Muita gente chega aqui no blog perguntando sobre intercâmbio no Canadá e como é a vida de um estudante que decidi ir estudar inglês em Vancouver, Toronto, Montreal e tantas outras cidades canadenses. Muitas dúvidas também surgem em relação as escolas, casa de família, qual a melhor época de ir etc … Aos poucos estou cobrindo todos esses tópicos aqui no mikix, mas hoje deixo a palavra com a Mariana, minha cunhada que acabou de chegar de Vancouver onde foi estudar inglês por 3 semanas em uma das escolas que mais gosto no Canadá, a VEC (Vancouver English School).
Pra quem ainda sabe, além de blogueira, sou agente de intercâmbio independente especializada em escolas no Canadá e com algumas opções de escolas no Estados Unidos também! Entre em contato: contato@mikixintercambio.com
Experiência da Mariana na VEC – Vancouver English School
Gostei bastante da VEC! É uma escola com bons professores e antenada nas necessidades do mercado. Antes mesmo de embarcar mandaram minha carta de aceitação rapidamente e as instruções para a chegada vieram próximo a data que eu deixaria o Brasil.
Primeiro Dia na VEC
A ambientação é a recepção dos alunos no primeiro dia na escola. Por volta das 8h você encontra com um grupo de pessoas de sua mesma nacionalidade, que estão chegando na mesma data e também vão iniciar o curso, para receber as instruções básicas de como funciona a escola. Tenho que ser sincera, não gostei da forma que minha ambientação foi feita. Achei morna, com ar de despreparo e sem entusiasmo. Deveria ser empolgante! Cheia de novidades! Perguntei para outros brasileiros que chegaram antes e eles também não amaram.
A escola tem como alunos uma mescla de orientais (leve maioria), brasileiros, europeus e latinos.
Depois da ambientação você aguarda para fazer seu teste de nível. Eles chamam um por um e fazem uma mini entrevista, bem tranquilo, é uma conversa normal. Achei o meu avaliador bastante simpático e inteligente. Gostei da analise dele e das opções de cursos que ele me deu.
Dica – Veja quais os cursos que lhe interessam mais na página da VEC antes de começar e já se decida por pelo menos dois (sempre levando em consideração o seu real nível de inglês!) – Isso para o curso intensivo.
Você também fará um teste escrito, com testes de alternativas e redação de um texto. Bem tranquilo também, você tem tempo pra fazer, mas não precisa terminar tudo e nem ficar preocupado se não souber responder nada.
Após o almoço você poderá fazer um passeio com a escola pela região de Yaletown, o bairro que se localiza em escola em Vancouver. Yaletown é muito bonito! Tem bastante restaurantes próximos, tem a biblioteca pública e ela esta a alguns quarteirões do False Creek (um braço do mar) [ver mapa da VEC].
O Curso
As aulas vão das 8h50 as 11h50 e das 12h50 as 15h40, ambos os períodos com 15min de intervalo. Você pode faltar dois períodos por semana, ou seja, manhã e tarde. As sextas as aulas acontecem apenas no período da manhã (ehhhh!!!). São aproximadamente 50 salas que variam de 10 a 20 alunos, em média.
Em minha avaliação optei pelo curso de ielts e writing.
Dica – Pessoas com inglês avançado recomendo que vocês optem por uma aula como ielts ou toefl, pois vocês poderão aperfeiçoar as quatro frentes (writing, reading, speaking e listening) em um curso apenas.
Minha professora de ielts foi uma indiana sem sotaque algum…deixe me ver…como posso descrever a Joy?? Ela é excelente!! Tem uma didática única, muita energia, muitas histórias engraçadas… eu me apaixonei completamente por ela!!
Na primeira aula de writing fui ao writing 1 com o Doug, ele nos deu uma atividade e me passou para o writing 3. Adivinha quem dá aula de writing 3? A Joy!! Eu fiquei full of Joy!! (cheia de Joy, mas joy também é uma palavra em inglês que significa alegria….rsrsrsrs….).
Eu achava que tendo um inglês avançado 3 semanas de curso seriam suficientes, mas descobri que não é não. Claro, você melhora um pouco, mas não é nada tão significativo quanto a ficar 3 meses ou mais. Eu acho que vale a pena investir em ficar o maior tempo possível!
Dica – Leve lanche de almoço! Alem de economizar você evita de ter de entrar na fila do micro-ondas!
Tente falar em inglês, mesmo com brasileiros. Se um professor ver você ganha um cartãozinho verde e pode concorrer a uma viagem!
Percebi que muitos tentam se agrupar de acordo com sua nacionalidade e algumas vezes falam sua língua natal. Não acho isso legal! Mesmo que você prefira ficar com brasileiros se esforce pra falar em inglês, afinal de conta é pra isso que você esta lá!
A faixa etária de alunos da VEC vai, em sua maioria, de 15 a 35 anos. Vi pessoas mais velhas que foram fazer o curso em família (achei o máximo!!), soube também que esporadicamente eles recebem grupos de pessoas na faixa dos 50 pra cima. Há também o Skills4Kids que oferece uma programação de aulas para crianças de 3 a 8 anos com no máximo 10 alunos por sala.
Eu gostei muito do curso e recomendo! Me arrependo de não poder ter ficado mais…
Curtiu? Quer estudar na VEC? Fale comigo (Mirella)… eu te levo 🙂 contato@mikixintercambio.com
10 Comentários
Ola Mirella!!
Gostaria de falar com vc sobre intercâmbio em família.
Oi Roseane, Tudo bem?
Me mande um e-mail: mirella@mikix.com e a gente conversa :)
Abs
Oi Eline, já devo ter te mandado um email. Se não recebeu, me avise. Abs
Boa noite, sempre quis estudar fora, mas por vários motivos, não consegui concretizar meu sonho. Hoje, já com mais idade, casada e com dois filhos quero concretizar este sonho antigo, junto com minha família. Penso em alugar um lugar e ficar entre três ou quatro meses com a família e todos estudarmos e fazermos uma imersão no inglês. Mas, estou meio perdida, não sei por onde começar. Vcs poderiam me ajudar, indicando uma escola que atendesse meu perfil? Obrigada. Atenciosamente Fabia
Oi Fabia, Tudo bem?
Tem várias escolas que atenderiam esse seu perfil.
Me manda um email: mirella@mikix.com
Abs
Boa tarde,estou com 40 anos e tenho um inorme desejo em falar inglês perfeito, casado e disposto a viajar por um ano para a cidade de vancouver. Gostaria de estudar e trabalhar em qualquer area como forma de custear o curso. Peço dicas e conselhos. Muito obrigado. Atencisamente Hélder
Oi Helder,
Para estudar e trabalhar em Vancouver, você precisa ter inglês fluente, ou pelo menos, bem avançado. Esse seria seu caso?
Se for, posso dar algumas dicas.
Abs
[…] de contar sua experiência de como foi estudar na VEC em Vancouver, a Mariana nos conta algumas dicas para intercâmbio no exterior. Ela já teve duas experiências […]
[…] meu irmão e cunhada foram estudar inglês em Vancouver e aproveitamos uma de nossas vindas a San Francisco e pra ir lá passar o final de semana com […]
[…] estenderem o relato; a Maristela, o marido e as duas crianças menores (4 e 8 anos) estudaram na VEC, enquanto as duas adolescentes (12 e 14 anos) estudaram no programa “camping para […]