Para entender um pouco melhor a história de Jerusalém, fomos ao “Parque Arquelógico de Jerusalém“, muito instrutivo, com vídeos e murais ilustrativos…
É mais ou menos assim… (quem não tem paciência para essa parte, pula…):
O primeiro povo de Jerusalem foram os Jebusite, eles foram mencionados pela primeira vez em textos Egípcios em 20 A.C.. Em 997 A.C., eles foram conquistados pelos Israelitas, liderados pelo famosíssimo Rei David.
Salomão (filho de David), expandiu a cidade, onde hoje se encontra o Haram ash-Sharif (para os Muçulmanos) e/ou Templo do Monte (para os Judeus). Basicamente, esse era um lugar Judeu que virou Muçulmano, e é onde se localiza as mesquitas “Domo da Rocha e Al-Aqsa” (a mesquita Al-Aqsa é esse telhado cinza que aparece na foto acima e onde Maomé subiu aos céus).
Enfim… ainda na época de dominação judia (Salomão), em 950 A.C. iniciou a construção do Primeiro Templo (exatamente no local onde ficam as mesquitas que citei acima). Em 943 A.C., as tribos de Israel foram dividas e Jerusalem tornou-se a capital da Tribo de Judá/Judéia. Em 586 A.C., Jerusalém se rendeu a Nabucodonosor, Rei da Babilônia… e a cidade e o Primeiro Tempo foram destruídos… tudo isso para inibir a fé judaíca.
O Segundo Templo, começou a ser construído por volta de 520 A.C. … coisas aconteceram nesse meio tempo …
Jerusalem foi conquistada pelo Romanos mais ou menos em 63 A.C. e 25 anos depois, Herodes foi chamado para governar o Reino de Judá/Judéia, e logo depois de sua morte, chegou o “famoso” Poncius Pilates (o que crucificou Jesus). Depois das revoltas Judias contra os Romanos no Século I D.C., foi ordenado que o Segundo Tempo fosse destruído e que Jerusalém fosse queimada… Foi nesse momento que iniciou a Diáspora Judia.
Em 331 D.C., o Cristianismo passou a ser legalizado em Roma por Constantino e sua mãe iniciou a procura de “Lugares Santos” na Terra Santa (incluindo o Santo Sepulcro).Inclusive a maioria dos lugares denominados santo pelos cristãos foram “encontrados” ou “feitos” pela mãe de Constantino, uma católica fervorosa. (E eu nem preciso me prolongar dizendo que é um tanto quanto óbvio que a maioria dos lugares foi encontrado na base científica do achometro).
Em 614 D.C., os Persas conquistaram Jerusalém que foi reconquistada pelos Bizantinos novamente, e logo depois perdida pelo Árabes, liderados por Caliph Omar (nessa época o Islamismo já existia e os árabes estavam tomando o poder). Em 688 o Domo da Rocha foi erguido.
Nesse meio tempo, ainda sob domínio Islâmico, Judeus e Cristãos podiam orar e praticar suas religiões. Porém no século X, o Califa Hakim, iniciou a perseguição de não-muçulmanos – igrejas e sinagogas foram destruídas… e isso, deu início as cruzadas…
Em 1099 Cavaleiros das Cruzadas tomaram a cidade… e Saladin (lider do exécito mameluco, porém muçulmano) expulsou os cavaleiros em 1187 e a “paz” voltou a reinar em Jerusalem para os Judeus e Muçulmanos. Esse foi um período de efetiva administração…
Em 1517, os Turcos Otomanos atacaram os mamelucos e tomaram a cidade… embora, o muro da cidade-velha tenha sido construído nessa época… a falta de administração por parte dos otomanos, levou a cidade ao declínio.
