Pois é… essa é a pergunta que não quer calar aqui em casa desde os últimos acontecimentos. Para quem não sabe, estamos com passagem comprada para um visita ao Japão (Tokyo e Kyoto) no feriado da páscoa.
Como a Lucia Malla mencionou no seu post sobre tsunami no Hawaii, o Riq Freire, sempre diz que as notícias vindas pela mídia e TV são sempres piores do que a realidade apresenta, mas nesse caso estou um pouco preocupada…
Sinceramente o fato do terremoto e da tsunami não me fariam mudar os planos, mas as explosões dos reatores nucleares e a possibilidade da radioatividade se espalhar, me faz pensar umas 30 mil vezes no assunto (Tipo assim, eu penso uma vez uma vez e o Kiko pensa nas outras 29.999 eheheh…).
Estou conversando com o Antonio & Ellen, do Viagem Afora (que está indo pra lá em alguns dias), com Fernando Trassi (diretamente no Japão)… além de outros papos no twitter.
– O excelente blog sobre o Japão, Curtindo o Japão, está sempre colocando notícias e tentando nos manter informados da real situação.
– A Mariana Laudeauser comentou no twitter que o Itamaraty pediu para brasileiros evitarem viajar pra lá.
– O governo da Australia está pedindo para reconsiderar viagens a Tokyo devido a possíveis rupturas do sistema de transporte e energia (ainda não mencionou sobre a radiação).
– O governo canadense também pede para reconsiderar viagens a Tokyo (está com alerta “avoid non-essential travel).
Enfim… ainda tem tempo para a viagem e nem sei se a Jet Star (empresa aerea australiana) poderia trocar nossas passagens no momento.
PS: apesar do cunho individualista desse post, eu digo que estamos chocados com essa catastrofe… Nossos pensamentos e oracoes estao com o povo japones.
23 Comentários
Concordo com a Luciana e a Marcie!
O maior problema agora é invisível: radioatividade!
Aguarde para ver como anda a evolução do quadro... Mas na minha opinião, pense logo num plano "B". =)
Beijinhos!
Oi Mirella..
Eu não sei a Jetstar, mas algumas Cias Aéreas aqui dos EUA já emitiram um Travel Waiver.. Para o cancelamento e remarcação de passagens
Como voce falou, pelo fato do terremoto e do Tsunami acho que o problema não é tão sério, até porque a probabilidade de se repetir com esta intensidade é minima..
Mas o que preocupa é este alerta nuclear. Antes de ontem consegui fazer contato com uma amiga japonesa que estudou comigo em Cingapura e ela me disse que eles estão seriamente preocupados com esta ameaça radioativa.. Afinal a Usina de Fukushima esta bem próxima a Tokio.
A única coisa que o governo japonês vai querer nesta hora é pânico generalizado.. Você sabe como o ser humano é para estas coisas.. Eles adoram andar de mascara cirurgica com medo da gripe.. Imagine se o governo anunciar que o negócio esta feio mesmo.. Certamente eles vão esgotar todas as possibilidades possiveis e imaginaveis antes de dar qualquer declaração oficial que gere pânico..
Estou realmente muito triste/chocado com isso tudo que aconteceu por lá.. O Povo Japonês já tem todo o estigma das Bombas de Hiroshima e Nagasaki e agora com estas centrais nucleares.. Coitados eles e ninguem merece algo assim..
Se estivesse na pela de vocês certamente estaria reconsiderando uma visita ao Japão neste momento.. O Mau já teria cancelado tenho certeza..
Amiga tô com a Marcie e Luciana, essa parada de radiação é "Flórida", a coisa é silenciosa, sem cheiro e cor...é assustador!
Ontem mesmo estava pensando se vc manteria ou não sua viagem, pq de tudo que aconteceu esse "inimigo silencioso" na minha humilde opinião é o pior :(
Acho que NY seria uma belíssima opção e acho que a Marcie vai ficar mega feliz :) :) :D
Olá. Mi!!
Logo quando aconteceu esta tragédia lembrei de vc e que vc tinha planos de ir pra lá. Sou mais uma das que reforcam a opiniao de esperar e ir em outra oportunidade. Pelo mesmo motivo: radiacao.
2 semanas atrás, estávamos eu e marido planejando o que faríamos nas nossas férias em julho, e sempre tive uma grande vontade de conhecer o Japao, que ele já conhece, e estávamos bem tentados de ir na metade do ano pra lá. Mas depois desta, uma das primeiras coisas que ele me disse foi: bom, pode pensar outro roteiro agora. E de verdade, nao cogito mais ir em julho.
Primeiro, porque o que eu queria ver no Japao, é toda esta modernidade, a limpeza, as loucuras desta cidade ímpar que é Tokyo, e as belezas do interior, e sinceramente nao acredito que esteja tudo como 100% até lá. A tragédia foi muito grande, infelizmente. Entao acho que vou esperar mais um tempinho para visitar este país que eu sempre só ouvi coisas bacanas. ;-)
Beijos pra vc!
Ainda tem tempo, melhor esperar. Mas eu só iria depois que a situação da usina estivesse resolvida!
Nossa Mi, vc chegaram mesmo a pensar em ir apesar de tudo? Deixa para uma outra oportunidade.... o que é uma passagem perdida comparado com um problema grave como a radioatividade. Fora que agora acho que nem rola clima para viajar pro Japao né?
Bom Mirella em primeiro lugar acho muito dificil voce aparecer de turista por lá e conseguir se divertir com o clima que está todo o pais além do mundo inteiro com tudo o que aconteceu e tá acontecendo.
