imagino como deve ter sido legal pisar neste lugar lindo e rico em história :)
Amei amiga!
Oi Mi,
Não li o post inteiro (ainda), mas maridon esteve na Jordânia, em 2006, e trouxe algumas lembranças de Petra. Uma delas está na minha estante da sala. :)
Parabéns pelas fotos. :)
Depois, volto com calma para ler todos os posts atrasados. Ainda estou no processo de desempacotar caixas... ufa!
Parece cenário de cinema mesmo! Como você disse: "what a place! I MUST go!!! Wonderful!
Bjs
que máximo!!!
Hahahaha a minha pergunta é a mesma da Dri! Jurava que fosse cenário :) E nas suas fotos, ao vivo, parece ser mais incrível ainda!
Meninaaaaaaaaaaaaa esse lugar existe?! NUm é HOllywood não?!
[...] Israel IV (Jerusalem – parte 3 – final) Dec./2007 Israel V (Deserto Negev) Dec./2007 “Israel” VI (Petra) [...]