Em 1856, o Sultão turco, editou a tolerância para todas as religiões… e isso resultou em Cristãos e Judeus de volta a Terra Santa.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade (e todo os país) passou ao domínio Britânico… e foi nessa época, que a onda nacionalista entre Judeus e Árabes começou a “pegar fogo”… Com o apoio da ONU, o plano de partição do país iniciou (1947), foi aceito pelos Judeus, porém rejeitado pelos árabes. Em 1948 o estado de Israel e Palestino foram estabelecido pela ONU e o conflito árabe-israelense iniciou.
Jerusalém nessa época, era dividida entre Israel e Palestina (e a guerra os conflitos no meio disso tudo, os países árabes vizinhos ajudavam financeiramente e logisticamente os Palestinos)… com a Guerra dos 6 Dias, Jerusalém foi tomada pelos Judeus e “reunificada”… e em 2008 a “zona” continua… a controvérsia continua… aparece o Fatah, Sharon, Arafat, Hamas e outros…o povo (ambos os lados) sai perdendo… e assim vai…
Entenderam??? Tipo assim… não sou a melhor em história, mas acho que dá para se enquadrar na história, né? Tenham sempre em mente a questão Primeiro e Segundo Templo, pois é de extrema importância para os Judeus, ok?!
Então… continuando…
Depois do museu, fomos para o tão esperado Muro das Lamentações… gente é simplesmente um muro, nada de mais… mas a energia é tão boa!
Para entrar no recinto, você passa por uma vistoria de segurança básica. Antes de entrar na parte de orações, escreva seu bilhetinho e enrole. A parte do muro é divida em dois, mulheres vão para o lado direito e homens vão para o lado esquerdo… Entre e coloque a mão no muro para sinta a vibração, tente encontrar um buraquinho para deixar seu bilhetinho, saia de costa olhando para o muro e pronto… muuuuuito especial! Gostei muito, mesmo não sendo judia.
E definitivamente Israelense adora sair em fotografia. Essa a molecada do exército israelense posando pra mim… fala sério… muito legal! Reparem que todos estão de metranca… aliás isso é algo surreal em Israel, via e mexe a gente via jovens do exercito andando de armas na mão como se fossem bolsa. Não me acostumei com isso.
Pelo que entendi… o muro não é para ficar se lamentando (risos!), e sim para orar e estar mais próximo de Deus. O lance dele se chamar muro das lamentações, vem do fato dos Judeus lamentarem a destruição do Primeiro e Segundo Templo, pois essa parte do muro, foi o que sobrou do muro original do segundo templo, entenderam? Eu disse que a histórias dos templos eram importantes, não foi?!
Continuando o passeio, já quase no final da tarde… fomos fazer o caminho da famosa Via Dolorosa (começamos no V estágio). Agora… falando o meu lado católico… coisa de louco isso, viu?! Mesmo sabendo que o atual caminho não foi o original, pois a cidade mudou “um pouco” desde 33 D.C…. eu fiquei emocionada, tive incluisve a oportunidade de ver os padres beneditinos fazendo uma mini procissão e rezando em cada estágio…
Parte da via dolorosa fica no Bairro Árabe e foi lá que negociei meus terços; quer souvenir melhor que um tercinho comprado em Jerusalém???
E foi então que chegamos na tão esperada… Igreja do Santo Sepúlcro, lugar onde Jesus:
… foi crucificado morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
subiu aos céus,
está sentado à direita de Deus Pai,
de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos…” (Oração do Credo)
A entrada da Igreja é meio chinfrim… mas o que importa é lá dentro… como a maior parte da Igreja pertence ao Católicos Ortodoxos, a decoração é bem carregada (cheia de insenso, ouro etc)… eu achei que isso perde um pouco da simplicidade que Jesus tanto pregou… massssss… ao chegar na XII Estação lá dentro da igreja (Jesus morre na cruz em Golgota/Calvário), eu não aguentei… buáááá’!
“Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonastes?” (Jesus)
Esse é o lugar onde teoricamente Jesus foi crucificado, diz a lenda que a madeira ali disponível (dentro daquele buraquinho de prata) é a que foi usada na cruz de Jesus…
(Eu sei… eu sei… você deve estar dizendo: “Essa louca não tem noção que isso não é verdade?!” Eu tenho… mas… meus amigos, depois de um dia desses, você passa acreditar em tudo… é tudo é muito intenso… ou você entra no jogo, ou nem vá visitar ehehehe!).
Depois passamos pelo mármore onde Jesus foi lavado após sua morte, local onde também benzi meus terços! Visitamos a tumba de Jesus…
Dá para passar um dia inteiro descobrindo tudo o que o Santa Sepulcro tem a oferecer… mas nosso dia já estava acabando… tinhamos que voltar…
No retorno para o carro, passamos pelo bairro Armenio, onde aproveitei para comprar uns baklavas e apreciar um pouquinho mais da cidade…
E acabou… o dia foi intenso… quase surreal… amamos!!! Um dia eu volto!!!
Leia também:
Israel I (Introdução) Dec./2007
Israel II (Jerusalem – parte 1) Dec./2007
Israel III (Jerusalem – parte 2) Dec./2007
Israel V (Deserto Negev) Dec./2007
“Israel” VI (Petra) Dec./2007
28 Comentários
Desculpe mas deu a entender que vc não acredita na história de Jesus? Que pena! Se realmente isso for verdade...
Oi Rosangela,
Eu acredito em Jesus e tudo relacionado a religião, eu não acredito que as coisas aconteceram realmente nos lugares que estão... mas em algum lugar lá perto :)
Abs
Mirella
MUITO OBRIGADA!
Estamos indo pra Israel na próxima semana e estou chocada com a sua descrição e precisão! Vc nao imagina como nos ajudou!
Li todos os posts! Muito obrigada pela sua dedicação e cuidado!
Virei sua fã e estarei sempre aqui pra saber suas dicas!
Abraços!
Opa!!! Estou toda prosa Alessa... Obrigada pelas palavras.
Que bom que aproveitou as dicas!!! Tenho certeza que irão adorar Israel.
Se sobrar um tempinho, depois venha me contar como foi... com esse seu comentário, me bateu uma saudade de lá!
bjos e boa viagem
isto que chamo de uma viagem inesquecível, muito bom, parabéns!
Nem me fala... adoro relembrar esses dias em Israel... foram fascinantes!
Talvez a melhor viagem que já fiz até hoje juntamente com a Nova Zelandia :)
sim quero deichar meu comentario muito legal sua viajem adorei mesmo pretendo fazer esta tambem so nao gostei do motivo de estarem usando o local para venderem seus produtos e ganharem seus dinheiros ali bem ali onde jesus tornou o local para rezar mas td bem tds tem seu meio de ganhar seu salario nao posso os sub-julgar.nota 10.
Oi Michel, entendo seu ponto de vista... mas hoje, qualquer lugar que você visita, está bastante comercial, em especial os lugares mais famosos.
Não tem jeito... o lance é abstrair essas coisas e tentar aproveitar a essencia do local, que continua a mesma :)
Abs e obrigada pela visita!
Li com bastante interesse o seu blog.
Tenho um comentario a fazer, sobre o tema de metralhadoras na rua.
Em Israel, quase todos os jovens passam pelo exercito, e aprendem como usar a arma. Arma e algo para ser usado so em caso de risco de vida, e nao algo que pode disparar a qualquer momento, o soldado tem preparacao e sabe regras de segurança, ele nao larga a sua arma, e nao anda com arma carregada. Quando ele chaga em casa, ele deve trancar a arma em um lugar seguro que outras pessoas, como seus irmaos menores.
A presença de soldados armados na rua e algo que aumenta a segurança, e e derivada de ameaça constante que esta em uma distancia proxima, ou seja- as areas de conflito sao muito proximas e nao milhares de km de casa.
Tenham otima viagem, e falem com os soldados, eles sao como qualquer jovem que voces conhecem do Brasil, gostam de musica, esporte e diversao, e sao abertos a falar com turistas. O serviço militar e so um dever e retribuiçao a sua patria.