Hoje vi alguns comentários e ao contrario dos animos e positivismo o que vi hoje foi muita desconfiança do povo. Parece que as noticias não sao reais. Estão escondendo a real proporção das coisas.
Com isso, acho que voce poderia mudar seu itinerario pois estaria indo para o foco da crise do mundo ok?
Essa é minha opinião não sei se ajuda. Boa sorte!
Beijos
Mirella, cadê eu la' no seu blogroll? Mimimi....
Ops.... aquilo está tão desatualizado... uma judiação!
Mas já te coloquei lá ... acha!? Ainda bem que me falou :)
bjks
Valeu!
Bjs,
Dé
eu acho uma loucura ir pro Japão com essa loucura toda.
se forem, tomem muito cuidado !!
e quando puder, faça uma visita lá
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/ postei sobre Vancouver =)
beijos !
Estávamos falando disso, no twitter, ontem, né, Mi? Eu, com passagem na mão para embarcar dia 30, acho que vou desistir. Como você falou, com terremoto e tsunami eu acho que consigo lidar, mas com radiação não.
Nossos amigos no Japão até ontem falavam que não estavam preocupados. Hoje cedo, eles já mudaram de opinião.
Oi Má,
Ia colocar seu nome, mas não sabia se podia... então não te citei no post :)
POis é... estamos no mesmo barco, o bom é que a JetStar (nossa empresa aerea) já está fazendo torcas e reembolso, mas ainda não chegou no meu dia de viagem.
Agora tenho que pensar em outro destino... quem sabe eu volto com a ideia de NY ehehehe...
Bjks
Eu acho que já tem que fazer limonada com os limões ( :D :D :D :D ) você deveria aproveitar para manter a promessa que fez pra mim - e eu tenho provas por escrito!!! - e vir para a VnVNY2011!!! :-) :-)
Sinceramente?Eu acho que vcs não devem ir é nada.
Mi,
Acho bem complicado viajar para o Japão com a ameaça nuclear, conforme já falaram. :|
O Time Out Tóquio está com várias informações sobre a situação no Japão, inclusive direcionando para outros links. veja em http://www.timeout.jp/en/tokyo
Beijos,
Mirella, estamos aqui nos 46 do segundo tempo para desistir do Japão, realmente o terremoto e tsunami, não nos faria desistir de ver as cerejeiras florindo, mas a situação da usina de Fukushima esta cada vez pior, então já estamos com um plano B de ir para China e Korea do Sul primeiro e colocar o Japão lá para junho, mas tem também o possibilidade da radiação chegar a China, se realmente o Japão perder o controle!! Enfim estamos aqui quebrando a cabeça, imagine vc, depois de estarmos com tudo pronto, passagens emitidas, ter que repensar no Roteiro RTW (que é super complexo), e com situações futuras incertas!! Tá dificil, mas muito em breve teremos uma decisão!! Vamos torcer para que o Japão consigua solucionar esse drama, não pelas nossas viagens, mas principalmente para que os Japoneses fiquem em Paz!! Grande beijo!!
Morelos, vc conhece o Alexandre do LOST IN JAPAN? Ele é UMA happier-brasileio-espanhol-italiano (kkk) que vive no Japao e tem um BLOG MUITO CONFIAVEL... @mauj77
Bjs!
Eu também acho que se for possível, vocês deveriam esperar mais um pouco. Até porque, se forem, não vão curtir a viagem e o país da maneira que ele deve e merece ser curtido preocupados com tudo isso.
Eu tenho primos em Tóquio que também estão preocupados e estavam indo mais para o Sul do país. Então eu acho que se quem está lá, está realmente preocupado, é que o negócio não deve ser pouca coisa não ...
ta louca Santa! Sossega a piriquita e fica em casa, nada de Japao ok?
Bjs
PESSOAL,
Gostaria de agradecer o carinho e a preocupação de vocês com nossa viagem :)
Acho que o Japão saiu mesmo das nossas férias! Estou triste, pois há anos estavamos programando ir pra lá... mas como vocês disseram a atmosfera não estará positiva e acho que o Japão deve ser aproveitado no 100%, certo?
mais uma vez vamos colocar nossos pensamento com esse pessoal que merece nosso apoio em um momento tão delicado como esse!
Beijo pra todo mundo!
Mi
Olá Casal Mikix!
Amei o blog de vcs!!! Vcs são 10!!!
Então, estou com passagem comprada para Tóquio para setembro de 2014, e ando pesquisando muito sobre o país. Alem das coisas maravilhosas que sempre sonhei conhecer nesse país lindo, tenho pesquisado sobre a radioatividade no japão. Confesso que tb temi pela minha saúde e principalmente pela do meu marido (q teve cancer ano passado) uma vez q a usina Fukushima esta a apenas 240 km de distancia de tókio! muito perto!! A questão é que tenho visto relatos de água e comida contaminada e estou quase desistindo... o problema é que não sei ate que ponto os relatos são verdadeiros ou são mera exploração da mídia... vcs tem algum contato ou site com informações confiaveis sobre o assunto??? Muito obrigada pela ajuda!!! bjs
Oi Tatiana, Tudo bem?
Entendo sua preocupação e não posso dizer que não pensamos nisso quando fomos, especialmente por termos ido um ano depois de Fukushima.
Eu não tenho nenhuma informação pra te passar sobre isso... vou ficar te devendo.
Mas sinceramente, se você não for bem perto de Fukushima, acho que é tranquilo... já que radiação tem em todo lugar.
Abs