Ultimamente, minha viagens vem acontecendo sempre de última hora, não estou reclamando, não me entendam mal… mas quando acontece isso, fica dificil pegar todas as informações necessárias e a gente acaba que indo pelo cheiro.
E foi assim que aconteceu nossa viagem a Israel no ano passado (Dez. 2008). Estávamos terminando nossa temporada em Amsterdam, quando um casal de amigos que moravam em Israel nos convidou para irmos visita-los… nem tivemos dúvida… pensando melhor, acho que até tivemos um pouquinho, pois terrorismo, homem bomba e coisas do tipo, sempre passam pela nossa cabeça, não é mesmo? Mas arrumamos passagem (santa milhas do aeroplan!!!), fizemos as malas e logo estávamos desembarcando em Tel-Aviv.
Agora você me pergunta: “Valeu a pena???”
Eu digo: “SIMMMMMMM… amamos Israel”. Não sei se posso afirmar, mas acho que foi uma das nossas melhores viagens!
Vamos algumas considerações:
– Apesar de algumas coisas pareceram estranhas aos nossos olhos; segurança em portas de estabelecimentos público, exército na rua com suas metrancas, muro que divide a Cisjôrdania de Israel, entre outras coisas… você consegue lidar com isso de uma forma “ok”. Eu me senti segura e o marido ficou em esquema “vigilância constante” (risos!), quem conhece o Kiko já deve estar dando risada! Mas é um receio muito diferente daquele que sentimos no Rio ou São Paulo… a paranóia é outra!
– Fomos para Israel na semana do Hannuka, Festival das Luzes, celebração judaica de 8 dias.
– Estar na Terra Santa pode te fazer duas coisas… ou você ganha mais fé, ou a perde completamente… eu ainda não sei o que me aconteceu… e o Kiko continua o mesmo de sempre.
– Uma coisa eu te falo… é muito doido estar no mesmo lugar que Jesus e Maria estiveram… eu ficava o tempo todo boquiaberta, e não conseguia acreditar que estava ali eheheeh! Sei que pode parecer esquisito… mas é diferente estar em Roma, Paris ou Barcelona, e estar em Israel. Quando a história se mistura com a religião, o sentimento é mais intenso… EU ESTAVA NA TERRA SANTA, dá licença de eu ficar emocianada?
– Para os Católicos de plantão, lembrem-se que a religião católica apostólica romana não é tão influente quanto a gente pensa… Para os Católicos Ortodoxo, o negócio é fenomenal, eles dominam o lado cristão da coisa ehehehe… E daí vem os judeus e muçulmanos (lógico!).
– E no final… depois de estar lá por quase 10 dias, eu cheguei a conclusão que o processo de paz entre Israel e os Países Ocupados, vai demorar muuuuuito para acontecer… uma pena! E quem perde com isso é a população e os turistas.
O Riq Freire foi um santo em me ajudar escrevendo umpost sobre o assunto e pedindo ajuda a comunidade da blogosfera (quanta emoção! e quantas dicas precisosas! Aliás, ultimamente vem sendo cada dia mais fácil organizar a “viagem dos sonhos” com tantas informações disponíveis na net e o melhor… gratuitas!!!).
—-x—-
E antes de terminar… deixo aqui uma foto da família do Joe e da Lu, acendendo as velinhas para comemorar o Hanukkah ou Channukkah… estavámos por lá, durante a comemoração do Festival das Luzes!
Esses quatro são gente boníssima… Joe, Lu, Pedro & Lorena… foi ótimo estreitar os laços!
—x—
Now I will start to talk about our trip to Israel that happened last December.
I have so many thingsto say, but it is quite difficult to do it in two languages ehehehe…
So, as usual, I will give the headlines in English… hope you guys don’t mind ;).
You can also use Babelfish for translation 🙂
Notice that I also added the BabelFish Translator on the sidebar. You only have to choose “Inglês” to translate the whole blog into English! Let me know how it goes 😉
17 Comentários
Linda materia! adorei
Obrigada! Bom ter feedback...