Adi Eshed
Oi Adi, Tudo bem?
Não quis chacotear o fato das metralhadoras não... sei que os jovens de Israel depois do colegial vão para o exercito por um ou alguns anos...
Mas você deve concordar, que para nós brasileiros isso é algo inusitado... pois não estamos acostumados com isso (apesar da violência ridicula que estamos vivenciando e que eu não vi em Israel).
Conversei com vários jovens, até tirei fotos com eles...
Enfim, obrigada pelo seu comentário!
Abs
Mirella,
Obrigado por ter respondido.
Como eu conheco bem a forma de pensar do brasileiro, queria explicar como e o tema da arma aqui. O israelense se relaciona com o "militar" de uma forma afetiva, proxima porque somos todos nos, e os nossos filhos (e filhas...).
Voce deve saber que quando eles terminam o exercito, muitos viajam para o Brasil...
Obrigado, e para sua proxima visita em Israel, espero que aceite o meu convite para passear um dia comigo.
Abs
Adi
Oi Adi,
Eu te entendo o que quer dizer sim e adorei seu comentário.
Acho que uma das coisas mais legal de morar fora do país, é aprender a deixar os preconceitos e pré-julgamentos de lado, pois no final todos os povos são iguais, não é mesmo?
Estava conversando com um pessoal lá sobre esse ano sabatico que os jovens israelenses constuma fazer depois do exercito. E Sudeste asiatico e Americ Latina são os destinos favoritos (acho que o Brasil esta saindo da lista, pois anda muito caro para turista com orçamento contato eheheh).
Espero mesmo um dia retornar a Israel, junto com a Nova Zelandia e Camboja, foi o destino que mais me impressionou... um dia eu volto com certeza :)
Grande abraço
Olá Mirela,
Não conheço você, mas, por acaso visitei teu blog. Procurava no google imagens de Israel, e me chamou atenção a foto dos jovens soldados no Muro das Lamentações, então entrei e começei a ler e ver suas foto da viagem a israel. Parabéns pela viagem que você fez e pelo blog que está muito legal. A forma como você descreveu a história de Jerusalém parece até que é judia. Uma viagem como essa a Israel é meu sonho também. Eu sou evangélico da Igreja Batista, você católica, mas me senti muito contente com sua descrição dos roteiros que fez, em alguns momentos até me emocionei, pois acima de tudo Cristo deve ser o alvo maior dos cristãos. Que Deus abençoe você e sua família.
Shalom!
Israel é um destino incrível e Jerusalem indescritivel! Eu me emocionei muito...
Obrigada pelas palavra e muitas bençãos para você e sua família.
Abs
eu tenho muita vontade de conhecer israel imagina so passar pelos lugares q um dia DEUS ja passou deve ser muto bom ne
Parece tudo muito bonito e tal. Mas acho que tenho medo de ir pra Israel, com todas essas metralhadoras....
Eu entendo Sil... mas quando estive lá foi tudo tranquilo. As vezes tem umas coisas que deixam a gente meio "espertos", mas para quem vive em Sampa... tudo é muito tranquilo. Na verdade, eu sinto mais medo em Sao Paulo, que senti em Israel inteira.
A concepção de violencia é diferente em um lugar e outro...
bjs
Para Aline D.
Já conhecia o vídeo. Espero que mais jovens de Israel façam o mesmo e parem de compactuar com as atrocidades realizadas pelo estado de Israel.
Agora lendo seu post me deu foi saudadel. Adorava ir a Jerusalem e ver toda diversidade gente do mundo todo uma Babilonia.
Beijos
ps. você está ai para dizer o quanto vale ir lá, terrorismo pode rolar em qualquer canto do mundo.
Oi Ingrid,
Sem dúvida.... vale muuuuuuito a pena!
Saudades de você, viu?! bjs
Mi estou viajando com vc. Adorei tudo que voce contou. As fotos estao lindas. Bjoka.
celia’s last blog post..INCRIVEL.!!!!!!!!
Eu tenho vontade de conhecer os lugares sagrados de Israel. Lugares onde Jesus passou. Isso seria emocionante pra mim.
Ótimo post, como sempre.
bjinhos.
Ah, Mi! Recebeu minha cartinha??
deby’s last blog post..Página 161
DEBY!!! Não recebi nada ainda...
To tensa eheheh!
Israel deve ser incrível!!! Tenho muita vontade de ir lá. Guardo com muito carinho o cartão postal que me enviaste de lá!!!
Um beijo enooorme!
Alice’s last blog post..Fim
Ahhhh, acho que eu já li este post naquele blog seu de viagens...
Mas definitivamente Jerusalém é um destino muito curioso.
Abs,
Carol Wieser’s last blog post..Turtle Snorkeling na Baía do Sueste!
Oi Carol,
Acho que leu mesmo (risos!). Na verdade estou transferindo os posts de lá para o mikix... Vou fazer um site de viagens naquele esquema em inglês.
bjs
Mi realmente lindo ;)
Nunca estive em nengum país do Oriente, mas um dia quero ir :)
Obrigada por compartilhar conosco suas experi~encias.
Bjokas
Vivi’s last blog post..Sexta-feira 13! Só festa!
Oi outra vez Mi,
VC falou das armas e eu me lembrei desse video, dos Israeli Conscientious Objectors (Shministim):
http://www.youtube.com/watch?v=pNjggLhQo6w
Conhece? Se nao, dê uma olhada. E se gostou faça propaganda.
Bjs,
Aline
Oi Mirela,
que contradicao é essa(?):
"A entrada da Igreja é meio chinfrim… mas o que importa é lá dentro… como a maior parte da Igreja pertence ao Católicos Ortodoxos, a decoração é bem carregada (cheia de insenso, ouro etc)… eu achei que isso perde um pouco da simplicidade que Jesus tanto pregou…"
Agora fiquei confusa... Vc queria que fosse simples ou pomposa?rsrsrsrsrs. Estou brincando... Deve ter sido a emocao, né?
Também tenho vontade de conhecer Israel, mas morro de medo de um atentado. Nao tenho muita esperanca, nao, mas peco a Deus que um dia todos eles possam viver em paz no Oriente Médio.
Bjs,
Aline
Ich Aline, acho que agora eu também fiquei (risos!).
Na verdade acho que estava esperando um super igreja para o Santo Sepulcro, sabe algo como o Vaticano ou mesmo a "Rocha do Domo" dos Muçulmandos... sei lá! Mas daí, quando cheguei era tudo meio grudado, nada monumental... isso do lado de fora.
E do lado de dentro, era cheio de badulaques dourados, muito incenso... um pouco exagerado, principalmente na estação onde "Jesus morre na cruz"... sei lá, eu achei meio too much!.
Mas é tudo confuso... melhor nem entender, né?! :)
bjs
MI......que coisa estranha de comer (eu acho) é essa na ultima fotinho...
Adorei os relatos da viagem!
Bjs
Mirela’s last blog post..Snow Tubing...
Ah,Mirella,se não fosse pecado,eu diria que fiquei com inveja,rs.Que lindo!Mesmo aquela igreja que vc achou a frente meio chinfrin me deixou emocionada,parecia que eu estava voltando no tempo.Muito lindo,muito mesmo.Obrigadíssima!
anunciação’s last blog post..Não deu
Oi Nunci, invea boa é sempre bem vinda!!! eheheh
Eu vivo morrendo de inveja dos amigos virtuais que vão viajar por aí ;)
Um beijo grande
[...] Israel II (Jerusalem – parte 1) Dec./2007 Israel III (Jerusalem – parte 2) Dec./2007 Israel IV (Jerusalem – parte 3 – final) Dec./2007 Israel V (Deserto Negev) Dec./2007 “Israel” VI (Petra) [...]