Oi Mirella,
Procurando informações sobre Israel (vou para lá pela primeira vez na semana que vem), eu achei seu blog. Tudo muito interessante e quando cheguei na foto da família da Luciana me surpreendi: eu havia perdido o contato com ela (o Pedro foi meu aluno numa das temporadas deles em Botucatu) e queria muito ter notícias!
Eles ainda vivem em Israel?
Obrigada!
Ana Cecília
Mi, eu estava na espera desse relato de Israel! Eu sempre tive vontade de conhecer esse país, mas o medo sempre me impediu...
Vou acompanhar a sua "saga", e quem sabe esse ano eu apareça por lá...
Bjs
Olha, eu tenho ex-vizinhos que hj moram em Israel, voltaram para sua terra (são judeus) e vivem muito bem em Tel-Aviv.
Acho que deve ser realmente uma viagem bem especial e emocionante :)
Quero ver mais fotos amiga :)
Mi, eu estou aqui tentando sentir a mesma emoçao que vc sentiu...
E tb queria dizer que apos um longo e tenebrso inverno rsss eis que abte a minha porta um certo cartao, postado em 3 de dezembro e que estava perdido por esta Europa afora...
Obrigado pelos votos bons de Feliz natal e ano novo que seroa validos para as proximas festas rs...Adorei a foto de Totonto, mas eu quero um postal de la'...rs
bjs
Oi Mi, estava esperando esse relato, mas tem fotinhos??????
Israel deve ser show!!! Menina daqui uns anos vcs acabam de rodar o mundo!!! hehehe
Mi, minha irma foi pra Australia morar com o love dela e vai ficar por la pelo menos mais 2 anos... Mas q historia eh essa de vc ir pra la?!!?
To dizendo q vai dar a volta ao mundo...
Beijos, Dani
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quero ver mas e mas fotossssssssssssssss. beijos
Ps. eu sempre comemoro Chanuca e o aniversario da Laura juntos, ela fica feliz da vida porque ganha presentes em dobro.
Mirella, o que eu ainda não consigo entender é como justamente em uma terra onde "Jesus e Maria pisaram" como vc diz, a principal lição dele - o amor ao próximo, ainda não foi aprendida!! Pra quê tanta guerra?? Tantas armas?? Não, ainda não entendi isso....
Quem entende, né?
Eu acredito que essa maluquice sempre existiu naquela região, sabe?! Pois ela sempre foi uma terra de passagem, e ficava sempre entre dois grandes reinos... então, eles nunca souberam o que é paz de verdade.
E agora tem esses eventos mais recentes, que "começaram" desde a Inglaterra abandonou o local e denominou Israel.
Eu entendo que foi uma boa idéia, dar uma terra aos Judeus, porém, os outros (Palestinos) também querem a terra, porém, segundo os Judeus que conhecemos por lá, eles disseram que no momento da partilha os Palestinos disseram que não queriam terra nenhuma...
Enfim, foi só criarem o Estado de Israel que os países vizinhos começaram a atacar...
Resumindo... é uma bagunça total... você nunca consegue entender quem esta certo e quem esta errado...
Só sei... que o negócio é muito mais embaixo que essas simples palavras...
Minha conceitos, em vários assuntos desse tópico, mudaram um pouco depois dessa visita a Israel.
Que legal ! Eu ainda tenho planos de conhecer Israel, mas nao vai ser tao cedo... portanto... vou acompanhar seu passeio :)
bjs
Lys
muito legal conhecer "outro mundo"... coisa diferente de turismo normal que a gente vê em qualquer revista... também acho que ficaria maluca de estar pisando em terra santa!!
já estou esperando os proximos posts :-)
beijos
[...] - Israel – Introdução [...]
[...] Mais: Israel I (Introdução) Dec./2007 Israel II (Jerusalem – parte 1) Dec./2007 Israel III (Jerusalem – parte 2) [...]
[...] Mais: Israel I (Introdução) Dec./2007 Israel II (Jerusalem – parte 1) Dec./2007 Israel III (Jerusalem – parte 2) [...]
[...] também: Israel I (Introdução) Dec./2007 Israel II (Jerusalem - parte 1) Dec./2007 Israel III (Jerusalem - parte 2) Dec./2007 [...]
[...] Continuando Israel Introdução… [...]